Blog Hoteis.com

Confira as atrações do Círio de Nazaré

Círio de Nazaré: Fique por dentro da maior festa religiosa do Brasil
Em outubro, Belém costuma receber mais de dois milhões de visitantes que chegam de todos os cantos do Brasil para agradecer os milagres e saudar com muita fé a Virgem de Nazaré.

O Círio de Nazaré é considerado o maior evento religioso do país e um dos que mais reúne fiéis em todo o mundo. Só para ter uma noção, a festa do Círio é tão importante em todo o estado do Pará que pode ser comparada a celebração do Natal.

A festividade possui uma importância cultural tão grande que foi registrada em 2004, pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), como Patrimônio Cultural de Natureza Imaterial.

Esta é uma oportunidade única de conhecer a cidade de Belém e também a região amazônica de um ângulo diferente da maioria dos turistas. Mesmo que você não seja católico, o Círio de Nazaré oferece muitas atrações culturais, de lazer e excelentes surpresas gastronômicas. Além dos pontos turísticos e passeios já tradicionais da região.

Não perca tempo e confira os melhores hotéis de Belém no site da Hoteis.com e aproveite para pagar em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Programação
A programação do Círio de Nossa Senhora de Nazaré começa sempre no início no segundo final de semana de outubro. Na sexta-feira, a imagem é levada aos moradores dos municípios de Marituba e Ananindeua, em um trajeto de 55 km.

No sábado, a imagem segue até o distrito de Icoaraci, de onde parte a romaria fluvial conhecida como Círio das Águas. Na chegada de barco até a capital, a imagem de Nossa Senhora de Nazaré é recepcionada por motociclistas, que a escoltam até o Colégio Gentil Bittencourt, na Avenida Magalhães Barata. À noite, após a missa, uma nova comitiva conduz a imagem até a Catedral da Sé, com milhares de fiéis segurando velas. Quase todas as casas, estabelecimentos comerciais e públicos são decorados com o tema da festa.

As apresentações musicais começam no dia 8 de outubro, mas o ponto alto do evento acontece no segundo domingo de outubro, dia 14, com a celebração de uma missa em frente à Catedral, às 5h30.

Às 7 horas da manhã tem início a procissão, que percorre as ruas da cidade, desde a Catedral Metropolitana até a Basílica de Nazaré, em um percurso de 3,6 km. O Círio de Nossa Senhora de Nazaré mais longo da história aconteceu em 2004, que teve a duração de 9 horas e 15 minutos. Ufa!

História
Há diversas versões para o início da devoção por Nossa Senhora de Nazaré em Belém. A versão mais conhecida é que a imagem apareceu pela primeira vez em 1700, quando Plácido José de Souza, um agricultor, a encontrou próximo a um rio, local onde hoje está construída a Basílica de Nazaré.

Plácido, então, resgatou a imagem, a levou para casa, a limpou e deu-lhe um pequeno altar improvisado. Reza a lenda, que a imagem voltou a aparecer misteriosamente para o lugar onde havia sido encontrada. Cada vez que Plácido a resgatava e a levava de volta ao altar, acontecia tudo novamente.

Pouco tempo depois, foi erguida uma pequena igreja no lugar onde a imagem apareceu. A fama de santa milagrosa se espalhou pela região e cada vez mais pessoas corriam até o local para prestar homenagens e pedir graças.

A real origem da imagem de Nossa Senhora de Nazaré é desconhecida, mas é mais provável que ela seja de Portugal, uma vez que na época não existiam pessoas que soubessem produzir esculturas de santos no Brasil. A estátua, provavelmente, foi trazida pelos missionários jesuítas, responsáveis pela propagação da devoção católica nesta região do país.

Já a primeira procissão do Círio foi realizada em 1793, pelo então governador, Francisco de Souza Coutinho. Mais tarde, irmandades passaram a ser responsáveis pela organização da romaria. Somente em 1910, a Diretoria da Festa de Nazaré foi oficialmente criada para organizar o evento.

Significado da corda no Círio de Nazaré e da palavra Círio
Um dos mais importantes símbolos do Círio de Nazaré é a corda na qual os milhares de fiéis disputam espaço para tocá-la, com a intenção de pagar promessas e prestar homenagens à santa.

Introduzida no Círio em 1855, foi somente 30 anos depois que a corda começou a fazer parte oficialmente da procissão, substituindo os animais que puxavam a berlinda que carrega a imagem de Nossa Senhora.

Desde então, a corda passou a ser o elo entre Nossa Senhora de Nazaré e os fiéis, sendo que o ato de “ir na corda” é considerado um dos maiores atos de fé e de devoção a Virgem de Nazaré.

