Blog Hoteis.com

O que você não sabe sobre Montevidéu

O que você não sabe, mais deveria saber sobre Montevidéu
Montevidéu está pertinho da gente, no país vizinho Uruguai, ao lado do Rio Grande do Sul. Moderna, cosmopolita e com interessantes pontos de interesse, a cidade é perfeita para se conhecer em 3 dias ou em um feriado prolongado.

Aqui no blog já escrevemos sobre as dez melhores atrações de Montevidéu, como a Plaza Independencia, a Rambla, a Catedral Metropolitana e a Feira de Tristán Narvaja. Neste post vamos contar para você algumas curiosidades interessantes sobre a capital do Uruguai, que você deveria saber antes de planejar a sua viagem para o destino turístico. Vem com a gente?

Confira os melhores hotéis de Montevidéu no site da Hoteis.com e aproveite para pagar em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Curiosidades sobre Montevidéu:

1. Montevidéu ou Montevideo
A origem do nome da capital uruguaia se baseia em duas versões: A primeira se embasa no diário de navegação da expedição de Fernão Magalhães, onde está registrado a existência de um monte que se assemelhava a um chapéu. A esse monte foi dado o nome de “Monte Vidi”, assinado por Francisco de Albo, contramestre da expedição. Esse é o mais antigo documento em espanhol que menciona um nome similar a “Montevidéu”.

A outra versão, apesar de não ter base em documentos históricos, é a mais difundida no país. Ela dá conta de que, navegando pelo Rio da Prata de leste a oeste (do Oceano Atlântico para o continente), foi avistado pela tripulação o 6º monte na região em que hoje está localizada a capital uruguaia. Daí, vem o registro de “Monte VI de Este a Oeste”, que de forma abreviada se escreve “Monte VI-D-E-O”.

2. Carnaval mais longo do mundo
O Brasil até pode ser o país do Carnaval, mas só os uruguaios podem dizer que têm o Carnaval mais longo do mundo. Você sabia que o Carnaval do Uruguai dura 40 dias? Isso mesmo que você leu! São cerca de 40 dias de festas e diversas manifestações culturais que começam na segunda quinzena de janeiro.

As festas acontecem em todo o país, mas a maior parte dos eventos fica concentrada em Montevidéu. Atualmente, o Carnaval da cidade é formado por dois desfiles de rua: o Inaugural e o Desfile de Llamadas, além dos espetáculos que acontecem no Teatro Verano, nos Tablados e no Rondomomo, uma espécie de trio elétrico que vai passando pelas ruas de Montevidéu.

O desfile Inaugural reúne todos os cinco conjuntos de representações artísticas do país: Murgas, Parodistas, Sociedad de Negro y Lubolos, Humoristas e Revistas. Cada conjunto tem a sua característica própria e se apresenta neste desfile, que acontece ao longo da Avenida 18 de Julio. Os grupos devem passar por uma prova para se classificarem para participar dos concursos. É justamente por esse motivo que há muitas festas populares entre os dois primeiros meses do ano. Desfiles e apresentações de teatro também são comuns pelas ruas da cidade nesse período.

Já o de Llamadas é um desfile de tambores, que reúne apenas grupos da categoria Sociedad de Negro y Lubolos. É realizado em dois dias no mês de fevereiro e percorre os bairros Sur e Palermo. Por lá, se apresentam 20 grupos em cada dia, que competem entre si. Cada grupo pode ter até 150 integrantes.

O ritmo típico que anima o Carnaval do país é chamado de Candombe, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O espetáculo encanta moradores e turistas todos os anos. Neste ano, mais de 2.800 percussionistas foram acompanhados por mais de 3 mil pessoas ao longo do desfile, que começou na rua Isla de Flores e percorreu dez quadras da cidade. Ficou animado?

3. Não existem praias na cidade
Você sabia que não existem praias em Montevidéu? Isso porque as águas da orla da cidade não são trazidas pelo Oceano Atlântico, mas sim pelo Rio da Prata. Desta maneira, a cidade não possui praias, apenas rio.

Não há praias em Montevidéu, as águas que chegam em sua orla são do Rio da Prata, considerado o mar dos uruguaios

A explicação para isso é que o Oceano Atlântico só começa em Punta del Este. O Rio da Prata contorna a península onde está o centro histórico e, em seguida, desenha uma orla de balneário para os bairros residenciais.

O mais interessante é que à primeira vista parece praia mesmo, com areia e ondas (que podem ser tranquilas ou fortes, dependendo da época do ano). O que não engana em nada é a sua cor: um azul bem escuro amarronzado. E o cheiro de maresia? Claro, também não tem. Mesmo assim, o Rio da Prata é considerado o mar dos uruguaios.

4. Pôr do sol às 21 horas
Essa é uma informação muito interessante para todos aqueles que pretendem conhecer a cidade. Dependendo da estação do ano, o pôr do sol em Montevidéu pode acontecer às 21h. O dia é extenso e o sol é de rachar no verão.

