BlogHoteis.com

Top 10 coisas para fazer em Salvador, um guia da cidade

Sorria, você está na Bahia!

Motivos para sorrir não faltam na capital da Bahia, o estado mais alegre do Brasil. Com pontos turísticos de respeito, Salvador vai além do combo Carnaval + Olodum + Capoeira. Confira as 10 melhores coisas para fazer em Salvador e faça agora mesmo seu roteiro de viagem pela cidade que é alegria 365 dias por ano.

Também separamos dicas de onde se hospedar e onde comer o melhor acarajé de Salvador. Tudo para deixar sua viagem ainda mais inesquecível. Ah! Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas. É rápido e simples.

As 10 melhores coisas para fazer em Salvador

  1. Pelourinho

Com um Centro Histórico importante, o Pelourinho é parada obrigatória para quem visita Salvador. Aproveite para passear por suas ladeiras e admirar as casas em estilo barroco.

O “Pelô”, como é chamado, conta ainda com vários restaurantes, lojinhas e bares. A impressão aqui é de voltar alguns bons anos no tempo. Ir à Salvador e não visitar o Pelourinho é como ir ao Rio e não visitar o Cristo Redentor.

coisas para fazer em Salvador
Salvador tem um importante centro histórico
  1. Mercado Modelo

Outra atração imperdível é o Mercado Modelo, principal centro de comércio de artesanato da cidade. Aqui, você encontrará também produtos típicos da Bahia e as famosas fitinhas do Senhor do Bonfim. Vale admirar a arquitetura histórica do Mercado, que data do século 19.

Do lado de fora, os turistas poderão conferir rodas de capoeira, manifestação cultural que foi reconhecida pela Unesco (Organização das Nações Unidas para Educação, Ciência e Cultura) como Patrimônio Cultural Imaterial da Humanidade.

  1. Elevador Lacerda

Não deixe de conhecer o Elevador Lacerda, que liga a cidade baixa à cidade alta. Com a Baía de Todos os Santos ao fundo, o lugar rende fotos incríveis e é um passeio imperdível. Vale a pena também apreciar o pôr do sol lá de cima.

Prepare-se, pois a fila para pegar o Elevador é um pouco longa, mas nada que o visual não compense.

coisas para fazer em Salvador
Elevador Lacerda, em Salvador
  1. Praia da Barra

Super conhecida, a Praia da Barra fica junto ao farol e está bem próxima ao centro de Salvador. É conhecida por suas águas quentinhas e com poucas ondas, sendo perfeita para turistas de todas as idades, e também para os moradores, por conta de sua ótima localização.

Na época de maré baixa, o lugar é tomado por piscinas naturais.

  1. Farol da Barra

Falando em vistas de tirar o fôlego, o Farol da Barra também merece entrar no seu roteiro de viagem. Basta estar disposto a encarar os 82 degraus que levam ao topo dos 22 metros do Farol.

Aqui, ficam ainda o Museu Náutico da Bahia e o Forte de Santo Antônio da Barra. Não é à toa que o farol é um dos símbolos de Salvador.

coisas para fazer em Salvador
Farol da Barra, um dos símbolos de Salvador
  1. Basílica Nosso Senhor do Bonfim

Outro símbolo soteropolitano, a Basílica do Nosso Senhor do Bonfim é um ponto turístico que você tem que visitar. Aliás, suas fitas coloridas logo na entrada são umas das primeiras coisas que nos vem à cabeça quando pensamos em Salvador, certo?

Localizada no Centro Histórico, essa é a igreja mais tradicional de Salvador e uma das mais conhecidas do Brasil. É nas suas escadarias que ocorrem as cerimônias de Lavagem do Bonfim. Suas fitinhas são também a principal lembrancinha da cidade. Imperdível!

  1. Praia de Itapuã

Imortalizada nos poemas de Vinicius de Moraes e músicas de Dorival Caymmi, a Praia de Itapuã tem uma vibe surreal.

Queridinha dos baianos, seus coqueiros e suas areias branquinhas conferem uma paisagem paradisíaca. Vale muito a pena ver a vida passar bem devagar e descansar em Itapuã. O lugar é perfeito para fugir do burburinho do centro de Salvador.

Aproveite também as piscinas naturais que se formam na maré baixa.

coisas para fazer em Salvador
A Praia de Itapuã é um excelente refúgio para descanso
  1. Acarajé da Cira

Pertinho de Itapuã, você vai encontrar o acarajé mais famoso de Salvador. Prove essa comida típica, que é de dar água na boca, no Acarajé da Cira.

O bolinho de feijão recheado com vatapá, camarões e molho de tomate da Cira, com mais de 30 anos de tradição, é um dos mais saborosos da cidade. Mas fique atento: só peça o Acarajé quente se gostar de algo realmente bem apimentado.

coisas para fazer em Salvador
O acarajé é uma das mais pedidas comidas típicas da Bahia
  1. Carnaval de Salvador

Pensou que não falaríamos de um dos melhores carnavais do país? Com uma alegria 365 dias por ano, Salvador tem como principal festa o carnaval. Considerado o maior carnaval de rua do planeta, os foliões tomam conta da cidade durante a festa de Rei Momo.

Seja ao som de Olodum ou atrás dos famosos trios elétricos que fazem o trajeto Barra-Ondina, curtir o carnaval em Salvador é uma experiência única!

  1. Igreja de São Francisco

No Centro Histórico de Salvador, está a Igreja de São Francisco. Seu interior é riquíssimo em detalhes, uma verdadeira obra de arte. Toda em ouro, sua construção é tipicamente barroca. A igreja fica perto do Pelourinho e vale muito a visita – você vai ficar de queixo caído.

A rica culinária baiana é um dos pontos altos da viagem!

