BlogHoteis.com

Semana Santa no Brasil: destinos para visitar no feriado

Muito mais do que um feriadão prolongado, a Semana Santa é um dos momentos para fazer uma reflexão sobre a fé.

Diamantina, Ouro Preto, Nova Jerusalém, Santarém, Salvador e Recife são apenas alguns dos destinos brasileiros que têm uma programação voltada para a Semana Santa e que atraem uma legião de fiéis e de turistas para assistirem aos seus espetáculos e missas, além de participarem de procissões.

Nesse post, daremos mais detalhes sobre a programação dos principais destinos religiosos para visitar nessa época do ano. Separamos as opções por regiões brasileiras para facilitar a sua escolha. Ah! E vale lembrar que, em 2018, a Semana santa vai ser celebrada entre os dias 25 e 31 de março. Então, que tal já se programar para garantir a próxima viagem?

Melhores destinos religiosos do Nordeste

Um dos principais destinos nesta época é, sem dúvida, Nova Jerusalém, em Pernambuco. O espetáculo da Paixão de Cristo de Nova Jerusalém é realizado desde 1968. Super emocionante, a narração sobre o drama de Cristo é feita ao ar livre. A encenação é tão famosa, nacional e internacionalmente, que já atraiu mais de 4 milhões de pessoas. O fluxo de visitantes na região de Nova Jerusalém pode chegar a 250 mil pessoas a cada nova temporada.

E os números que comprovam o sucesso da atração não ficam por aí: o Teatro de Nova Jerusalém é considerado o maior teatro ao ar livre do mundo, com nove palcos, uma muralha de 3.500 metros e 70 torres. Narrando os últimos dias de Jesus, sua morte e ressurreição, cerca de 500 atores participam da encenação por temporada. Neste ano, haverá uma peça por dia, entre os dias 24 e 31 de março. Nova Jerusalém fica no município de Brejo da Madre de Deus, a 202 km da capital Recife.

Juazeiro do Norte, no Ceará, já virou o ponto focal daqueles que buscam um bom destino religioso para “peregrinar” na Semana Santa. Com o perdão do trocadilho, a cidade recebe um grande número de romeiros todos os anos nesta época. Aqui, um grande número de devotos acendem velas para o Padre Cícero, na Basílica de Nossa Senhora do Socorro. Não deixe de visitar também a estátua em homenagem ao santo, que fica no alto de uma colina, com uma vista bem linda para a cidade e para a Chapada do Araripe. Outro bom passeio para os devotos é o Memorial ao Padre, que abriga alguns de seus objetos pessoais.

Muitos devotos do “Padin Cícero” tem a cidade como foco por causa de sua passagem por aqui, onde viveu até a sua morte. Não precisamos nem falar que a área é carregada por muito misticismo, certo? Um dos destaques de Juazeiro do Norte é ainda o Santo Sepulcro, local onde fica um conjunto de pequenas capelas envolto por pedras, bem semelhante ao local onde Jesus Cristo foi crucificado.

Semana Santa
Padre Cicero é um dos símbolos da cidade de Juazeiro do Norte

Na Bahia, o Santuário de Bom Jesus da Lapa é o responsável por atrair a terceira maior peregrinação do Brasil. De acordo com a Secretaria de Turismo de Bom Jesus da Lapa, o destino, localizado a cerca de 800 km de distância de Salvador, recebe cerca de 1,5 milhão de turistas por ano. As celebrações começam no domingo antes da Páscoa com a Benção de Ramos.

Durante a Semana Santa, quem viaja até o santuário pode participar da Via Sacra e de procissões. Na quarta-feira, acontece a chamada “Procissão do Encontro”, momento em que a imagem de Nossa Senhora das Dores é carregada pelas mulheres e a imagem do Senhor dos Passos é levada pelos homens. Além disso, é possível conferir a apresentação sobre a Paixão e Morte de Jesus. No dia seguinte, há a cerimônia do Lava-pés no Santuário. O caminho da Via Sacra é realizado na sexta-feira de Páscoa, além da Celebração da Paixão de Cristo e a Celebração da Vigília Pascal. O ponto alto das comemorações é a Celebração da Páscoa, com uma procissão que encerra as atividades.

Onde curtir a Semana Santa no Sudeste

A Semana Santa em Ouro Preto, em Minas Gerais, é uma das festividades mais aguardadas do ano. Com um clima único e toda a hospitalidade mineira, a cidade oferece concertos de música sacra, procissões e uma programação religiosa bem intensa, como as missas celebradas nas famosas igrejas da cidade. Além disso, um dos principais destaques do lugar fica por conta de um tapete colorido com serragem – e quilométrico – que cobre as ruas e ladeiras de Ouro Preto.

