BlogHoteis.com

Arraial do Cabo: conheças as belas praias do litoral no Rio de Janeiro

Arraial do Cabo é uma cidade brasileira localizada na Região dos Lagos, no estado do Rio de Janeiro. Como o próprio nome indica, a cidade é um cabo: é um pedaço de terra (grande) que entra no mar. Lá você vai encontrar algumas das praias mais belas do mundo.

O lugar tem uma excelente fama, por isso ganhou até alguns apelidos, como “Capital do Mergulho”, “Paraíso do Atlântico”, “Caribe Fluminense” e “Caribe Brasileiro”. Este último está estampado na placa oficial que dá boas-vindas para quem chega na cidade.

O mergulho ganha bastante destaque nessa região, sem falar que sua base econômica é o ecoturismo. O acesso é fácil e os preços são em conta, por isso é um excelente destino para descansar e curtir uma praia.

As praias que agitam Arraial do Cabo

Praia do Farol: é a estrela da cidade. Inclusive é conhecida como uma das mais lindas do Brasil. O tom da água é parecidíssimo com o de Caribe, somente acessada por barco, valendo muito a pena ser visitada;

Praia do Forno: é possível acessar essa praia por barco ou trilha. A enseada possui diferentes cores do mar, além de ser cercada por muito verde, e conta com quiosques e barracas;

Praia do Forno, Arraial do Cabo 2

Praia Grande e Prainha: são ideais para quem gosta de infraestrutura e não curte muito praias desertas. Elas possuem muitos quiosques e restaurantes. De qualquer maneira, para quem quiser se isolar um pouco em um lugar mais natural há algumas áreas de isolamento. As águas da Prainha são calmas e cristalinas. Além disso, é a porta de entrada de Arraial. A Praia Grande possui mar aberto, por isso, é muito procurada pelos surfistas. As duas praias podem ser acessadas a pé ou de carro;

Praia Brava: essa é para quem adora isolamento. Para chegar lá, é preciso passar por uma trilha. A praia apresenta uma pequena faixa de areia e um mar bem agitado (daí a razão do seu nome);

Praia dos Anjos: essa é o oposto da Praia Brava – está sempre bastante movimentada, sendo desta praia que partem os barcos para a Praia do Farol;

Prainhas do Pontal do Atalaia: um lugar paradisíaco. Quando a maré está baixa, as prainhas viram uma só. Dá para chegar de carro ou de barco.

Mergulho, passeio de barco e paisagens maravilhosas, Arraial do Cabo além das praias

Além das belíssimas praias, Arraial do Cabo conta também com diversas atrações. Confira:

● O mar é bastante especial, uma vez que neste lugar acontece o fenômeno de ressurgência. Esse fenômeno traz as águas profundas (ricas em vida marinha) para a superfície. É uma grande fartura de peixes;

Mergulho: como já foi mencionado, Arraial possui uma vida marinha diversificada (desde golfinhos, tartarugas, lagostas, lulas até arraias e peixes. Todos vivem em plena harmonia). Os mergulhadores adoram e, inclusive, consideram Arraial um dos melhores lugares do país para fazer essa prática. Muitos fazem o mergulho do batismo, outros se divertem com o snorkeling. As águas transparentes encantam os turistas;

Passeio de barco e a Gruta Azul: os passeios de barco duram, em média, 4 horas e são sempre realizadas a partir da Praia dos Anjos. O roteiro inclui o Pontal do Atalaia, Ilha do Farol e Gruta Azul. Essa gruta possui 30 metros de extensão e 15 metros de altura. Recebe esse nome devido aos efeitos causados pelas paredes de seu interior, as quais têm tons prateados e dourados e ficam azuis quando há incidência de luz;

Pontal do Atalaia: perfeito para casais. Ali é possível assistir ao pôr do sol diretamente na ponta do mar;

Museu Oceanográfico Almirante Paulo Moreira: possui esqueletos de diversos animais marinhos, peças de naufrágios e também aquários com animais vivos. O Museu funciona de terça a sexta, das 9h às 17h. Aos sábados e feriados, abre das 13h às 18h. Durante a alta temporada, que é de novembro a fevereiro, funciona das 14h às19h;

Porto do Forno: localizado na Praia do Forno, é uma marina de 2 píeres, onde entram os produtos para a cidade e também saem as produções de sal;

Centro Cultural Manoel Camargo: é uma das três instituições de museologia de Arraial que conta a história da cidade com peças e painéis. O Centro Cultural abre às segundas, quartas e sextas, das 8h às 22h. Já às terça e quintas, funciona das 8h às 21h30min;

Igreja de Nossa Senhora dos Remédios: foi erguida em 1506 pelos portugueses e está entre as primeiras edificações do Brasil. Está localizada em uma elevação da Praia dos Anjos.

Como chegar

O melhor e mais prático caminho para chegar a Arraial do Cabo é a partir do Rio de Janeiro, que fica a 165 km de distância. As opções de meio de transporte são carro ou ônibus. Já para quem vem de outras capitais ou cidades não tão próximas, o avião é uma excelente opção.

