BlogHoteis.com

10 melhores praias do litoral da Bahia

Como aproveitar as melhores praias do litoral da Bahia

O litoral da Bahia é conhecido por receber sol durante quase o ano todo, além de ter muita agitação, especialmente no Carnaval. Com vilas e cidades famosas e desconhecidas, não faltam opções para os turistas.

Para quem busca aproveitar as altas temperaturas, conhecer as melhores praias do litoral baiano é o melhor caminho. Assim, é possível curtir mar, sol e água fresca em um dos pontos mais bonitos do país.

A seguir, confira no post as dez melhores praias do litoral da Bahia. Aproveite a oportunidade e reserve aqui o seu hotel, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

1. Praia da Cueira – Ilha de Boipeba

A Praia da Cueira fica na Ilha de Boipeba, em uma região central da localidade. Com isso, seu acesso é bem facilitado, o que garante uma experiência livre de qualquer transtorno. É considerada a praia mais bonita da ilha, além de ser apropriada para o banho.

Ela é caracterizada por ter uma extensa faixa de areia fofa e em tom claro. Na enseada, o que chama a atenção é a grande quantidade de altos coqueiros. Eles foram uma espécie de paredão, criando um aspecto bem rústico.

Enquanto isso, o mar é bem tranquilo. Para completar, a água é cristalina e o reflexo do mar tem um tom incrível, que dá um visual muito paradisíaco a esse cartão-postal. Nesse ponto, é possível aproveitar a famosa e saborosa lagosta, típica do lugar.

2. Praia do Espelho – Trancoso

A Praia do Espelho fica em Trancoso, sendo considerada por muitos como a mais bonita da região. A experiência oferecida também não deixa nada a desejar em seu visual.

A enseada é larga e tem areia fofa e clara, trazendo muito conforto. Ela é bastante exótica, principalmente por causa da presença de vegetação nativa. São coqueiros, palmeiras e várias outras árvores, inclusive em grandes paredões de pedra.

litoral da Bahia
A Praia do Espelho é considerada por muitos como a mais bonita da região.

Um dos pontos da areia possui um pouco de contato com o rio, criando um encontro único. O formato irregular dessa praia é outro charme à parte, assim como o seu mar de tom turquesa. As ondas são tão calmas que, em alguns lugares, se formam pequenas piscinas naturais.

A estrutura de apoio é boa e há espreguiçadeiras e algumas barracas que servem drinques e pratos típicos. Se quiser aventura, percorra uma das trilhas para chegar aos mirantes.

3. Praia do Mutá – Porto Seguro

Já que a praia anterior foi em Trancoso, faz todo o sentido falar agora de Porto Seguro. É nessa cidade em que fica a Praia do Mutá, uma ótima opção para fugir do agito sempre intenso nesse destino.

Fica localizada quase saindo da cidade e sua enseada, de areia branca e fofa, é pouco ocupada até mesmo na alta temporada. Ponto positivo para quem está atrás de sossego.

O mar se confunde com o céu no horizonte graças ao seu reflexo intensamente azul. As ondas são tranquilas e muito seguras para todos os estilos de banhistas.

Ela ainda conta com vários barcos em alguns pontos e há uma pequena concentração de barracas para comes e bebes.

4. Praia de Taipus de Fora – Maraú

Localizada em Maraú, a Praia de Taipus de Fora chama a atenção por causa de suas características únicas, intensas e que são responsáveis por criar um visual incrível.

litoral da Bahia
A Praia de Taipus de Fora chama a atenção por causa de suas características únicas e intensas.

Nesse ponto, o mar tem um tom de azul que é quase inacreditável. Com um toque esverdeado, o aspecto da água é único. Ao mesmo tempo, há total cristalinidade, o que deixa tudo ainda mais interessante.

Como perto da arrebentação há várias barreiras de corais e com a maré tranquila, formam-se grandes piscinas naturais. Para quem gosta, é um prato cheio para fazer mergulho livre e conhecer as incríveis criaturas marinhas que passam por lá.

A enseada tem uma areia fina e compacta, além de alguns coqueiros e espécies nativas enfileiradas. Quanto à estrutura, há restaurantes e lojinhas nos arredores e também algumas barraquinhas para servir quem está aproveitando o visual.

5. Praia do Encanto – Morro de São Paulo

A Praia do Encanto também é conhecida como a Quinta Praia e fica em Morro de São Paulo, na Ilha de Tinharé. Por si só, o distrito já é afastado, mas essa praia é ainda mais.

Distante do centro, essa é uma escolha perfeita para quem busca uma opção tranquila e longe das badalações. Cruzar toda a distância vale a pena, pois o mar tem ondas menores e quase serenas, além de ela ser muito deserta.

A vegetação ao redor deixa tudo mais interessante e na maré baixa formam-se piscinas. Não estranhe se, por acaso, você avistar cavalos cruzando essas pequenas formações naturais.

Por ser tão afastada, a praia não tem barracas e estrutura como as outras. Como as refeições podem sair caras, vale ir preparando o bolso. Para chegar lá, você pode ir de barco, de charrete ou andar por 6 km.

