BlogHoteis.com

Carnaval no Sudeste: as melhores festas da região

O carnaval chegou ao Brasil na época da colonização. Desde então, tornou-se tão popular que virou uma assinatura cultural do país: a celebração do evento acontece do Oiapoque ao Chuí! Neste post, selecionamos o melhor do carnaval no Sudeste, região onde há muita festa.

Desde o tradicional desfile de escolas de samba do Rio de Janeiro ao carnaval de rua de São Luiz do Paraitinga, há blocos, músicas e alegria pra todo mundo.

Carnaval em São Paulo capital

O carnaval na capital, tem muito agito. O desfile das escolas de samba paulistanas, em 2019, acontece nos dias 1° e 2 de março, no Sambódromo do Anhembi, e a ordem das escolas está definida da seguinte forma:

Dia 1: Colorado do Brás, Império de Casa Verde, Mancha Verde, Acadêmicos do Tucuruvi, Acadêmicos do Tatuapé, X9 Paulistana, Tom Maior.

Dia 2: Águia de Ouro, Dragões da Real, Mocidade Alegre, Vai-Vai, Rosas de Ouro, Unidos de Vila Maria, Gaviões da Fiel

carnaval no Sudeste
Na capital, tem muito agito com desfile das escolas de samba e blocos de rua

Para participar do desfile, é preciso adquirir seu ingresso. Os preços variam de acordo com dia e setor escolhidos. Na sexta, primeiro dia, o desfile começa às 23h15 e a última escola entra às 5h45. No sábado, dia 2, a primeira escola entra às 22h30 e a última, às 5 da manhã.

Há muito o que fazer no carnaval em São Paulo. Para quem quer curtir o carnaval de rua, saiba que a agenda dos blocos de rua é extensa e começa no dia 23 de fevereiro. Para ajudar na escolha, separamos os 5 bloquinhos mais bombados da cidade:

  • Bloco Jegue Elétrico: dias 2, 3, 4 e 5 de março, às 14h30, com concentração na Rua Lisboa;
  • Bloco Que Casar que Nada: dia 2 de março, às 12 horas, na Avenida Marquês de São Vicente;
  • Bloco Domingo Ela Não Vai: dia 3 de março, às 11h, na Avenida Marquês de São Vicente;
  • Bloco Não Serve Mestre: dia 4 de março, às 13h, na Avenida Faria Lima
  • Lua Vai: dia 4 de março, às 15h, na Praça da República.

Consulte aqui os melhores hotéis em São Paulo.

Carnaval em São Luiz do Paraitinga, São Paulo

Sabe aquele Carnaval clássico, com as ruas tomadas de cor? Essa é a vibe da festa em São Luiz do Paraitinga.

Proibida de realizar a festa por anos, a cidade retomou o carnaval em grande estilo. Durante todo o século XX, a manifestação cultural foi proibida em São Luiz do Paraitinga, porque era considerada “profana”.

Hoje, blocos reverenciam personagens que fizeram parte das lendas do imaginário local, através de bonecos gigantes aliados à musicalidade da marchinha.

carnaval no Sudeste
O carnaval em São Luiz do Paraitinga tem as ruas tomadas de cor

São mais de 150 mil pessoas que passam pela cidade nos 5 dias de comemoração. Aliás, nos dias 2, 9 e 16 de fevereiro acontece o 34° Festival de Marchinhas, que elege a música da festa!

No dia 2 de março, às 12h, o bloco Juca Teles sai para comemorar. O local de concentração é o Centro São Luiz do Paraitinga.

Há uma série de outros blocos pela cidade que fazem parte da popular festa. Entre eles, Bloco da Maricota, Bloco do Misto Quente, Bloco do Caete, Bloco do Encuca a Cuca. Os horários e concentração ainda não foram definidos, mas fique de olho que logo a prefeitura da cidade sinaliza a programação.

Confira os melhores hotéis em São Luiz do Paraitinga.

