BlogHoteis.com

Arraial do Cabo: conheças as belas praias do litoral no Rio de Janeiro

Arraial do Cabo é uma cidade brasileira localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Como o próprio nome indica, a cidade é um cabo: é um pedaço de terra (grande) que entra no mar. Lá você vai encontrar algumas das praias mais belas do mundo.

O lugar tem uma excelente fama, por isso ganhou até alguns apelidos, como “Capital do Mergulho”, “Paraíso do Atlântico”, “Caribe Fluminense” e “Caribe Brasileiro”. Este último está estampado na placa oficial que dá boas-vindas para quem chega na cidade.

O mergulho ganha bastante destaque nessa região, sem falar que sua base econômica é o ecoturismo. O acesso é fácil e os preços são em conta, por isso é um excelente destino para descansar e curtir uma praia.

Quais são as praias de Arraial do Cabo?

● Praia do Farol: é a estrela da cidade. Inclusive é conhecida como uma das mais lindas do Brasil. O tom da água é parecidíssimo com o de Caribe, somente acessada por barco, valendo muito a pena ser visitada;

Praia do Forno: é possível acessar essa praia por barco ou trilha. A enseada possui diferentes cores do mar, além de ser cercada por muito verde, e conta com quiosques e barracas;

Praia do Forno, Arraial do Cabo 2

Praia Grande e Prainha: são ideais para quem gosta de infraestrutura e não curte muito praias desertas. Elas possuem muitos quiosques e restaurantes. De qualquer maneira, para quem quiser se isolar um pouco em um lugar mais natural há algumas áreas de isolamento. As águas da Prainha são calmas e cristalinas. Além disso, é a porta de entrada de Arraial. A Praia Grande possui mar aberto, por isso, é muito procurada pelos surfistas. As duas praias podem ser acessadas a pé ou de carro;

● Praia Brava: essa é para quem adora isolamento. Para chegar lá, é preciso passar por uma trilha. A praia apresenta uma pequena faixa de areia e um mar bem agitado (daí a razão do seu nome);

Praia dos Anjos: essa é o oposto da Praia Brava – está sempre bastante movimentada, sendo desta praia que partem os barcos para a Praia do Farol;

Prainhas do Pontal do Atalaia: um lugar paradisíaco. Quando a maré está baixa, as prainhas viram uma só. Dá para chegar de carro ou de barco.

Quais as principais atrações de Arraial?

Além das belíssimas praias, Arraial do Cabo conta também com diversas atrações. Confira:

● O mar é bastante especial, uma vez que neste lugar acontece o fenômeno de ressurgência. Esse fenômeno traz as águas profundas (ricas em vida marinha) para a superfície. É uma grande fartura de peixes;

Mergulho: como já foi mencionado, Arraial possui uma vida marinha diversificada (desde golfinhos, tartarugas, lagostas, lulas até arraias e peixes. Todos vivem em plena harmonia). Os mergulhadores adoram e, inclusive, consideram Arraial um dos melhores lugares do país para fazer essa prática. Muitos fazem o mergulho do batismo, outros se divertem com o snorkeling. As águas transparentes encantam os turistas;

● Passeio de barco e a Gruta Azul: os passeios de barco duram, em média, 4 horas e são sempre realizadas a partir da Praia dos Anjos. O roteiro inclui o Pontal do Atalaia, Ilha do Farol e Gruta Azul. Essa gruta possui 30 metros de extensão e 15 metros de altura. Recebe esse nome devido aos efeitos causados pelas paredes de seu interior, as quais têm tons prateados e dourados e ficam azuis quando há incidência de luz;

● Pontal do Atalaia: perfeito para casais. Ali é possível assistir ao pôr do sol diretamente na ponta do mar;

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira: possui esqueletos de diversos animais marinhos, peças de naufrágios e também aquários com animais vivos. O Museu funciona de terça a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados e feriados, abre das 13h às 18h. Durante a alta temporada, que é de novembro a fevereiro, funciona das 14h às19h;

Porto do Forno: localizado na Praia do Forno, é uma marina de 2 píeres, onde entram os produtos para a cidade e também saem as produções de sal;

● Centro Cultural Manoel Camargo: é uma das três instituições de museologia de Arraial que conta a história da cidade com peças e painéis. O Centro Cultural abre às segundas, quartas e sextas, das 8h às 22h. Já às terça e quintas, funciona das 8h às 21h30min;

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: foi erguida em 1506 pelos portugueses e está entre as primeiras edificações do Brasil. Está localizada em uma elevação da Praia dos Anjos.

Onde fica Arraial do Cabo?

O melhor e mais prático caminho para chegar a Arraial do Cabo é a partir do Rio de Janeiro, que fica a 165 km de distância. As opções de meio de transporte são carro ou ônibus. Já para quem vem de outras capitais ou cidades não tão próximas, o avião é uma excelente opção.

