BlogHoteis.com

Cartagena: um dos destinos mais contagiantes da América Latina

Animação e muita história: conheça as principais atrações de Cartagena

Cartagena das Índias, ou simplesmente Cartagena, é um destino vibrante, alegre e que guarda muitas histórias de um passado glorioso. A cidade soube preservar suas maiores relíquias, como as construções da época colonial e as do período em que era alvo de piratas, devido ao seu importante porto e posição estratégica.

A cidade colombiana reserva ainda a hospitalidade e a simpatia típicas dos latinos, em um dos destinos mais animados da América Latina. No post de hoje vamos abordar as principais atrações e pontos turísticos da cidade, sugerir as melhores áreas onde se hospedar, além de dar dicas úteis para planejar férias inesquecíveis na cidade.
Confira abaixo nossas recomendações para uma viagem a esse apaixonante destino da Colômbia, que é Patrimônio Mundial da Unesco desde 1984. Reserve seu hotel em Cartagena, pagando em até 12 vezes sem juros e sem IOF, aqui.

Já adiantamos que boa parte das atrações de Cartagena está concentrada em seu centro histórico, que recebe o nome de Cidade Amuralhada, devido à muralha construída no passado para proteger seu território dos ataques de piratas. Por isso, reserve um tempo razoável do seu tempo para explorar tudo o que esta região oferece.

Não deixe ainda de andar sem rumo e se perder pelas suas ruelas fofas e coloridas, além de admirar as construções antigas e imponentes nos quatro bairros que fazem parte do centro histórico de Cartagena: Centro, San Diego,
Matuna e Getsemani.

O que vale a pena conhecer em Cartagena
Quer começar sua viagem em um dos pontos mais altos, literalmente, da cidade? Comece desbravando o Convento de Santa Cruz de La Popa, que fica no morro mais alto de Cartagena e oferece uma vista sensacional. Sua primeira construção data de 1607 e ainda conserva muito da arquitetura colonial. O local, que tem um claustro bem bonito e repleto de flores, também abriga um museu com peças religiosas utilizadas no convento.

Outro ponto que deve ser incluído no roteiro é o Castelo de San Felipe de Barajás. A fortaleza é conhecida por ser a maior construção dos espanhóis no Novo Mundo. Com posição estratégica para avistar intrusos vindo de longe por mar ou por terra, o castelo/fortaleza servia de proteção de Cartagena. A construção possibilita também ao visitante se perder pelo seu interior, com túneis, labirintos e salas, tudo com o propósito de oferecer mais proteção ao lugar.

Uma dica é visitar o Castelo ao final ou início da tarde, período em que costuma ser menos cheio de turistas.

Como Cartagena é um destino voltado para as glórias do passado, boa parte de suas atrações tem uma pegada mais histórica e cultural. Por isso, não deixe de conhecer o centro histórico da cidade, independente do meio de locomoção.

A Cidade Amuralhada é um dos pontos turísticos mais importantes para a cidade, devido à grande concentração de pontos de interesse que ali se encontram, com destaque para a Torre do Relógio que funcionava como antigo portal de Cartagena, sendo um dos símbolos da cidade; o Palácio da Inquisição, construção da época colonial e que hoje abriga um museu sobre a cidade e sobre o período da Inquisição; a Igreja de Santo Domingo, a mais antiga de Cartagena, construída no fim do século 16; a Catedral Metropolitana ou Basílica Menor Santa Catalina de Alejandría, construída em 1575 e que é uma das mais importantes igreja de Cartagena; e a Igreja e Praça de San Pedro Claver que abriga uma igreja e um mosteiro do século 17.

Não deixe de visitar as muralhas no final da tarde para aproveitar e admirar toda a atmosfera do sol se pondo sob o mar, em uma das atividades mais singelas e místicas do destino. As ruas da região também são bem charmosas e guardam boas surpresas para os turistas.

Quer conhecer a cidade, mas tem poucos dias para isso? Aproveite o passeio de chiva, uma espécie de ônibus sem vidros e com as laterais todas abertas. O veículo faz um tour diário pela cidade, percorrendo os principais trajetos. O ponto de saída do passeio é a Torre do Relógio, por volta das 13h30.

Afinal, como são as praias de Cartagena?
Embora Cartagena das Índias esteja localizada no Caribe, não espere por praias com areia branquinha, como em outros destinos caribenhos. As praias que ficam mais próximas ao Centro Histórico – tais como as praias de Bocagrande e de El Laguito – têm águas bem agradáveis, mas sempre lotadas de turistas e moradores, além de todo o burburinho dos vendedores ambulantes. Caso queira curtir momentos de descanso, o melhor é escolher praias mais afastadas da cidade.

