Se você procura o que fazer em Gramado e Canela, saiba que essas cidades estão entre os destinos mais procurados do Brasil! E não é por acaso.
As duas cidades são famosas pela culinária e arquitetura com fortes influências alemã e italiana. Cada detalhe, seja na beleza das ruas, nos parques ou no atendimento ao turista, é tudo muito bem cuidado para proporcionar experiências memoráveis. Isso, por si só, já torna Gramado e Canela cidades encantadoras.
Durante o ano, e principalmente em Gramado, acontecem vários eventos que atraem muita gente para a cidade. O Natal Luz é provavelmente o mais aguardado e tem uma programação repleta de espetáculos durante os meses de novembro e dezembro. A cidade fica ainda mais linda com as decorações natalinas. Mas vale ressaltar, é a época mais lotada e você precisa se programar para garantir sua hospedagem e ingressos das atrações.
Independente da época que você for, há muito o que fazer em Gramado e Canela, cidades que têm atrações incríveis, que valem toda a viagem. Vamos listar as que a gente mais gostou e, que na nossa opinião, são imperdíveis.
O que fazer em Gramado e Canela: 5 dicas imperdíveis
1) Comer Muito Bem
Um dos principais diferenciais em visitar Gramado e Canela é aproveitar os inúmeros restaurantes, cantinas, bistrôs, gelaterias e docerias por toda a cidade. A culinária italiana e alemã são as mais presentes e o fondue um dos pratos mais procurados pelos turistas. Mas não caia no erro de ficar só nas famosas sequências de fondue, elas costumam ser mais caras e existem muitas outras opções de bons pratos por toda a cidade.
Um coisa você pode ter certeza. Você será muito bem atendido. Os restaurantes possuem profissionais muito simpáticos e muito receptivos aos clientes. A gente arrisca dizer que nunca fomos tão bem atendidos como em nossas experiências em restaurantes das duas cidades. É algo que dá muita satisfação, além é claro, das comidas deliciosas que você vai experimentar.
Em Gramado são muitas opções. A avenida principal possui muitos deles, são bonitos e vistosos mas não necessariamente os melhores. E não se preocupe, dificilmente você vai entrar em uma furada, a cidade tem realmente muitas boas opções. Fomos em dois restaurantes que adoramos e valeu muito a experiência.
O primeiro é o El Fuego, um restaurante super agradável com uma excelente comida a preços justos. Pode ser uma boa opção para a sequência de fondue mas nós adoramos os pratos principais com carnes e peixes deliciosos. O restaurante pode ficar cheio e é bom chegar cedo ou tentar uma reserva.
O segundo é o Per Voi, um restaurante italiano com decoração típica e muitas opções de massas e galetos. A comida é muito boa e o atendimento sem igual. É provavelmente a melhor comida italiana da cidade e, sem dúvida, uma opção imperdível.
Já em Canela, tivemos duas experiências gastronômicas que foram ótimas. A primeira foi no pequeno, mas muito charmoso, Santê Bistrô onde comemos um delicioso risoto. Opção simples e gostosa. E a segunda foi no Castelinho Caracol que, além de atração histórica como falaremos mais a frente, possui uma lanchonete com café, bolinhos e o famoso apfelstrudel. Esse doce de maçã é uma delícia, dizem ser o melhor do mundo, e todos que forem para a cidade não podem deixar de experimentar.
2) Apreciar a arquitetura e beleza das cidades
As duas cidades são lindas, limpas, arborizadas e com canteiros de flores para todos os lados. A arquitetura, principalmente de influência alemã, deixa as cidades com uma atmosfera européia e muito diferente dos centros urbanos que estamos acostumados. É realmente de encher os olhos com tanta beleza e cuidado em cada detalhe. Isso faz com que qualquer passeio a pé pelas avenidas já seja um atrativo a parte.
Em Gramado, caminhe pela cidade com calma, principalmente na Avenida Borges de Medeiros e seu lindo canteiro central passando pela Praça Major Nicoletti e Igreja de São Pedro além de visitar a Fonte do Amor Eterno, ao lado da Igreja, e a famosa Rua Coberta com vegetação no teto e muitos restaurantes. Uma das ruas mais bonitas e curiosas da cidade é a popular Rua Torta, que tem seu traçado todo curvilíneo e é cheia de flores, realmente muito linda. Rende ótimas selfies.
Ainda em Gramado, um dos principais e mais belos atrativos é o Lago Negro. O lago artificial foi construído como forma de recuperar a área após um incêndio e muitas das árvores foram trazidas da europa. O projeto paisagístico é lindo. Você pode fazer um passeio muito agradável caminhando ao redor do lago ou ainda passear pelas águas com os pedalinhos de cisne.
Em Canela você vai poder apreciar a impressionante Catedral de Pedra, cartão postal da cidade e uma das mais belas catedrais que você verá em todo o país. Além disso, vale passear pela avenida principal, Oswaldo Aranha, além de visitar os chalezinhos coloridos do Parque do Lago onde você encontra artesanato e souvenirs.
