Blog Hoteis.com

Top destinos brasileiros para curtir o Carnaval

Melhores destinos brasileiros para curtir o Carnaval
Já começou a contagem regressiva para o Carnaval! Afinal, faltam menos de 150 dias para começar a maior festa popular do mundo.

Em 2018, a terça-feira gorda, como costumam dizer, será comemorado no dia 13 de fevereiro. Portanto, está na hora de começar a pensar em como, onde e com quem você vai passar o seu próximo Carnaval.

Para ajudá-lo nessa “árdua missão”, separamos alguns dos melhores lugares para passar os dias de folia carnavalesca no Brasil, seja com amigos, família ou a dois.

Aproveite e reserve aqui o seu hotel, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

1. Rio de Janeiro
Não é segredo para ninguém que o Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval. A festa carioca costuma receber 1 milhão de turistas por ano. Em 2017, a Riotur divulgou a lista com os nomes dos 451 blocos de rua que realizaram 578 desfiles, entre o mês de janeiro e o domingo pós-carnaval.

O Rio de Janeiro é considerado a capital mundial do Carnaval, recebendo 1 milhão de turistas por ano

A comemoração na Cidade Maravilhosa já começa na sexta-feira, no dia 9 de fevereiro, às 13 horas, com a cerimônia de abertura do Carnaval com a presença do Rei Momo sendo coroado pelo prefeito e recebendo as chaves da cidade. Mais a noite, a partir das 21 horas, tem início o desfile das escolas de samba do Grupo de Acesso, no Sambódromo, também conhecido como a Passarela do Samba, localizada na área central do Rio.

No sábado, dia 10 de fevereiro, acontece o desfile das escolas de samba do Grupo A, além da disputa de bandas na Avenida Rio Branco e do início do desfile de diversos blocos carnavalescos por toda a cidade. Neste dia também acontece o tradicional Baile Mágico, no Hotel Copacabana Palace, na Zona Sul.

Entre o domingo e a segunda-feira de Carnaval, as escolas de samba do Grupo Especial se apresentam e mais algumas dúzias de blocos carnavalescos seguem arrastando centenas de pessoas durante todo o seu percurso em diferentes bairros do Rio de Janeiro.

Na terça-feira, dia 13 de fevereiro, é o dia da apresentação das escolas de samba mirins se apresentarem no Sambódromo. E também da maioria dos blocos arrastar novamente centenas de foliões.

Na quarta-feira de Cinzas ainda há muito gás para se despedir do Carnaval. Mais blocos se apresentam pela manhã por toda a cidade. Durante a tarde é realizada a apuração dos votos dos jurados para saber quem será a escola campeã do Carnaval 2018.

E, fechando o Carnaval na Cidade Maravilhosa, no sábado, dia 17 de fevereiro, acontece o desfile das campeãs e de outros blocos de rua, que fazem a sua despedida (final) no sábado e no domingo, dia 18 de fevereiro. Quem quiser desfilar nas escolas de samba pode comprar, com antecedência, as fantasias nas quadras das agremiações ou através de agências de turismo.

Não é preciso pagar nenhuma quantia para se juntar aos blocos carnavalescos no Rio de Janeiro. Você até pode comprar a camiseta oficial dos blocos maiores, mas somente se quiser. Já os preços para assistir as escolas de samba de dentro da Marquês de Sapucaí costumam ser um pouco salgados e muito disputados. É preciso comprar com antecedência para conseguir um bom lugar.

2. Salvador
O Carnaval de Salvador é considerado o segundo melhor do país e que reúne mais de 2,5 milhões de foliões pelas ruas da cidade. No ano passado foram, no total, oito dias de festa. O Carnaval daqui é dividido em circuitos espalhados por diferentes áreas da cidade.

O Carnaval de Salvador costuma reunir mais de 2,5 milhões de foliões pelas ruas da cidade

Os principais circuitos costumam ser o de Dodô, localizado em Barra/Ondina; de Osmar, concentrado em Campo Grande; e do Batatinha, que fica no Pelourinho. Esses são os circuitos mais famosos e disputados pelo público. Mas também existem outros circuitos como: Riachão, Orlando Tapajós, Mestre Bimba e Sérgio Bezerra, que também são bastante animados.

A grande maioria dos blocos de rua de Salvador tem entrada paga. O que não acontece no Rio de Janeiro, por exemplo. Lá, você paga e recebe um abadá (uma camiseta com as cores que simbolizam o bloco). Dessa forma, você pode curtir mais de perto os trios elétricos.

Durante o Carnaval, vários artistas famosos se apresentam arrastando multidões nos dias de folia. O ritmo musical mais tocado nos trios elétricos é o axé, mas também são tocados outros estilos musicais, como o rock.

