BlogHoteis.com

12 destinos que já foram cenários de filmes

Uma ideia super legal de incrementar qualquer viagem é procurar lugares que fizeram parte dos seus filmes favoritos para encaixar no roteiro de passeio a determinada cidade. E não precisamos ir muito longe! Há muitas cidades brasileiras que já serviram de locação para filmes, sejam nacionais ou estrangeiros.

Nesse post você vai conferir 12 destinos que já fizeram parte de cenas, algumas até muito importantes, de filmes muito famosos do grande público. Os 5 primeiros, inclusive, são destinos brasileiros. Vem com a gente?

Aproveite a oportunidade e reserve aqui o seu hotel, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

1. Jericoacoara
Jericoacoara é, sem dúvida uma das mais bonitas praias do país. Ela foi eleita a mais bela do Brasil e uma das dez mais bonitas do mundo pela imprensa especializada. No ano passado, Jijoca de Jericoacoara foi eleito o destino número 1 da América do Sul.

Destino ideal para férias a dois ou com a família, o lugar já foi cenário de alguns filmes, como “A Ostra e o Vento”, de Walter Lima Jr, lançado em 1997. Por lá, foram gravadas cenas na Pedra Furada, especialmente.

A trama gira em torno de Marcela (Leandra Leal), uma menina de 13 anos que vive sozinha numa ilha com o seu pai (Lima Duarte), um faroleiro que não quer voltar ao continente, nem deseja que a filha o conheça.

Jeri, como é carinhosamente conhecida, realmente tem vocação pelo cinema. O Festival de Cinema de Jericoacoara, que acontece há seis anos, tem a tradição de premiar os melhores curta metragens brasileiros.

2. Rio de Janeiro
Uma viagem para o Rio de Janeiro está no imaginário de muitos viajantes do Brasil e do mundo. Não é à toa que o lugar se tornou a cidade brasileira mais conhecida no exterior e o principal destino turístico internacional de todo a América do Sul.

A Cidade Maravilhosa já foi cenário de milhares de filmes. Em 2010, na super produção de Hollywood “Os Mercenários”, com Sylvester Stallone, foram gravadas algumas cenas na cidade. Apesar de não citarem o nome do Rio de Janeiro no roteiro do filme, as filmagens foram realizadas, principalmente, no Parque Lage, na zona sul da cidade.

O Parque Lage, no Rio de Janeiro, já foi cenário do filme Os Mercenários, com Sylvester Stallone.

3. Búzios
Búzios é um destino muito procurado para passar as férias. E foi pensando assim que o diretor Heitor Dhalia escolheu a cidade para filmar “À Deriva”. Na trama, uma garota de 14 anos descobre o sexo e enfrenta problemas familiares durante as férias na casa de praia dos pais.

Localizado na região dos Lagos do Rio de Janeiro, Búzios é a segunda cidade mais visitada do estado, atraindo turistas de todos os cantos do mundo durante o ano inteiro. As praias, logicamente, são as principais atrações do lugar, com mais de 20 opções com diferentes características de tamanho, tonalidade da água e temperatura.

4. Paraty
Um dos filmes mais vistos e cultuados pelos jovens de todo o mundo também já se rendeu aos encantos de Paraty, no litoral sul do Rio de Janeiro. Em “Amanhecer”, quarto filme da saga “Crepúsculo”, o casal principal passa a lua de mel em uma ilha particular da região.

O lugar fica em Saco de Mamanguá, perto de Parati-Mirim, onde somente pode ser acessado de barco. E por ali também que fica a cachoeira do Iriri, no distrito de Taquari, às margens da BR-101, no sentido de Angra dos Reis, onde outras cenas do filme foram rodadas.

A casa que serviu de locação para o filme pode ser alugada por temporada. De tão bonita, a construção chama a atenção nas cenas e ajudou a criar uma atmosfera mágica e envolvente para as núpcias de Edward (Robert Pattinson) e Bella (Kristen Stewart).

5. São Paulo
São Paulo também já serviu de cenários para muitos filmes. Em “Ensaio Sobre a Cegueira”, de Fernando Meirelles, não foi diferente. A trama, que fala sobre uma inexplicável epidemia de cegueira que atinge toda uma cidade, também teve cenas rodadas em Montevidéu e Toronto.

Além da marginal do rio Pinheiros, o Anhangabaú, o shopping center Light, o Teatro Municipal, as ruas do bairro de Higienópolis, a Brigadeiro Faria Lima e o Minhocão, a Ponte Estaiada Octávio Frias de Oliveira, ainda em construção na época, também foi usada como cenário.

6. Nova York
Claro que não tem como falar de cinema sem citar Nova York, nomeada como a “capital do mundo”. A cidade já esteve presente milhares de vezes nas telas do cinema. Um passeio pelo Central Park ou pela Times Square com certeza vai fazer você se lembrar de vários clássicos dos cinemas.

Nova York já foi muito retratada nas telas do cinema, principalmentes nas produções do diretor Woody Allen.