3) Se impressionar com a Natureza
Gramado e Canela não são só boa comida e clima europeu. Também tem muita natureza e cenários lindos para conhecer, principalmente em Canela. Os dois mais famosos são o Parque da Ferradura e o Parque Estadual do Caracol.
O Parque do Caracol fica poucos minutos de Canela e lá possui a famosa Cascata do Caracol, uma queda d’água de 131 metros muito impressionante. É fácil chegar no mirante para ver a cascata e se estiver animado você pode descer uma escadaria de mais de 700 degraus até a base da cascata ou andar por trilhas que levam ao topo. Mas podemos garantir, só a vista do mirante já vale o passeio, a cascata é muito incrível. Você fica hipnotizado pela beleza e imponência da natureza, parece cena de filme e você vai fazer ótimas selfies.
Já o Parque da Ferradura fica um pouco mais distante mas você passa por uma estrada bonita, típica da serra gaúcha, com imagens de santos por todo o caminho. O parque tem paisagens belíssimas e imperdíveis. É ótimo para quem gosta de trilhas mas, se você só quiser apreciar as impressionantes paisagens, não vai ter dificuldades em chegar aos mirantes de fácil acesso. A vista mais bonita é sem dúvida a do Mirante Vale da Ferradura, que leva esse nome devido ao trajeto do rio em torno das montanhas em forma de ferradura. É de tirar o fôlego!
4) Curtir e saborear a parte histórica
Além das visitas à Igreja de São Pedro e à Catedral de Pedra que já trazem um aspecto histórico, uma das atrações mais interessantes para se aprender sobre o primeiros habitantes da região é o Castelinho Caracol. É uma visita obrigatória e que você pode fazer quando estiver indo ou voltando do Parque do Caracol.
O antigo casarão construído no início do século XX pertencia a uma das primeiras famílias a construir residência na região. Hoje ele é praticamente um museu e cafeteria. Você pode fazer a visita em alguns cômodos e ver um pouco de como as pessoas viviam na época observando vários objetos como brinquedos, instrumentos musicais, ferramentas e móveis da época. A cozinha, onde é feita o famoso e realmente imperdível apfelstrudel, é uma atração à parte com um lindo fogão da época todo trabalhado e pintada com flores decorativas.
Além da casa e do lanchinho, você pode passear pela área externa que é muito bonita. O cenário com riacho, ponte coberta, lago e casas de ferreiro são lindos e imperdíveis.
5) Experienciar alguma atração turística
Gramado e Canela tem um forte desenvolvimento turístico e existem muitas atrações pré montadas para divertir casais, famílias, crianças e todo tipo de turista. Tem de tudo, “museu” do chocolate, parques temáticos, “museu” de locomotivas, “museu” da moda, “museu” de motocicletas e por aí vai. São tantas opções que a gente acredita que é importante pesquisar bastante antes e escolher algumas, mas não muitas, para conhecer. Várias atrações são simples e só vão ser interessantes se você estiver com crianças. Então realmente pesquise e escolha.
Se você não quiser correr o risco de errar, a nossa dica é ir ao Mini Mundo. Um parque de miniaturas a céu aberto bastante impressionante. Ali existem réplicas de vários lugares do Brasil e do Mundo que foram feitas numa escala reduzida mas com detalhes perfeitamente construídos. É realmente muito interessante e vale demais o passeio. Lá existem funcionários do parque que além de contarem detalhes sobre as miniaturas te ensinam a fazer fotos com ângulos realísticos usando o seu próprio celular. Super divertido. Não à toa, se tornou um dos atrativos mais populares de Gramado.
Quer saber quais são os melhores hotéis em Gramado? Separamos uma lista com os mais reservados pelos hóspedes da Hoteis.com:
1. Hotel Alpestre
2. Bavaria Sport Hotel
3. Prodigy Hotel Gramado
4. Hotel Encantos Hortensias
5. Wish Serrano Resort & Convention Gramado
6. Master Premium Gramado
Essas são as dicas imperdíveis que fizeram parte do nosso roteiro em Gramado e Canela. Sem dúvida umas das viagens mais gostosas que fizemos. Você passa dias muito prazerosos e fica com aquela vontade de voltar várias e várias vezes. São cidades que pra gente representam experiências que ficaram na nossa memória e que com certeza vamos repetir em nossas viagens.
Adorei as dicas… Com certeza vamos aproveitar descobrir outras tbm….
Olá Cristiane! Que bom que você gostou das dicas sobre Gramado. Abraços =)
Olá Cris! Agradecemos a sua mensagem. O projeto Num Pulo http://www.facebook.com/numpulo consiste em levar aos usuários o maior número de informações sobre o destino em menos de um minuto, passando pelos principais pontos turísticos. As fotos que você meciona, são tiradas do vídeo, enquanto acontece o Pulo. Espero que você tenha gostado do texto! Confira o vídeo e saiba mais sobre o projeto na página do Facebook dos nossos parceiros, sobre outros destinos! Valeu, Abraços.
Ótimo resumo. Estou indo a Gramado em Set/18 pela primeira vez mas pelo que pesquisei em vários locais o seu texto é exatamente o que eu pretendo fazer.