Um dos momentos mais aguardados do feriado é, justamente, a encenação da Paixão de Cristo. A peça é realizada na noite de sexta-feira e dá a largada para os eventos da Semana Santa na cidade mineira. O extenso tapete de flores e serragem que decora as ruas do Centro Histórico é confeccionado no sábado e serve como caminho para a procissão da Ressurreição, na manhã do domingo de Páscoa. Já, no domingo à tarde, ocorre a malhação de Judas, em frente à Igreja de Nossa Senhora do Pilar.

Outra cidade mineira linda e que vale a visita nessa época é Tiradentes. Na Semana Santa, as paisagens bucólicas e as cachoeiras da Estrada Real dividem a atenção do turista com atrações religiosas como a Via Sacra, concertos e missas realizadas especialmente para a ocasião. Em Tiradentes, as celebrações já começam logo no Domingo de Ramos. Nesse dia, a cidade é tomada por uma procissão de fiéis que saem da Igreja Matriz de Santo Antônio. Outras procissões são realizadas entre a segunda e a quarta-feira.

Já na quinta-feira, a comemoração mais aguardada fica por conta da Missa Solene, também realizada na Igreja Matriz e onde há cerimônia da lavagem dos pés. Na sexta-feira santa, os fiéis podem assistir ao espetáculo da Paixão de Cristo, seguido da vigília no sábado de Aleluia. No último dia do feriado, as celebrações terminam com uma missa com procissão que percorre o Centro Histórico. Para a ocasião, os moradores costumam enfeitar e decorar as janelas de suas casas, dando um charme ainda maior para as festividades.

Semana Santa
Igreja Matriz de Santo Antônio é um dos pontos centrais das celebrações em Tiradentes

O clima super agradável em Diamantina (no mês de março, as temperaturas variam entre 16°C e 25°C) corresponde à época da Semana Santa, quando a cidade fica tomada por turistas.

Muitos fiéis visitam a cidade para assistir a tradicional encenação da sexta-feira da Paixão. O espetáculo conta com 100 atores trajados de guardiões romanos e outros 200 que participam da reprodução da Via Sacra de Cristo, com trajeto realizado entre duas igrejas diferentes a cada ano. Ou seja, a cada nova celebração, um novo percurso é percorrido, o que traz um novo cenário para o espetáculo. A crucificação é a cena final da peça.

No período da noite ocorre a procissão de sepultamento, que sai da Catedral de Santo Antônio e chega até a Igreja do Carmo. No domingo de Páscoa, as ruas da cidade amanhecem tomadas por flores, areia e serragem. Também é comum ver as janelas das casas todas enfeitadas com colchas e toalhas coloridas. Afinal, o domingo da Páscoa nada mais é do que o momento de celebrar a ressurreição de Jesus.

Localizado no estado de São Paulo, vale a pena considerar o chamado “Passos dos Jesuítas”, se você está em busca de um passeio menos convencional para curtir a Semana Santa. Esse caminho ficou conhecido por ser cenário de pregações e aventuras dos jesuítas nos séculos 16 e 18. Cheio de histórias, o trajeto passa por várias cidades do litoral, entre elas Peruíbe e Ubatuba.

Prepara-se para conhecer ao longo do trecho a Biquinha de São Vicente e a Cama de Anchieta, essa última uma formação rochosa situada em Itanhaém. Diz a lenda que esse lugar era o ponto preferido de José de Anchieta para orar e meditar. Uma opção diferente de passeio, não?

E, claro, que não poderíamos deixar de mencionar um dos melhores destinos brasileiros quando o assunto é turismo religioso. Aparecida do Norte, também no estado de São Paulo, tem um dos maiores templos católicos de todo o mundo.

A 188 km da capital, o Santuário de Nossa Senhora da Conceição Aparecida também tem celebrações especiais na Páscoa, sendo uma boa opção para o paulistano que não pretende viajar no feriado, mas também não quer passar a data em branco. Vale a pena considerar uma visita ao santuário como um passeio bate-volta da capital ou de outras cidades do estado.

Semana Santa
A Basílica de Aparecida é um dos destinos mais procurados para a semana santa

Com o início do domingo de Ramos, integram a programação da Semana Santa a Lavagem dos pés, tradicionalmente realizada na quinta-feira santa. Durante a missa, o arcebispo de Aparecida lava os pés de 12 devotos, que simbolizam os 12 apóstolos de Cristo.

Na sexta-feira, os visitantes são convidados para o espetáculo da Paixão de Cristo. Sábado é dia da Vigília Pascal e, no domingo, a programação se encerra com a Procissão de Ressurreição.

Animado para o feriado de Páscoa? Conte nos comentários qual desses destinos é a sua opção preferida! Aproveite também para reservar o seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com