BlogHoteis.com

Sofia e Sunny Beach na Bulgária: conheça uma Europa além do óbvio

Um lugar diferente, bem diferente de tudo o que você já viu. Quer viajar para o velho continente, mas sem conhecer os destinos mainstream? Nossa dica é planejar uma viagem para a Bulgária. O lugar, embora ainda pouco explorado pelos brasileiros, vai te surpreender e muito. Dois grandes destaques do país e que merecem uma visitinha básica são a capital Sofia e a paradisíaca Sunny Beach.

A capital do país, por exemplo, é aquela cidade que transborda arte, bons museus, arquitetura ímpar, ótima gastronomia e excelentes opções de entretenimento. Justamente por esse motivo, a cidade não pode ficar de fora do seu roteiro, se a sua ideia for conhecer um lugar diferente e rico em história.

O país é conhecido ainda por abrigar uma “nova Ibiza”, com praias paradisíacas, boas preços e centros históricos charmosos que parecem ter saído de um conto de fadas. Uma das praias queridinhas pelos turistas é Sunny Beach, no Mar Negro.

Reserve seu hotel em Sofia e Sunny Beach, na Bulgária, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas, pela Hoteis.com.

Porque uma visita à Sofia TEM que estar nos seus planos

Sete mil anos de história. Poderíamos resumir a capital búlgara apenas nestas poucas palavras. Claro que essa informação já seria o suficiente para desejar conhecer o destino. Contudo, além de muitas lembranças do passado, aqui, o visitante vai pode ver de pertinho belos monumentos, provar pratos únicos e, de quebra, se aventurar em paisagens incríveis. Abaixo, elencamos alguns dos pontos turísticos mais imperdíveis para conhecer em Sofia.

Começando pelas belezas naturais, visite a Montanha Vitosha, que tem 2290 metros de altura. Com uma natureza exuberante e o rio de pedras, o lugar rende fotos surreais. Muitos visitantes aproveitam a geografia para praticar montanhismo, percorrer trilhas e até mesmo esquiar durante o inverno. Aproveitando a atmosfera pacífica, outra atividade muito praticada por locais e turistas são os piqueniques neste parque.

Mais próximo do centro, o South Park é um refúgio da vida corrida da capital. Sua área verde é bem propícia para curtir a natureza e aproveitar momentos de descanso, entre um ponto turístico e outro.

Bulgária
Que tal um piquenique no South Park, com vista para a Montanha Vitosha

Outro ponto turístico clássico por aqui, a mesquita Banya Bashia, construída em 1571, fica em uma região com águas termais. Além de poder contemplar uma construção super bonita, vale a pena ir ao lugar e aproveitar as águas quentíssimas que jorram das nascentes ao lado da mesquita. Não deixe de levar sua garrafinha de água!

E por falar em templos religiosos, a Catedral de Alexandre Nevsky tem arquitetura ímpar, aquela bem típica da religião ortodoxa e que lembra, em muito, as igrejas da Rússia. Aproveite para admirar sua fachada em estilo neo-bizantino, suas várias janelas, sua cúpula de 45 metros, as torres em forma de arco, além dos vários lustres, murais e vitrais que ficam em seu interior. Uma super dica é dar uma passadinha por aqui ao anoitecer, quando a iluminação deixa esse ponto turístico ainda mais bonito.

A igreja que leva o nome da cidade também é um lugar que você deve conhecer. Sveta Sofia ou Igreja de Santa Sofia é a mais antiga construção religiosa da cidade. Sua construção é do século 6. Uma curiosidade: com a invasão dos turcos, o templo chegou a se transformar em mesquita. Mas, com a destruição de parte da estrutura por causa de um terremoto que atingiu a cidade, a igreja foi reformada e se tornou ortodoxa.

Um pouquinho distante da região central da cidade, mas ainda acessível para o turista, o Palácio de Vrana já foi a casa da família real da Bulgária. Se você é daqueles viajantes que se encanta com histórias de reis, príncipes e monarcas, o castelo é parada obrigatória. Sua construção é de tirar o fôlego, assim como o jardim que fica ao redor da construção e é perfeito para relaxar.

Voltando à área central, a Praça Nezavisimost é o coração de Sofia. Pertinho da antiga sede do Partido Comunista, a praça é um ótimo point para contemplar a vida dos búlgaros e ver o tempo passar, tirando muitas fotos, claro.

Para mergulhar de cabeça na gastronomia da Búlgaria, a visita ao Mercado Central de Sofia é um passeio altamente recomendado. Logo de cara, o visitante já vai ficar de queixo caído com sua estrutura: a construção data de 1909. Aproveite para caminhar sem pressa pelos dois andares repletos de lojas, tendas com produtos típicos, souvenirs e várias comidinhas búlgaras. Com influência da Ásia Central, os pratos da culinária daqui são bem marcantes e imperdíveis. O churrasco de carneiro e o lombo de porco assado são alguns dos pratos que você vai encontrar em bares e restaurantes locais.

Pensou que deixaríamos o passado socialista da cidade de lado? Para entender um pouco mais sobre o impacto do regime socialista na vida e cultura do país, vale a pena conhecer o Museu da Arte Socialista. Seu acervo busca manter viva a memória dos dias em que a Bulgária esteve sob o regime comandado por Joseph Stalin, ditador da antiga União Soviética. Entre imagens do líder Georgi Dimitrov, Lênin e Che Guevara, o turista vai encontrar uma coleção de estátuas da época socialista.