Pratos à base de frutos do mar e o maravilhoso acarajé são comidas imperdíveis por aqui. Muito mais do que uma simples refeição, os baianos conseguem expressar traços da cultura em seus pratos.

Toda sexta-feira é um dia sagrado para degustar a culinária baiana. Além do acarajé, prove também a moqueca, o caruru e a lambreta. O Yemanjá é um ótimo lugar para comer frutos do mar, mas não espere preços baixos. Se quiser opções mais acessíveis, vá até o Bogary, na Ribeira.

coisas para fazer em Salvador
Pratos à base de frutos do mar imperam na culinária baiana

Um bom lugar para provar a legítima comida baiana – sem gastar um rim por isso – é a Dona Mariquita, que fica na Rua do Rio Vermelho. Além do acarajé da Cira, prove ainda os quitutes preparados pela Dinha e Regina, que também ficam no Rio Vermelho.

Quando ir a Salvador

Visitar a capital da Bahia é sempre uma boa ideia. Conhecida como terra da alegria, Salvador é aquele destino para curtir sol e calor o ano todo.

No inverno, por exemplo, as temperaturas médias ficam em 24° graus. Já, no verão, ficam na média de 27°C. Se quiser fugir do período das chuvas, programe sua viagem para uma época que não seja entre abril e julho.

Se seu foco é curtir o que Salvador tem de mais interessante, opte por viajar durante o verão. É nesta época também que acontecem algumas das festas mais animadas da cidade – o Carnaval, em meados de fevereiro e março, e a Lavagem do Bonfim, a Festa de Iemanjá e a Festa de Santa Bárbara, programadas entre os meses de dezembro a março.

coisas para fazer em Salvador
O centro histórico de Salvador ganha ainda mais vida nos dias de Carnaval

Claro que o Réveillon em Salvador também é uma época bem efervescente para o turismo. A virada do ano lota a cidade e isso acaba se refletindo no maior preço de hospedagem. O foco da festa é na Praia do Farol da Barra, principal ponto de comemoração do Ano Novo por aqui.

Sobre o tempo mínimo para se hospedar em Salvador e conhecer todos os pontos turísticos mais famosos da cidade, recomendamos pelo menos cinco dias. Assim, você poderá aproveitar tudo com calma, assim como pede o destino.

Do Farol da Barra ao Pelourinho: onde se hospedar em Salvador

Escolher um bom hotel em Salvador não é tarefa fácil, porque a cidade conta com inúmeras opções de hospedagem, que vão desde o estilo mais econômico até o mais luxuoso. Abaixo, separamos algumas dicas de onde se hospedar em Salvador:

Portobello Ondina Praia Salvador

O Portobello Ondina Praia Salvador é uma excelente alternativa para quem quer ficar próximo ao Farol da Barra e de frente para o mar.

Na categoria 3,5 estrelas, ele conta com café da manhã grátis, free Wi-Fi, cofre na recepção, arrumação diária, ar-condicionado, academia 24 horas, produtos de toalete grátis, piscina descoberta, bar e restaurante. Entre os pontos altos estão o café da manhã, a localização e as instalações voltadas ao bem-estar.

Coisas para fazer em Salvador
Portobello Ondina Praia Salvador

The Hotel Salvador

Também próximo à Praia do Farol da Barra, o The Hotel Salvador se insere na categoria 3 estrelas. Os diferenciais daqui são a praia, o serviço excelente e a ótima localização.

Relativamente pequeno, o hotel tem 55 quartos equipados com geladeira, banheiro privativo, arrumação diária e máquina de café e chá. Oferece também armazenamento de bagagem, equipe multilíngue, ar-condicionado, recepção 24 horas, restaurante, bar e Wi-Fi grátis.

Coisas para fazer em Salvador
The Hotel Salvador

Mercure Salvador Pituba

Já o Mercure Salvador Pituba fica próximo ao Salvador Shopping, à Praia da Pituba e ao Shopping Iguatemi.

Na categoria 3,5 estrelas, o hotel conta com restaurante, bar, piscina descoberta, recepção 24 horas, arrumação diária, business center, serviço de lavanderia, academia, produtos de toalete e Wi-Fi grátis.

Além da ótima localização, as dependências deste hotel chamam atenção, por serem bem limpas, de acordo com relato dos usuários da Hoteis.com.

Coisas para fazer em Salvador
Mercure Salvador Pituba

Hotel Villa Bahia

Uma opção ainda mais sofisticada, o Hotel Villa Bahia tem ambiente clean e aconchegante. Com 4 estrelas, sua localização é perfeita, a apenas um minuto do Pelourinho e bem no coração do centro histórico de Salvador.

O estabelecimento tem apenas 17 quartos, o que torna sua atmosfera ainda mais acolhedora e intimista. Oferece piscina externa, terraço na cobertura, café da manhã grátis, translado de ida e volta para o aeroporto, piscina descoberta, ar-condicionado, jardim, equipe multilíngue, free Wi-Fi e recepção 24 horas.

Coisas para fazer em Salvador
Hotel Villa Bahia

Express Hotel

Também nesta mesma região, o Express Hotel é uma ótima opção de hospedagem na categoria 3,5 estrelas. Embora com estrutura mais antiga, o destaque aqui é sua excelente localização.

O hotel dispõe de recepção 24 horas, ar-condicionado, arrumação diária, equipe multilíngue, Wi-Fi e estacionamento gratuitos, assistência com excursões e ingressos, minibar, elevador, piscina e sala de jogos.

Coisas para fazer em Salvador
Express Hotel

Reserve agora mesmo o seu hotel em Salvador, em até 12 x sem juros, na Hoteis.com.

Se quiser saber mais, veja as melhores praias e onde se hospedar em Salvador.

Você tem uma boa história para contar sobre a capital baiana? Divida com a gente nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com