Blog Hoteis.com

Descubra as belas praias de Guarapari

Guarapari é o principal destino do litoral do Espírito Santo
Um destino com praias sossegadas. Assim é Guarapari, no estado do Espírito Santo. Aqui, o turista vai encontrar um verdadeiro paraíso, com mais de 50 praias com águas límpidas e claras, em um convite ao deleite. Suas praias de areias terapêuticas atraem mais de 700 mil turistas nos meses de verão.

Democráticas, as praias de Guarapari agradam a todo tipo de turista

Por estar perto da divisa com Minas Gerais, o destino acaba sendo muito procurado pelos mineiros. Considerado o principal destino do Espírito Santo, a cidade fica a 58 km de distância de Vitória, capital do estado.

O lugar conta com uma boa infraestrutura para receber os visitantes. A orla possui várias praias urbanizadas com calçadões, quiosques, bares e restaurantes, que atraem turistas e locais em busca de águas tranquilas para o banho.

Não deixe de provar um prato tipicamente capixaba, preparado em uma panela de barro. A moqueca capixaba, ao contrário da versão baiana, não precisa de leite de coco e nem de azeite de dendê, mas é extremamente saborosa. O prato leva peixes frescos (como badejo, robalo e cação), pimenta, azeite, farinha para pirão, cebolinha, tomate, colorau, entre outros ingredientes. É de dar água na boca. Vale a pena experimentar!

Reserve aqui o seu hotel em Guarapari, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

As principais praias de Guarapari
Democráticas, as praias do destino agradam a todo tipo de turista, fato que se deve ao grande número de praias da cidade. No total, Guarapari tem mais de 50 praias disponíveis. Aqui, indicaremos algumas das suas principais praias. Ou seja, aquelas que você deve visitar, de acordo com o seu perfil.

No verão, quando a cidade concentra o maior fluxo de turista, o burburinho se localiza na praia de Areia Preta e na praia do Morro, com seus vários bares e quiosques. Bem urbanizada, a de Areia Preta é bem pequena e recebe esse nome por ter areia em tonalidade mais escurecida, devido aos minerais pesados. Além de ser invadida por jovens durante o verão, muitos idosos a procuram por causa de suas areias monazíticas, que são conhecidas por seus efeitos terapêuticos e que podem ser aplicadas no tratamento de artrites e inflamações. Quem está em busca de tais areias pode ir também na praia de Castanheiras, bem central, movimentada e cartão-postal da cidade.

Os atrativos de Guarapari vão bem além do mergulho, da culinária característica e das belíssimas praias

A praia do Morro possui 4 km de extensão, sendo uma das maiores de Guarapari. Bem urbana, a praia conta com um calçadão, quadras e quiosques. Seus visitantes podem usufruir da sombra de coqueiros e amendoeiras. Além de turistas e jovens, famílias e surfistas também frequentam o lugar, que intercala trechos de águas calmas com ondas fortes. Está localizada a 4 km do centro da cidade.

Os visitantes mais descolados vão curtir a praia de Meaípe, com seu charme remanescente da vila de pescadores, e a praia da Enseada Azul. A primeira delas está a 9 km de distância do centro de Guarapari e costuma ser bem concorrida nos meses mais quentes, ficando bem mais tranquila no restante dos meses, quando passa a ser frequentada por famílias e casais. As suas areias são claras e grossas, com pedras. Já suas águas são tranquilas e bem verdes. Conta com uma excelente infraestrutura com bares, restaurantes e casas noturnas.

Formada pelas praias de Guaibura, Mucumã e Bacutia, a Enseada Azul tem um cenário que integra areia branca, águas claras e mansas, morros e costões. Aqui, está um navio alemão naufragado em 1942. Por ter águas límpidas e transparentes, os turistas conseguem enxergar o cargueiro em detalhes. Por isso, o lugar é um ponto bem interessante e difundido para a prática de mergulho.

Já a praia dos Padres é acessível por meio de uma trilha de nível fácil pela Enseada Azul. Essa praia é pequena, com águas verdes, pedras e castanheiras. É perfeita para fugir do estresse do cotidiano. Está separada do centro por 8 km.

Quem busca sossego e descanso deve seguir em direção ao norte, onde estão as Três Praias e Setiba, que oferecem cenários mais tranquilos e menos lotados. A praia das Três Praias, a 9 km do centro, possui aquele cenário bem típico de paraíso. Há muitos coqueiros no seu entorno, areia branquinha e mar bem azul, que ajudam a manter o aspecto rústico do lugar. Entretanto, o acesso é um pouco difícil, pois um terreno particular impede que veículos cheguem perto, fazendo com que o visitante caminhe por um trecho de pedras a partir da praia dos Adventistas, outra opção bem tranquila, com 200 metros de orla.

