BlogHoteis.com

Descubra o melhor do carnaval no Nordeste

Descubra o carnaval no Nordeste

Muito mais do que bons destinos para curtir as férias de verão, o carnaval no Nordeste brasileiro também é uma ótima opção de viagem.

Recife, Olinda e Salvador, por exemplo, são alguns dos melhores carnavais não apenas da região, mas também do Brasil. Confira, neste post, o melhor do carnaval no Nordeste do Brasil e programe agora mesmo seu carnaval de 2019.

Independentemente do seu destino nordestino, animação e agito não vão faltar!

Carnaval em Salvador, Bahia

Mundialmente famoso, o carnaval em Salvador é um mega acontecimento. Não é à toa que o carnaval da Bahia é considerada a maior festividade popular do planeta! Só na capital Salvador, as festas chegam a embalar 1 milhão de foliões. Impressionante, né?

carnaval no nordeste
O carnaval da Bahia é considerada a maior festividade popular do planeta

O melhor do carnaval baiano é dividido em circuitos. Os mais procurados pelos turistas e foliões locais são o Dodô (Barra-Ondina), Osmar (Campo Grande-Avenida Sete) e Batatinha (Centro Histórico).

Com um visual incrível para as praias de Salvador, o circuito Barra-Ondina tem percurso de 4,5 km e duração de 5 horas. O circuito conta com grandes artistas, como Daniela Mercury, Chiclete com Banana, Claudia Leitte, Ivete Sangalo e Banda Eva, que fazem a alegria do público.

Por ser bem estruturado e por contar com camarotes bacanas e boas atrações, o Barra-Ondina é um dos circuitos mais famosos do carnaval. Camaleão, Balada, Crocodilo e Araketu são alguns dos trios elétricos que costumam embalar a galera.

Dentro da cidade, a festa de carnaval do circuito Osmar é o mais tradicional da cidade. Com 4 km, também tem duração de 5 horas e contempla a Avenida Sete, a Praça Castro Alves e a Avenida Carlos Gomes. A prefeitura costuma disponibilizar lugares nas arquibancadas, com ingressos pagos.

Se, no Circuito Dodô, há a beleza da orla, no Osmar, o charme fica por conta dos casarões do Centro Histórico.

carnaval no nordeste
No carnaval do circuito Osmar, o charme fica por conta dos casarões do Centro Histórico

Outras alternativas para curtir a folia em Salvador são os camarotes e blocos de rua, que são pagos. Esta última é interessante para os foliões que buscam festas diferenciadas ou alguma atração específica do carnaval.

Se você quiser conforto e sistema open bar e open food, vá de camarote. No Barra-Ondina, as opções são o Camarote Salvador, o Camarote Villa Mix, o Camarote do Nana, o Camarote Harém, o Camarote Club, o Camarote Skol Beats e o Camarote Planeta Band.

carnaval no nordeste
Outras alternativas para curtir a folia em São Salvador são os camarotes e os blocos de rua

Quer aproveitar a festa, mas sem gastar muito? Vale conferir a programação do Carnaval Pipoca, bloco de rua sem corda e sem custo, que garante muita festividade e diversão.

Outras alternativas gratuitas são o Circuito Sérgio Bezerra, o Circuito Mestre Bimba, o Circuito Contrafluxo, o Circuito Batatinha (Carnaval do Pelourinho), o Carnaval nos Bairros, o Palco Multicultural e o Palco do Rock.

Oficialmente, em 2019, o carnaval na cidade tem início em 28 de fevereiro e termina em 6 de março, quarta-feira de cinzas. Quem abre as festividades são Fuzuê e Furdunço. A realização dos desfiles do Fuzuê costuma ocorrer no Circuito Orlando Tapajós (Ondina – Barra), saindo do Farol da Barra com destino ao Clube Espanhol.

carnaval no nordeste
Farol da Barra, ponto icônico de Salvador

Já o do Bloco Furdunço, nascido em 2014 e com estreia no pré-carnaval de 2015, passa pelos circuitos Circuito Orlando Tapajós e Dodô. O evento busca garantir um carnaval mais “raiz”, com blocos sem cordas e artistas o mais próximo possível dos foliões. Ou seja, um dos pontos altos é manter um carnaval tradicional.

Confira as melhores opções de hospedagem em Salvador.

Folia em Recife e Olinda, Pernambuco

Outro carnaval tradicionalíssimo do Nordeste é o que rola em Recife e Olinda, em Pernambuco. O que torna esta festa tão especial é a multiplicidade de elementos.

Muitas cores, bonecos divertidos e gigantes e pessoas de diversas partes do mundo vêm à capital de Pernambuco e a Olinda para aproveitar dias de calor e festa. É impossível ficar parado e não entrar no clima contagiante do carnaval pernambucano, um dos principais do país.

carnaval no nordeste
Pessoas de diversas partes do mundo vêm à capital de Pernambuco e a Olinda para aproveitar

Há uma grande variedade de blocos de rua nestas duas cidades irmãs. Se você quiser, é possível aproveitar o melhor que cada uma dela tem a oferecer. Aproveite as várias fanfarras pelo caminho e pegue carona na folia contagiante de Olinda, onde o som que impera é o Hino do Elefante e o hit Morena Tropicana.

