BlogHoteis.com

O melhor da Praia do Forte

Hoje o blog da Hoteis.com desembarca numa das praias mais visitadas do Brasil: a praia do Forte. Também conhecida como Polinésia Brasileira, a praia do Forte é um destino turístico que atrai visitantes o ano todo. Com paisagens deslumbrantes, deliciosas piscinas naturais à beira mar, dunas e coqueirais, a praia do Forte é o paraíso de quem procura sombra e água fresca.

A praia do Forte está localizada no litoral norte da Bahia, na cidade de Mata de São João, a 50 km da capital Salvador. Hoje, a praia do Forte tem uma estrutura incrível e diversos atrativos, como santuários de preservação de animais, bares, restaurantes, resorts, construções históricas e muito artesanato. Mas a sua grande atração é o espetáculo da natureza, impresso nas belíssimas praias da região, que a torna uma das praias mais belas do nordeste brasileiro.

Então, não perca mais tempo: aproveite as nossas dicas e reserve já o seu hotel.

O que fazer na Praia do Forte
A praia do Forte oferece cenários cinematográficos, onde o sol brilha o ano todo. Com areias brancas e águas de um azul impressionante, o destino é ideal para toda a família. Na maré baixa, os recifes formam piscinas naturais, perfeitas para um mergulho nas águas transparentes em companhia de peixinhos coloridos. A paisagem ao redor é um show à parte, com os coqueirais emoldurando o mar.

A praia do Forte oferece cenários cinematográficos, onde o sol brilha o ano todo.

Um dos destinos mais visitados é da região é a praia do Papa-gente, que tem esse nome devido a força do mar depois dos recifes. Na maré baixa, formam-se enormes piscinas de até 7 metros de profundidade, de onde se pode ver peixes, tartarugas, polvos, lagostas e siris.

É na famosa praia do Lord onde o turista pode comer e beber sem ter que sair do mar. Durante a maré baixa, formam-se piscinas mais rasas, em que é possível ver a vida marinha com ou sem snorkel. O nome da praia se deve ao fato de uma mansão ter sido construída por ali por um inglês.

Nos anos 70, quando a praia do Forte deixou de ser uma fazenda, uma pequena casinha era apenas o que havia nessa região mais distante do centrinho. Com ondas que quebram na praia, a praia da Casinha é o endereço favorito dos surfistas e onde fica um dos maiores resorts da região.

Já a praia do Porto de Cima é a mais badalada, onde os pesqueiros atracam e onde se formam lindos recifes. Muitas opções de quiosques à beira mar e a proximidade do centro da cidade são os maiores atrativos. É no pátio da igreja de São Francisco de Assis que os artesãos se reúnem para vender as suas peças. A praia do Porto de Cima é o ponto de encontro da praia do Forte.

Já a praia do Porto de Baixo é um local mais bucólico, onde a tranquilidade impera. Um passeio a cavalo te leva a um ponto onde o rio Pojuca se encontra com o mar. E é nessa praia que se encontra um restaurante inusitado, em que as mesas são pranchas de surf e os pratos servidos são os peixes e os frutos do mar caçados no dia.

Passeios na Praia do Forte
O passeio mais tradicional na praia do Forte é conhecer o castelo Garcia D’Ávila. Esse castelo começou a ser construído em 1551 pelo português Garcia D’Ávila, amigo de Pedro Álvares Cabral e do governador Tomé de Souza.

O passeio mais tradicional na praia do Forte é conhecer as ruínas do castelo Garcia D’Ávila.

Considerado um patrimônio histórico nacional, o castelo levou mais de 70 anos para ser finalizado. Essa construção foi também a primeira fortificação militar e residência erguida no Brasil.

Hoje, o castelo do Garcia D’Ávila se resume às ruínas medievais da praia do Forte, numa mistura incrível de museu e parque, que leva o visitante a um passeio surpreendente pela história de nosso país. Era do castelo que se avistava embarcações que chegavam ao Brasil na época da colonização. Não deixe de passear pelas passarelas das ruínas, de onde você terá uma vista exuberante da praia do Forte e poderá registrar fotos dignas de um cartão-postal.

Na praia do Forte não há como deixar de visitar os projetos de preservação da vida marinha, e o mais famoso deles é o projeto Tamar. Lá é possível observar tanques com diversas espécies de tartarugas marinhas que fazem a sua desova nas praias da região. De tamanhos variados, não há como não se surpreender com toda a biodiversidade do local, pois ao fazer o trabalho de proteção das tartarugas marinhas, protege-se também outras espécies, como os tubarões e as moreias.

