BlogHoteis.com

Carnaval em Minas Gerais 2020: melhores cidades

Que tal unir o útil ao agradável? A folia do carnaval com a hospitalidade mineira? Elencamos as melhores dicas para aproveitar a festa do Rei Momo em algumas das lindas cidades mineiras, que têm inúmeras atrações, ótimos passeios e muita história. Se você pretende pular carnaval em Minas Gerais, esse post é pra você.

Carnaval em Minas Gerais 2020: melhores cidades

1. Diamantina

Nessa cidade histórica, charmosa, aconchegante e linda, as atrações mesclam centenas de blocos de rua e shows em palcos.

carnaval em minas gerais
O mercado velho é o destino mais aguardado por quem passa o carnaval em Diamantina

Em 2019, os foliões tomam as ruas e dominam as repúblicas universitárias em Diamantina.

Programação

  • Largo da Alegria (Largo Dom João)

No Largo da Alegria, a festa acontece diariamente, a partir das 16 horas. No sábado, dia 02, haverá as apresentações de Samburana, Vinícius Hilário e Tô Chegando. No domingo, dia 03, se apresentam Relíquias do Samba, Swing Muleke e Jack Boris.

Já na segunda-feira, dia 04, começando a semana com o pé direito, se apresentarão Acorde Mineiro, Nino Aras e Grupo 9dade. Enquanto, na terça-feira, dia 05, haverá K entre Nós, Couro de Gato e Destilados.

  • Espaço Folia (Praça do Mercado)

No Espaço Folia, o carnaval acontece diariamente, a partir das 23h. Na sexta-feira, dia 1° de março, haverá as apresentações de Bat-caverna e Uh! Bloco. No sábado, dia 02, se apresentam JackBoris e Bartucada, e, no domingo, dia 03, tem Saideira e Bat-caverna.

Na segunda-feira, dia 04, é a vez de Saideira e Uh! Bloco e, na terça-feira, dia 05, quem dá tom à festa é Uh! Bloco e Bartucada.

carnaval em minas gerais
O público curte diversos shows e atrações nos palcos do Mercado Velho e do Largo Dom João

Hotéis em Diamantina

Uma das opções de hospedagem na cidade de Diamantina é o Hotel Montanhas de Minas, um 3 estrelas com 15 quartos, piscina externa, recepção 24 horas, arrumação diária e serviço de lavanderia, além de café da manhã (buffet) e Wi-Fi grátis.

Outra ótima opção de hospedagem é a Pousada Ouro de Minas, um estabelecimento 2,5 estrelas, com 21 quartos, um terraço, recepção 24 horas, arrumação diária e café da manhã (buffet) e Wi-Fi grátis.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

2. Ouro Preto

Conhecida por fazer um dos maiores carnavais universitários do Brasil, Ouro Preto costuma unir cenários históricos com a folia do carnaval. Além do carnaval universitário, organizado pelas repúblicas, com festas e blocos, a cidade oferece também o carnaval de rua, organizado pela prefeitura, com eventos e atrações espalhadas pela cidade.

Em 2019, o Carnaval da Liga dos Blocos de Ouro Preto aconteceu entre os dias 2 e 5 de março, no Espaço Folia. A abertura da festa será no sábado, com a presença do cantor Tomate, uma das atrações do tradicional Bloco do Caixão (um dos fundadores da Liga).

Outras atrações anunciadas pela Liga para a edição do carnaval de 2019 foram: Yuri Martins, Bhaskar e The Rio Mansion, no Bloco do Caixão, Gustavo Mota, Pimpo Gama, Banda Muito Mais, Vintage Culture e MC WM, no Cabrobró, e Banda Eva, MC Kekel, Evokings e Cat Dealers, no Bloco da Praia.

carnaval em minas gerais
A calma cidade de Ouro Preto é invadida pela alegria dos foliões durante o carnaval

Programação do carnaval em Ouro Preto 2019:

Sexta-feira, 1° de março

  • às 23h, haverá a festa “O Brasil que eu quero”, organizada pela República Birinaite

