Blog Hoteis.com

Fuja para Petrópolis no final de semana! O que fazer, onde se hospedar

Para quem está no Rio de Janeiro ou mesmo em São Paulo ou Minas Gerais, uma boa dica é fugir do estresse das cidades grandes e subir até o alto da Serra da Estrela para aproveitar um final de semana de paz, em meio à natureza ou ainda visitar as diversas atrações turísticas dessa charmosa e pitoresca cidade que fica a 70 km da capital do Rio de Janeiro.

Petrópolis é um destino turístico que proporciona um clima bastante romântico, principalmente na alta temporada, ou seja, nos meses de frio. Fundada em 1843, a cidade possui pouco mais de 300 mil habitantes, que recebem com muita hospitalidade os turistas vindos de diversas partes do país e do mundo.

Há muito o que ver e o que fazer nessa que também é conhecida como Cidade Imperial por possuir diversas construções da época em que Dom Pedro II costumava passar longas temporadas na região. A cidade abriga muitos centros culturais que se encontram em antigos palacetes e casarões do século 19.

É fácil conhecer a cidade em apenas 2 dias. Quem vai viajar de carro consegue tranquilamente fazer um tour pela cidade em algumas horas e ainda voltar no final da tarde para o hotel e relaxar. Isso porque as principais atrações da cidade ficam próximas e o Centro Histórico de Petrópolis não é muito grande.

Confira os melhores hotéis e pousadas de Petrópolis no site da Hoteis.com e aproveite para pagar em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Principais atrações de Petrópolis

1. Museu Imperial
O Museu Imperial é um dos cartões-postais da cidade. Mais do que isso, é um museu importante para todo o Brasil, pois abriga o maior acervo do país relacionado ao império brasileiro, com mais de 300 mil peças.

O Museu Imperial é um cartão-postal de Petrópolis e um dos museus mais importantes do país

Esse museu foi inaugurado em 1943 e conta com diversas salas, como a do setor de Museologia, que possui quase de 8 mil peças dos séculos 18 e 19, como quadros, a coroa real, trajes completos, objetos de casa e muito mais. O Pavilhão das Viaturas, por sua vez, mostra os veículos que eram utilizados como meios de transporte no século 19.

Em um dos pátios, inclusive, há uma locomotiva que servia para cruzar a Serra da Estrela. Não esqueça de tirar muitas fotos!

O Museu Imperial realiza belas apresentações aos visitantes, como o espetáculo Som e Luz, que conta a história de Dom Pedro II. É uma superprodução que utiliza efeitos especiais de iluminação e sonorização para reviver do Império do Brasil.

Já o espetáculo Um Sarau Imperial é uma dramatização para mostrar ao público como eram os saraus nessa época. Para saber os dias das apresentações dos eventos e os valores dos ingressos, é preciso acessar o site oficial do museu.

Em geral, o Museu Imperial pode ser visitado de terça a domingo, das 11h às 18h.

2. SESC Quitandinha
O SESC Quitandinha, mais conhecido como Palácio Quitandinha, fica localizado no bairro de mesmo nome, logo na entrada da cidade de Petrópolis. Foi construído a partir de 1941 para ser o maior cassino hotel da América do Sul.

O SESC Quitandinha, mais conhecido como Palácio Quitandinha, é uma atração turítica com muitas atividades para os visitantes em Petrópolis

Em 2007, a parte administrativa do prédio foram adquiridos pelo SESC Rio, que passou a promover atrações culturais no lugar.

Construído no estilo conhecido como “rococó hollywoodiano”, o Quitandinha possui 50 mil m² distribuídos em seis andares, divididos em 440 apartamentos e 13 grandes salões. A cúpula do Salão Mauá é a segunda maior do mundo com 30 metros de altura e 50 metros de diâmetro.

Atualmente, os visitantes podem aproveitar o lugar para conhecer o lago, a sala de patinação no gelo, as piscinas, o boliche e ainda os teatros. O Sesc Quitandinha funciona às terças, das 9h às 18h, às quintas, domingos e feriados, das 9h às 22h, e às sextas e sábados, das 9h às 23h. Para saber informações sobre valores, consulte o site oficial.

3. Casa da Princesa Isabel
A hoje conhecida como a Casa da Princesa Isabel foi construída pelo barão de Pilar, em 1853, com estilo neoclássico.

Em 1874, foi alugada ao Conde d’Eu, marido da Princesa Isabel, que a comprou em 1876. Nessa casa nasceram os dois primeiros filhos do casal. Na escadaria da varanda foi tirada a última foto da família imperial no Brasil, alguns dias antes da Proclamação da República.

Atualmente, a casa abriga a Companhia Imobiliária de Petrópolis, que pertence a alguns descendentes da família Orléans e Bragança. No jardim da casa é possível encontrar camélias brancas, um dos símbolos do movimento abolicionista. Pode ser visitada às segundas, terças, quintas e sextas-feiras, das 9h às 20h.

4. Museu Casa de Santos Dumont
Outra atração imperdível em Petrópolis é o Museu Casa de Santos Dumont, que foi utilizada como residência de verão do pai da aviação brasileira. Também conhecida como “A Encantada”, a casa erguida em 1889 conta com acervo de objetos, livros, cartas e mobiliário que pertenceram ao inventor, bem como o chuveiro e a escada de entrada, com degraus que só se pode acessada começando com o pé direito. As crianças adoram!