O diretor Woody Allen, em especial, é conhecido por fazer filmes que valorizam as cidades onde são rodados os seus filmes e Nova York é um de seus cenários favoritos. Em “Manhattan”, por exemplo, o casal principal escolhe um dos bancos da praça Sutton para admirar a paisagem, que mostra também a ponte do Queensboro e o rio East.

7. Jordânia
Petra, na Jordânia, não foi escolhida para ser cenário de “Indiana Jones e a Última Cruzada”, por acaso. A cena final do filme foi filmada por lá, você deve lembrar. Foi quando o mocinho e seu pai cruzam um cânion a cavalo e se surpreendem com um enorme edifício de pedra esculpido em uma montanha.

Em Petra, na Jordânia, foram filmadas as cenas finais do último filme da saga de Indiana Jones.

Esta foi a cena onde é descoberto o templo onde está escondido o Santo Graal. A produção do filme escolheu essa locação, muito provavelmente, graças às lendas de que um tesouro estaria escondido dentro desse templo.
Esse realmente é um destino ideal para encontrar tesouros arqueológicos, não acha? Além de ser uma das maravilhas do mundo contemporâneo, a Jordânia recebe mais de meio milhão de turistas por ano. Não é para menos, né?

8. Nova Zelândia
Quem é fã da saga “O Senhor dos Anéis” lembra muito bem dos belíssimos cenários filmados na Nova Zelândia. A paisagem da região de pecuária de leite nos arredores da cidade de Waikato, Matamata, foi utilizada para retratar a tranquila Shire na Terra Média.

As locações da trilogia O Senhor dos Anéis foram construídas na Nova Zelândia e existem até hoje para a visitação.

O local de filmagem mais fácil de chegar em Wellington (capital da Nova Zelândia) é Mount Victoria, que está próximo do centro da cidade. Outras localizações de Wellington incluem o Rio Hutt, entre Moonshine e Totara Park, que representou o papel do Rio Anduin; e o Harcourt Park, que foi transformado nos Jardins de Isengard.

Já pensou em conhecer de perto a cidade dos Hobbits, com todas aquelas casas, moinhos e tavernas? Pois bem, até hoje o local existe e está aberto para a visitação. Quem se habilita?

9. Paris
Paris é uma cidade mágica, que vive no imaginário da grande maioria dos viajantes. Não é à toa que a França foi o país mais visitado do mundo em 2016, segundo a Organização Mundial do Turismo.

Milhares de filmes já foram rodados pelas ruas da Cidade Luz, como “Antes do Pôr do Sol”, de 2004. A trama se passa em vários pontos turísticos de Paris. O casal principal se conhece por acaso em uma viagem, passa o dia juntos e se separa no início do dia seguinte. Nove anos depois eles se reencontram e passam algumas horas juntos conversando sobre o que aconteceu em suas vidas durante os anos que ficaram longe.

10. Tailândia
A Tailândia é, sem dúvida, um dos lugares mais cobiçados pelos viajantes de todo o mundo. E, claro, já foi também muito utilizado pelos diretores para gravar muitos filmes. Em “A Praia”, Leonardo Di Caprio aparece em muitas cenas se banhando nas águas cristalinas de uma praia paradisíaca.

Em Maya Bay, na Tailândia, foram gravadas cenas do filme A Praia, com Leonardo Di Caprio

Apesar de não citarem o nome da praia no roteiro do filme, as filmagens foram realizadas em Maya Bay, praia com um pôr de sol sem igual. Agora fica fácil imaginar o motivo pelo qual a Tailândia é um dos destinos mais visitados no mundo.

11. Nepal
O ponto mais alto do planeta também já serviu de locação para muitas produções do cinema. A cordilheira do Himalaia, no Nepal, fez parte de diversos filmes sobre montanhismo.

Em “Everest”, de 2015, os personagens, baseados em uma história real, estão dispostos a tudo para conseguir escalar o monte mais alto do mundo. As cenas rodadas no local são tão realistas que fazem o público ficar tonto e, para quem tem medo de altura, as imagens podem se tornar verdadeiramente assustadoras.

12. Roma
As lentes do cinema são apaixonadas por Roma, capital da Itália. Há milhares de filmes gravados na Cidade Eterna, principalmente próximo às suas belas e históricas fontes. Na comédia romântica “Only You”, de 1994, é possível conhecer vários cantos de Roma.

Em Petra, na Jordânia, foram filmadas as cenas finais do último filme da saga de Indiana Jones.

Na trama, o irmão da mocinha paga a uma falsa cigana para ler a sua mão e dizer que ela se casará com um homem chamado Damien Bradley. Já adulta, ela descobre que existe um rapaz com o nome Damien Bradley na Itália. Detalhe: tudo isso acontece às vésperas do seu casamento. Já imaginou a confusão, né?

As cenas foram gravadas em lugares como a Piazza di Santa Maria in Trastevere, a Ilha Tiberina, a Praça Navona e a Fontana del Mascherone, na Via Giulia. Tudo muito romântico, claro.

Gostou das nossas dicas? Você lembra de algum outro filme que tenha sido gravado em um desses destinos? Conta para a gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com