BlogHoteis.com

Visite Aparecida do Norte

Visitando o maravilhoso santuário de Nossa Senhora: turismo em Aparecida do Norte
Todo ano, cerca de 12 milhões de turista peregrinam até Aparecida do Norte para visitar a Basílica Nova de Aparecida. A igreja comporta, em seu interior, até 45 mil pessoas por cerimônia. Não à toa, esses números fazem do destino o maior santuário dedicado à Maria, no mundo todo. na cidade, tudo gira em torno da padroeira do Brasil, que oficialmente se chama apenas Aparecida.

A imagem, encontrada pelos pescadores Domingos Garcia, João Alves e Filipe Pedroso, no rio Paraíba, em 1717, é um dos pontos altos da visita à Aparecida. Diz a lenda que, primeiro, os 3 encontraram o corpo da imagem. E, tempos depois, localizaram a cabeça.

Não demorou muito para a fama e a devoção se espalharem pelo país. Mas foi só no século 20 que a santa passou a adotar, oficialmente, seu traje característico: manto azul e coroa de ouro. Vale lembrar que a coroa de ouro com diamantes cravejados foi presente da Princesa Isabel, em 1884, em agradecimento pela gravidez. Alguns vários anos depois, Nossa Senhora passou a ser a padroeira do Brasil e, o dia 12 de outubro, ficou marcado como um feriado nacional em sua homenagem.

Fique atento ao calendário! Em outubro, por causa desta data, o destino é tomado por peregrinos, que vêm de várias partes do país em devoção à Nossa Senhora. Por isso, se o seu objetivo é fugir das multidões, considere outros meses para visitar o santuário.

Confira abaixo nossas dicas de atrações e de como aproveitar esse destino de fé e adoração.

Ah! Antes de mais nada, uma dica importante para sua hospedagem: na hoteis.com, você pode reservar seu hotel pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Atrações imperdíveis em Aparecida do Norte
Comece seu roteiro visitando a grandiosa Basílica Nova de Aparecida, impressiona os visitantes que chegam pela Rodovia Dutra.Todo o santuário está localizado em uma área de 1,3 milhão de metros quadrados, sendo que, só a Basílica, ocupa quase 72 mil m². Ou seja, é equivalente a oito campos de futebol.

Basílica Nova de Aparecida, Aparecida do norte

Sua construção em formato de cruz abriga a cultuada imagem de Nossa Senhora da Conceição Aparecida, que mencionamos anteriormente. Aliás, vale lembrar que o lugar abriga ainda um pequeno museu sacro, instalado numa das colunas do templo que também funciona como um mirante.

Se tiver a oportunidade, assista à celebração de uma missa neste igreja, que é cercada por verdadeiras obras de arte e vitrais coloridos que mudam de cor conforme a luz. Repare nos símbolos e desenhos do teto, paredes, piso e mosaicos. Tudo muito incrível!

No lado direito do altar, o visitante vai encontrar a Capela do Santíssimo. Nela, há uma cúpula totalmente revestida de pastilhas de porcelana banhadas a ouro e mosaicos onde estão representados os quatro evangelistas, Mateus, Marcos, João e Lucas. Fazendo uma referência ao Jesus presente como o pão e o vinho das celebrações, o visitante poderá ler a frase “Panis Algelorum Cibus Viatorum”, que significa “Pão dos anjos, alimento dos viandantes”. Uma clara alusão aos fieis que peregrinam até Aparecida.

Conheça também a Capela de São José, localizado à esquerda do altar. Com várias estrelas de Davi, o lugar é repleto de simbologias. Representando o sonho bíblico em que o anjo Gabriel diz a São José para acolher Maria como esposa, observe o painel central.

E, por falar em observar, aproveite para admirar a Cúpula Central, considerada a principal obra de todo Santuário. No total, conta com 34 m² de diâmetro e está a 17 metros de altura. O espaço foi, recentemente, inaugurado. Aqui, está representada a Árvore da Vida. A arte representa o centro da fé dos cristãos, Jesus Cristo. A cruz vazada, com 8 metros de altura, ganha o significado de tronco da árvore.

Quem viaja a Aparecida, com certeza, quer admirar a imagem da santa de pertinho. Em dias de semana e fora da “muvuca” dos feriados, dá pra fazer isso com calma, possibilitando que você pare para observar Nossa Senhora. A santa fica em um nicho, que também tem detalhes em pastilhas pintadas a ouro. Toda estrutura tem cerca de 37 metros de altura. Com muitas simbologias, detalha a pesca que ocasionou o encontro com a imagem da santa.

Já, no subsolo da Basílica, fica a sala de promessas. Prepare-se para se espantar com a grande quantidade de objetos doados por fiéis e devotos de Nossa Senhora. O acervo é tão vasto que se divide em várias sessões como: a do trabalho, com becas e diplomas, a de famosos, que conta com uma camisa do Ronaldo Fenômeno, e a de materiais hospitalares, com pedras que foram extraídas dos rins e tubos de ensaio com sangue de pessoas que estavam doentes se curaram. A área que corresponde ao estacionamento tem um shopping com praça de alimentação e lojas que vendem artigos religiosos e lembrancinhas da cidade.