O pôr do sol do Uruguai é considerado um dos mais lindos do mundo

Portanto, quando estiver arrumando as malas para a viagem, reserve lugar para o chapéu ou boné, óculos de sol e muito protetor solar.

Há quem diga que o pôr do sol no Rio da Prata é um dos mais lindos do mundo. Aliás, um dos melhores lugares para admirar o pôr do sol em Montevidéu é em Punta Gorda, na Rambla, perto do Monumento de la Armada. #ficaadica

Quando ir a Montevidéu?
Os meses entre setembro e abril são os mais secos e os mais indicados para uma viagem. No verão, entre os meses de dezembro a março, a temperatura não ultrapassa os 28°C. Já o inverno, entre os meses de junho a agosto, costuma ser bem rigoroso, com temperaturas em torno dos 6°C.

Como chegar em Montevidéu?

De carro
Para a maioria dos brasileiros, a melhor maneira de chegar em Montevidéu é de avião. Já para quem mora no Rio Grande do Sul, viajar de carro pode ser uma excelente alternativa, dependendo da localização da sua cidade e do seu espírito de aventura. A dica é utilizar a BR-116 a partir de Porto Alegre e seguir até Pelotas. A partir de Pelotas é possível seguir a mesma BR-116 até Jaguarão e depois tomar a Ruta 8.

Você pode também ir de Pelotas até Chuí pela BR-392 e depois pela BR-471 até tomar a Ruta 9, que leva a Montevidéu. Mas, atenção: nessa segunda rota há alguns pedágios ao longo do caminho.

De avião
A TAM e a Gol oferecem voos diretos para os brasileiros. Há ainda voos pela Aerolíneas Argentinas e a LAN, mas as conexões em Buenos Aires e Santiago deixam a viagem mais longa e cansativa.

O aeroporto utilizado para chegar a Montevidéu é Aeroporto Internacional de Carrasco, que fica a 20 km do centro da cidade. Após o desembarque, você precisará de um transfer para chegar ao hotel. Algumas redes hoteleiras disponibilizam translado de ida/volta do aeroporto aos hóspedes. Verifique essa possibilidade na hora de solicitar a reserva.

De ônibus
Para quem prefere viajar de ônibus, avisamos que o percurso é cansativo, com duração de até 30 horas, se o ônibus partir de São Paulo. O único ponto positivo é a economia em relação a viagem de avião.

Confira alguns dos melhores hotéis de Montevidéu:
Com 3 estrelas, o Hotel Casablanca dispõe de diversas comodidades como colchões de espuma com sistema de memória, translado de ida/volta do aeroporto, cofre, geladeira, minibar, ar-condicionado, lavanderia e mais.

Próximo ao Museu da História da Arte, o Hotel Ibis Montevideo disponibiliza restaurante, café da manhã, estacionamento, business center, terraço, ar-condicionado, serviço de lavanderia, salas de reunião, assistência a excursões e outras comodidades.

O Regency Way Montevideo Hotel oferece restaurante, piscina externa, academia, jardim, business center e translado de ida/volta do aeroporto. Os quartos são versáteis, cômodos e com uma ótima atmosfera.

Já o Esplendor Montevideo conta com spa completo, piscina externa, academia, jardim e internet grátis. As acomodações são iluminadas, modernas e muito agradáveis.

O My Suítes Boutique Hotel & Wine Bar oferece uma estrutura de luxo com acomodações espaçosas, bem equipadas e confortáveis. Ainda apresenta restaurante, bar, spa, piscina externa, creche e translado de ida/volta do aeroporto.

Já o Mercure Montevideo Punta Carretas possui bar, academia, business center, internet grátis e translado de ida/volta do aeroporto. Os quartos são modernos, espaçosos e muito confortáveis.

O Pocitos Plaza Hotel dispõe de acomodações bonitas, modernas e com uma ótima localização. Também conta com restaurante, bar, terraço na cobertura, academia e centro de conferências.

Já o Palladium Business Hotel é ideal para economizar. Mesmo assim, seus quartos são familiares, aconchegantes e com ótimo custo/benefício. A estrutura inclui restaurante, bar, piscina externa, academia 24 horas e centro de conferências.

O BIT Design Hotel tem quartos modernos, agradáveis e muito bem localizados. Ainda conta com academia, business center, terraço, ar-condicionado e translado de ida/volta do aeroporto.

No Intercity Montevideo você encontrará restaurante, academia, business center 24 horas e translado de ida/volta do aeroporto. Os quartos são bem equipados, convenientes e possuem um ótimo serviço de atendimento.
Gostou das nossas dicas? Esperamos que elas sejam muito úteis para você. Boa viagem!

Hoteis.com

2 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Sigue Hoteles.com en todas las redes sociales

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com