BlogHoteis.com

Carnaval na região norte: lendas e tradições brasileiras

Você sabia que o carnaval na região norte do país também tem festas super animadas e interessantes? Manaus, Palmas, Porto Velho e Belém são destinos que, além de oferecerem grande contribuição histórica e cultural, são marcados pela realização de carnavais inesquecíveis e diferentes de tudo o que você já viu.

O Carnaboi, por exemplo, é uma manifestação cultural que serve como uma prévia para o Festival de Parintins, uma das festas mais amadas do Brasil. Confira, neste post, o melhor do carnaval no norte do Brasil.

Carnaval na região norte

Manaus: tradição e muita alegria no Carnaboi

Considerada a maior festa de carnaval do norte do Brasil, muito da fama do carnaval de Manaus se deve ao Carnaboi, a festa que mescla a batida carnavalesca com as tradições locais do Boi-Bumbá.

O bacana é que, no evento, há uma mescla entre os ritmos tradicionais do carnaval, axé e samba, com a cultura indígena bastante presente na cultura amazonense. A festa aqui é marcada por irreverência, criatividade e tradição.

Mega evento criado em 2000, o Carnaboi dá o start na “Festa Bovina”, que conta ainda com os eventos Bar do Boi e o Curral do Garantido, que acontecem em março, o Festival de Parintins, realizado em junho, e o Boi Manaus, que ocorre em outubro todos os anos.

Você, com certeza, já ouviu falar do Garantido e Caprichoso, agremiações rivais que garantem a festa, tornando o carnaval de Manaus um dos mais inesquecíveis do país. Até o carnaval de 2013, o Carnaboi era o embate entre estas duas agremiações.

carnaval na região norte
Considerada a maior festa de carnaval do norte do Brasil, muito da fama do carnaval de Manaus se deve ao Carnaboi

Realizado desde a década de 60, o Festival de Parintins é uma verdadeira festa de cores, energia e tradição. Com o “embate” entre as agremiações Boi Garantido (com a cor vermelha) e Boi Caprichoso (com a cor azul), há quem diga que esse é o maior espetáculo da terra.

O desfile ocorre no sambódromo de Manaus, também conhecido como Centro de Convenções de Manaus, que tem capacidade para mais de 100 mil pessoas. As duas agremiações costumavam sair de pontos opostos e, no fim do desfile, se encontravam no meio da pista.

No entanto, desde 2014, participam também dos desfiles carnavalescos outras 3 agremiações: Brilhante, Garanhão e Corre Campo.

Em 2016 e 2017, o evento, que é uma das manifestações mais impactantes do carnaval brasileiro, deu uma pausa, retomando as atividades em 2018.

Realizado há 17 anos, a programação do Carnaboi tem início às 19 horas da segunda-feira de carnaval e termina por volta das 5 horas da manhã de terça-feira. Segundo dados da organização, em 2018, 60 mil foliões curtiram o Carnaboi. A expectativa é que o número de participantes seja ainda maior neste ano.

Outras mudanças aconteceram nos anos seguintes. Em 2015, os desfiles se espalharam pela cidade, contemplando a zona norte, sul, leste, oeste e centro-oeste. Em 2018, o evento, ainda muito querido e procurado pelos locais e turistas, retornou ao sambódromo, resgatando sua tradição e permitindo a maior concentração de foliões em um mesmo local.

Na última edição, o evento contou com a apresentação de Carlos Batata, Robson Júnior, Fabiano Neves, Patrick Monteiro, Carrapicho, Márcia Siqueira, Fábio Casagrande, Ricardo Lyra, Carlinhos do Boi, Prince do Boi, Canto da Mata, Iana Yra, Arlindo Jr., Klinger Araújo, Jr. Paulain, entre outros artistas. Cada um deles se apresentou durante 50 minutos.

O carnaval em Manaus acontece, tradicionalmente, também com um desfile de fantasias, que percorre o Centro Histórico da cidade. Um dos destaques é o concurso de fantasias, realizado no icônico Teatro Amazonas.

carnaval na região norte
A boa e velha folia de rua também tem um lugar especial no carnaval de Manaus

A boa e velha folia de rua também tem um lugar especial no carnaval de Manaus, com blocos carnavalescos irreverentes, espalhando alegria pelas ruas da cidade. Dois dos blocos mais famosos são a Banda do Boulevard e a Banda do Galo, que recebeu este nome como homenagem ao Galo da Madrugada, de Recife.

Neste ano, a Banda do Galo desfila no dia 5 de março e a Banda do Boulevard sai às ruas um pouco antes, no dia 24 de fevereiro.

Quem curte bailes de Carnaval vai aprovar a programação do Baile do Hawai, que acontece, anualmente, no Tropical Hotel de Manaus.

Está acompanhado de crianças? Uma boa pedida é o bailinho infantil do Parque Cidade da Criança. Super animado, o evento tem até fanfarra com as típicas marchinhas de carnavais. Outro ponto alto da festa é o concurso de fantasias.

Confira as melhores opções de hotéis em Manaus.