No Centro Cultural 14 Bis, anexo à Casa, você pode assistir a um filme curta metragem sobre a vida de Santos Dumont. O espaço oferece acessibilidade e maquetes táteis para atender às necessidades das pessoas com deficiências. Pode ser visitado de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.

5. Museu de Cera de Petrópolis
O Museu de Cera de Petrópolis é uma das atrações turísticas mais recentes da cidade. Apresenta personagens históricos de diversos segmentos e das artes em geral, representados em figuras de cera em tamanho natural. Entre as estátuas de cera, estão a de Dom Pedro II, Santos Dumont, Einstein, Alfred Hitchcock, Batman, Super-Homem, Gilberto Gil, entre outros. Os cenários foram especialmente montados para proporcionar emoções e surpresas ao público.

Funciona de terça a domingo, das 10h às 17h. Aos sábados, fica aberto das 10h às 18h. Fica localizado em frente ao Museu Casa de Santos Dumont.

6. Trono de Fátima
Para os mais religiosos, não há passeio melhor do que conhecer o Trono de Fátima em Petrópolis. O monumento foi idealizado por Heitor da Silva Costa, o mesmo autor do projeto do Cristo Redentor, sendo construído na década de 1940.

Possui 14 metros de altura e uma vista privilegiada da região, que inclui o Centro Histórico. A imagem de Nossa Senhora de Fátima, que pesa 4 toneladas e mede 3,5m, e do anjo Gabriel sobre a cúpula, que tem 1m de altura, foram esculpidas em mármore branco pelo italiano Enrico Arrighini.

A cúpula se apoia em sete colunas, representando os dons do Espírito Santo. Na parte inferior foi instalada uma capela. Se você não é religioso, saiba que a vista do alto da construção já vale o passeio. Fica aberto de segunda a sexta, das 8h às 17h, e aos sábados e domingos, das 8h às 18h. A entrada é gratuita.

O Trono de Fátima fica localizado na Rua Bispo Dom José – Valparaíso, mas o acesso para carros e vans deve ser realizado pela Rua Monsenhor Bacelar. Já para os ônibus, a entrada é pela Rua Padre Moreira.

Como chegar até Petrópolis?
Partindo da capital Rio de Janeiro, a distância até Petrópolis é de 70 km. De carro, a acesso mais fácil para quem vem dos estados do Rio de Janeiro e de Minas Gerais é pela BR-040. Os visitantes vindos de São Paulo devem acessar a Via Dutra e depois a BR-040. Já de ônibus, as empresas Única, Útil e Águia Branca oferecem ônibus partindo das cidades do Rio de Janeiro, Minas e São Paulo.

Confira os melhores hotéis e pousadas de Petrópolis no site da Hoteis.com e aproveite para pagar em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Quais os melhores hotéis e pousadas de Petrópolis, no Rio de Janeiro?
A Pousada Princesa Isabel possui quartos bonitos, confortáveis e muito convenientes. Ainda apresenta piscina externa, jardim, recepção 24 horas e gratuidade de café da manhã e de internet.

A Locanda Della Mimosa é uma excelente opção de luxo, com acomodações amplas, arejadas e que oferecem uma excelente experiência. Na estrutura, há restaurante, bar, piscina externa, uma academia 24 horas, salas de massagem e tratamento, jardim e centro de conferências.

Já o Vale Paraíso Pousada é ideal para economizar. Oferece ainda assim piscina externa, sauna a vapor e recepção 24 horas. As acomodações são rústicas, familiares e com um ótimo atendimento.

O Hotel Casablanca Imperial é o mais próximo do Museu Imperial com restaurante, bar, piscina externa, lanchonete e centro de conferências. Os quartos são mais rústicos, aconchegantes e iluminados.

O Grande Hotel Petrópolis conta com uma estrutura mais moderna e seus quartos são bem decorados, versáteis e confortáveis. O hotel ainda oferece restaurante, academia 24 horas e business center.

O Casablanca Center Hotel disponibiliza business center, sala de jogos, serviço de quarto, além de oferecer café da manhã, internet e estacionamento gratuitos. Os quartos são espaçosos, bem localizados e confortáveis.

Localizado no Centro Histórico de Petrópolis, o Hotel Solar do Império, com classificação luxo, oferece piscina interna e externa, biblioteca, academia, business center, translado do aeroporto e outras comodidades.

Já o Atelier Molinaro Boutique-Hotel & Bistrot, com classificação intermediária, disponibiliza sala de jogos, estacionamento gratuito, hidromassagem, sauna seca, lareira no saguão e mais.

Projetado dentro de uma arquitetura diferenciada, o Hotel Caracas Rio, com classificação econômica, disponibiliza lavanderia, computador, business center, terraço na cobertura e outros recursos.

Gostou das nossas dicas? Então, não perca tempo e fuja para a Serra de Petrópolis no próximo final de semana e seja feliz!

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Sigue Hoteles.com en todas las redes sociales

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com