BlogHoteis.com

Arraial d’Ajuda: um pedaço do céu na Bahia

A gente já sabe que Bahia reúne alguns dos destinos mais incríveis do país. São locais de vegetação preservada, belas praias, muito sol e agitação. Mas há um lugar paradisíaco, com praias de um azul esverdeado exuberante, que guarda o agito da vizinha Porto Seguro, sem abrir mão da tranquilidade à beira-mar. Arraial d’Ajuda é um destino surpreendente e cheio de história. Porto Seguro possui um dos carnavais mais animados do Brasil.

Ao contrário do que muita gente acha, Arraial d’Ajuda não é uma cidade e, sim, um distrito de Porto Seguro.

Isso, é claro, não o torna menos incrível, e sua história continua sendo muito rica e interessante. Como o distrito fica bem na Costa do Descobrimento, é um local ocupado desde muito cedo. Por volta de 1549 chegaram os primeiros jesuítas, e fundaram a primeira igreja católica do Brasil. A Igreja de Nossa Senhora da Ajuda foi construída na metade do século 16, marcando como um dos pontos importantes desse pequeno lugar e do país, uma vez que é o santuário católico mais antigo do Brasil.

O povoado, então, começou a se desenvolver lentamente. Quando já estava consolidado, foi anexado a Porto Seguro, embora não se saiba, exatamente, quando isso ocorreu. Hoje, Arraial d’Ajuda é um lugar com ruas estreitas e de pedra, construções tradicionais e uma beleza única, que atrai turistas e romeiros de todas as partes do país.

Depende fortemente do turismo e conta com um povo acolhedor que recebe muito bem os turistas que aparecem aos montes. Preparada para atender a esse fluxo de visitantes, a localização é uma ótima escolha para curtir as férias.

Porto Seguro, Trancoso, Santa Cruz Cabrália e Praia do Espelho são alguns dos pontos de interesse vizinhos ao distrito, e por isso sua localização é tão privilegiada. Reúne o agito de Porto Seguro à tranquilidade das praias de Cabrália com toda a sofisticação de Trancoso.

Apesar de ser um distrito modesto, Arraial d’Ajuda não é nada entediante. Esse é um destino atraente para as suas próximas férias com opções para todos os gostos.

Chegando nesse local, você poderá escolher entre as seguintes atrações:

Praias de Arraial d’Ajuda
As praias são, sem dúvidas, as principais atrações de Arraial d’Ajuda. Com sol praticamente o ano inteiro, as opções de praias em Arraial são muito belas e interessantes. Além de tudo, são menos concorridas do que outros destinos considerados “óbvios”, como Porto Seguro. Então, a tranquilidade é garantida.

A Praia de Taípe é uma das mais bonitas da região, sendo conhecida por sua extensa faixa de areia clara, compacta e fofa. Há muita vegetação ao redor e, em certo ponto, a praia é dividida por uma incrível formação rochosa esculpida pelo tempo. É um pouco isolada, mas há barracas que garantem uma boa experiência.

Já a praia do Pitinga é conhecida pela extensa faixa de areia, repleta de barraquinhas e tendas que trazem o máximo de conforto. As águas são cristalinas e não são muito agitadas, com palmeiras ao fundo que ajudam a completar o visual.

A Praia do Mucugê possui areia fina e fofa, além de um mar cristalino com a formação de piscinas naturais.

A Praia do Mucugê é a mais movimentada do distrito por estar próxima do centro. Possui areia fina e fofa, além de um mar de tom intenso e cristalino. Em alguns pontos, há formações rochosas que formam uma barreira onde as ondas quebram e que formam rasas piscinas naturais.

A Praia do Mucugê possui areia fina e fofa, além de um mar cristalino com a formação de piscinas naturais.

Próxima a Mucugê, a Praia do Parracho tem a mesma areia fofinha e o mar transparente. As barracas Parracho e Cabana Grande são os agitos do local, com uma infraestrutura completa e onde rolam shows.

E é na foz do Rio Buranhém, pertinho das balsas, que fica a Praia do Apaga Fogo. Famosa pelo Eco Parque Arraial d’Ajuda repleto de toboáguas, é o endereço de quem procura diversão.

O que fazer em Arraial d’Ajuda
Há muito o que fazer em Arraial d’Ajuda à noite, como conhecer a Rua do Mucugê . Ela é repleta de bares, restaurantes e lojas, garantindo uma experiência muito autêntica da região. Os paralelepípedos irregulares dão um charme extra ao ponto, que é um dos mais movimentados.

Se estiver viajando com crianças ou se quiser ter uma viagem cheia de aventura, visite o Eco Parque Arraial d’Ajuda.

Ele conta com toboáguas diversos, piscinas de ondas e passeios incríveis, e é considerado um dos melhores parques temáticos do Brasil. Fica na Praia de Mucugê e há 20 anos traz muita diversão. Funciona diariamente, das 10h às 17h.

O Shopping D’Ajuda é uma atração diferente dos tradicionais complexos de compras em Arraial d’Ajuda. Ele é muito autêntico, com pequenas lojinhas em construções típicas e com muito contato com a natureza. Nele, é possível encontrar itens típicos, artesanato e muito mais. Fica aberto diariamente, das 17h à 0h.

Quando se fala em construções históricas, a mais importante é, sem dúvidas, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Ajuda. Esse santuário possui mais de 500 anos com a imagem da santa sendo trazida ainda no século 16. Com um visual característico, com linhas tradicionais e cor amarela, a igreja chama a atenção por ainda oferecer uma linda visão do oceano. As missas são realizadas às segundas, terças, quintas e sextas-feiras às 19h, assim como aos sábados. Às quartas e quintas-feiras, há celebrações às 7h. Aos domingos, elas ocorrem às 10h e às 19h30.