Sábado, 2 de março

  • open bar às 14h
  • festa à fantasia às 23h, na Festa Folclore, organizada pela República Birinaite

Domingo, 3 de março

  • das 14h às 21h, apresentam-se as atrações do Bloco Cabrobró, no Espaço Folia, Vintage Culture, MC WM, Gustavo Mota, Banda Muito Mais e Pimpo Gama
  • às 23h, começa a Festa Copacabana, organizada pela República Birinaite

Segunda-feira, 4 de março

  • das 14h às 21h, rola a festa do Bloco da Praia, no Espaço Folia, com as atrações Banda Eva, MC Kekel, Evokings e Cat Dealers
  • às 23h, é a vez da festa Outro Planeta, organizada pela República Birinaite

Terça-feira, 5 de março

  • das 14h às 21h, é a vez das atrações do Bloco Chapado: Dennis Intense e Turma do Pagode
  • às 23h, começa a Festa Errejota, organizada pela República Birinaite

Ainda não têm data a Festa Tropical e a Festa Jurerê, ambas também organizadas pela República Birinaite. Mas já dá para perceber que o carnaval em Ouro Preto não está para brincadeira, né?

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

Consulte aqui os melhores hotéis em Ouro Preto para você se hospedar durante o carnaval.

3. Muzambinho

Embalados pelas marchinhas de Carnaval e por música super animadas, que tal aproveitar para curtir a festa em um dos vários blocos que rolam em Muzambinho? Esse é um dos carnavais mais famosos de Minas Gerais.

carnaval em minas gerais
Um dos carnavais mais famosos de Minas Gerais é em Muzambinho

O destaque do carnaval em Muzambinho fica por conta do Bloco Vermes & Cia, que comanda a folia há 19 anos. Afinal, não é à toa que o Carnaval da cidade é conhecido como um dos melhores carnavais universitários do país. Os ingressos já estão à venda, confira a programação:

  • sábado, dia 2 de março, haverá shows de Usmen, Wesley Safadão, Steve Aoki e MC Kekel;
  • no domingo, 3 de março, a folia fica por conta de Zé Neto e Cristiano, Alok e Jerry Smith;
  • segunda-feira, 4 de março, tomam conta do palco Vintage Culture, Dennis DJ e Tomate;
  • para encerrar, na terça-feira, 5 de março, a festa fica por conta de Gusttavo Lima e Banda Cheiro de Amor.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

Confira aqui ótimas opções de hospedagem em Muzambinho.

4. Abaeté

O Carnaval Abaeté Folia sempre foi uma excelente opção para quem decide passar o feriado em Minas Gerais, mas, em 2019, infelizmente, não haverá carnaval na cidade.

carnaval em minas gerais
Os blocos de rua são o melhor do carnaval em Minas Gerais

Mesmo assim, é importante destacar que, em todos os anos anteriores, os foliões agitaram a cidade de Abaeté, tanto nos shows quanto nos blocos de rua. Por isso, se a festa voltar a acontecer nos próximos anos, essa é uma opção incrível para você curtir o carnaval.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

5. Santa Rita do Sapucaí

Super popular e famoso, o Carnaval do Bloco do Urso é a pedida para quem estiver em Santa Rita do Sapucaí. Nascido da reunião de um grupo de amigos em 1998, o bloco ganhou cada vez mais adeptos e hoje conta com uma sede própria, com área de 72 mil m², além de sempre oferecer programações com grandes nomes da música nacional.

carnaval em minas gerais
O Carnaval do Bloco do Urso é a pedida para quem estiver em Santa Rita do Sapucaí

Em 2019, a festa começará no dia 2 de março, sábado, e vai até o dia 06 de março, quarta-feira de cinzas. As atrações confirmadas até agora são: Ivete Sangalo, Alok, Jorge e Matheus, Kevinho, Gusttavo Lima, Vintage Culture, Banda Eva, Livinho, Cleber e Cauã e A Zorra.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

6. Pompéu

A cidade mineira de Pompéu é outra que para durante os dias de Carnaval. A festa tem uma programação ultra animada, para ninguém ficar parado.

circuito de Pompéu terá várias atrações, como Mr. Catra, Alexandre, Peixe, Molejo, Jeito Moleque, Dj Marlboro, Chica Fé, Rick e Ricardo, Sunga de Pano, Tôca na Janela e Us Cara Samba.