A praia de El Laguito, próxima ao centro, tem um trecho curto de areia, que costuma ser altamente disputado aos finais de semana. Suas águas são bem calmas, mas a sua areia é escura com muitos guarda-sóis em seu entorno. O ponto positivo de estar localizada perto da região central é que há vários restaurantes para almoçar com vista para o mar e curtir todo o clima praiano.

Já a praia de La Boquilla, por exemplo, fica um pouco mais distante, sendo bem mais sossegada. As águas aqui são calmas e claras, porém não chegam a ser transparentes. O trecho ainda conta com uma areia bem escura, fato que interfere na transparência da água do mar. É um bom passeio para explorar lugares mais tranquilos e alternativos.

Uma dica para quem deseja curtir um mar tipicamente do Caribe é aproveitar os passeios de barcos para ir até o Arquipélago de Rosário e San Bernardo ou à Playa Blanca, onde é possível encontrar águas ultra transparentes e bem agradáveis. Sim, para curtir praias mais vazias, sem tantos turistas e com uma paisagem paradisíaca, é preciso ir pouco além de Cartagena. Vale mencionar que no Arquipélago de Rosário, localizado a uma hora do centro, há praias particulares que podem ser frequentadas por turistas que prezam por tranquilidade, sossego e um mar belíssimo.

Playa Blanca, localizada em Baru, é uma das praias que mais se assemelham às do Caribe, com areia e águas bem claras. A temperatura da água é bem agradável também, sendo bem convidativa para um banho de mar. Contudo, a praia acaba sendo muito frequentada por turistas e moradores da região. Esta praia fica a duas horas de distância de Cartagena em barco lento ou a 45 minutos em um barco rápido.

Em outras palavras, o foco principal da cidade é mesmo suas atrações e importância históricas. Mas, caso você tenha tempo suficiente e interesse em descansar, vale a pena programar alguns dias para aproveitar algumas praias próximas da cidade.

Temperatura e melhores épocas para visitar Cartagena
Calor é o que não falta no destino, independente da época do ano. A temperatura média anual fica em torno de 27 graus Celsius. Entretanto, devido à umidade do ar, a sensação térmica é bem maior. Por isso, vá preparado para enfrentar o calor colombiano. As chuvas ocorrem com maior incidência entre os meses de maio e novembro. Já os demais meses são considerados período de seca no destino. De qualquer maneira, tenha em mente que o calor sempre o acompanhará em sua viagem.


A baixa temporada em Cartagena corresponde aos meses de abril, setembro e outubro. Porém, por se tratar de um lugar onde o turismo é bastante forte, há uma grande concentração de turistas o ano todo. Épocas de férias como a última quinzena de dezembro, janeiro, julho e agosto costumam ser ainda mais movimentados, o que ocasiona no aumento dos preços.

Dicas para visitar Cartagena:
Para visitar o destino não é necessário visto. Brasileiros podem permanecer na Colômbia por até 90 dias somente com o passaporte ou a carteira de identidade. Contudo, se houver escala em outros países, é preciso consultar a companhia área responsável pelo voo para verificar a necessidade ou não de algum visto;

A moeda na Colômbia é o peso colombiano. Evite pagar suas compras ou despesas com dólar, que costuma ser bem menos vantajoso do que a moeda local;

Como o calor é bem forte por lá durante todo o ano, é importante evitar passeios ao ar livre por volta do meio-dia. Prefira sempre fazer esses passeios no finalzinho da tarde ou no começo da manhã, quando o sol estará menos forte e a temperatura mais agradável;

Não deixe de incluir roupas e trajes leves para a sua viagem a Cartagena. Como você irá andar bastante, calçados confortáveis também são bem-vindos. É legal incluir na sua mala um chapéu ou boné, além de óculos de sol. O uso de protetor solar é imprescindível;

Para evitar contratempos e golpes, contrate passeios com companhias ou profissionais que inspirem segurança. É interessante também buscar a opinião de pessoas que já visitaram Cartagena para avaliar os serviços.

Alegre, colorida, contagiante e histórica. Assim é Cartagena das Índias, um destino que se orgulha de seu passado e o mantém muito bem conservado. Aproveite para visitar um dos lugares mais simpáticos da América Latina. Esperamos que você faça uma excelente viagem a este destino que parece ter parado no tempo, mas que está sempre de braços abertos para os visitantes.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com