Blog Hoteis.com

Venha descobrir os encantos de Porto Alegre, no Rio Grande do Sul

Porto Alegre, muito além do chimarrão e do churrasco gaúcho
Churrasco e um bom chimarrão. Os atrativos de Porto Alegre vão muito além desses dois produtos tipicamente gaúchos. Quem conhece a capital do Rio Grande do Sul encontra 1,5 milhão de habitantes orgulhosos de suas raízes e uma cultura bastante rica e forte, tudo mantendo a vibe de cidade do interior. O destino, com suas grandes áreas verdes e parques para relaxar, tem uma áurea contagiante e que cativa os visitantes logo de cara.

Não deixe de conhecer a Casa Cultural Mário Quintana, que fica no imponente hotel que serviu como casa para um dos filhos mais famosos da cidade. Há ainda uma boa concentração de atrações turísticas às margens do rio Guaíba. Pertinho da Casa de Cultura Mário Quintana e da praça da Alfândega, por exemplo, estão o Santander Cultural, o Museu de Arte do Rio Grande do Sul e o Memorial do Rio Grande do Sul. Aproveite essa região, que fica na área central da cidade, para passear a pé enquanto visita os pontos de seu interesse.

E por falar no rio Guaíba, aqui você vai encontrar a Usina do Gasômetro e a Fundação Iberê Camargo. Mesmo estando um pouco afastado do centro de POA – nome carinhoso dado pelos moradores –, o Museu de Ciências e Tecnologia da PUC é um lugar interessante para ir com os pequenos, que costumam apreciar também o Parque da Redenção e o Parcão.

Outro lugar que merece ser explorado é o Mercado Público de Porto Alegre, com bancas que expõem vários tipos de produtos e muitos temperos, em uma explosão de aromas, cores e sensações. Aqui, é possível também tomar um chimarrão bem caprichado. Mas, caso você não curta a bebida, saiba que a cidade está repleta de bons cafés, ótimos para descansar e recarregar as baterias, como o Café do Cofre e o Café Theatro.

Pintou a fome? Fique sabendo que Porto Alegre oferece excelentes opções de lugares para degustar o legítimo churrasco gaúcho, com foco especial para aqueles que servem a tradicional costela de boi. Alguns destaques da capital nesse quesito são a Casa di Paolo e a Churrascaria Barranco. Por ser uma capital, a cidade conta ainda com estabelecimentos que vão bem além das carnes em seus cardápios, contemplando também o cliente que não come ou tem restrição à carne. Enfim, bons restaurantes não faltam por aqui.

Reserve o seu hotel em Porto Alegre, pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Pontos turísticos e o que fazer em Porto Alegre
Já deu para perceber que POA é um destino bem eclético. Sim, a cidade agrada visitantes de todas as faixas etárias, em busca do clima único da região sul do país. Confira abaixo as dicas do que fazer durante a sua viagem.

A Casa Cultural Mário Quintana fica localizada no Hotel Majestic, que estava em decadência e em via de fechar quando hospedou Mario Quintana, entre 1968 a 1980. Atualmente, o local possui um restaurante com uma vista incrível da cidade e ainda abriga uma coleção sobre a vida do poeta. A cantora gaúcha Elis Regina, um dos maiores nomes da Música Popular Brasileira, também tem acervo reservado aqui, que conta ainda com exposições temporárias, salas de teatro e três cinemas. Mesmo que você não esteja por dentro das obras de Quintana, vale a pena visitar a casa que carrega um grande peso histórico. A Casa Cultural Mário Quintana fica na rua dos Andradas, 736, no Centro Histórico. Funciona de terça a sexta, das 9h às 21 horas, e aos finais de semana, das 12h às 21 horas.

O coração do Centro Histórico da cidade reserva um dos lugares imprescindíveis para quem é fã de gastronomia: o Mercado Público. A construção data de 1896 e abriga bancas de temperos, embutidos, artigos típicos, frutas, verduras e legumes. Dentre os destaques, está a erva mate, utilizada na receita do chimarrão e que é vendida por quilo. O prédio fica na Praça 15 de Novembro. Funciona de segunda a sexta, das 7h30 às 19h30, e aos sábados, das 7h30 às 18h30.

É fã de arquitetura, em especial a barroca? Não deixe de visitar o Theatro São Pedro, considerado um dos mais bonitos do Brasil. Seu interior é todo adornado com veludo e ouro, em um misto de glamour e ostentação. O Café do Theatro é um dos pontos de interesse do prédio, instalado em uma sacada ampla, com mesas ao ar livre e vista para a Praça da Matriz. Aqui, são realizadas visitas guiadas, mas você pode conhecer o espaço durante um espetáculo.

Fica na Praça Marechal Deodoro, sem número, no Centro Histórico de Porto Alegre.