Já a praia de Setiba fica a 12 km de distância do centro e oferece areias branquinhas e de mar azul. Suas águas são tão calmas que o visitante consegue boiar e nadar tranquilamente até as pedras. Vale a pena também visitar a praia dos Adventistas, que é mais escondida e bem tranquila e fica no caminho para as Três Praias.

Além de viajantes em busca de dias de sossego, Guarapari é o destino certo para quem tem espírito esportista. As praias do d´Ulé, Setibão, Morro e da Cerca oferecem boas ondas o ano inteiro, sendo bastante frequentadas pelos surfistas. Mergulhadores também são favorecidos pela geografia e ecossistema do lugar. Há ilhas e recifes bem próximos da costa e espalhados por Três Ilhas, Farol da Escalvada e Ilha Rasa, onde é possível avistar tartarugas, polvos, peixes, arraias, lagostas e corais coloridos. Entre os meses de dezembro e maio as águas estão ainda mais cristalinas e propícias para o mergulho.

A praia do Sol fica em uma área bem reservada e preservada, sendo uma das mais desertas do destino devido ao difícil acesso. Trata-se de uma praia extensa, com ondas fortes e areias clarinhas. Fica um pouco mais distante da região central e tem acesso pela rodovia do Sol. Também distante da cidade, Setibão é a preferida dos surfistas de Guarapari. Quem vai até lá encontra areias branquinhas e sombra de castanheiras.

A Praia d´Ulé, apesar de ter um nome incomum, é bem requisitada quando o assunto é a prática do surf, além de oferecer uma trilha até a lagoa Vermelha. Se não quiser encarar um trajeto longo até as melhores praias para o surf, escolha a praia da Cerca, que é pequena e também oferece boas ondas, estando a 5 km do centro.

A praia de Bacutia possui costões de pedra que protegem as águas da praia, sendo bastante frequentada por famílias. Além de um calçadão, há prédios de luxo em seu entorno. Outra praia pequena e emoldurada por pedras, que também está localizada em uma área mais central de Guarapari, é a dos Namorados. No canto esquerdo dessa praia está a praia das Virtudes, que também é pequena, mas que apresenta um mar com águas agitadas. Se quiser praticar snorkel, sem ir muito distante do centro, opte pela praia do Meio. Suas águas são rasas e claras, formando piscinas naturais. Por isso, esta é uma ótima alternativa para famílias com crianças pequenas.

Muquiçaba, a 1,5 km de distância do centro da cidade, é também conhecida como Prainha. Possui mar tranquilo, onde ancoram vários barcos de pesca. Embora não seja indicada para o banho, é bem gostosa para fazer caminhadas e relaxar. A noite é bem movimentada por causa dos bares do seu entorno.

Pontos turísticos e atrações de Guarapari
Os atrativos de Guarapari vão bem além do mergulho, da culinária característica e das belíssimas praias. Sim, o destino tem outros pontos turísticos e de interesse que merecem ser explorados. Voltado ao ecoturismo, o Parque Estadual Paulo César Vinha abriga praia, dunas, manguezais, cenários típicos da vegetação de restinga, lagoa dos Carais e mirantes. Lá, os turistas poderão avistar animais do ecossistema local, como a preguiça, a cegonha e o ouriço do mar. Com uma área de 1500 hectares, todo o trajeto pelo parque é feito por trilha.

O passeio de escuna também é uma atividade que pode ser praticada no destino. Muito procurado no verão, o passeio durante esta época do ano saí diariamente do cais da praça Jerônimo Monteiro e da praia do Morro. A duração varia de uma a seis horas, conforme o roteiro. O passeio percorre vários pontos de interesse em Guarapari, como praias, mangues e ilhas.

Fãs de esportes radicais e de aventura encontram na pedreira Adventure Park um refúgio. Como o nome diz, o parque fica em uma pedreira de 24 mil m². Entre cânions, cachoeiras e lagos, o turista encontra um ambiente adequado para a prática de rapel, escalada, canoagem, mergulho, tirolesa e wakeboard, com o auxílio de instrutores. O parque Acquamania é ideal para quem viaja com crianças, pois possui várias piscinas e tobogãs.

O Planet Sub tem a mesma pegada do Acquamania. No local, há uma enorme piscina com peixes de várias espécies para prática de snorkel e um beach club com piscina de água salgada.

Com um foco mais cultural e histórico, a Igreja Antiga Matriz foi construída em 1585 pelo Padre Anchieta. A construção, que é considerada pela Unesco Patrimônio Histórico, é conhecida por ter portas decoradas por conchas.

Curtiu as nossas dicas de Guarapari? Agora é só aproveitar esse destino incrível do sudeste brasileiro. Boa viagem!

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Sigue Hoteles.com en todas las redes sociales

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com