Carnaval em Votuporanga, São Paulo

O carnaval no interior de São Paulo também é uma ótima opção para quem procura muita festa, animação e, principalmente, blocos de rua.

Em Votuporanga, a festa acontece com diferentes shows e blocos. São 40 horas de festa, durante 4 dias, com foodpark e músicas para todos os gostos. Wesley Safadão, Steve Aoki, Batom na Cueca, Gusttavo Lima e uma série de outras atrações que se dividem em palcos e trios elétricos.

carnaval no Sudeste
Em Votuporanga, o carnaval acontece com diferentes shows e blocos

Os ingressos variam de acordo com a localização escolhida e tem muitas opções para curtir os dias de festa.

Carnaval no Rio de Janeiro capital

O Carnaval do Rio de Janeiro, em 2019, começa oficialmente na sexta-feira, dia 1° de março, e termina na terça-feira, dia 5. Mas quem quiser chegar na Cidade Maravilhosa antes da data pode participar de inúmeros eventos que agitam o Rio no período pré-carnavalesco, como os ensaios das escolas de samba, por exemplo.

carnaval no Sudeste
O Carnaval do Rio de Janeiro, em 2019, começa oficialmente na sexta-feira, dia 1° de março

Quem quiser conhecer a quadra da Mangueira, o esquenta acontece aos sábados, às 22 horas, na Rua Visconde de Niterói, 1072 – Mangueira, e a entrada é paga. A Acadêmicos do Salgueiro oferece ensaios no mesmo horário, o endereço é Quadra do Salgueiro (Rua Silva Teles, 104- Andaraí), e também é preciso pagar para participar.

Se você prefere uma experiência “na faixa”, pode participar do ensaio de quadra da Unidos do Viradouro, que acontece às terças, às 20 horas, na Av. do Contorno, 16, Barreto.

Lembre-se de confirmar a data e a hora do evento, pois podem haver alterações.

  • Feijoada carioca

Pra quem gosta de hotéis com festa no carnaval, essa é uma ótima opção. No dia 3 de março, o Hotel JW Marriot Copacana oferecerá uma feijoada animada.

Com presença da escola de samba Unidos da Vila Isabel, os participantes curtem uma comida saborosa, em um ambiente sofisticado. No evento, estão inclusos: show, feijoada, refrigerante, água, caipirinha e cervejas nacionais. Uma excelente pedida para quem quer fugir do calor carioca, com um visual incrível.

  • Desfile das Escolas de Samba

Nos dias 1° e 2 de março, acontecem os desfiles das escolas de samba do Grupo A. Entre elas, Unidos do Bangu, Estácio de Sá e Império da Tijuca.

Já nos dias 3 e 4 de março, o sambódromo é dominado pelas escolas do Grupo Especial. No dia 3, desfilam: Viradouro, Grande Rio, Salgueiro, Beija-flor, Imperatriz, Unidos da Tijuca. No dia 4, Vila Isabel, Portela, União da Ilha, Paraíso do Tuiuti, Mangueira, Mocidade.

Nos dois dias, os desfiles têm início às 22h20 e término previsto para as 04h20. É preciso adquirir ingressos.

Pra quem quer esticar, no dia 09 de março, haverá o desfile das campeãs, no mesmo local.

  • Blocos de rua

Para quem quer participar dos bloquinhos, aqui vão algumas dicas. No dia 2 de março, às 16h, o bloco Amigos da Onça se concentra na Av. Professor Pereira Reis, 50, e a participação tem valor simbólico; já o desfile do bloco Cordão da Bola de Laranja é gratuito e se concentra no dia 2 de março, às 15h30, na Rua Jerônimo Barbalho, 84.

carnaval no Sudeste
Os bloquinhos lotam as ruas do Rio de Janeiro

No dia 4 de março, às 16 horas, os blocos Samba de Santa Clara e Fica Comigo fazem uma festa juntos, em frente à Lagoa Rodrigo de Freitas, na Avenida Borges de Medeiros no Leblon.