Os preços dos ingressos variam de acordo com o lugar na festa. Você pode escolher entre camarote, pista, camarote oficial, chopada do Reduto e haverá ainda uma atração surpresa.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

7. São João del Rei

O carnaval em São João del Rei começa cedo. Em 2018, o pré-carnaval começou já no fim de janeiro, com o Bloco Universitário Santa Casa, o primeiro bloco de rua, e também com os ensaios das escolas e algumas festas bem animadas.

No carnaval, milhares de foliões tomam conta das ruas históricas de São João del Rei. Pela Avenida Presidente Tancredo Neves, no centro, há os desfiles das agremiações, enquanto no Largo do Rosário, na Avenida Oito de Dezembro e no Largo de São Francisco, desfilam os blocos.

carnaval em minas gerais
As ruas históricas de São João del Rei ficam tomadas pelos foliões no carnaval

São mais de 60 blocos desfilando na cidade, sendo que um dos mais novos é o CarNejo, uma mistura de samba e sertanejo. Para os fãs de futebol, há o Raposão, o maior bloco de torcedores cruzeirenses em Minas Gerais, que atrai milhares de pessoas. Há ainda o Bloco da Alvorada, que começa às 5h da manhã e os integrantes desfilam de pijama pelas ruas.

Na cidade, a folia também fica por conta do desfile das tradicionais escolas de samba na avenida principal e pela escolha da Corte Carnavalesca.

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

7. Belo Horizonte

Por último, mas não menos importante, a capital! Belo Horizonte, ou BH, sempre teve a tradição da festa de carnaval, mas a importância do evento vem crescendo nos últimos anos e hoje o Carnaval em BH é uma das maiores festas populares do Brasil.

Mas não é apenas nos dias de carnaval que a cidade fica em festa. Blocos de rua realizam ensaios e eventos pré-carnavalescos desde o ano anterior, e atraem um número cada vez maior de foliões.

carnaval em minas gerais
O Carnaval em BH é uma das maiores festas populares do Brasil

A programação do Carnaval em BH 2019 começa oficialmente na sexta-feira, 1° de março, e acaba só na quarta-feira de cinzas, 6 de março. Além disso, assim como foi nos anos anteriores, o pré-carnaval de BH 2019 terá início semanas antes da data oficial, com desfiles de blocos de rua.

Cerca de 590 blocos se cadastraram para desfilar na capital mineira, no carnaval de 2019. O número é 22% maior do que em 2018.

O calendário oficial da folia na cidade vai de 16 de fevereiro a 10 de março e deve contar com cerca de 700 desfiles, de acordo com a prefeitura. Mas a programação do carnaval oficial, que começa dia 1° de março, é a seguinte:

1° de março (sexta-feira)

  • Tchanzinho Zona Norte: às 18h, na Avenida Sebastião de Brito, esquina com Rua Irmã Eufêmia, Dona Clara
  • Sexta Ninguém Sabe: às 18h, na Rua Alvarenga Peixoto, 1000, Santo Agostinho
  • Lindo Bloco do Amor: às 18h, na Avenida Assis Chateaubriand, Floresta
  • Bloco das Fanfarronas: às 18h, na Praça da Assembleia, Santo Agostinho

2 de março (sábado)

  • Então, Brilha!: às 6h30, na Rua Guaicurus, em frente ao Hotel Brilhante, Centro
  • Quando come se lambuza: às 10h, na Avenida Afonso Pena, Centro
  • Volta Belchior: às 12h, na Rua Mármore, Santa Tereza
  • Bloco da Língua: às 12h, na Rua Tigre, entre as ruas Real Madri e Palestina, São Salvador
  • Faraó: às 13h30, na Avenida Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia, Centro
  • Bloco du Seu Pai e as Filhas de Gaby: às 14h, na Avenida Afonso Pena, esquina com Rua Ceará, Funcionários