Nos últimos anos, a corda tem apresentado 400 metros de comprimento e duas polegadas de diâmetro. Uma curiosidade interessante é que a fabricação da corda é paga todos os anos por um devoto anônimo.

Outra dúvida muito comum entre as pessoas é a origem da palavra Círio. O termo vem da palavra latina “cereus”, que significa vela grande, a principal oferta dos fiéis nas procissões em Portugal, que com o tempo passou a ser utilizada também na procissão de Nazaré e de muitas outras espalhadas pelo Brasil.

Gastronomia
Por causa da grandiosidade da festa, costuma ser preparada uma grande quantidade de pratos típicos durante os dias de celebração. A venda é realizada em diversos pontos da cidade, porém fica mais concentrada no mercado Ver-o-Peso, ponto turístico muito conhecido em Belém.

O Mercado Ver-o-Peso é um dos pontos turísticos mais viistados de Belém do Pará

Uma das comidas mais procuradas por moradores e visitantes é a maniçoba, feita à base de folha de mandioca que, por ser tóxica e letal, precisa ser fervida durante sete dias e sete noites para ser consumida. O caldo grosso e escuro, temperado com linguiça, paio e carne de porco, lembra muito a nossa tradicional feijoada – daí vem o seu apelido de “feijoada paraense”.

Outro prato típico que faz sucesso é o pato no tucupi, no qual a ave é cozida junto ao soro da mandioca brava. A preparação é servida com jambu, erva de sabor acentuado que adormece a língua.

Lazer e compras
Como é típico nas quermesses de igreja, sempre há uma área destinada a barraquinhas de comidas típicas, bebidas, jogos e bazar. Essa área é chamada de Arraial durante a Festa do Círio e fica instalada na Praça Santuário. Há ainda um parque de diversões, que fica instalado próximo do local da procissão.

Há também barraquinhas que vendem peças do artesanato local, souvenires típicos da região e ainda brinquedos de miriti, especialmente produzidos com o caule da palmeira do miriti, como miniaturas de bichos, barcos e espécies da flora amazônica.

No Círio de Nazaré, um dos momentos mais aguardados é o Círio Musical: uma programação gratuita com shows de bandas católicas de todo o Brasil. As apresentações começam no dia 8 de outubro, às 20h, na concha acústica da Praça Santuário, no bairro de Nazaré. Acesse o site oficial do evento para conferir a programação completa.

Ingressos
A venda online de ingressos para as arquibancadas do Círio de Nazaré começa em setembro. Além da venda de ingressos, o cadastro para gratuidades também será via internet. Fique atento (a) no site oficial do evento para mais informações.

Basílica de Nazaré
A Basílica de Nazaré, conhecida também como Santuário de Nazaré, é um dos pontos turísticos mais visitados de Belém e de todo o estado do Pará. Com suas linhas arquitetônicas do estilo neoclássico romano, a bela construção mede 62 metros de comprimento por 24 de largura e 20 de altura.

A programação do Círio de Nazaré começa no início no segundo final de semana de outubro

As torres têm 42 metros, onde estão localizados nove sinos. Na torre do lado direito fica o sino maior, pesando mais de uma tonelada, com 1,8 metro de diâmetro. O conjunto com os outros oito sinos fica na torre esquerda. Cada um traz, além de um crucifixo, a imagem e o nome de um santo padroeiro.

A parte interna é dividida em cinco naves. A nave central, o transepto e o abside formam uma cruz latina. A Basílica possui 36 colunas em granito róseo com bases em diorite (tipo de rocha ígnea de cor cinza) que sustentam os arcos.

São 54 vitrais espalhados por todo o templo que iluminam o interior. O forro do teto é de madeira de lei da região, em especial o cedro. Mais de 300 peças de mosaicos da Casa Gienense, de Veneza, foram instaladas, como os 38 medalhões que mostram a vida e as virtudes da Virgem Maria.

Logo na entrada da Basílica, três portas monumentais em bronze com painéis e medalhões em alto relevo com gravuras relacionadas às invocações das ladainhas de Nossa Senhora recebem os fiéis.

Duas capelas envolvem o altar mor, uma dedicada ao Sagrado Coração de Jesus e outra a Nossa Senhora do Brasil, além de 11 altares nas naves laterais. A Basílica também possui 24 lampadários venezianos e um órgão com três teclados e 1.100 tubos.

Gostou das dicas? Então, marque aquela pessoa que você tem certeza de que vai adorar visitar Belém e participar da festa do Círio de Nazaré.

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Sigue Hoteles.com en todas las redes sociales

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com