Maceió, o paraíso das águas
Tudo que se possa dizer sobre Maceió será pouco diante da real experiência de estar nessa cidade e viver a magia da capital de Alagoas. Dos lugares paradisíacos aos melhores hotéis e restaurantes em Maceió, todos os passeios vão encantar o visitante.
Conhecida como “Paraíso das Águas”, a cidade é relativamente jovem, foi fundada em 1815, mas já ultrapassou seu primeiro milhão de habitantes e é a sexta mais importante de toda região Nordeste.

Mas certamente o mais importante é a hospitalidade de um povo que aprendeu a receber o viajante com todo carinho e acolhimento.
Outra maravilhosa surpresa: os restaurantes em Maceió são um verdadeiro paraíso gastronômico, onde o que há de melhor da culinária regional brasileira anda de mãos dadas com o que há de melhor na cozinha internacional.
O carinhoso título de “Paraíso das Águas” está diretamente ligado ao grande número de restingas e às lagoas de Mundaú e Manguaba, formadas pelo fechamento do canal que levava essas águas até o mar. Daí também advém o nome da cidade, do tupi maçayó, “o que tapa o alagadiço”.

De formação fortemente religiosa, Maceió também apresenta um belo conjunto arquitetônico de igrejas e capelas, como a de Nossa Senhora do Ó, a segunda mais antiga de todo o estado de Alagoas.
O visitante terá muitas opções para visitar e conhecer, a começar pela belíssima Catedral Metropolitana.

Além das praias paradisíacas, areias, dunas brancas e museus, a cidade atrai os turistas também pela quantidade de festas e festivais que promove ao longo do ano, sempre com forte presença das manifestações de arte popular.
Depois de visitar algumas das mais belas praias da região – Gunga, Francês, Ipioca, Pajuçara – e dar uma esticadinha para conhecer a cinematográfica Maragogi, na divisa com o Sergipe, o visitante possivelmente estará com um bom apetite para outra viagem.

Há muito o que fazer em Maceió e um tour gastronômico vai tornar a sua passagem pela capital alagoana ainda mais inesquecível. E não é para menos. Os frutos do mar em profusão, que são oferecidos nos cardápios locais, disputam espaço com outros ingredientes também muito característicos.
Talvez somente em Maceió você possa apreciar o caldinho de sururu, um molusco de água doce, quitute exótico para paladares ousados. Mas você pode também arriscar um pouco menos, tomando uma caipirinha de seriguela ou experimentando um picolé de tapioca.
Top 7 restaurantes em Maceió
Para sua viagem gastronômica, separamos uma seleção dos 7 melhores restaurantes em Maceió. Uma escolha muito difícil, diante de tantas boas opções que a cidade oferece aos visitantes. Vamos a eles!
1. Bodega do Sertão
Certamente um dos mais concorridos de Maceió, o Bodega do Sertão tem um cardápio variado e criativo, além de decoração e atendimento impecáveis. Num canto do salão, uma estátua do Padre Cícero observa os comensais, abençoando as maravilhas que desfilam entre pratos e talheres.

Entre os pratos principais, estão a Carne de Sol na Nata, o Baião de Dois (Rubucão), a exótica Buchada, a Carne de Sol com Macaxeira e o “Baião do Mar”, uma espécie de “paella” abrasileirada, com muito camarão e polvo, misturados com arroz, feijão e algumas verduras.
2. Massarella
O restaurante Massarella é italianíssimo e vem fazendo a alegria da clientela desde 1988. Num ambiente familiar, que proporciona um clima europeu, com simplicidade e bom gosto, o Massarella capricha nas receitas italianas com ousadia e muito critério na escolha dos ingredientes.

Um dos pratos mais pedidos é o “Camarão a La Bruno”, flambados na vodca, servido com creme de leite e especiarias. Mas há espaço também para as carnes como o “Mignette Quatro Queijos”, com medalhões de mignon servido com creme de queijos. As brusquetas de entrada também são imperdíveis, especialmente a servida com anchovas.
3. Janga
Requinte, bom gosto e cordialidade. Esses ingredientes fazem parte de todos os excelentes pratos do Janga Restaurante, que tem na cozinha brasileira, principalmente a focada em frutos do mar, seu mais forte alicerce culinário.
O ambiente é muito agradável e a carta de vinhos elogiada pelos frequentadores.

Bem localizado em Ponta Verde, o ambiente é lindo, requintado, aconchegante e o cardápio ostenta tudo que há de melhor: entradas, pratos fartos à base de frutos do mar, carnes e massa. O “Camarão Jangadeiro alagoano” é imperdível, o carro-chefe da casa. De sobremesa, a cocada (assada, molhadinha) com sorvete de tapioca, servida no próprio coco, é perfeita.
4. Maria Antonieta
Outro italiano de sucesso em Maceió é o Maria Antonieta, caracterizado por sua enorme árvore de ferro iluminada em meio ao salão. Espere elegância e pratos sofisticados, além de um atendimento caloroso e aconchegante.
Antes de mais nada, peça a carta de vinhos, considerada uma das mais completas de Maceió.