Logo em frente, está o Largo da Ajuda, que corresponde ao Centro Histórico de Arraial d’Ajuda e, além da igreja e de pequenas casas, conta com uma pequena estátua do Cristo Redentor. Trata-se de um ótimo lugar para tirar fotos e aproveitar a vista do mirante.

A Praça Caminho do Mar é uma das mais antigas do distrito, localizada perto da rua com maior movimento. É repleta de árvores, barraquinhas típicas e oferece uma experiência integrada com os moradores e outros turistas.

Não deixe também de visitar a agitada Porto Seguro, com as barracas animadas por muito axé, e Trancoso, com a sofisticação em contato com a natureza.

Onde ficar em Arraial d’Ajuda
Com dezenas de hospedagens disponíveis, o distrito sabe receber muito bem os seus visitantes. Os melhores hotéis de Arraial d’Ajuda oferecem uma viagem incrível. Então, é fundamental escolher corretamente.

Com vista para o mar, as acomodações do Arraial d’Ajuda Eco Resort são excelentes para aproveitar ao máximo o passeio. Além dos restaurantes e bares, ainda tem parque aquático e área infantil.

Arraial d’Ajuda Eco ResortOs mais de 10 mil metros quadrados de mata atlântica são a vista do Sagui Boutique Hotel. Proporcionando uma experiência de requinte em contato com a natureza, o hotel tem esse nome por conta dos saguis-de-cara-branca que habitam a natureza local. O destaque vai para a piscina com água salgada e a atmosfera de muita paz desse encantador hotel em Arraial d’Ajuda.

É também de muito sossego os ambientes do Maitei Hotel. Com vista para o mar azul, os quartos são aconchegantes e a piscina do hotel tem um visual incrível. Complete seu bem-estar desfrutando do completo spa e degustando o menu refinado do restaurante do hotel. Casais em lua-de-mel têm atendimento diferenciado.

Já o Privillage Praia Pousada de Charme é um hotel muito charmoso. No estilo da vilinha de Arraial d’ Ajuda, o hotel tem toda a quietude que você precisa para recarregar as baterias, seja no lounge, nas espreguiçadeiras, seja na piscina com vista para a Praia da Pitinga.

Para quem prefere um clima de fazenda, o Casa Grande São Vicente reúne as culturas brasileira e portuguesa em ambientes agradáveis que proporcionam uma experiência muito rica. Esse hotel em Arraial d’Ajuda oferece a possibilidade de day-use das áreas comuns deste amplo local.

Além desses, há vários outros locais que garantem conforto e ótima experiência. Para aproveitar ótimas condições, reserve o seu hotel em Arraial d’Ajuda em até 12 vezes e sem juros e sem IOF. Assim, fica fácil curtir as férias, não?

Arraial d’Ajuda: dicas
Depois de montar seu roteiro de viagem e escolher sua hospedagem, é hora de pegar as últimas dicas para ter uma excelente experiência. Como Arraial d’Ajuda é cheio de atrações e de opções do que fazer, você não vai querer perder nada, certo?

Então, prepare-se e confira as nossas últimas dicas.

Como chegar a Arraial d’Ajuda
Apesar de antigo e muito importante, o distrito é bem pequeno e, por isso, não conta com aeroporto. Portanto, se você estiver fora do estado da Bahia, o ideal é aterrissar no Aeroporto de Porto Seguro, inclusive para quem está em Salvador.

Do aeroporto, a distância até Arraial d’Ajuda é de menos de 10 km. Depois de cruzar a balsa, é só seguir de carro ao sul da BA-986 por 15 minutos. Se preferir, também é possível alugar um transporte na hora de fechar sua viagem.

Melhor época do ano para ir a Arraial d’Ajuda
Estando tão perto do Equador, a incidência de sol é grande no litoral baiano durante todo o ano. Com isso, não há, exatamente, um período ruim se você quiser aproveitar as praias. Mas para tudo ficar melhor, aproveite as estações quentes. De dezembro a março, é alta temporada, portanto os preços ficam mais salgados. Se desejar participar de uma das festas religiosas mais típicas do local, a em homenagem a Nossa Senhora d’Ajuda, marque a viagem para o começo de agosto.

Onde comer em Arraial d’Ajuda
E, como não poderiam faltar, as indicações de bons restaurantes o ajudarão a aproveitar o melhor da culinária de Arraial d’Ajuda.

No Naturalíssima, você poderá provar opções feitas com muito carinho, inclusive com pratos saudáveis por um preço ótimo. Fica na famosa Rua do Mucugê, 119-223.

Já o Café da Santa é perfeito para quem deseja aproveitar um café reforçado e recheado de delícias. A decoração tradicional combina perfeitamente com o menu variado e saboroso. Fica aberto de terça a domingo, das 7h às 22h, e funciona na Praça Brigadeiro Eduardo Gomes, 134.

O Restaurante Alecrim Dourado traz opções típicas da Bahia com uma apresentação contemporânea e em um ambiente muito familiar. Além disso, também conta com a opção de buffet variado. Fica na Rua do Mucugê, 246, e funciona de quarta a segunda-feira, das 16h às 23h30.

Com todas essas informações sobre Arraial d’Ajuda, você estará bem preparado para aproveitar esse pedacinho do paraíso cheio de belezas, encantos e histórias. O que você achou desse destino? Conte para a gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com