3 de março (domingo)

  • Beiço do Wando: às 8h, na Praça da Assembleia
  • Todo Mundo Cabe no Mundo: às 9h, na Rua Piauí, esquina com Rua Padre Rolim, Santa Efigênia
  • Alô, Abacaxi: às 10h, na Avenida Augusto de Lima, esquina com Avenida Barbacena, Barro Preto
  • Luz de Tieta: às 12h, na Rua Mármore, Santa Tereza
  • Baianeiros: às 13h, na Rua Romualdo Lopes Cançado, Castelo
  • Fala Tambor: às 14h, na Praça Doutor Lucas Machado, Santa Efigênia
  • Angola Janga: às 14h, na Avenida Amazonas, esquina com Rua São Paulo, Centro
  • Batuque Coletivo: às 14h30, na Rua Bernardo Monteiro, esquina com Avenida Afonso Pena, Funcionários
  • Unidos do Samba Queixinho: às 14h30, na Avenida Bandeirantes, próximo à Praça da Bandeira, Mangabeiras
carnaval em minas gerais
A programação de carnaval em Belo Horizonte é extensa

4 de março (segunda-feira)

  • Daquele Jeito: às 8h, na Rua Sergipe, 676, Funcionários
  • Baianas Ozadas: às 9h, na Avenida Afonso Pena, esquina com Rua da Bahia, Centro
  • Seu Vizinho: às 10h, no Aglomerado da Serra
  • Funk You: às 10h, na Avenida Brasil, 800, Funcionários
  • Havayanas Usadas: às 11, local a definir
  • Românticos são Loucos: às 12h, na Rua Mármore, bairro Santa Tereza
  • Garotas Solteiras: às 14h, local a definir
  • Putz Grila: às 14h30, na Rua Professor Morais, esquina com Avenida Getúlio Vargas, Funcionários

5 de março (terça-feira)

  • Juventude Bronzeada: às 9h, na região da Rua Assis Chateaubriand
  • Chega o Rei: às 9h, na Rua Padre Manoel Bernardes, 298, bairro Alto dos Pinheiros
  • Belorinho: às 10h, na Rua Professor Morais, esquina com Avenida Getúlio Vargas, Funcionários
  • Pescoção: às 12h, na Avenida Álvares Cabral, em frente ao Sindicato dos Jornalistas, Centro
  • Baianeiros: às 13h, na Avenida Getúlio Vargas, Savassi
  • Bartucada: às 14h, na Avenida Brasil, esquina com Avenida Afonso Pena
  • Monobloco: no entorno do Mineirão, horário a definir
  • Pisa na Fulô: às 17h, no bairro Carlos Prates

6 de março (quarta-feira)

  • Acorda Amor: às 9h, na Praça Guaraci, São Geraldo

9 de março (sábado)

  • Ziriggydum Stardust: às 9h, na Praça Zamenhof, Floresta
  • Transborda: às 14h, na Rua Monte Verde, 40, São Salvador

A programação de 2020 ainda não foi divulgada.

Confira aqui os melhores hotéis em Belo Horizonte e já reserve sua hospedagem!

Carnaval também pode ser sinônimo de descanso

Carnaval é bom, mas descansar é preciso. Por isso, escolher o lugar em que você vai se hospedar é tão importante.

Se você é do tipo folião mesmo, que gosta de ir pra rua logo cedo e só volta na manhã seguinte, ou é do tipo que vai num bloquinho ou outro, mas prefere aproveitar o feriado para descansar, o site da Hoteis.com com certeza tem opções de hospedagem para o seu estilo.

Dê uma olhada e encontre o melhor entre os hotéis em Minas Gerais. Seja para apenas dormir e recarregar as energias ou para relaxar e curtir a estada, encontrar um hotel que seja do seu gosto é uma das partes mais importantes da viagem.

Animado para curtir os melhores destinos de Minas Gerais de Carnaval? Conta pra gente nos comentários!

Hoteis.com

1 Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com