Há ainda os camarotes do Carnaval de Salvador, que oferecem uma estrutura diferenciada com banheiros, buffet, open bar, DJs, entre outras regalias. Os preços são salgados, mas vale a pena para quem está com dinheiro no bolso e gosta de mais conforto e badalação.

3. Recife & Olinda
No dia 9 de fevereiro será realizada a abertura oficial do Carnaval de Recife, no Marco Zero. Os dias de folia da cidade são conhecidos mundialmente graças ao Galo da Madrugada, o maior bloco carnavalesco do mundo. Isso mesmo! Segundo dados
do IBGE de 2010, o bloco consegue reunir na sua passagem pelas ruas da Cidade Histórica, mais de 1 milhão de pessoas.

Olinda também não fica para atrás no quesito animação carnavalesca. Muito conhecida pelos seus famosos Bonecos Gigantes, a cidade é um dos destinos mais procurados pelos turistas que desejam passar o Carnaval no Nordeste brasileiro.

Para quem prefere mais conforto e menos tumulto, há ofertas de diversas festas com entradas pagas na cidade como o Parador, Camarote Olinda e o Carvalheira na Ladeira, com shows de atrações nacionais e internacionais.

4. Ouro Preto
O Carnaval de Ouro Preto, está sendo cada vez mais procurado pelos turistas mais jovens de diversas regiões do país, principalmente de São Paulo, Rio de Janeiro e Brasília. O clima estudantil com as suas famosas repúblicas, que hoje somam mais de 300, é o grande destaque.

Cada república promove o seu próprio roteiro de Carnaval com uma programação diferenciada para os turistas que compram antecipadamente os seus pacotes (normalmente é liberado o primeiro lote em dezembro) que, na maioria das vezes, está composto por bebida liberada, ingressos para shows, churrasco, café da manhã, almoço, alojamento (quarto com colchonetes), festas temáticas, abadás de blocos, segurança, caneca e camisa da república, DJ, pulseira de identificação, entrada para boate e outras mordomias.

Alguns dos melhores blocos estudantis são de Ouro Preto: do Caixão, Cabrobró, da Praia e o Chapado. Os abadás são vendidos diretamente no site oficial de cada bloco.

5. Manaus
Curiosamente, o Carnaval de Manaus é mais procurado e conhecido pelos turistas estrangeiros do que os próprios brasileiros de outras partes do país. Trata-se de uma festa com atrações bem variadas com blocos de rua, apresentação de bandas, desfiles de escolas de samba, bailes, concursos de fantasia e, claro, o Carnaboi.

Para quem não conhece, o Carnaboi mistura o folclore do Amazonas com as toadas dos bois-bumbás Caprichoso e Garantido, da cidade de Parintins, e dos bois de Manaus: Brilhante, Corre-Campo e Garanhão. A entrada é gratuita.

Entre a sexta e a terça-feira de Carnaval, cerca de 60 bandas e blocos de rua ganham as ruas de Manaus, espalhados em diferentes zonas da cidade.

O desfile das escolas do Grupo Especial acontece no sábado, no Centro de Convenções do Amazonas (conhecido também como Sambódromo), com entrada gratuita para as arquibancadas. Claro, que o desfile das escolas de samba de Manaus não tem a grandiosidade apresentada no Rio de Janeiro nem em São Paulo, mas segue a mesma linha. Quem quiser desfilar nas escolas pode comprar, com antecedência, as fantasias nas quadras das agremiações.

6. São Paulo
O Carnaval de 2017 de São Paulo teve um crescimento de 200% no número de turistas em relação aos anos anteriores. O número de turistas no Sambódromo do Anhembi também aumentou, em torno de 30%. O número de blocos de rua também cresceu, com a oferta 500 por toda a cidade neste ano.

O número de blocos carnavalescos de São Paulo cresceu nos últimos anos, com cerca de 500 blocos em toda a cidade

A capital paulista é um ótimo destino para curtir os dias de folia, principalmente para os paulistas que ficam na cidade e aproveitam que muitos moradores viajam, deixando as ruas mais espaçosas e o trânsito muito mais tranquilo.

Para quem não curte samba, tem aqui à sua disposição excelentes festas com altas baladas para animar todos os dias de folia. Uma dica é a Trash 80’s, que acontece normalmente só uma vez por semana, mas costuma ter edições todos os dias durante o Carnaval, cada uma com um tema. Para os fãs de rock, também há boas opções, assim como para quem gosta das antigas marchinhas de Carnaval, como no Beco 203.

Se animou? Então, comece a planejar agora mesmo a sua viagem de Carnaval e aproveite para pesquisar os melhores hotéis no destino escolhido aqui.

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Acompanhe o Hoteis.com em todas as redes sociais!

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com