No mesmo dia, às 17 horas, tem Baile da Purpurina, com a banda BayanaSystem, e o bloco Amigos da Onça, comandando a festa em meio a um mar de purpurina. O ingresso é pago e o evento acontece no Jockey Club Brasileiro, Praça Santos Dumond, 31.

Conheça os melhores hotéis no Rio de Janeiro.

Carnaval em Paraty, Rio de Janeiro

A cidade histórica celebra a festa como antigamente. Durante o carnaval, bonecões, mascaradinhos, fantasiados e gente animada toma conta das vielas da cidade. A brincadeira é de rua e a forma de comemorar a data é livre e descontraída.

Atualmente, sete blocos carnavalescos na cidade são os principais responsáveis por arrastar centenas de foliões durante os 4 dias do feriado. São eles: Os Paulos, Vamos que Tô, Meninos do Pontal, Paraty do Amanhã, Acadêmicos da Patitiba, Tribo do Samba e Mangueira.

carnaval no Sudeste
Em Paraty, a brincadeira é de rua e a forma de comemorar a data é livre e descontraída

Banda Santa Cecília e o Bloco da Lama estão entre os destaques do calendário, que conta ainda com a presença de blocos menores, como Os Caras de Pau, o Nega Maluca e o Bloco das Piranhas. Seus integrantes vestem fantasias e acompanham as atrações que se apresentam pelas ruas, divertindo ainda mais o público.

Descubra os melhores hotéis em Paraty.

Carnaval em Minas Gerais

O carnaval em Minas é incrível e as cidades históricas ficam cheias de pessoas pelas ruas festejando, cantando e se divertindo.

carnaval no Sudeste
Em Ouro Preto a diversão é garantida

Seja em Belo Horizonte, Ouro Preto, Muzambinho ou Diamantina, a diversão é garantida e todas as atividades das principais cidades você confere aqui

Consulte os melhores hotéis em Minas Gerais.

Carnaval em Vitória, no Espírito Santo

Em Vitória, o Carnaval 2019 acontece uma semana antes da data oficial e promete agradar a todos. O grande desfile acontece entre os dias 21 e 23 de fevereiro de 2019.

As escolas capricham na produção de fantasias e sambas-enredos para os desfiles e a competição entre elas. A festa atrai milhares de pessoas que já entram no clima da folia e movimentam a cidade.

O Sambão do Povo, que fica em Vitória, é o local que foi especialmente criado para a realização do carnaval, à beira da Baía de Vitória, e conta com arquibancadas e camarotes para todos assistirem ao espetáculo do samba capixaba.

carnaval no Sudeste
Em Vitória, o Carnaval 2019 acontece uma semana antes da data oficial e promete agradar

No dia 21 de fevereiro, a abertura acontece às 19 horas e o evento, às 21. O término está previsto para 1 hora. Desfilam as escolas Mocidade Serrana, Mocidade da Praia, União Jovem de Itacib e Independente de Eucalipto.

No dia 22, a abertura acontece no mesmo horário do dia anterior, mas o término está previsto para as 6 horas. Desfilam as escolas Andaraí, Barreiros, Rosas de Ouro, Independente de São Torquato, Chega Mais, Tradição Serrana, Chegou o que Faltava,  Império de Fátima.

Já no sábado, dia 23, a abertura acontece às 20h e o desfile tem início às 22h e término às 6h. Passam pela passarela as escolas Imperatriz do Forte, Unidos da Piedade, Mocidade Unida da Glória, Pega no Samba, Independente de Boa Vista, Novo Império, Unidos de Jucutuquara. Adquira aqui seu ingresso.

O calendário dos blocos das principais cidades do Espírito Santo ainda não foram divulgados, mas fique de olho porque tem muita diversão.

Descubra os melhores hotéis em Vitória.

Hotéis para passar o carnaval em 12 x sem juros é na Hoteis.comGaranta já sua hospedagem e aproveita esse feriado que é um dos mais esperados do ano.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com