BlogHoteis.com

6 melhores destinos de festas juninas pelo Brasil

Festa Junina: 6 destinos para curtir a época de São João

Junho (e julho também) é época de aproveitar as delícias típicas das festas de São João. É o momento também de brincar de casamento na roça, de se vestir de caipira, de comer muitas receitas com milho e de beber quentão.

A Festa de São João é um dos eventos mais aguardados pelos brasileiros depois do Carnaval. As cinco regiões do país possuem suas tradições características para comemorar os dias de Santo Antônio (13 de junho), São João (24) e de São Pedro (29).

São tantos arraiás que o Ministério do Turismo produziu uma lista com os 54 destinos que realizam as melhores festas juninas do Brasil. As festividades deste ano estão mudando a rotina de 87 cidades de 21 estados de todas as regiões do país, principalmente no Norte e no Nordeste.

Para divulgar as atrações também fora do país, a Embratur tem promovido na Europa uma série de apresentações das festas típicas de São João para diversificar a oferta de pacotes turísticos em outros países. Em Roma, capital da Itália, foi registrado o maior público até o momento com 30 mil pessoas. Seguido de Lisboa, em Portugal, com mais de 15 mil pessoas, e Madri, na Espanha com cerca de 6 mil pessoas.

Para ajudá-lo a se decidir com tantos arraiás acontecendo por todo o Brasil, selecionamos os seis melhores destinos de festas juninas para você aproveitar ao máximo essa festa tão tradicional brasileira.

Confira a nossa seleção e aproveite para reservar o seu hotel no destino escolhido em 12 vezes sem juros e sem IOF.

Melhores 6 destinos de festas juninas no Brasil

1. Campina Grande (Paraíba)
Campina Grande disputa com Caruaru o título de maior e melhor São João do mundo. A festa atrai 2, 5 milhões de pessoas todos os anos em busca de shows de artistas com alcance nacional de diferentes gêneros, apresentações de forró, xaxado, xote, sanfoneiros, danças típicas, quadrilhas juninas, repentistas e milhares de barracas com pratos da gastronomia regional.

Até um casamento coletivo faz parte da programação anual da enorme festa junina que toma conta da Praça Parque do Povo, no centro da cidade. Outro destaque do arraial é a fogueira cenográfica, que chega a medir 18 metros.
Há também a “Locomotiva Forrozeira”, um trem que faz o trajeto entre Campina Grande e o município de Galante. O mais legal é que cada vagão possui um trio de forró para garantir a diversão dos viajantes.

Em junho e no início de julho, são 30 dias consecutivos de festa que neste ano recebe uma novidade: uma incrível capela de gelo! A atração foi construída pela marca Trident Fresh para que os visitantes possam se casar com direito até a “certidão de casamento Fresh” e fotos para registrar o momento.

Os noivos terão que usar roupas térmicas especiais para suportar a temperatura da capela, que estará entre 5 e 10 graus negativos. Já pensou você se casar em plena festa de São João vestindo roupa térmica em uma capela de gelo!? Muito legal, não?

2. Caruaru (Pernambuco)
Considerada a Capital do Forró, Caruaru disputa o título de maior e melhor São João do mundo com Campina Grande, na Paraíba (como já mencionamos acima). O evento oferece mais de 300 atrações musicais entre apresentações de forró, quadrilhas com até quatro mil pessoas, barracas de comidas típicas e shows de artistas do sertanejo e axé.

As famosas “drilhas” são os destaques desta imensa festa. Trata-se de grupos de quadrilha que se apresentam de maneira semelhante aos blocos de carnaval de Salvador. Uma das mais tradicionais e procuradas do agreste pernambucano, a festança dura o mês inteiro de junho no Pátio de Eventos Luiz Gonzaga e no bairro Alto do Mouro, principais pontos da folia.

Marcelo Calero conhece o São João de Caruaru. Fotos: Janine Moraes/MinC

Caruaru também sedia o festival de comidas gigantes, quando bolos, cuscuz, pamonhas e mungunzá ganham proporções impressionantes. Bandas de pífano, um tipo de flauta transversal, e ainda desfiles de bacamarteiros completam as comemorações.
Estando na cidade, não deixe de visitar a Feira de Caruaru, uma das principais atrações turísticas da região, que acontece na Praça 18 de Maio e recebe por semana cerca de 40 mil visitantes.