É importante ressaltar que a cidade terá em breve uma Taxa de Preservação Ambiental, o TPA, que nada mais é que um pedágio. Esse tributo será destinado a preservação, proteção e conservação do meio ambiente da região.

Carro

Para ir do Rio de Janeiro a Arraial, é preciso atravessar a Ponte Rio-Niterói, acessar a BR-101 e depois seguir a Via Lagos (RJ-124), que leva até a Região dos Lagos. É importante ressaltar que esse trajeto é privatizado e, portanto, haverá cobrança de pedágio. Uma vantagem é que esse caminho é bastante sinalizado. A viagem leva em torno de 2h30′.

Avião + carro

Caso você venha de outra cidade brasileira, o mais recomendado é ir de avião até o Rio de Janeiro. A partir de lá, é possível alugar um carro no próprio aeroporto (tanto no Aeroporto Santos Dumont quanto no Aeroporto Internacional Antônio Carlos Jobim/Galeão) para seguir viagem até Arraial. Os dois aeroportos possuem várias locadoras para alugar carros.

Avião

É possível chegar de avião perto de Arraial. O aeroporto mais próximo é o de Cabo Frio (CFB), que fica a 13 km de Arraial. Os voos até lá são fretados ou comerciais, pela companhia aérea Azul, mas é importante ressaltar que estes são operados a partir do Aeroporto Internacional de Confins, em Belo Horizonte.

Ônibus

Na Rodoviária Novo Rio existem diversas linhas de ônibus que ligam Rio de Janeiro a Arraial do Cabo diariamente. A empresa que faz esse trecho é a Auto Viação 1001. As passagens podem ser compradas tanto online quanto na hora de embarcar e a viagem leva em torno de 3 horas.

Caso você esteja saindo da rodoviária de São Paulo, existem duas opções: uma é ir até o Rio de Janeiro e pegar o ônibus mencionado acima; a outra é ir até Cabo Frio, cidade vizinha de Arraial, e de lá pegar um ônibus urbano ou táxi.

Como circular em Arraial?

No centro e nas praias próximas é possível fazer tudo a pé. No entanto, se quiser conhecer praias mais afastadas, como é o caso das Prainhas do Pontal do Atalaia, o ideal é ir de carro.

As melhores opções de hospedagem da cidade

Diferentemente de outras cidades próximas que oferecem hotéis de luxo, Arraial conta com diversos hostels e pousadas. As praias com as maiores opções de hospedagens são: Praia dos Anjos, Prainha e Praia Grande. Há também charmosas pousadas com preços que não pesam tanto no bolso. Confira:

Méditerranée: Próximo à Prainha, este hotel está bem localizado em Arraial do Cabo e oferece estrutura para viagens de lazer e de negócios, com uma equipe cordial num ambiente completo.

Pousada Tantomar: O ambiente aconchegante deste pousada em Arraial do Cabo é inspirado numa vila de pescadores. No Pontal do Atalaia, possui piscina, ar-condicionado, sauna, biblioteca e uma vista incrível.

Estalagem do Porto: No centro histórico de Arraial do Cabo, a Estalagem do Porto é uma pousada em Arraial na Praia dos Anjos com um ambiente rústico muito aconchegante.

Hotel da Canoa: No centro da cidade, esse hotel em Arraial do Cabo tem uma estrutura simples, mas que agrada aos hóspedes, principalmente por sua localização.

Hotel Capitão n’Areia: Essa charmosa pousada fica na área nobre de Arraial do Cabo e tem um atendimento fantástico. De frente para a Praia dos Anjos, tem piscina e quartos com hidromassagem.

O que comer em Arraial?

A gastronomia de Arraial do Cabo é excelente. A sua marca registrada é a gigantesca fartura de frutos do mar. Ali você pode provar um dos melhores peixes na brasa do país e o melhor: os preços são bastante acessíveis.

É muito comum encontrar pratos para duas pessoas nos cardápios, entretanto é comum que as porções satisfaçam até três pessoas. A maior concentração de restaurantes está em Praia Grande, Praia dos Anjos e Prainha.

Dicas para viajar gastando pouco

Como foi apresentado, viajar para Arraial do Cabo não costuma pesar muito no bolso. Muitas atrações podem ser visitadas a pé, as hospedagens são extremamente acessíveis e a gastronomia é generosa e deliciosa, com porções que servem até 3 pessoas.

A cidade atrai turistas todos os anos e muitos viajam para lá sem obrigações, uma vez que querem só curtir. Tudo ali é acessível, fácil e ainda barato. É um ótimo destino para deixar o orçamento e os roteiros de lado.

Não deixe de conhecer Arraial do Cabo! Praias lindas com águas cristalinas, hospedagens acessíveis e gastronomia rica em frutos do mar são algumas de suas atrações.

Gostou do nosso guia? Aproveite e reserve seu hotel em Arraial do Cabo em até 12x sem juros e sem IOF.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com