BlogHoteis.com

O que tem de gostoso para comer em Monte Verde?

O que tem de gostoso para comer em Monte Verde?

Monte Verde está localizado em um vale no alto da Serra da Mantiqueira, em Minas Gerais. A cidade começou a ser uma alternativa em relação a agitada Campos do Jordão, com o diferencial de oferecer aquela tranquilidade típica das pequenas cidades do interior. Ou seja, gosta de curtir um friozinho num lugar agradável e sem aquela muvuca toda? Vá para Monte Verde, rs. =P

A cidade é pequena com apenas uma rua principal, onde você encontra diversos restaurantes, cafés, lojas de guloseimas, roupas, artesanatos, souvenirs e as agências de turismo, onde você pode fechar passeios ecológicos. A atmosfera charmosa de Monte Verde propicia o romance, o que atrai muitos casais. Como pode você perceber, a economia da região está bem voltada ao turismo.

No inverno, a névoa que encobre toda a área e ainda a fumaça que sobe pelas chaminés, criam uma paisagem que lembra bem os Alpes Suíços. Essa semelhança com a Europa acaba chamando a atenção dos alemães, suíços e italianos que estão pela região ou mesmo em estados vizinhos, e que assim conseguem matar um pouco da saudade de suas cidades natais.

A gastronomia encontrada por lá combina a culinária mineira com os pratos típicos europeus. Há restaurantes mais voltados para a comida mineira, há outros baseados em pratos europeus, mas o que você encontra em todos os cardápios é o fondue, seja o de carne, o de queijo ou mesmo o doce, de chocolate. O segundo item mais visto por lá é a truta.

Por falar em truta, sugiro visitar o Paulo das Trutas, onde você consegue ver os tanques das trutas reprodutoras. Deixe para ir perto da hora do almoço, assim você visita o trutário e depois já fica no restaurante para provar uma deliciosa truta! Por lá, ainda tem um café e uma lojinha bem graciosa. Há também produção artesanal de pingas com direito à degustação com diversos tipos de pinga: com amora, gengibre, especiarias, cambuci e muito mais!

Vamos falar melhor do fondue! A Casa do Fondue é bem conhecida em Monte Verde por oferecer esse prato tão tradicional na cidade. E você pode escolher comer uma sequência de fondue começando com um salgado, onde você pode comer o de carne ou de queijo, e finalizando com o fondue de chocolate, com direito à música ao vivo. O que mais você quer da vida depois disso? Nada, né?! Rs. Um outro lugar para comer fondue é o Restaurante Pucci, que é bem agradável também.

Dependendo do que quiser comer ou do restaurante escolhido, você poderá apreciar também massas, risotos, tutu, galinha caipira, rodízio de sopas, bolinho de bacalhau, picanha na pedra, alheira, bruschetta, pizza…

Para os amantes das cervejas, vale a pena dar um pulo na Fritz Cervejaria onde você pode fazer um tour para ficar mais familiarizado com o processo de fabricação da micro cervejaria, com direito a ganhar uma cerveja no final. O lugar também possui um restaurante, onde é servido pratos típicos alemães. Enjoy!

No cafezinho da tarde cai muito bem o chocolate quente tipo europeu, que é aquele bem cremoso, sabe?! Hummm… Aproveite cada gole e deixe para pensar depois o quanto terá que correr e em quantos dias terá que fazer o “no carb” rs. Bom, vamos pensar que um pouco de besteira, às vezes, pode e aproveita porque é a nutricionista que vos fala, rsrsrsrs. Se preferir algo a base de café, um expresso e um cappuccino são bem encontrados em Monte Verde também, pois ajudam a esquentar o corpo, o que é muito válido para o frio que faz por lá.

Para comer algo salgado, o pão de queijo típico mineiro é uma inteligente pedida, não é mesmo?! Mas, em geral, ele fica meio de lado pelas diversas opções de doces que tem por lá, como petit gâteau, brownie, apfelstrudel, bolos, tortas e biscoitinhos. E por falar em biscoitinhos, tem opções para comprar e levar em diversos sabores (amanteigado, com goiabada…) e na versão salgada tem o de polvilho (sem glúten).

Se você escolher comer chocolate, sugiro ir na Gressoney, que fica logo no começo da cidade. Ela é grandona e fácil de achar. Lá tem chocolates de todos os formatos, gostos e exigências. Há também o Chocolate Montanhês, se quiser uma outra alternativa de bombons, trufas e afins, ou ainda, o Sabor Chocolate, que tem uma trufa sabor leite ninho MARAAAA!!!

Gressoney

Monte Verde oferece uma coisa exótica que encontrei zanzando pela avenida principal da cidade. Na ChokoMel é servida uma feijoada gelada! OI? Isso mesmo, feijoada gelada e doce, composta por bolas de sorvete, farofa doce, gotas de chocolate, chocolate trufado e salaminho de chocolate: uma verdadeira bomba calórica. Socorro, rs!

É muito fácil estar em Monte Verde e ativar a gula, afinal, por onde você passa na cidade, vê comida, rs. As lojinhas são repletas de chocolates, compotas, geleias, vinhos, cachaças e licores artesanais, salames e queijos diversos, sendo os mais típicos o de iogurte (divo) e o recheado de requeijão, que também merece uma prova. Ambos são cremosos, de querer comer de joelho para agradecer tamanha delícia. A minha dica é levar esses queijos para casa para degustar mais tarde.

Monte Verde Minas Gerais

Por lá, podemos encontrar também marshmallow, daqueles branquinhos ou daqueles torcidinhos e coloridos. Se estiver hospedado em algum hotel com lareira pode “brincar” de derreter o marshmallow, igual vemos em desenhos, sabe? Huummm…

Ah! Você gosta de pinhão? Na região é possível comprar pinhão para levar para casa e cozinhar num preço bem bacana, ou então, já comprar cozido numas embalagens a vácuo no comércio da cidade. Aí, não tem a desculpa da preguiça na hora de comer, mas obviamente, custa mais caro que o pinhão in natura.

Bom, já deu para perceber que Monte Verde é um destino que vale a pena, hein?!

Reserve logo o seu hotel em Monte Verde na cidade pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF, leve a sua companhia preferida e vá ser feliz em Monte Verde. <3

Juliana Tomandl Fontes

Juliana Tomandl Fontes
Nutricionista – Blog Entre Legumes e Verduras

2 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com