Um pouco mais distante do Centro, está uma das construções mais emblemáticas de POA. A Fundação Iberê Camargo, que é um dos programas clássicos para quem está na cidade. O prédio – que, na verdade, é uma grande construção de concreto branco aparente e tem mais de 8 mil m² – carrega todos os conceitos arrojados do cultuado arquiteto português Álvaro Siza, sem mencionar o fato que fica às margens do lago Guaíba. Inaugurado em 2008, o acervo tem mais de quatro mil obras do artista Iberê Camargo, como pinturas, gravuras, desenhos e guaches. A entrada é gratuita. Vale a pena ir ao local no finalzinho da tarde quando o lugar, que praticamente já se transformou em uma praia, fica incrível para apreciar o pôr do sol. Fica localizado na Avenida Padre Cacique, 2000. O local é fechado durante a semana, mas funciona aos sábados e domingos, das 14h às 19 horas.

Um lugar que funciona como um oásis em meio à loucura da cidade grande é o Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão. A área, que é excelente para a prática de esportes ao ar livre, abriga um lago envolto com muito verde, o que colabora para o clima de sossego e relaxamento. Aos finais de semana, muitos moradores aproveitam o Parcão para fazer piqueniques, assim como as crianças aproveitam sua estrutura do parquinho infantil com seus brinquedos de madeira. Integram a paisagem do lugar ainda quadras de futebol e tênis, além de aparelhos de ginástica. O parque está localizado na Avenida Comendador Caminha, sem número, no bairro Moinhos de Vento. Funciona diariamente, 24 horas.

O Parque Moinhos de Vento, popularmente conhecido como Parcão, é excelente para a prática de esportes ao ar livre na cidade

O Parque da Redenção, também conhecido como Parque Farroupilha, é o mais tradicional e conhecido da cidade.

O Parque da Redenção, também conhecido como Parque Farroupilha, é o mais tradicional e conhecido de POA

Tombado como Patrimônio Histórico e Cultural de Porto Alegre, o lugar conta com monumentos, palmeiras, pedalinhos, mini zoológico e orquidário, em uma área de 38 mil m². Fica localizado entre os bairros de Bom Fim e da Cidade Baixa. Ponto de encontro entre turistas e moradores, o parque apresenta monumentos, pedalinhos e um lago. Muitos locais aproveitam a área com cuia e garrafa térmica próprias para degustar um chimarrão, bem ao estilo gaúcho de ser. Na zona arborizada ao lado do parque acontece aos domingos a Feira Brique da Redenção, voltada para a venda de antiguidades e artesanatos, onde se reúnem mais de 300 barracas e um grande público em busca de artigos exclusivos. Localizado na Avenida João Pessoa, sem número, funciona diariamente, durante as 24 horas.

Se quiser um contato ainda maior com a natureza, recomendamos um passeio de barco pelo rio Guaíba para comtemplar o pôr do sol sob as águas. O tour, que tem duração de uma hora, vai às ilhas próximas a Porto Alegre, além de passar por uma vila de pesquisadores, localizada em uma praia exclusiva. Se puder optar pelo passeio próximo ao horário do pôr do sol, no finalzinho da tarde, ele será ainda mais inesquecível. Há saídas do Cais do Porto, localizado na Avenida Mauá, 1050, no Centro, e também da Usina do Gasômetro, na Avenida Presidente João Goulart, 551, ambas na área central da cidade.

Falando sobre a Usina do Gasômetro, o lugar também é um dos pontos turísticos mais procurados em POA. Localizada em uma posição estratégica, a antiga usina proporciona um dos mais belos entardeceres da capital, com tons laranjas refletindo nas águas do rio Guaíba. Além do pôr do sol, a área também é muito visitada por abrigar um centro cultural com teatro, cinema, exposições, cafés, choperia e uma livraria, além da famosa chaminé de 117 metros, que pode ser avistada de longe. Tudo com arquitetura original. Funciona de terça a sexta, das 9h às 21 horas, e aos finais de semana, das 10h às 21 horas.

Já o Museu de Ciência e Tecnologia da PUC Rio Grande do Sul é uma excelente pedida para quem curte ciências e inovação tecnológica. São três andares de atividades interativas, 800 experimentos científicos, em um verdadeiro parque temático que irá aguçar a curiosidade tanto de crianças, quanto de adultos. Os experimentos envolvem os sentidos do visitante, permitindo que ele toque, ouça e sinta, expandido os sentidos. No lugar, estão expostos, por exemplo, uma bicicleta que simula a geração de energia, um giroscópio humano que atua com gravidade zero e 30 aquários que simulam a sensação de entrar dentro do mar. Está localizado na Avenida Ipiranga, 6681, prédio 40, no bairro Parten. Fica aberto de terça a sexta-feira, das 9h às 17 horas, e aos finais de semana, das 10h às 18 horas.

Gostou das dicas. Então, prepare a sua cuia e garrafa térmica e venha se apaixonar por POA! Boa viagem!

Equipe Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Acompanhe o Hoteis.com em todas as redes sociais!

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com