Conheça também o Museu Nacional de História Militar, que já acumula mais de 100 anos desde sua criação. Aqui estão mais de um milhão de objetos que remontam ao militarismo na Europa. Dentre os principais artigos do acervo estão armas de fogo, bandeiras, armas brancas, tanques de guerra e mísseis.

Sunny Beach: não deixe de conhecer as praias mais incríveis da Bulgária

Com bons preços e praias lindas, o litoral da Bulgária caiu no gosto dos europeus. Como já mencionamos, o país ainda não é super explorado pelos turistas do Brasil. Até por isso pode parecer estranho pensar que aqui você encontrará praias com água transparentes e mornas, mas isso, de fato, ocorre. Banhada pelo Mar Negro e com boa estrutura para receber o turista, praias como a de Sunny Beach são uma espécie de nova Ibiza.

No verão (entre julho, agosto e setembro), as temperaturas na costa leste podem chegar a 40 graus. Entre um mergulho e outro, o turista ainda vai se deparar com cidades com muita história ao longo de toda costa. Essa mistura entre cultura e belezas naturais é perfeita, não é mesmo?

Cacao, em Sunny Beach, é uma das praias mais procuradas pelo turista. A praia vive dias de muita festa e badalação no verão europeu. Com seus bares, casas noturnas e beach clubs, é totalmente recomendada por quem gosta de agito e curtição. Sunny Beach fica ao norte da cidade de Burgas.

Menos badalada, a cidade de Nesseber fica ao lado de Sunny Beach e une a tranquilidade com um centro histórico bem bonito que merece ser explorado.

Outro destino bem requisitado é Sozopol, ao sul de Burgas. Aqui, o destaque, além das praias, fica por conta de seu centro histórico bem conservado, que data de antes de Cristo. Algumas das melhores praias daqui são: Gradina Beach, Bolota Beach, Smokinia Beach e Chernomoretz.

Bulgária
Bolota beach é uma das praias mais badaladas de Sunny Beach

Uma região para manter em vista, caso sua procura seja por resorts luxuosos, é a de Golden Beach, situado ao norte da cidade de Varna.

Acho que deu pra perceber que percorrer o litoral búlgaro é para todos os bolsos e gostos, né?

Onde se hospedar em Sofia e na região de Sunny Beach

Boas opções com preços super justos não faltam, mas também é boas alternativas de hotéis 5 estrelas para sua estada na capital ou litoral. Ou seja, o país consegue ter bom custo/benefício e ser bem eclético até mesmo quando o assunto é hospedagem. Confira a seguir algumas sugestões de lugares para se hospedar em Sofia e em Sunny Beach.

Para quem preza por luxo e sofisticação, um dos melhores hotéis da cidade é o Sofia Hotel Balkan, a Luxury Collection Hotel. Classificado na categoria 5 estrelas, fica a 12 minutos de caminhada da Catedral de Alexandre Nevsky. Sua estrutura conta com cassino, restaurante, bar, academia, Wi-Fi grátis e café da manhã disponível.

Também 5 estrelas, o Sense Hotel Sofia é outra opção de hospedagem de luxo no destino. Em uma localização privilegiada, fica no Centro da cidade. Conta com centro de conferências, spa, piscina coberta, academia, estacionamento com manobrista, centro de conferências, Wi-Fi grátis, restaurante e serviço de traslado entre o hotel e o aeroporto.

A 10 minutos de distância da Catedral de Alexandre Nevski, o Grand Hotel Sofia também oferece estrutura 5 estrelas. Aqui o hóspede vai encontrar restaurante, spa, banheira de hidromassagem, café da manhã disponível, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, serviço de traslado para o aeroporto, terraço, academia e bar. As acomodações são clássicas e ricamente decoradas.

Bulgária
A Catedral de Alexandre Nevski é uma das principais atrações turísticas da capital búlgara.

Mesmo sendo um destino badalado, é possível encontrar hospedagens com bom custo/benefício em Sunny Beach. Um exemplo disso é o Menada Gerber 4 Apartaments. Em sistema de apart-hotel, o lugar oferece cozinha americana equipada com utensílios domésticos, traslado ida e volta para o aeroporto, piscina e ar-condicionado.

Com estrutura mais luxuosa e opções mais confortáveis, o MPM Kalina Garden Hotel fica a menos de 10 minutos de distância de Sunny Beach. Entre os pontos altos do estabelecimento estão: piscina, clube infantil, academia, café da manhã e Wi-Fi gratuitos, terraço, ar-condicionado, serviço de arrumação diariamente e estacionamento.

Classificado como 3 estrelas, o Tim Maria Premium Hotel é um hotel um pouco menor do que o MPM Kalina, mas também próximo a Sunny Beach. O hotel oferece estacionamento, café da manhã grátis, Wi-Fi liberado, serviço de babá, terraço, serviço de arrumação todos os dias, piscina, academia, serviço de traslado de e para o aeroporto, ar-condicionado e terraço.

Curtiu nossas dicas da Bulgária? Tem outras informações sobre o destino? Queremos conhecer suas dicas! Deixe seu comentário!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com