Blog Hoteis.com

Saiba onde comer bem na cidade do Porto, em Portugal

Porto, em Portugal, oferece uma gastronomia riquíssima e única
Poucos lugares do mundo oferecem uma experiência gastronômica tão impactante e memorável quanto Portugal.

Seguindo a lógica, a cidade do Porto, ao norte do país, apresenta ao visitante um vasto repertório culinário, em que o bacalhau é o destaque, mas não é o único atrativo da cozinha local.

Aqui, também há espaço para a francesinha, os frutos do mar, os doces típicos e para muito vinho do Porto, que é produzido um pouco mais acima do Rio Douro e armazenado nas caves da vizinha Vila Nova de Gaia, passeio imperdível para os amantes de vinho. Sim, a cidade deu o nome a um dos vinhos mais cobiçados do mundo. E, somente por este fato, não deixe de degustá-lo após uma das belas refeições que tiver na cidade. Em outras palavras, ir a Portugal é se fartar do bom e do melhor em termos gastronômicos.

porto, portugal
Porto apresenta ao visitante um vasto repertório culinário, em que o bacalhau é o destaque, mas não é o único atrativo

O país não decepciona o visitante quando o assunto é comer bem, com excelente custo/benefício, uma vez que Portugal é reconhecidamente um dos países europeus com preços mais em conta. Com tantas opções de comida boa, fica difícil decidir em qual lugar investir seus euros.

Por isso, neste post separamos algumas opções de restaurantes que devem ser visitados e que garantem uma boa experiência gastronômica e pratos de dar água na boca. Confira abaixo as nossas dicas de onde comer bem em Porto.

Reserve aqui seu hotel em Porto, pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

O que vale a pena experimentar em Porto
Um prato típico em Porto e que merece destaque é a chamada francesinha. Não se engane pelo nome no diminutivo, o sanduíche que leva molho de tomate e vários tipos de embutidos, além de ovos e queijo derretido, é muito bem servido e pode até mesmo servir duas pessoas, sempre acompanhado de uma porção de batatas fritas. Com inspiração no sanduíche francês croque monsieur, diz a lenda que foi criado por um cozinheiro após uma temporada na França, tornando-se um clássico da região.

Portugal não decepciona o visitante quando o assunto é comer bem, com excelente custo-benefício

Outros dois clássicos que devem ser degustados é o bacalhau à Gomes de Sá e o polvo à lagareiro. Para os amantes de uma boa carne, vale destacar o cabrito assado e as tripas à moda do Porto como especialidades do local. Não se espante ainda ao se deparar com estabelecimentos que possuam caldo verde, sopa bastante consumida no Brasil e que também é muito servida por lá. A sopa que leva couve e batatas na composição é, normalmente, servida como prato de entrada no Porto.

A broa fresquinha também é bem consumida na região que, usualmente, vem como acompanhamento para as sardinhas assadas na brasa ou para o próprio caldo verde, que já mencionamos.

5 bons restaurantes em Porto: onde comer

1. Café Santiago
O Café Santiago é O – em letra maiúscula mesmo – lugar para provar a típica francesinha, prato criado em Porto e muito difundido entre os locais e turistas. O estabelecimento é um dos mais famosos da cidade e considerado como o melhor restaurante de francesinhas do destino.

É frequentado não somente por quem está visitando o destino, mas também pelos próprios locais. E sempre está lotado. Por isso, vale a pena sentar-se no balcão, de onde é possível conferir o preparo deste prato que tem muito a cara de Porto, sendo até capaz de matar a fome de um leão.

Perto do Coliseu do Porto, o restaurante está localizado na Rua de Passos Manuel, 226. Funciona de segunda a sábado, das 11h às 23 horas.

2. Paparico
O Paparico é um dos restaurantes mais famosos da cidade por oferecer excelentes pratos da culinária portuguesa. Recomendado pelo cultuado Guia Michelin 2015, o estabelecimento tem seu nome ligado à carícia, ao afago, presente dedicado a pessoa querida, iguaria saborosa e, por isso, trata-se de um restaurante com uma atmosfera bem intimista e com decoração clássica.

Oferece ao cliente a opção do menu “Sampling Portugal”, no qual é possível provar as iguarias típicas que são servidas pelo restaurante. Contudo, caso opte pelo à la carte, peça de entrada o polvo com molho verde e as pataniscas. Já de prato principal, você poderá optar por degustar a posta aroquesa, o bacalhau assado na brasa com batatas ao murro, o polvo grelhado na brasa e o arroz de bacalhau, que são alguns dos destaques da casa. De sobremesa, saboreie um mousse de chocolate ou ainda o pudim da casa.

O restaurante fica localizado na Rua de Costa Cabral 2343. Funciona de terça a sábado, somente no período do jantar, que vai das 19h30 às 23h30.