Entre as opções, desde o antepasto, passando pelas saladas e pelo prato principal, até a sobremesa, o visitante vai perceber que a missão mais difícil é escolher: a variedade é absurda.
Mas podemos começar com as burratas (bolotinhas de mozzarella da búfala) com tomate seco, em seguida, um “escaloppine a la marsalla” (escalope de mignon ao molho de vinho marsalla com risoto zaferano) e terminar com um verdadeiro tiramissu. Que tal?
5. Armazém Guimarães
Há lugares também para a boa e tradicional pizza, e o melhor deles é o Armazém Guimarães, eleito por diversas vezes a melhor pizzaria de Maceió. Não só pelo cardápio variado, com mais de 50 sabores, mas também pela qualidade da massa, sempre assada em enormes fornos à lenha, e pela hospitalidade dos atendentes, sempre carinhosos.
Dica: a pizza “Pau de Arara”, com carne seca e catupiry, é surpreendente!

O visitante ainda tem a opção de escolher uma mesa no espaço externo, aproveitando a paisagem da noite de Maceió, sempre muito agradável, ou ficar no espaço interno, com vista para os enormes fornos, onde as pizzas são assadas à vista dos comensais.
Para completar o cardápio, cervejas bem geladas e bons vinhos.
6. Casa de Mãinha
Aqui não é o requinte, mas a simplicidade que seduz o visitante. O Casa de Mãinha é um dos restaurantes mais queridos pelos próprios consumidores locais. Isso garante um certificado de garantia quando o assunto é comida típica regional.
Os atendentes são sempre atenciosos e o cliente tem uma variedade incrível por um preço único no buffet.

Entre os pratos servidos, além de uma variedade de folhas e legumes nas saladas, há algumas receitas bem típicas, como sarapatel, sururu, mexilhão ao coco, dobradinha e até caldo de mocotó. Tudo produzido com as mãos de verdadeiras cozinheiras locais, o que garante o sabor alagoano em sua plenitude.
7 . New Hakata
Por último, mas não menos importante,, não poderia faltar a boa e tradicional cozinha oriental. O New Hakata pode ser considerado uma experiência completa de sabores e aromas.
O restaurante trabalha não apenas com a culinária japonesa, mas também chinesa e tailandesa, uma explosão de cores e texturas capaz de seduzir qualquer cliente de bom gosto.

Há sempre duas opções básicas no cardápio: pratos feitos na chapa (pescados, camarões, lulas, polvos) ou pratos mais tradicionais, servidos no prato (sushis, sashimis, etc). Seu paladar e seu gosto vão orientar o seu pedido.
Seja qual for sua opção, não deixe de provar uma das caipirinhas feitas com saquê, uma delícia!
Hotéis e pousadas em Maceió
Hotel Brisa Suítes
Próximo à Praia de Pajuçara, o Hotel Brisa Suítes possui 96 quartos com ar-condicionado e Wi-Fi e oferece os serviços de arrumação diária, lavanderia, equipe multilíngue, concierge, armazenamento de bagagem e assistência com excursões e ingressos.

O hotel possui ainda seu próprio restaurante e uma piscina externa. Os jornais diários são oferecidos no saguão e o estacionamento é cortesia.
Vista Mar Hotel
Também ao lado da Praia de Pajuçara, a 13 minutos de caminhada do Museu da Imagem e do Som e do Centro Cultural de Exposições Ruth Cardoso, o Vista Mar Hotel disponibiliza 62 quartos com ar-condicionado e serviço de TV a cabo.

O hotel possui ainda piscina externa e terraço e oferece serviços de arrumação diária e assistência para excursões e ingressos par shows. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos.
Hotel Verde Mar
À beira-mar, na Praia de Pajuçara, e com uma bela piscina externa, o Hotel Verde Mar possui 62 quartos com ar-condicionado e serviço de arrumação diária.

O hotel possui Wi-Fi gratuito, sala de jogos com fliperama, restaurante com bar/lounge, sala de reunião e serviço de lavanderia. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos e os hóspedes contam com assistência para ingressos e excursões.
Aram Ouro Branco Hotel
A 2 minutos de caminhada da Praia de Pajuçara, o Aram Ouro Branco Hotel possui 82 quartos com ar-condicionado e arrumação diária. O hotel oferece restaurante e um bar ao lado da piscina externa, terraço e recepção 24 horas por dia.

Há ainda serviço de lavanderia, salas de reunião à disposição, armazenamento de bagagem e uma equipe multilíngue para auxiliar os hóspedes de língua estrangeira. O café da manhã e o Wi-Fi são gratuitos.
Laguna Praia Hotel
A 4 minutos de caminhada da Praia da Pajuçara, o Laguna Praia Hotel possui 35 quartos com ar-condicionado e oferece arrumação diária.

O hotel tem ainda uma piscina externa, bar/lounge, serviço de lavanderia, armazenamento de bagagem e assistência para excursões e ingressos de shows na cidade e região. Há TV e Wi-Fi nas áreas comuns e o café da manhã é cortesia.
Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de Hotéis e curta o melhor de Maceió
Encontre os melhores hotéis em Maceió, no site da Hoteis.com.
Adicionar Comentário