BlogHoteis.com

Região dos Lagos: Búzios, Cabo Frio e Arraial do Cabo

Região dos Lagos, no Rio de Janeiro

Peguei um feriado de quarta-feira e me dei ao luxo de emendar até o fim de semana, rs. A ideia era conhecer Búzios, Arraial do Cabo e Cabo Frio, a tríade carioca na Região dos Lagos.

Búzios

Fui para o Rio de Janeiro de avião e, chegando lá, aluguei um carro para ir até Búzios. A estrada é tranquila, mas tem muitos trechos em que a velocidade máxima permitida é 60 Km/h. Por isso a viagem foi longa, durou cerca de 3 horas e 30 minutos.

Pelo que pesquisei, era melhor eu me hospedar em Búzios, por ser uma cidade mais estruturada do que Arraial do Cabo e Cabo Frio. Gostei de estar em Búzios! Apesar de um centro maravilhoso, também tem o charme de ser uma cidade rústica. Fiquei próximo à Rua das Pedras, num hotel bem bacana chamado Armação dos Búzios Pousada Design.

Na verdade, Cabo Frio também tem estrutura, viu?! Arraial do Cabo é que é um pouco mais simples, tanto que falam que é um vilarejo de pescadores.

Região dos Lagos
Vista da Rua das Pedras, em Búzios

Como cheguei do meio para o final da tarde, só fui dar uma volta na Rua das Pedras e comer algo, pois ainda não tinha almoçado. Tem bastante restaurante legal por lá, alguns mais acessíveis e outros mais caros, mas que valem a pena.

Eu estava numa fase que só queria comer salmão, então olhava o cardápio antes e, se tivesse salmão com bons acompanhamentos, já garantia para mim uma mesa no restaurante.

Para quem gosta de compras, no centro da cidade você encontra diversas opções de lojas tanto de roupas quanto de artesanatos e souvernir.

Arraial do Cabo

Agora, as praias de Arraial do Cabo foram as que mais me conquistaram. Todo mundo tira essa foto clássica na entrada da praia, pois é impossível não se encantar com essa imensidão azul

O lugar é lindooooo de viver! Parece Cancun, por conta da cor do mar, insanamente lindo! A areia é clarinha e o mar, nem consigo explicar, é melhor ver as fotos, rs.

Região dos Lagos
Entrada de Arraial do Cabo

A minha estratégia foi viajar para Arraial no dia seguinte, uma quinta-feira, imaginando que seria mais tranquilo do que no fim de semana.

Talvez até estivesse mesmo mais tranquila na quinta maaas também estava bem cheio! É um destino que se tornou popular nos últimos tempos, então é normal estar mais lotado. Por isso, programe sua viagem com antecedência.

Para conhecer melhor, eu fiz um passeio de escuna, que levou cerca de 4 horas e passou pelos seguintes pontos: Ilha do Farol, Prainhas do Pontal (conhecida também como Pontal do Atalaia), Fenda de Nossa Senhora, Pedra do Macaco, Praia do Forno e Gruta Azul. Acho que vale a pena fazer esse passeio para conseguir conhecer os principais pontos de Arraial, ainda mais se você ficar pouco tempo, como eu fiquei.

Sugiro finalizar o dia vendo o pôr-do-sol, no mirante da Praia Grande. Tem um estacionamento pago (acho que foi R$ 10 ou 15), é só deixar o carro por lá e apreciar o sol.

Cabo Frio

No dia seguinte, o destino foi Cabo Frio. E fomos explorando as praias mais conhecidas, mais bacanas.

Eu achei uma gracinha um bairro que chama Passagem, com vielas e casinhas bem graciosas que me rendeu belas fotos. Fui de táxi marítimo para a Ilha do Japonês, baratinho e rápido, para ter acesso a paisagens lindas. Dei uma volta na ilha, apreciando cada parte, amei!

Alguns lugares valem muito a pena, como a Praia do Forte. Recomendo conhecer o Forte, que dá nome à praia, mas, antes de subir nele, olhe para a esquerda e caminhe um pouco: você irá ver diversos pescadores numa área linda, com barquinhos, pedras e aves como figurantes do mar.

Região dos Lagos
Vista lateral da Praia do Forte, em Cabo Frio

A Praia das Conchas tem cada vista de tirar o fôlego! Nas extremidades da praia, tem morros com acesso por trilhas. Eu não sou daquelas de ficar deitada na areia vendo o dia passar, mas sim de passar por todos os cantos que tenho direito, hahahaha. Vale a pena!

De volta a Búzios

Deixei o último dia para as praias de Búzios. Algumas chamaram muito a minha atenção e eu recomendo a visita!

Entrando na Praia do Forno, na lateral direita, se for pelo mar, você consegue acessar uma “micro praia” onde grande parte da areia é vermelha. Super diferente! Fiquei com muita vontade de ir mas acabei só vendo de longe. Na lateral esquerda, tem pedras onde você também pode ir, mas com cuidado, pois o mar é agitado.

Região dos Lagos
Praia do Forno, em Búzios

Assim que você chega na Praia da Foca, se depara com um mar repleto de pedras. Indo para a direita, há um pequeno caminho que te leva a uma outra parte dessa praia, menor, mas cheia de graça.

Contratei um táxi marítimo para conhecer com mais rapidez algumas praias, como Azeda, Azedinha, João Fernandes, João Fernandinho e da Tartaruga.

Vale a pena também visitar a Praia Brava. Nessa eu fui de carro e lá tem uma “Zona Azul”, que você paga conforme as horas que utiliza, por exemplo, caso compre 5 horas e só gaste 4, você tem direito a utilizar essa 1 hora no dia seguinte. Os ficais que fazem o controle digital disso tudo estão por quase todas as praias.

Região dos Lagos
Praia Brava, em Búzios

A Praia de Geribá é bastante conhecida e, portanto, bem lotada. Se quiser conhecer, programe-se para visitar o local. Eu prefiro praia mais vazias.

Só para constar, de Búzios para Arraial, é cerca de 1 hora de viagem e a estrada é bem tranquila, uma reta. Ah! Na estrada para Arraial, quase chegando, está o letreiro “Eu <3 Arraial”. E tem como não amar essa praia?

De Búzios para Cabo Frio, são cerca de 45 minutos e a estrada também é tranquila. Acho válido estar de carro por lá para se locomover entre as cidades e as praias, sem ficar dependente de transporte público ou táxi. Aluguei um carro econômico e usei um tanque para toda a viagem – abasteci na volta, quando entreguei o carro. Valeu muito a pena.

Quer saber a ordem de lindeza? Arraial do Cabo, Cabo Frio e Búzios! Mas cada cantinho tem seu encanto, por isso, realmente sugiro a visita em todos esses destinos.

Região dos Lagos
Fiquei apaixonada pelas praias da Região dos Lagos

Última dica

Já reserve agora mesmo seu hotel com a Hotéis.com e vai lá arrasar nesses lugares fantásticos da Região dos Lagos, no Rio de Janeiro.

Juliana Tomandl Fontes

Juliana Tomandl Fontes
Nutricionista – Blog Entre Legumes e Verduras

2 Comentários

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com