Laços de promessas, Aparecida do Norte

Não deixe de dar uma passadinha na Velha Basílica de Nossa Senhora Aparecida, também conhecida como Matriz Basílica Nossa Senhora da Conceição Aparecida. Após uma longa reforma, o local foi reaberto e está ainda mais bonito e renovado. Construída em estilo barraco, a Velha Basílica ocupa o local da primeira erguida em homenagem à Nossa Senhora, em 1745. Antes de “morar” no Santuário, a antiga Basílica era a casa da imagem de Nossa Senhora.

Saindo do complexo do Santuário, para chegar até a antiga Basílica, pegue a Passarela da Fé. No total, são apenas 10 minutinhos de caminhada.

Passarela da Fé, Aparecida do Norte

Um dos lugares símbolo de Aparecida, a Passarela da Fé tem 390 metros de extensão e leva o visitante de dentro do santuário até a parte externa. Muitos pagadores de promessa costumam atravessar a passarela de joelhos, como símbolo de agradecimento pela graça alcançada, em uma das mais belas imagens de fé e devoção.

Aliás, percorrer o caminho da fé é outro passeio emocionante no santuário e que pode ser feito saindo de cidades como São Carlos, Cravinhos, Paraisópolis, Águas da Prata, Descalvado, Mococa e Tambaú. Dentre as opções, o trajeto mais curto é o que sai de Paraisópolis. No total, são 134 km a serem percorridos em 6 dias de peregrinação.

Já pelo caminho mais longo e árduo, o fiel terá que percorrer mais de 500 quilômetros. Um estímulo para quem vai encarar essa aventura é que, a cada parada, o visitante tem um novo carimbo na sua credencial. A caminhada pode ser feita individualmente ou em grupo, em qualquer época do ano.

Se a visão do santuário já é incrível a partir da Dutra, imagine de cima? Essa é a proposta do teleférico, que recebe o nome de Bondinho Aparecida. Ele é uma das ligações entre o Santuário Nacional e o Morro do Cruzeiro, um dos principais pontos de peregrinação da cidade. Aqui, os fiéis podem ver a representação das 14 estações da Via Sacra.

São 47 cabines que percorrem 1100 metros, possibilitando uma vista panorâmica do Santuário. Portanto, não deixe de conferir o Bondinho e dar uma esticada até o Morro do Cruzeiro.

Onde se hospedar em Aparecida do Norte
Quer curtir a cidade com calma e sem pressa? Confira 4 opções de bons lugares para ficar e aproveitar ao máximo a cidade.

Dentre os mais buscados pelos turistas está o Hotel Rainha do Brasil, que conta com estrutura 4 estrelas. Está a 27 minutos de caminhada do Santuário e a 23 minutos de distância do Aparecida Shopping. Buscando oferecer maior comodidade ao hóspede, estabelecimento tem serviço de traslado local, 2 restaurantes, academia, piscina interna, quartos com ar-condicionado, sala de jogos, café da manhã incluso e Wi-Fi gratuito. Quem já se hospedou aqui destaca o bom atendimento, a atmosfera incrível, a ótima localização e a boa infraestrutura dos quartos como pontos principais.

Outra boa opção de hospedagem para os romeiros é o San Diego Express Aparecida em Aparecida . Na categoria 3 estrelas, suas instalações são simples e confortáveis. Ou seja, é uma boa pedida para dar uma descansada depois de muito caminhar pela cidade. O estabelecimento atende bem famílias com crianças, já que conta com um parquinho para os pequenos se divertirem. Outros pontos positivos são o café da manhã e Wi-Fi gratuitos, quartos com ar-condicionado e o serviço de armazenamento de bagagens. Também está a 20 e poucos minutos de distância do Santuário.

A 2 minutos a pé do Santuário de Nossa Senhora, o Hotel Santo Graal é imbatível no quesito localização. Sua atmosfera também colabora muito com o aspecto espiritual da viagem, considerando sua infraestrutura simples e funcional. Os peregrinos que se hospedam aqui podem contar com café da manhã inclusivo, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, uma pequena piscina com um barzinho e um restaurante. Outra vantagem é que ele está a 4 minutos do
Aparecida Shopping.

Também pertinho do Santuário, o Hollywood Palace Hotel fica a cerca de 8 minutos de distância do complexo. Bem simples e com instalações mais rústicas, o estabelecimento é uma boa pedida para quem quer um lugar sem frescuras para passar a noite, com bom custo/benefício. Portanto, não espere luxo ou ostentação, pois esse não é o foco do hotel. Conta com recepção 24 horas, ar-condicionado, minibar, assistência para passeios e excursões e armazenamento de bagagens. Oferece ainda café da manhã grátis, assim como Wi-Fi e estacionamento.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com