É importante ressaltar que a cidade terá em breve uma Taxa de Preservação Ambiental, o TPA, que nada mais é que um pedágio. Esse tributo será destinado a preservação, proteção e conservação do meio ambiente da região.

Carro

Para ir do Rio de Janeiro a Arraial, é preciso atravessar a Ponte Rio-Niterói, acessar a BR-101 e depois seguir a Via Lagos (RJ-124), que leva até a Região dos Lagos. É importante ressaltar que esse trajeto é privatizado e, portanto, haverá cobrança de pedágio. Uma vantagem é que esse caminho é bastante sinalizado. A viagem leva em torno de 2h30′.

Avião + carro

Caso você venha de outra cidade brasileira, o mais recomendado é ir de avião até o Rio de Janeiro. A partir de lá, é possível alugar um carro no próprio aeroporto (tanto no Aeroporto Santos Dumont quanto no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão) para seguir viagem até Arraial. Os dois aeroportos possuem várias locadoras para alugar carros.

Avião

É possível chegar de avião perto de Arraial. O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio (CFB), que fica a 13 km de Arraial. Os voos até lá são fretados ou comerciais, pela companhia aérea Azul, mas é importante ressaltar que estes são operados a partir do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Ônibus

Na Rodoviária Novo Rio existem diversas linhas de ônibus que ligam Rio de Janeiro a Arraial do Cabo diariamente. A empresa que faz esse trecho é a Auto Viação 1001. As passagens podem ser compradas tanto online quanto na hora de embarcar e a viagem leva em torno de 3 horas.

Caso você esteja saindo da rodoviária de São Paulo, existem duas opções: uma é ir até o Rio de Janeiro e pegar o ônibus mencionado acima; a outra é ir até Cabo Frio, cidade vizinha de Arraial, e de lá pegar um ônibus urbano ou táxi.

Como circular em Arraial?

No centro e nas praias próximas é possível fazer tudo a pé. No entanto, se quiser conhecer praias mais afastadas, como é o caso das Prainhas do Pontal do Atalaia, o ideal é ir de carro.

Qual o melhor hotel em Arraial do Cabo?

Diferentemente de outras cidades próximas que oferecem hotéis de luxo, Arraial conta com diversos hostels e pousadas. As praias com as maiores opções de hospedagens são: Praia dos Anjos, Prainha e Praia Grande. Há também charmosas pousadas com preços que não pesam tanto no bolso. Confira:

Méditerranée: Próximo à Prainha, este hotel está bem localizado em Arraial do Cabo e oferece estrutura para viagens de lazer e de negócios, com uma equipe cordial num ambiente completo.

Pousada Tantomar: O ambiente aconchegante deste pousada em Arraial do Cabo é inspirado numa vila de pescadores. No Pontal do Atalaia, possui piscina, ar-condicionado, sauna, biblioteca e uma vista incrível.

Estalagem do Porto: No centro histórico de Arraial do Cabo, a Estalagem do Porto é uma pousada em Arraial na Praia dos Anjos com um ambiente rústico muito aconchegante.

Hotel da Canoa: No centro da cidade, esse hotel em Arraial do Cabo tem uma estrutura simples, mas que agrada aos hóspedes, principalmente por sua localização.

Hotel Capitão n’Areia: Essa charmosa pousada fica na área nobre de Arraial do Cabo e tem um atendimento fantástico. De frente para a Praia dos Anjos, tem piscina e quartos com hidromassagem.

O que comer em Arraial?

A gastronomia de Arraial do Cabo é excelente. A sua marca registrada é a gigantesca fartura de frutos do mar. Ali você pode provar um dos melhores peixes na brasa do país e o melhor: os preços são bastante acessíveis.

É muito comum encontrar pratos para duas pessoas nos cardápios, entretanto é comum que as porções satisfaçam até três pessoas. A maior concentração de restaurantes está em Praia Grande, Praia dos Anjos e Prainha.

Dicas para viajar gastando pouco

Como foi apresentado, viajar para Arraial do Cabo não costuma pesar muito no bolso. Muitas atrações podem ser visitadas a pé, as hospedagens são extremamente acessíveis e a gastronomia é generosa e deliciosa, com porções que servem até 3 pessoas.

A cidade atrai turistas todos os anos e muitos viajam para lá sem obrigações, uma vez que querem só curtir. Tudo ali é acessível, fácil e ainda barato. É um ótimo destino para deixar o orçamento e os roteiros de lado.

Não deixe de conhecer Arraial do Cabo! Praias lindas com águas cristalinas, hospedagens acessíveis e gastronomia rica em frutos do mar são algumas de suas atrações.

Gostou do nosso guia? Aproveite e reserve seu hotel em Arraial do Cabo em até 12x sem juros e sem IOF.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com