BlogHoteis.com

Descubra os encantos de Gramado, o destino de inverno mais procurado do Brasil

Conheça Gramado, o charme alemão no sul do país
Com uma forte influência das culturas alemã e italiana, a charmosa Gramado, na Serra Gaúcha, é o principal destino de inverno do país. Enquanto no outono, o clima ameno dá o tom, o inverno proporciona momentos aconchegantes em volta da lareira, onde é possível se deliciar com uma excelente safra de vinho. Tudo para que o viajante se sinta acolhido nesta cidade encantadora.

Mesmo sendo uma cidade relativamente pequena, as atrações turísticas de Gramado incluem praças, museus, igrejas, parques e a própria gastronomia, que é um show à parte. A simpática vizinha Canela também é um ponto de referência para quem visita a região. Podemos até dizer que, de certo modo, Gramado e Canela são destinos ecléticos, pois atendem desde casais em busca de uma viagem romântica até a família que deseja curtir as férias neste pedacinho da Europa no sul do Brasil.

Gramado está a 155 km de Porto Alegre, a 855 metros de altitude, fato que contribui para as baixas temperaturas encontradas no destino. No inverno, as temperaturas variam entre 8 e 17ºC. Entretanto, por causa das frentes frias, é possível também desfrutar de temperaturas abaixo de zero.

A Serra Gaúcha é um lugar indicado para quem deseja ver neve sem sair do Brasil. Contudo, o fenômeno não acontece com muita frequência, sendo difícil prever com meses de antecedência. Nos meses de julho e agosto você poderá encontrar geadas na região, mas é difícil prever se haverá neve durante a sua viagem.

O que fazer em Gramado: pontos turísticos e atrações
Como já adiantamos, o turista encontrará muito o que fazer em Gramado e em toda a região da Serra Gaúcha. Os destaques ficam por conta dos passeios ao ar livre, os museus, os parques temáticos e para a gastronomia, que sabe mesclar muito bem as referências europeias com a culinária tipicamente gaúcha, tendo como ponto principal a vasta variedade de chocolates artesanais de dar água na boca. Uma dica: nesta região é interessante que você alugue um carro para se locomover entre os pontos de interesse.

Vale a pena iniciar a sua visita pelo centrinho de Gramado, onde estão alguns dos principais pontos turísticos da cidade. Comece o passeio pela Praça Major Nicoletti, onde está situado o posto de informações turísticas, para pegar alguns mapas e pedir informações. No centro da cidade, você encontrará ainda a Rua Coberta, o Palácio dos Festivais, a Igreja Matriz São Pedro e a Fonte dos Desejos.

Gramado é conhecida internacionalmente pelo Festival de Cinema de Gramado, que é realizado todos os anos com o objetivo de premiar filmes nacionais e latinos. Um dos principais símbolos do evento é o Kikito, prêmio máximo atribuído para uma produção cinematográfica pela iniciativa. Por ser um dos ícones da cidade, há uma estátua desta figura sorridente na Rótula das Bandeiras, localizada próxima da Igreja Matriz. Além disso, ali perto, aproveite para conferir o pequeno Lago Joaquina Rita Bier.

O local também serve de cenário para o Natal Luz, um dos eventos mais conhecidos do país e realizado anualmente, entre os meses de novembro e dezembro. O evento movimenta um grande fluxo de turistas para a cidade. Além das luzes e de toda atmosfera natalina, são realizados diversos shows, musicais e espetáculos, que tornam o clima ainda mais especial e contagiante. Aproveite para conhecer também a Aldeia do Papai Noel. E alguns hotéis entram no clima de natal com atrações especiais durante a temporada que vai de novembro a janeiro.

Outro passeio bem legal para se fazer com crianças em Gramado é a visita ao Mini Mundo, uma espécie de museu a céu aberto onde há réplicas de cidades e de diversos pontos turísticos espalhados pelo mundo, tais como o Castelo de Neuschwanstein, que inspirou Walt Disney na construção do Castelo da Cinderela, por exemplo. No Mini Mundo tudo é pequeno, mais precisamente 24 vezes menor do que as construções originais.