Belém: o fervo toma conta da Cidade Velha

Em uma das capitais mais marcantes do norte do Brasil, Belém, no Pará, a folia de Carnaval já começou! O pré-carnaval na cidade teve início em 26 de janeiro, com blocos que percorreram as ruas do Centro Histórico. Os desfiles pré-carnaval se encerram em 24 de fevereiro e, no total, está prevista a participação de 17 blocos.

No dia 26 de janeiro, deram início à festa o Monobloco e o I Love Pagode. Já o fechamento do pré-carnaval fica à cargo do Bloco Kalango Kids (Frozen, Moana e Minions), Fofo do Lino e Fofo de Belém, no dia 24/02.

Outros destaques da folia na capital do Pará são: Harmonia do Samba, Thiago Martins, a dupla William Cézar e Christiano, Mc Don Juan, DJ Chapeleiro, Jammil, Banda Eva, Leo Santana, Mc Jerry Smith, Ricardo Chaves, Fruto Sensual, Nelsinho Rodrigues e Pinduca.

carnaval na região norte
Em uma das capitais mais marcantes do norte do Brasil, Belém, no Pará, a folia de Carnaval já começou

Um dos pontos altos do carnaval na capital do Pará são os desfiles das escolas de samba. Em 2019, o desfile oficial do carnaval de Belém será no dia 23 de fevereiro, na Aldeia Amazônica. Ou seja, aqui o Carnaval rola com uma semana de antecedência em relação ao calendário oficial da folia.

Já no dia 2 de março, rola um repeteco dos desfiles das escolas dos grupos 1 e 2, no mesmo lugar.

E quem disse que Carnaval também não pode servir para a conscientização? A Escola de Samba da Matinha, em parceria com o Tribunal Regional do Trabalho (TRT) vão levar ao sambódromo o tema um enredo em combate ao trabalho infantil, como forma de alerta à população.

Confira os melhores hotéis em Belém.

Porto Velho e seu carnaval de 35 dias

Se o carnaval tem tradicionalmente 5 dias de folias, em Porto Velho, capital de Rondônia, ele é um pouquinho mais estendido. Aqui, o carnaval conta com nada mais, nada menos do que 35 dias de folia. Em 2019, as festividades de Rei Momo começam em 2 de fevereiro e vão até 9 de março.

No total, são 25 eventos que contemplam a festa em Porto Velho. Quanto aos blocos de rua, a cidade terá 16 deles. Estes blocos, que espalharão muita purpurina e alegria pelas vias da capital, estão previstos para o período de 22 de fevereiro até o último dia de folia.

Espalhados pelos circuitos Pinheiro, Areal, Jatuarana, Caiari, Zona Sul, Centro e Zona Leste, a cidade vai receber as festividades dos blocos Areal folia, Até que a noite vire dia, Furacão da Zona Sul, Pirarucu do Madeira, Vai e Volta, Galo, Us dy Phora, Coruja, Banda do vai quem quer, Murupi, Furacão kids, Jatuarana sul, Porto Maria, Carnaval da leste, Leva eu e Axé folia.

carnaval na região norte
Em Porto Velho o carnaval conta com nada mais, nada menos do que 35 dias de folia

Considerado por muitos o maior bloco de rua da região norte do Brasil, o Vai Quem Quer tem sua sede na casa do fundador da Banda, Manoel Mendonça, o Manelão, e fica aberta desde 1° de fevereiro para quem desejar conhecer um pouco mais da história desta instituição do carnaval, no museu que conta a trajetória da bloco.

Seu acervo reúne fotos, letras, jornais, camisas da banda, entre outros objetos históricos. No local, é possível ainda comprar abadás para a festa. Em 2019, apenas 3 mil camisas serão vendidas para quem desejar curtir o carnaval do cordão de isolamento. O endereço é Rua Joaquim Nabuco, no bairro Areal.

Veja os melhores hotéis em Porto Velho.

Palmas e o resgate da cultura carnavalesca

Depois de um período de incertezas, Palmas, capital do Tocantins, vai aderir à folia carnavalesca. Nos últimos dois anos, o foco da cidade foi a realização apenas de eventos religiosos, deixando o carnaval de lado. Ou seja, neste ano, a festa pretender ser pra lá de especial.

carnaval na região norte
Palmas, capital do Tocantins, vai aderir à folia carnavalesca

Nos dias 2, 3, 4 e 5 de março, a cidade vai sediar o Palmas Folia. Totalizando 96 horas e regado a 24 horas de open bar, a festa terá nacionais e locais. Segundo a responsável pela realização do evento, o Palmas Folia terá 5 bandas nacionais e 10 regionais. Os nomes dos artistas e o local ainda não foram divulgados.

Além do resgate da cultura do carnaval, há expectativa de geração de 300 empregos diretos e 200 indiretos.

Vai curtir o Carnaval em Palmas? Confira a lista dos melhores hotéis em Palmas.

Curtiu o carnaval no norte do Brasil?

Reserve agora mesmo seu hotel na Hoteis.com e garanta conforto e ótimos preços para o seu feriado ser ainda melhor.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com