BlogHoteis.com
conhecer no Paraná

3 Cidades do Paraná incríveis para conhecer

Que tal visitar algumas das várias cidades do Paraná que são incríveis para se conhecer? Esse estado do Sul do Brasil tem ótimas opções para quem quer curtir férias, contemplando uma grande gama de estilos de turistas.

Há destinos mais culturais e outros ligados à natureza, mas o melhor de tudo é que, por estar em solo brasileiro, você pode viajar sem gastar muito! Confira abaixo 3 opções excelentes de lugares para conhecer no Paraná.

Cidades do Paraná para conhecer

Foz do Iguaçu

Um dos melhores destinos brasileiros está em terras paranaenses. Foz do Iguaçu é uma das cidades do Paraná que com certeza proporciona aos olhos do visitante um verdadeiro espetáculo, graças às Cataratas do Iguaçu.

Além das belezas naturais do Parque Nacional do Iguaçu, o destino conta com a Itaipu Binacional, administrada pelo Brasil e pelo Paraguai. Aqui, registra-se a maior geração de energia em volume de água do mundo! Impressionante, né?

cidades do Paraná
Foz do Iguaçu proporciona um verdadeiro espetáculo, graças às Cataratas do Iguaçu

A cidade também se orgulha de ser casa para várias etnias e representantes de diversas religiões, com pontos turísticos que dão uma verdadeira aula sobre cultura.

Para incluir no roteiro, há igrejas, templo budista e mesquita. Não deixe de visitar a Mesquita Muçulmana Omar Ibn Al-Khatab e o Templo Budista Chen Tien, ambos com entrada gratuita.

cidades do Paraná
Templo Budista Chen Tien, em Foz do Iguaçu

Por estar na fronteira entre Brasil, Argentina e Paraguai, uma viagem a Foz é um belo pretexto para fazer passeios de um dia, além do território nacional. A Ciudad de Este ou Cidade do Leste, no Paraguai, é ótima para quem deseja fazer compras.

Porto Iguazú, que fica no lado argentino das Cataratas, é um lugar super convidativo para um jantar, ótimo para desbravar a culinária dos “hermanos”. Isso sem mencionar que o lado do Parque Iguazú, que fica na Argentina, detém grande parte das cataratas e reserva belíssimos mirantes para contemplar a paisagem.

Você vai se sentir pequeno diante da imensidão das quedas d’água.

cidades do Paraná
Parque Iguazú, que fica na Argentina, detém grande parte das cataratas e reserva belíssimos mirantes

Mas, é claro, o lado brasileiro das cataratas também merece ser contemplado pelo visitante, já que é de onde se tem a melhor vista panorâmica.

Na Trilha das Cataratas, disponível em solo brasileiro, você encontrará pássaros, borboletas, aves e quatis, além do plus de poder parar em vários mirantes. Destaque do lado de cá, a Garganta do Diabo, tem um ângulo surreal: a queda fica em um grande precipício.

Outras atividades por aqui são a trilha do Poço Preto, a escalada, o arvorismo, o rafting e o Macuco Safari. Este último leva o visitante a bordo de um barco, para bem pertinho das quedas.

cidades do Paraná
A Garganta do Diabo tem um ângulo surreal, fica em um grande precipício

O Parque das Aves é interessante por proporcionar ao visitante ficar frente a frente com aves de várias espécies. O legal é poder entrar em enormes viveiros e ver, bem de perto, tucanos, flamingos, corujas e araras. Não deixe de levar sua máquina fotográfica.

O lugar também tem foco na pesquisa e na difusão de informações sobre a preservação das espécies.

Confira aqui os melhores hotéis em Foz do Iguaçu.

Curitiba

Com planejamento urbano ímpar e áreas verdes imponentes, Curitiba, capital e uma das mais procuradas cidades do Paraná, é reconhecida pela excelente qualidade de vida dos moradores. Isso, obviamente, reflete no número de turistas que procuram a cidade.

Um destino para curtir em um fim de semana ou um feriado prolongado, Curitiba tem ares de cidade europeia.

Uma das áreas verdes preferidas dos turistas é o Jardim Botânico, considerado o principal cartão-postal da cidade. O Jardim tem, entre outros destaques, uma estufa de vidro com inspiração no Palácio de Cristal de Londres.

O lugar ocupa 178 mil metros quadrados de área e tem ainda um cenário perfeito para fotos. Aproveite para conferir espécies de plantas típicas tropicais ou para fazer um piquenique nos espaços do jardim externo, com estilo francês.

cidades do Paraná
O Jardim Botânico é um dos pontos preferidos dos turistas

Para conferir um belíssimo pôr do sol, vale a pena programar uma visita ao Parque Tanguá. O lugar dispõe de um mirante de 65 metros sob uma pedreira e permite admirar o entardecer emoldurado por uma ampla área verde.

Já o Parque Barigui é o lar de um grande número de capivaras, além de ser um dos preferidos dos moradores para curtir os dias de sol.

cidades do Paraná
Para conferir um belíssimo pôr do sol, vale a pena programar uma visita ao Parque Tanguá

Aproveite também para visitar o Centro Histórico de Curitiba.

Dê start no passeio a partir do Largo da Ordem, que, atualmente, conta com um comércio pulsante e vários prédios de época. Alguns deles são a Casa Romário Martins, a Casa Vermelha, o restaurante Bar do Alemão e o Palácio Giuseppe Garibaldi.