3. Abadia do Porto
Com ampla tradição na cidade, o restaurante a seguir existe há mais de 70 anos! O Abadia do Porto conta com decoração clássica, com destaque para os lampiões, azulejos, móveis de madeira, paredes de pedras e que acomoda até 300 pessoas em seus dois andares.

Um dos destaques do menu da casa é o clássico bacalhau à lagareiro. Além disso, é possível degustar excelentes pratos como: bacalhau à Gomes de Sá, o polvo grelhado à lagareiro, pataniscas de bacalhau, peixe espada na brasa, filés de pescada acompanhado de esparregado, cabrito assado, tripas à abadia, entre outros pratos locais.

Vale mencionar que o restaurante já foi frequentado pelo escritor José Saramago e pela atriz Sophia Loren, entre outras personalidades. Ou seja, deve ser incluído no seu roteiro gastronômico pela cidade. Seu nome faz menção às antigas abadias de onde peregrinos que seguiam viagem para Santiago de Compostela repousavam e comiam antes de encarar mais uma etapa da longa caminhada até o santuário.

Está situada na zona histórica da cidade, na Rua do Ateneu Comercial do Porto, número 22. Funciona das 12h às 15h30 para o almoço, e das 18h30 às 23h para o jantar.

4. Taberna Santo António
Bem próximo ao Cais da Ribeira e com vista para o Rio Douro, a Taberna Santo António preza pela tradição e paixão pela culinária, que é passada de geração a geração. Aqui, você vai se sentir em casa e muito bem acolhido pelos administradores: o senhor Vítor e a senhora Hermínia.

De entrada, vale a pena provar a língua de vaca assada, a alheira grelhada ou as iscas fritas em molho de cebola. Como prato principal, os destaques são para o bacalhau, as pataniscas – que levam ovo, salsa, farinha e bacalhau desfiando e que são servidas com feijão. De sobremesa, é interessante provar o mousse de chocolate, carinhosamente preparada pelo proprietário, que não utiliza nenhum tipo de utensílio elétrico para isso.

Está situado na Rua das Virtudes, 32. Funciona de terça a domingo, das 12h às 15h30 para o almoço, e das 19h30 às 22h para o jantar.

5. Adega São Nicolau
A Adega São Nicolau também fica localizada na Região da Ribeira, uma das áreas mais tradicionais e visitadas pelos turistas na cidade do Porto. Muito embora o restaurante já acumule 80 anos de existência, sua estrutura passou por reforma em 2012, o que não alterou em nada a qualidade dos pratos produzidos em sua cozinha.

O lugar é bem acolhedor e se trata de um estabelecimento especializado na culinária local. E, por este motivo, é bem requisitado e disputado. Aqui, vale a pena experimentar o bolinho de bacalhau – iguaria que não poderíamos deixar de mencionar -, o polvo, o bacalhau à lagareiro e os filés de polvo com arroz de polvo. Como praticamente tudo em Portugal, o lugar se orgulha de sua tradição.

Localizado em uma das várias vielas do Porto, fica na Rua São Nicolau, número 1. Funciona de segunda a sábado, das 12h às 23 horas.

Quando visitar Porto
Não existe uma época considerada ideal ou ruim para conhecer Porto. Além de oferecer bons preços em relação a outros países europeus, o destino também apresenta temperaturas agradáveis ao longo de todo ano. Lógico em que há meses que registram temperaturas mais amenas, porém não faz tanto frio quanto no norte da Europa, por exemplo.

Os meses de julho e agosto representam os meses mais quentes do ano, registrando altas temperaturas. Neste período, a cidade costuma ficar mais cheia e com maior procura de turistas. Este fato ocasiona também o aumento nos preços de hospedagem.

Entretanto, se você quiser aproveitar preços mais camaradas e não ligar em sentir um pouco de frio, recomendamos fortemente que você opte por viajar entre os meses de março a maio e de setembro a outubro. Inclusive, se um dos seus propósitos é comer muito bem, o friozinho pode ser um bom aliado e até mesmo uma desculpa para você se jogar nos pratos maravilhosos que encontrar em suas andanças.

Sardinha na brasa, polvo, bacalhau, francesinha, caldo verde, broa fresquinha, batata aos murros. São muitas as opções deliciosas para provar em uma das cidades mais encantadoras de Portugal. Depois de tanto falarmos de comida, deu uma vontade de pegar o primeiro avião para o Porto, certo? Esperamos que as nossas dicas sejam bem válidas para você viver uma experiência gastronômica única na terra de Vasco da Gama, de Pedro Álvares Cabral e de Amália Rodrigues. Boa viagem!

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Acompanhe o Hoteis.com em todas as redes sociais!

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com