3. Mossoró (Rio Grande do Norte)
Mossoró durante o mês de junho é conhecido como “Mossoró Cidade Junina”, tamanha é a importância que a festa de São João tem para a economia e o turismo da região, atraindo mais de 1 milhão de turistas durante o período junino.

Há atrações para todos os tipos como apresentações musicais com artistas locais e nacionais, circo do forró, quadrilhas, festivais de humor, feiras de comida e artesanato, e até espetáculos teatrais.

As festas ocorrem no Corredor Cultural de Mossoró, uma área que concentra importantes prédios públicos como a Estação de Artes Eliseu Ventania e o Teatro Municipal Dix-Huit Rosado. Há ainda o Burro-Táxi (passeio de carroça), o Fórmula Jegue (corrida de jumentos), shows de repentistas e de sanfoneiros. Haja disposição para acompanhar tantas atrações!

4. Corumbá (Mato Grosso do Sul)
A cidade de Corumbá possui a maior festa junina do Pantanal, no estado do Mato Grosso do Sul, a 428 km da capital Campo Grande. As comemorações sempre começam depois do dia 20 de junho, quando é realizado o Banho de São João, que concentra a atenção de moradores e turistas.

O ritual é realizado anualmente na noite do dia 23 de junho, quando a imagem do santo é levada em procissão até o Porto Geral de Corumbá, para que o banho seja realizado no Rio Paraguai, que passa na margem direita da cidade.

A população acredita que o banho de rio renova as forças de São João e abençoa tudo que é relacionado ao homem e as águas. Este evento é considerado Patrimônio Imaterial Cultural do Mato Grosso do Sul.

O público presente vai aproveitar a festança também para assistir a shows, concursos, apresentações de quadrilhas, queima dos fogos de artifícios e até missas, além de se deliciar com os pratos típicos da região.

5. Forró Caju – Aracaju
O Forró Caju – Aracaju costuma atrair anualmente cerca de um milhão de pessoas na capital do estado de Sergipe. É uma das festas que mais trazem turistas para a região, com cerca de 140 atrações locais e nacionais reunidas durante 14 noites na praça de eventos entre os mercados Albano Franco e Thales Ferraz.

O formato atual do arraial é de um megaevento, com praça de alimentação, camarotes e programação extensa e diversificada. A programação alternativa inclui apresentações folclóricas, trios pé-de-serra e quadrilhas.

Aracaju possui uma cultura muito rica com diversas atrações turísticas e belas praias. Ostenta os títulos da cidade com menos desigualdades e mais segura do Nordeste. Outra conquista é ser conhecida como a capital universitária nordestina, recebendo milhares de estudantes anualmente.

Seus principais pontos turísticos são a Passarela do Caranguejo, o Palácio Museu Olímpio Campos, o Oceanário de Aracaju, a Crôa do Goré e as suas praias, como a Praia Aruana, do Saco e de Atalaia. No geral, são praias de águas mais tranquilas e areias mais claras, com a possibilidade de formação de dunas.

Passarela do caranguejo, praia Atalaia

6. Itumbiara (Goiás)
A cidade de Itumbiara promove uma das festas juninas mais tradicionais do estado de Goiás. Os festejos costumam acontecer do final do mês de junho ao começo de julho. Nesses dias, as principais atrações que agitam a região são os shows de artistas conhecidos da música sertaneja e do forró. Diversas barracas de comidas típicas completam a festa de Itumbiara.

As comidas típicas deste arraial são muito procuradas pelos turistas de todo o Brasil. O evento oferece, além das apresentações musicais e quadrilhas, um festival de comidas tradicionais. Um dos pratos mais pedidos pelos visitantes é o “Caribó”, uma receita que leva massa de pastel, frango, mandioca e muçarela.

Itumbiara fica ao sul de Goiás, na divisa com o estado de Minas Gerais. Está localizada a 204 km de Goiânia. A cidade é considerada a principal porta de entrada de turistas do estado, além de ser uma das maiores cidades exportadoras de Goiás, devido à sua localização estratégica próxima a Minas Gerais e a São Paulo.

Seus principais pontos turísticos são o Rio Paranaíba, a Cachoeira do Salitre, o Farol da Beira Rio e a Ponte Affonso Penna, sendo esta última responsável por interligar os estados de Goiás e de Minas Gerais. A prática de esportes aquáticos é muito procurada pelos turistas.

Gostou das dicas? Então, não perca mais tempo e corra para reservar agora mesmo o seu hotel no destino da Festa de São João que você mais gostou entre a nossa seleção!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com