Blog Hoteis.com
João Pessoa Num Pulo

5 razões para visitar João Pessoa na Paraíba

As cidades do Nordeste estão entre os destinos mais desejados do nosso país. Muito por causa das inúmeras praias paradisíacas e pela forte cultura regional. Desde que começamos o Projeto Num Pulo era nosso sonho explorar mais a região que pouco conhecíamos mas que sempre admiramos. Em quase 2 anos de viagens pelo Brasil, tivemos a oportunidade de conhecer boa parte do nordeste. Visitamos quase todas as capitais e uma em especial nos chamou bastante atenção, ficando gravada na nossa memória como uma das experiências mais surpreendentes do projeto: João Pessoa.

A capital paraibana não está entre os destinos mais populares do Nordeste e, por isso, vamos listar aqui 5 ótimas razões para você arrumar as malas e planejar sua viagem para João Pessoa. Esperamos que, assim como nós, vocês se surpreendam e descubram um dos destinos mais interessantes de se conhecer nesse nosso enorme país. Aí vão elas.

1) João Pessoa tem um ótima estrutura, é limpa e organizada.

Quando pensamos nas cidades nordestinas logo nos vem à cabeça praias e mais praias. João Pessoa tem ótimas praias, como falaremos mais a frente, mas antes de tudo é uma excelente cidade com uma ótima estrutura. É limpa, arborizada e vem passando por vários investimentos voltados para turismo e cultura.

Nós ficamos hospedados em um hotel na excelente orla de Tambaú. A área é uma das mais completas da cidade com muitas opções de hotéis, barraquinhas de comida e artesanato, restaurantes de todos os tipos e claro a própria praia de Tambaú que é ótima de frequentar. Fizemos um passeio de bike muito agradável e ainda esticamos até a noite onde pudemos curtir a vida noturna na cidade.

Estação Cabo Branco - João Pessoa

A consciência em preservar a cidade é algo presente e motivo de orgulho para os paraibanos, estudantes e guias com quem pudemos conversar. Há uma legislação que limita a altura dos prédios, principalmente na orla de Tambaú. Estivemos em algumas cidades do Brasil onde a falta de uma regulamentação permitiu prédios tão altos que você só curte a praia em metade do dia, o restante é coberto de sombra. Ponto para João Pessoa.

Outros espaços na cidade estão muito bem cuidados e modernizados. Vale a pena passear pelo Parque Sólon de Lucena, a famosa Lagoa, um dos marcos da cidade. Além das ciclovias e espaço para prática de exercícios físicos, a lagoa é cercada de jardins e esculturas representando artistas locais. Nós adoramos conhecer espaços públicos como esse que, além de muito agradáveis e convidativos, rendem ótimas fotos. É sempre um grande prazer em nossas viagens chegar em lugares onde as pessoas que ali moram se encontram, criando um grande espaço de socialização.

Para completar, nos sentimos muito bem recebidos pelas pessoas em todos os lugares que fomos. O paraibano sabe receber bem seus visitantes e estão prontos para mostrar o que a cidade tem para te oferecer.

Poucas cidades nos fizeram pensar “Porque moramos onde moramos?” e João Pessoa nos encantou, como uma cidade tão bem estruturada, que deu vontade de morar por lá.

2) A cidade e região tem praias lindíssimas

Claro, estamos falando do litoral do nordeste, então, não poderia ser diferente. Ficamos impressionados com as praias que visitamos. As urbanas como Tambaú e Cabo Branco são ótimas como já falamos, mas as praias mais desertas, ao sul da cidade, são realmente imperdíveis. Visitamos duas delas: Tambaba e Coqueirinho. Essas praias, na verdade, fazem parte do município de Conde mas você pode perfeitamente visitá-las em sua viagem para João Pessoa.

Coqueirinho é umas das mais desejadas hoje por quem visita João Pessoa e tem um tempinho para esticar até o sul do estado. A praia é tranquila, extensa e com uma paisagem impressionante repleta de coqueiros e falésias. Fizemos uma caminhada por toda a orla e curtimos bastante fazer fotos entre os lindos corais que ficam visíveis na maré baixa. Existe um mirante natural, que não tivemos tempo de subir, mas que ali da praia já encanta pela beleza.