O Galo da Madrugada é tido como o maior bloco carnavalesco do mundo e sempre roda as ruas de Recife no sábado de carnaval. O desfile, que percorre as ruas do Centro Histórico, é acompanhado por mais de um milhão de pessoas.

O trajeto contempla o Pátio de São Pedro, o Marco Zero, a Praça do Arsenal da Marinha e a Avenida Guararapes. Para 2019, o tema do Galo, que sai às ruas no dia 2 de março, são as personalidades do esporte e das artes, com foco na força da mulher. Participarão das festividades, em carro alegórico, as cantoras Amelinha e Lia de Itamaracá, a atriz Fabiana Karla, a medalhista olímpica Yane Marques e a foliona Léa Lucas.

carnaval no nordeste
As ruas do Centro Histórico de Olinda

Já em Olinda, Pierrôs e Colombinas dividem a atenção com os bonecos gigantes das celebridades, em um espetáculo de muita criatividade, irreverência e cores. Sim, tudo bem ao estilo pernambucano de ser.

Ao som de orquestras de pau-e-corda, maracatu, caboclinho, ciranda e coco-de-roda, os foliões desfilam pelas ruelas da cidade. Com ponto de encontro na esquina de Quatro Cantos, os 2 blocos mais requisitados são o Elefante e o Pitombeira dos Quatros Cantos.

Por falar em música, aqui há uma grande diversidade de ritmos que compõem o carnaval. Claro que o Maracatu e o Frevo, parte da identidade cultural de Pernambuco, têm participação de destaque. Mas não são os únicos tipos de som que animam os foliões.

Multicultural e multifacetada, as cidades cedem espaço para vários artistas se apresentarem. O point principal para conferir os shows é o Marco Zero.

carnaval no nordeste
O Frevo, parte da identidade cultural de Pernambuco, tem participação de destaque

Tanto Recife Antigo quanto as ladeiras de Olinda proporcionam espetáculos sem nenhum custo para quem deseja curtir um carnaval low cost.

Também vale acompanhar a programação do Festival Rec Beat, no cais da Rua da Alfândega. Realizado há mais de 10 anos, o evento traz um mix entre música tradicional e as novas tendências do cenário musical. Uma atividade bacana para quem deseja fugir do carnaval tradicional.

Em homenagem aos escravos, a Noite dos Tambores Silenciosos rola na virada de domingo para segunda-feira de carnaval, no Pátio do Terço, em Recife Antigo. Aqui, o folião poderá conferir uma mistura de Maracatu com o Candomblé, em uma verdadeira manifestação cultural afro-brasileira. Tudo com batidas de tambores, luzes apagadas, dançarinos, figuras religiosas, cânticos a xangô e oração de um babalorixá.

Veja os melhores hotéis em Recife. Se preferir ficar na cidade vizinha, confira os melhores hotéis em Olinda.

Festa do Rei Momo em Fortaleza, Ceará

Terra do sol e de muita alegria, Fortaleza, a capital cearense, também tem um dos carnavais mais animados do país. Com evento conhecido como Ciclo Carnavalesco, as festas por aqui começam com cerca de um mês de antecedência.

Desfiles de blocos de rua, shows de artistas renomados e a concentração de foliões vindos de várias partes do Brasil e do mundo nas ruas prometem dias de muita diversão. Embora não seja um destino de carnaval tão tradicional quanto Salvador, Recife e Olinda, Fortaleza tem seu charme e merece destaque como um dos melhores carnavais do Nordeste.

carnaval no nordeste
Fortaleza, a capital cearense, também tem um dos carnavais mais animados do país

O carnaval daqui se reinventa a cada dia. Mas os foliões devem ficar atentos a alguns pontos de concentração da festa de Rei Momo, que são a Praia de Iracema, a Avenida Domingos Olímpio, o Bar da Mocinha, a Praça do Ferreira, o Mercado dos Pinhões e o Mercado da Aerolândia.

Fortaleza tem nos blocos “Prova de Fogo” e “Az de Ouro” boa parte de sua tradição carnavalesca. O Az, por exemplo, começou a desfilar em 1937, enquanto o Prova de Fogo iniciou suas atividades 2 anos antes, em 1935.

Durante o período de um mês que antecede o carnaval, cerca de 60 blocos saem às ruas da cidade para festejar o carnaval “fora de época”. Um dos mais famosos é o Baqueta, composto por 260 percussionistas, sendo sua grande maioria mulheres, e que tem em seu repertório o samba carioca.

carnaval no nordeste
Um mês antes do carnaval, cerca de 60 blocos saem às ruas de Fortaleza para festejar o carnaval “fora de época”

O Unidos da Cachorra, que existe desde 1998, conclui seu percurso na Praia de Iracema e é um dos mais procurados. Por último, mas não menos importante, o Luxo da Aldeia, criado em 2006, não é um bloco com desfile, mas um show em um palco. No repertório, muito samba, frevo e maracatu de autoria de artistas cearenses. A apresentação é no Mercado dos Pinhões.

Conheça os melhores hotéis para se hospedar em Fortaleza.

Curtiu nossa lista de blocos? Conta pra gente em quais deles você vai desfilar!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com