Continuando seu passeio, aproveite para conhecer uma das principais atrações da cidade de Gramado: o Lago Negro, que está localizado um pouco distante do centro da cidade. Por ser um lugar tranquilo, pequeno e acolhedor, é ideal para um fim de tarde, com passeio de pedalinho e vários bancos para descansar e curtir o clima da cidade em um passeio bem contemplativo. As águas do lago são bem escuras, e por isso, recebe o nome de Lago Negro, refletindo os pinheiros e as hortênsias que complementam a paisagem ao seu redor.

O Mundo de Chocolate é a fábrica dos chocolates Lugano, um passeio bastante tradicional no sul do país. No lugar, há um museu com estátuas de chocolate que apresenta em seu acervo réplica de animais e de atrações turísticas mundiais. Tudo, literalmente, regado a chocolate. O mais interessante aqui é observar o tamanho das estátuas feitas de chocolate. Os destaques ficam para as releituras do Cristo Redentor, das esfinges egípcias e da Torre Eiffel, com 4,22 metros de altura e que demandou 880 kg de chocolate para as suas construções. E, obviamente, é possível ainda degustar os chocolates enquanto os funcionários o preparam. Embora seu acervo não seja extremamente vasto, há a estimativa de que seja ampliado com o passar do tempo.

Uma espécie de Madame Tussauds, o Museu de Cera Dreamland, apresenta estátuas de diversas celebridades nacionais e internacionais e ainda personagens de filmes, séries e desenhos animados. O acervo do museu conta com 40 peças, divididas em cenários diferentes. Localizado na Avenida das Hortênsias, o passeio pode ser feito no retorno a Gramado após o tour por Canela, caso sobre tempo. Não é um passeio imperdível, caso você já tenha ido em museus do gênero no exterior. Crianças podem gostar mais desse passeio.

Na mesma avenida, não deixe de visitar o Mirante Vale do Quilombo, um ponto estratégico que possibilita ao visitante ter uma bela vista panorâmica para o Vale do Quilombo e a região serrana do estado. Deste ponto em dias de tempo aberto, pode-se observar as belezas naturais ao seu redor. Portanto, é um passeio mais relax, que permite a você estar mais próximo da natureza.

Continuando com os passeios que podem ser interessantes para os pequenos, sugerimos o Gramado Zoo, que se difere de outros zoológicos espalhados pelo país por ser voltado, exclusivamente, a animais da fauna brasileira. Vale lembrar que este zoo é considerado um dos melhores da América Latina. Os animais ficam expostos através de um vidro, uma vez que o local busca reproduzir o habitat natural dos bichos. Alguns dos animais que ali habitam foram resgatados de situação de risco. É um passeio mais educativo, onde o foco também passa a ser a disseminação de informações relativas aos animais

Um passeio em Gramado bem diferente que a cidade oferece é o Le Jardin Parque de Lavanda, um parque voltado para o cultivo desta flor, com entrada gratuita. Além da plantação, também há informações sobre os benefícios e as propriedades da lavanda. O local conta com uma área bastante ampla e bonita para ser contemplada pelo visitante, em um passeio bem agradável pelo bosque de lavandas e estufas para cultivo da planta. Vale ressaltar que, mesmo que a época de florescimento da lavanda seja entre os meses de outubro a dezembro, há ainda outras atrações para admirar por lá.

Os amantes de velocidade vão amar os pontos de interesse de Gramado. O Harley Moto Show é um restaurante recheado de entretenimento que lembra muito os cassinos de Las Vegas. Já o Hollywood Dream Cars é um museu de carros antigos que vai fazer você mergulhar no tempo, de volta aos anos 50. Finalmente, é no Super Carros que as máquinas mais potentes podem ser apreciadas e dirigidas.

Tem interesse em vinhos? O Rio Grande do Sul também tem um passeio específico para você. Muita gente aproveita a ida a Gramado para programar um “bate e volta” até Bento Gonçalves, região que produz alguns dos melhores vinhos nacionais. Se você não dispuser de muito tempo para ir até a região do Vale dos Vinhedos, a melhor alternativa é agendar uma visita até a Vinícola Ravanello, localizada próxima de Gramado. A vinícola oferece visitas guiadas e degustação do vinho produzido no local, englobando desde a visita ao parreiral de uvas até as etapas que contemplam o engarrafamento e armazenamento do vinho.