Praia Coqueirinho - João Pessoa

Tambaba é uma praia menor mas muito bonita. Existem formações rochosas se misturando à praia e que junto com as falésias formam um cenário lindíssimo. Para deixar tudo mais espetacular, há um curioso coqueiro que nasceu espontaneamente em cima de uma rocha no meio da praia. A obra prima da natureza é motivo de muitas fotos por quem passa por ali. Além de tudo isso, Tambaba é conhecida como uma das mais importantes praias de naturismo do Brasil e isso nos leva ao próximo motivo para se visitar João Pessoa e região.

3) Ter uma experiência naturista.

A gente sabe que nem todos terão coragem de ter essa experiência mas não poderíamos deixar de dizer que foi uma grande surpresa em nossa viagem. E se você conseguir se despir um pouquinho dos seus conceitos, tirar a roupa será o mais fácil.

Nós chegamos em Tambaba certos de que, para fazermos as imagens do nosso vídeo, não precisaríamos entrar na área naturista. Mas logo veio aquela pergunta: “Porque não? Já que estamos aqui, porque não termos essa experiência? Quando vamos ter outra oportunidade como essa?” Demoramos pelo menos uns 15 minutos pra responder essas perguntas e, enfim, decidimos ir.

A entrada é um corredor natural que tem uma escada de subida e uma descida até a praia. No meio, uma placa deixa claro que a partir dali só pode entrar sem as roupas. Isso gera a privacidade necessária para você se sentir à vontade para se despir. Tiramos nossas roupas e seguimos para a praia que não estava muito cheia. Haviam casais tomando sol, algumas pessoas nadando no mar e um grupo no bar socializando e assistindo futebol. Rapidamente suas preocupações vão sumindo e você começa a achar tudo aquilo muito natural. Foi libertador! Nós também nadamos e a sensação é ótima, vale muito a pena. Uma certa hora você começa a lembrar que algumas partes do seu corpo nunca viram o sol, então lembrem-se de passar protetor solar nas partes íntimas para que você não sofra nenhuma queimadura indesejada.

Ficamos tão contentes em ter a coragem de passar por essa experiência que decidimos registrar o momento com uma foto. Só não imaginávamos que a nossa câmera, que tem uma lente enorme, chamaria tanta atenção a ponto do representante da comunidade naturista vir até nós. Ele foi muito simpático e adorou o projeto Num Pulo. Nos falou um pouco sobre a comunidade naturista e suas regras. Disse que câmeras com lentes grandes causam preocupações em todos, pois podem tirar ótimas fotos de longe e ninguém ali quer quer ficar desconfortável.

Então fica a nossa dica: se quiser registrar também seu momento libertador o faça com câmeras discretas ou com o próprio celular e nunca faça fotos de outras pessoas ou com outras pessoas aparecendo sem autorização prévia. A regra é que todo mundo possa aproveitar a experiência naturista e ficar à vontade.

4) A cidade respira cultura nordestina e história.

Voltando aos atrativos da cidade, nós adoramos viver um pouquinho da cultura e visitar alguns pontos históricos da cidade.

Somos apaixonados pela cultura do nordeste e a gente vibra em ver o tanto que o nordestino sentem orgulho do que representam para o nosso país. Visitamos o Mercado de Artesanato Paraibano que tem ótimas opções de compra. Nos apaixonamos pelos chapéus cangaceiros e fomos muito bem atendidos por um senhor super simpático. Apesar de terem ficados lindos, levamos apenas uma lembrancinha para nossa coleção de viagem e deixamos uma gorjeta por termos tirado fotos com os chapéus.

A cidade tem muitos atrativos culturais. Vale a pena dar uma olhada na programação do Espaço Cultural José Lins do Rego, um lugar enorme, com opções para todos os públicos. Há exposições, teatros, galeria de arte e um planetário onde fizemos umas das nossas fotos favoritas do Projeto Num Pulo.