Outras paradas obrigatórias são a Igreja da Ordem Terceira de São Francisco de Chagas e a Igreja de Nossa Senhora do Rosário de São Benedito, que fica na Praça Garibaldi.

cidades do Paraná
A Catedral de Curitiba é parada obrigatória

Outros pontos de destaque do destino são a Ópera de Arame, teatro feito com tubos de aço e estruturas metálicas, e a Pedreira Paulo Leminski, destinada a espetáculos e shows ao ar livre.

É sua primeira vez na cidade? Então também vale a pena conferir a Linha do Turismo, passeio em um ônibus panorâmico que percorre os principais pontos de Curitiba. É uma alternativa legal, principalmente para quem tem pouco tempo na cidade, mas faz questão de ver o que ela tem de melhor. São 24 paradas no total.

Se você tiver tempo de sobra, faça o passeio de trem até Morretes. Com um trajeto total de 110 km, em 3 horas de duração, o trem sai de Curitiba e passa pela Serra do Mar paranaense, até chegar a Morretes. O visual é um dos mais bonitos que você terá na cidade e o passeio é super charmoso.

cidades do Paraná
Com tempo de sobra, faça o passeio de trem até Morretes

Consulte aqui as melhores opções de hotéis em Curitiba.

Ilha do Mel

Mais um destino incrível para conhecer entre as cidades do Paraná, a Ilha do Mel ficou famosa em meados do ano 90 e é um lugar maravilhoso para curtir férias.

Embora seja um lugar pequeno, a ilha consegue, com maestria, agradar até mesmo os turistas mais exigentes. Mas vale lembrar que o lugar luta para manter sua vibe roots: aqui é proibido entrar carros e não há luzes nas ruas à noite.

cidades do Paraná
A Ilha do Mel ficou famosa em meados do ano 90 e é um lugar maravilhoso para curtir férias

Não deixe de visitar a praia de Encantadas, point da galera mais jovem e descolada. Na maré baixa, vale a pena ainda entrar na Gruta da Encantada, que é cheia de lendas e histórias.

Uma das histórias – que bem parece história de pescador – diz que, em noites de luar, pessoas distraídas eram seduzidas por lindas mulheres que os faziam entrar na gruta. A lenda conta que eles desapareciam. Interessante, não?

Nova Brasília é excelente por oferecer a melhor estrutura para se hospedar e boas opções de restaurantes. Vale comentar que a ilha é dividida em 3 distritos: Nova Brasília, Encantadas e Fortaleza. Todos com um ambiente bem rústico e pé na areia.

cidades do Paraná
Praia de Encantadas, o point da galera mais jovem e descolada

Ao lado da praia de Encantadas, estão duas praias lindíssimas e mais desertas: a Mar de Fora e a da Boia. Elas são perfeitas para curtir um fim de tarde descompromissado, apenas aproveitando a brisa do mar.

Outra praia que fica um pouco mais afastada e tem acesso mais complicado é a praia do Miguel.

cidades do Paraná
A Praia do Miguel fica um pouco mais afastada e tem um acesso mais complicado

Um dos pontos turísticos mais enigmáticos é o Farol das Conchas, onde é possível chegar a partir de uma trilha que vai de Nova Brasília até a Praia do Farol. Deste ponto, você vai subir uns 300 degraus de madeira até o topo.

Embora não seja possível entrar no farol, não há melhor vista de toda ilha do que a que você encontra aqui. A sensação de ver a ilha lá de cima é indescritível.

Para quem sai da Vila do Farol, outras opções de praia são a Praia de Fora e a Praia do Istmo. Ambas são cercadas por morros dos dois lados e têm faixa de areia bem estreita.

cidades do Paraná
Um dos pontos turísticos mais enigmáticos da Ilha do Mel é o Farol das Conchas

As trilhas pela ilha são consideradas grandes atrativos, já que não é possível ir até lá de carro. A trilha da Vila de Encantadas para o Mar de Fora é uma das mais procuradas pelos turistas, que podem aproveitar um contato mais estreito com a natureza.

Um passeio super convidativo também é andar de bike pela ilha, contemplando as paisagens e vendo a vida passar mais devagar. Fique atento às marés, já que muitos caminhos podem estar inacessíveis na maré alta, por exemplo. Os pontos de aluguel se concentram, principalmente, em Nova Brasília.

cidades do Paraná
Um passeio super convidativo é andar de bike pela ilha, contemplando as paisagens

Vale ainda conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída com o propósito de proteger a Baía de Paranaguá. Trata-se de um ponto super bem conservado, tombado pelo Iphan.

Quer se aventurar no surfe? Então não deixe de visitar a praia Grande. Cercada de morros, sem construções na orla, essa praia é rústica e tem boas ondas para praticar o esporte.

cidades do Paraná
Vale conhecer a Fortaleza de Nossa Senhora dos Prazeres, construída para proteger a Baía de Paranaguá

É possível chegar até a ilha saindo de Curitiba, pela BR-277. Chegando em Paranaguá, há um ponto de embarque para a Ilha do Mel. Mas fique atento: o lugar dispõe apenas de duas saídas por dia, uma de manhã e outra à tarde.

Você pode embarcar no distrito de Ponta do Sul, a 10 km de Paranaguá, com saídas das 8 às 18 horas, a cada uma hora nos dias de semana e a cada meia hora aos sábados e domingos.

Confira os melhores hotéis na Ilha do Mel.

Curtiu nossas dicas?

Se você tiver mais sugestões ou dicas, deixe seu comentário pra gente!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com