Olá Francisco Durand, tudo bem? Que bom que você gostou das dicas do nosso blog! Esse post foi escrito pela Paula, que foi viajar com o marido Daniel. Os dois exploraram a cidade e registraram cada detalhe (desde as fotos até os vídeos). É mesmo uma cidade encantadora, com muitas opções de passeios, fora a gastronomia que é excelente. Aqui neste outro post, falamos de mais alguns pontos turísticos https://bloghoteis.com/descubra-os-encantos-de-gramado/. Neste link, você consegue simular os preços de estadia em hotel https://www.hoteis.com/de139635/hoteis-em-gramado-brasil/ e ver opinião de outros usuários que já utilizaram o serviço de hospedagem. Dependendo de quantos dias você estará em Gramado, vale esticar até Canela e Bento Gonçalves https://bloghoteis.com/roteiro-serra-gaucha-o-que-fazer-cidades/. Faça uma ótima viagem! Compartilhe com a gente como foi a sua experiência. Qualquer dúvida, nos avise, um grande abraço = )
Parece seeeer tão lindo, Obrigada pelas dicas.*.*
Mas tenho uma dúvida, será que Gramado não é entediante para quem já conhece a Alemanha?
Eu pretendo viajar para Gramado com um alemão, morei um ano na Alemanha e agora ele vem para o Brasil.
Pensei em levá-lo ( além da minha cidade;Brasilia) ao Rio, Pirenópolis e Gramado.
Acha que é uma boa?
Olá Camila, tudo bem? Que ótima notícia saber que você gostou das dicas e que tem ideias ótimas de passeio. Acho muito válido levá-lo para Gramado, pois apesar das influências alemãs e italianas (principalmente em sua arquitetura), é possível curtir muitas experiências proporcionadas por brasileiros, como o enoturismo, o ecoturismo (rafting, rapel, mountain bike, pêndulo e trekking), entre outras atividades locais como o espetáculo Natal Luz (ingressos e mais informações neste site https://natalluz.net/, começa em Outubro e vai até Janeiro), Festival de Cinema. Por exemplo, vocês podem explorar juntos o Circuito das Uvas (Vale dos Vinhedos – Várias vinícolas como a Garibaldi, Cave de Pedra e degustação de produtos produzidos no Brasil) ou as Queijarias e Cervejarias (Valle Bier, Moinho Graciema). Esse tour pode incluir também almoço (Cantina Strapazzon – que foi o cenário do filme O quatrilho). Os hotéis e agências locais combinam o ponto de encontro do tour, alguns duram o dia todo. Vocês escolhem quais visitas e atividades realizar também em outras cidades bem próximas, como por exemplo Nova Petrópolis (famosa por suas malharias), Bento Golçalves. Custo : Em média R$ 120 reais (baixa temporada) e R$ 140 (alta temporada | feriados, julho, novembro a dezembro). Em Canela, bem ao lado de Gramado, você pode visitar o Ice Bar mundo Gelado http://icebarmundogelado.com.br, a Catarata do Caracol. Para mais dicas específicas de Gramado temos esse outro artigo com alguns restaurantes https://bloghoteis.com/gramado-melhor-da-cidade/ , hotéis https://bloghoteis.com/hoteis-especiais-para-curtir-o-natal-luz-de-gramado/ . Brasília, ele irá amar com certeza, eu particularmente fui até Brasília, em um dia fiz o tour que os hotéis oferecem em todos os pontos turísticos, caminhei a pé pelo centro. Um casal de amigos me levou até o Lago do Paranoá, fora que são várias opções de bares norturnos com bandas locais maravilhosas. Além disso estiquei uns dias na Chapada dos Veadeiros https://bloghoteis.com/o-que-fazer-em-brasilia/ e todos me recomendaram voltar e conhecer Pirenópolis http://www.curtamais.com.br/goiania/o-que-fazer-em-48-horas-na-charmosa-pirenopolis (achei esse artigo legal em outro blog). Rio https://bloghoteis.com/descubra-o-rio-de-janeiro/ , está em alta agora, além dos pontos turísticos principais (Cristo Redentor e Pão de Açúcar, Lapa) as praias Búzios e Arraial do Cabo. https://bloghoteis.com/?s=rio+de+janeiro
Espero ter ajudado. Que vocês façam uma ótima viagem ! Um dica é planejar a hospedagem com antecedência, assim você consegue encontrar hotéis e pousadas no centro da cidade de Gramado ou em Canela, com grande disponibilidade de quartos https://www.hoteis.com/de139635/hoteis-em-gramado-brasil/ , Pirenópolis https://www.hoteis.com/de149645/hoteis-em-pirenopolis-brasil/, Brasília https://www.hoteis.com/de159541/hoteis-em-brasilia-brasil/ , Rio de Janeiro https://www.hoteis.com/de146100/hoteis-em-rio-de-janeiro-brasil/ . Um grande abraço =)
Dezembro de 2018 4a. Vez em Gramado. Me sinto muito bem nesse local.