Na praia do Forte não há como deixar de visitar os projetos de preservação da vida marinha.

São mais de 600 mil litros de água marinha com espécies da região, em diferentes estágios da vida (obviamente os filhotes ganham o nosso coração, mas as tartarugas mais velhas e gigantes são inacreditáveis). No projeto Tamar na praia do Forte, os visitantes podem alimentar os animais, acompanhar a soltura das tartaruguinhas e aprender muito sobre a preservação do ecossistema como um todo.

Além do projeto Tamar, a praia do Forte também é o centro do Instituto Baleia Jubarte. Logo de cara, você já é recebido pelo gigantesco esqueleto de uma baleia de mais de 13 metros de comprimento, que encalhou nas proximidades há alguns anos. Lá você vai aprender sobre o trabalho de preservação das baleias e se surpreender com réplicas do animal em tamanho real.

A praia do Forte é um dos berçários da baleia Jubarte: como os filhotes não têm a capa de gordura que protege o animal das águas geladas do polo sul, as fêmeas dão à luz nas águas quentes do local e ficam com seus filhotes até que eles estejam prontos para viajar para águas mais geladas.

E não pense que acabam por aí os passeios divertidos sobre a natureza. A reserva Sapiranga é mais um destino do ecoturismo na praia do Forte. Numa área de Mata Atlântica equivalente a 600 campos de futebol, os adeptos do turismo de aventura se esbaldam com canoas, tirolesas, caiaques, quadriciclos, cascatas e trilhas. Não deixe de fazer uma caminhada pelo local, apreciar a quantidade incrível de bromélias da região e tomar a água limpa do rio Pojuca.

Praia do Forte: dicas
Um dos meios de transporte da praia do Forte é o Tuk-tuk. Não deixe de fazer um passeio num dos Tuk-tuks como lembrança da sua viagem.

O belíssimo artesanato da região utiliza a palha, o coco, o papel machê e a argila como base. Peças feitas à mão, como bolsas, chapéus, enfeites, colares, peças de decoração e lembrancinhas em geral podem ser facilmente encontradas no centrinho da cidade, principalmente na Alameda do Sol, no pátio da igreja de São Francisco de Assis e no Centro de Artesanato, no Largo dos Namorados.

Para aproveitar melhor os passeios nas piscinas naturais, alugue máscara e snorkel, que são facilmente encontrados. Não esqueça também de utilizar calçados antiderrapantes (como sapatilhas de windsurf ou até Crocs) para caminhar sobre os recifes de corais tranquilamente.

E quando bater aquela fome, não há como deixar de provar as tradicionais moquecas de peixe, de camarão e os frutos do mar da região. Também há o inusitado chiclete de camarão – que se assemelha à moqueca, mas por causa da mozzarella cria uma textura puxa-puxa. Mas sem sombra de dúvida, o grande prato típico da praia do Forte é o bolinho do Souza, intitulado o melhor bolinho de peixe da Bahia, cuja receita leva um tempero de família mantido em segredo.

Melhor época para ir à Praia do Forte
De outubro a maio, o tempo segue na maioria das vezes bastante firme, e é quase certeza de que o seu passeio terá a garantia de sol. De junho a setembro, a probabilidade de dias chuvosos aumenta, mas é também a melhor época para se observar as baleias Jubarte em seu habitat natural.

Praia do Forte: Pousadas e hotéis
Há muitas opções de onde se hospedar na praia no Forte (confira aqui os 5 melhores hotéis). De campings pitorescos a resorts luxuosos, há lugares onde ficar para todos os perfis de visitantes.

Confira algumas opções que selecionamos para você:

Resorts na Praia do Forte:
Um dos resorts mais procurados é o Iberostar Praia do Forte. Um complexo com piscinas, campos de golfe, praia particular, restaurantes e spa. Outra opção de muito requinte é o Tivoli Ecoresort Praia do Forte: com parque aquático, quadras de tênis, atividades para todas as idades, restaurantes que oferecem alta gastronomia e quartos de frente para o mar.

Pousadas na Praia do Forte:
A Pousada Casa do Forte tem uma atmosfera incrível, com uma equipe extremamente acolhedora, sendo ideal para casais. Próxima ao projeto Tamar, no centro da praia do Forte, a Pousada Rosa dos Ventos é aconchegante e tem uma decoração singular. Já a Pousada Ogum Marinho é bem simplista e recebe muito bem famílias com crianças.

Gostou das dicas? Então, compartilhe o link com aquela pessoa que seria a sua melhor companhia na praia do Forte.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com