No final do dia, o pôr do sol dá um show à parte nesse lugar, que é tranquilo como quase nenhum outro no restante da cidade.

6. Prainha – Itacaré

Em Itacaré, você poderá encontrar a bela Prainha. Apesar do nome, não é tão pequena e, certamente, é capaz de impressionar você com a beleza única que possui.

O mar é relativamente agitado e, na maré alta, costuma fazer a felicidade dos surfistas. Ao mesmo tempo, tem um tom de turquesa maravilhoso e que cria um visual único.

A paisagem também é favorecida pela grande presença de vegetação. Essa é uma praia “escondida” justamente por ser protegida em suas duas pontas por morros cobertos de floresta. Para quem chega nesse lugar, o visual é bem caribenho.

O acesso é feito por uma trilha de uma hora e que deve ser realizada com um guia. Como é de se esperar, não possui tanta estrutura turística, então vá preparado para aproveitar esse paraíso quase intocado.

7. Praia do Sul – Ilhéus

Em Ilhéus, a Praia do Sul é uma opção urbana e ideal para quem deseja ter facilidade de acesso e busca um local agitado e com bastante estrutura. A praia faz parte das mais frequentadas por lá, então se prepare para dividir o espaço durante a alta estação.

A areia é clara e fina, ajudando a criar um visual bem confortável, quase como se fosse um tapete. Também não faltam barraquinhas, mesas e cadeiras, com boas refeições sendo servidas.

O mar é calmo na maioria dos pontos, sendo ideal para famílias com crianças. Entretanto, há áreas ao sul em que o mar é violento e agitado, além de ter muitas rochas. Vale prestar atenção nisso para evitar acidentes e garantir a diversão.

Como acontece na maioria das praias do litoral baiano, também há várias palmeiras na enseada. Aproveite o frescor que essas árvores trazem e aprecie a paisagem de uma das opções mais bonitas e frequentadas da Bahia.

8. Praia do Satu – Caraíva

Pequena, quase desconhecida e sensacional na mesma medida: essa é a Praia do Satu, em Caraíva. Trata-se de uma opção perfeita para quem deseja conhecer áreas pouco exploradas da Bahia e ser recompensado com visuais sem igual.

A areia é clara e muito compacta, o que a deixa bem fresca em vários momentos do dia. Em alguns pontos, há pequenas pedras no local que, na maré baixa e tranquila, formam uma espécie de piscina natural.

O mar é cristalino e com ondas bem baixas. Com temperatura agradável, é uma opção perfeita o ano inteiro e que também é ideal para as famílias.

Um dos maiores destaques do ponto é que há uma lagoa de água doce bem perto do mar. De água escura, o visual é contrastante e muito interessante, além de ser outra opção para aproveitar o calor.

Para acessá-la, é preciso cruzar a baía e caminhar por uma hora ou fazer a travessia de barco. Com isso, só há uma barraca no lugar, onde é possível comprar bebidas frescas.

9. Praia do Forte – Mata de São João

Em Mata de São João fica a Praia do Forte, uma das mais famosas e bonitas do litoral baiano. Com isso, ela tende a ficar bem movimentada durante o verão, sendo perfeita para quem curte agito.

litoral da Bahia
A Praia do Forte é uma das mais famosas e bonitas do litoral baiano.

Um dos seus maiores destaques é o mar de tonalidade turquesa e águas cristalinas, que forma um verdadeiro paraíso tropical. Em alguns pontos, há formações de corais, que criam pequenas piscinas ideais para o mergulho livre.

A faixa de areia não é muito larga, mas é extensa o suficiente para dar conta das centenas de pessoas que a visitam. De areia branca e fofa, a praia oferece muita estrutura, com barracas para todos os gostos.

Se for viajar para entre julho e outubro, você ainda poderá fazer passeios de barco para observar as baleias jubarte, que chegam ao litoral com todo o seu esplendor.

10. Praia do Farol da Barra – Salvador

E, como não poderia faltar, é óbvio que temos que falar de Salvador. A capital conta com várias praias lindas, mas uma das melhores é a do Farol da Barra.

litoral da Bahia
A Praia do Farol da Barra é um dos maiores cartões-postais da Bahia.

O local abriga um dos maiores cartões-postais da Bahia, onde são realizados vários eventos. Em comparação, é como se fosse a Copacabana baiana, devido à sua popularidade.

Sua estreita faixa de areia branca e fofa, que tem várias pedras nos extremos, fica lotada durante a alta temporada — então, prepare-se! O mar não é totalmente sereno, mas as ondas são baixas e oferecem uma experiência segura, desde que as formações rochosas sejam observadas.

Essa praia também fica próxima ao centro da capital, facilitando a chegada e a saída. Com várias opções de barracas e restaurantes, nada fica faltando, até o pôr do sol, que é uma experiência única.

Como estar na capital é muito conveniente para chegar a várias dessas outras praias, aproveite para reservar o seu hotel em Salvador em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

Conhecendo agora essas opções, basta montar o seu roteiro de viagem e se preparar para explorar as melhores praias do litoral baiano!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com