A Estação do Cabo Branco é outro destino cultural da cidade. No local acontecem cursos, exposições, feira de artesanato e atividades voltadas para ciência, arte e cultura. Mas o que a gente mais curtiu foi a arquitetura projetada por Oscar Niemeyer que, por si só, já vale a visita. O espaço fica próximo ao famoso Farol do Cabo do Branco que com certeza estará na sua lista de lugares para visitar, então não deixe de ir aos dois lugares.

Já na parte histórica, João Pessoa tem um centro histórico interessante. Alguns lugares não estão bem preservados mas isso é, infelizmente, um padrão em muitas cidades brasileiras. Porém, ainda sim, a cidade tem opções excelentes e muito bem cuidadas.

O Centro Cultural São Francisco é uma delas. O conjunto arquitetônico teve o início de sua construção em 1586 e hoje virou centro cultural aberto à eventos e visitações. A igreja é o atrativo mais impressionante e logo quando chegamos já fomos impactados pelos painéis de azulejo que ficam na lateral do largo que leva até a igreja. Bem legal.

Centro Cultural São Francisco - João Pessoa

Vale também uma visita ao Hotel Globo, atração famosa na cidade. O antigo hotel virou um museu com exposição sobre como era o espaço desde 1929. Mas o que mais valeu a visita foi a vista para o Rio Sanhauá desde o jardim e lateral do hotel.

Hotel Globo - João Pessoa

Como grande atrativo cultural não poderíamos deixar de falar no Pôr do Sol da Praia do Jacaré. É uma atração muito típica da cidade e que atrai não só turistas mas moradores. Todos os dias, por volta das 17h, o saxofonista Jurandy do Sax toca a clássica música Bolero, de Ravel, em seu barquinho no meio da praia fluvial. Inclusive, ele entrou para o Livro dos Recordes, como a pessoa que mais executou a música no saxofone. Mesmo se isso não for inusitado o suficiente para você, o local é cheio de barraquinhas de comida e artesanato e o pôr do sol ali é realmente bonito. Só precisa chegar cedo pois logo o lugar ficou cheio e foi difícil achar uma boa vista para o espetáculo.

5) A cidade ainda recebe menos turistas em comparação a outras capitais

Por fim, exatamente por não estar entre os destinos mais populares do nordeste, João Pessoa ainda recebe uma quantidade menor de turistas que as capitais vizinhas. Isso traz benefícios para quem quer curtir todas as atrações com mais tranquilidade. Mas não se engane, a cidade ainda assim fica cheia em várias épocas do ano, mas nada comparado a destinos muito procurados.

Por outro lado os investimentos em turismo estão crescendo bastante. Conversamos com representantes da Secretaria de Turismo e eles nos disseram ser esse um dos focos da gestão.

Então, aproveitem para conhecer e curtir a cidade enquanto muitos ainda não a adotaram como uma de suas prediletas do Nordeste, assim como nós já fizemos.

Esses são alguns das razões para se conhecer João Pessoa. Existem muito mais como vocês podem ver no vídeo Num Pulo João Pessoa. Temos certeza que vocês também vão adorar a nossa querida Jampa.

Daniel Negreiros e Paula Albino
Projeto Num Pulo

Procura hotéis em João Pessoa? Clique aqui e veja opções para todos os gostos!

Projeto Num Pulo

4 Comentários

  • Perfeito o documentário sobre a cidade. Também tive a oportunidade de conhecer e muito me encantou!
    A experiência naturista foi realmente bem natural e valeu mto conhecer.
    Até hoje guardo perfeitamente a lembrança do belo pôr do sol, ouvindo, bolero de ravel, emocionante, D++++++++

    • Que bom que o conteúdo do post está de acordo com a sua experiência =) João Pessoa é um destino maravilhoso e agora nesta época do ano está super em alta. Caso queira saber mais sobre outros destinos que você gostaria de visitar, nos avise aqui nos comentários do Blog, será um prazer compartilhar experiências. Abraços!

Hoteis.com em todo lugar!

Acompanhe o Hoteis.com em todas as redes sociais!

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com