A vinícola está situada perto da Snowland, um parque que realiza um dos principais desejos dos visitantes da Serra Gaúcha: ver e brincar na neve. No local, há uma pista de patinação no gelo, um simulador 3D que recria uma “montanha-russa na neve”. Também possível praticar esportes de neve como o esqui e o snowboard.

Bate e volta até a vizinha Canela
A visita até a cidade de Canela é algo que você não pode deixar de fora do seu roteiro. Dedique um dia para desbravar essa simpática cidade. Dê início ao seu passeio pela Cascata do Caracol, a maior cachoeira do Rio Grande do Sul – com 131 metros de altura e cercada por uma belíssima vegetação – e que pode ser visitada pelo Parque do Caracol ou pelos bondinhos do Parque da Serra, sendo esta última opção paga. Você pode optar por uma dessas alternativas ou por ambas para fotografar a catarata por diferentes ângulos. De qualquer modo, o passeio é uma boa alternativa para estar em contato com a natureza.

No caminho até o Parque do Caracol, aproveite para visitar o Castelinho Caracol, uma das primeiras construções da cidade e que hoje abriga um museu com móveis e objetos antigos que foram utilizados na casa. Sua arquitetura remete a um pequeno castelo todo construído de madeira – e dizem – que foi construído na base do encaixe. Além disso, abriga uma casa de chá, conhecida por servir um dos melhores apfelstrudel do país. Se o seu interesse for somente pela casa de chá e sua famosa sobremesa, saiba que não é necessário pagar a taxa de entrada para o museu.

O acesso é independente.

Um passeio gratuito, embora seu estacionamento e os tickets para os brinquedos sejam pagos, é do Alpen Park, um pequeno parque de diversões que conta com tirolesa, montanha-russa, cinema 4D, arvorismo e um mirante que permite admirar as belezas do vale.

A imponente Catedral de Pedra de Canela é um passeio imperdível na cidade e um dos principais cartões-postais da Serra Gaúcha. Em estilo gótico, foi construída em 1953 toda revestida em pedra e, em sua torre de 65 metros de altura, ficam localizados 12 sinos. Se possível, deixe para visitá-la no período da noite, momento em que um jogo de luzes deixa a catedral extremamente bela.

Hotéis em Gramado
Se você precisa de dicas de onde se hospedar em Gramado, vamos mostrar os 5 melhores hotéis da região. Mas não deixe de conferir as inúmeras opções no site da Hoteis.com.

O Saint Andrews é o 5 estrelas mais luxuoso da região. O clima clássico de montanha é o cenário desse suntuoso castelo em Gramado que oferece o melhor da gastronomia e bem-estar.

Se você procura um lugar romântico e de frente para o Lago Negro, a Estalagem St. Hubertus oferece um refúgio na serra, com opcionais ideais para quem está em Lua de Mel.

O Hotel Ritta Höppner é uma opção aconchegante em meio a muitas flores, que são a cara de Gramado. Com experiências para casais, famílias e terceira idade, é um hotel em Gramado que surpreende pela comida estilo colonial.

Para uma estadia charmosa e aconchegante, o Hotel Valle d’Incanto possui acomodações excepcionais, com opção de hidromassagem e lareira no quarto, com especiais para casais que desejarem um clima mais romântico.

Para quem procura bem-estar em meio à natureza, o Bavaria Sport Hotel, além das suítes confortáveis, oferece uma piscina deslumbrante, quadras, campo de golf, xadrez gigante, espaço para criança e uma área verde deslumbrante.

Agora é só programar suas férias de inverno na charmosa Serra Gaúcha. Prepare seu cachecol, seu gorro e seus casacos mais pesados para aproveitar as dicas que deixamos neste post. Mas antes reserve seu hotel em Gramado em até 12 x sem juros e sem IOF pela Hoteis.com e boa viagem!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com