BlogHoteis.com

Conheça Bacalar, um paraíso Quintana Roo

No balneário mágico, céu e mar parecem se misturar

Este outro lado da Riviera Maya é um paraíso de luxo. No coração de Bacalar, que significa “berço celeste rodeado por juncos”, fica uma lagoa cuja profundidade, areias brancas e a intensidade do sol transformam o espelho d’água em uma tela com vários tons de azul, criando um efeito em dégradé emocionante.

E quanto à história de Bacalar?

Bacalar também tem um passado heróico, porém trágico. A cidade foi palco da Guerra das Castas, no século XIX, e também sofreu o impacto das tensões e instabilidade contínuas entre os chefes locais e piratas de várias nacionalidades, e a resistência dos maias que não estavam sob o controle da monarquia espanhola.

Isso levou à construção, no século XVII, do Forte San Felipe, que hoje abriga um museu. Muitas outras histórias ajudaram a moldar a vida, o comércio e as influências do que hoje são Quintana Roo, Guatemala e Belize. Tudo isso e muito mais você encontra no Museu do Forte de San Felipe Bacalar. O museu funciona das 9h às 19h, de terça a domingo, e fica na Av. 3 19, no centro de Bacalar.

Em outubro de 2007, a Secretaria de Turismo do México passou a se referir a Bacalar como “pueblo mágico”, o que alimentou a fama e o fluxo de visitantes que procuram o local para curtir a vida.

Cuidado para não se apaixonar!

Bacalar é linda porque continua natural. A preocupação com o meio-ambiente faz parte dos atrativos da cidade e é uma atividade educativa mesmo nas férias. Recomendamos que você visite a Isla de los Pájaros. Esse lugar na Lagoa de Bacalar é um famosos santuário de aves.

Bacalar
Isla de los Pájaros

Sua beleza, diversidade é o casamento perfeito de céu, sol e mar fazem da experiência de visitar esse local um verdadeiro cartão postal para ficar marcado na memória. Pode pegar os binóculos e ajustar o zoom da câmera.

Uma das principais atividades dos visitantes de Riviera Maya e Quintana Roo é explorar a beleza sem igual dos cenotes. Próximo a Bacalar, você encontra o magnífico Cenote Azul.

Com 300 metros de diâmetro, o cenote chega a 90 metros de profundidade. Aqui você terá todo o tempo e espaço para a prática de mergulho ou snorkel. O mergulho tem a vantagem de proporcionar a descoberta de cavernas subterrâneas ocultas nessa piscina mística.

É claro que você também pode nadar e mergulhar à vontade, e depois recuperar as energias saboreando o tempero bacalarense nos restaurantes e lojas locais. O Cenote Azul fica a menos de 30 km a noroeste da capital, Chetumal.

Bacalar ainda conserva a riqueza cultural dos povos maias

Antes de partir, você precisa visitar a Zona Arqueológica de Kohunlich. O sítio arqueológico maia fica a menos de 70 km, no sudeste de Bacalar. A visita é imperdível: após a longa descida de escada, você chegará ao famoso Templo das Máscaras.

É nesse templo que se encontram várias máscaras de Kinich Ahua, o Deus do Sol. O tom avermelhado das esculturas foi preservado ao longo dos anos.

A cidade cerimonial é complementada pelo Palacio de las Estelas, la Gradería e El Rey, além de diversos edifícios residenciais e tumbas.

Bacalar também é ecoturismo, pessoal!

O balneário ecológico no extremo leste da cidade é um dos maiores destaques da Lagoa de Bacalar. O local funciona diariamente das 10h às 18h, e fica na Av. 1, Mario Villanueva Madrid, Bacalar. Segundo os visitantes que vêm nadar, admirar a flora e fauna locais, fazer um passeio de banana ou até mergulho, este é um lugar ideal para famílias.

Bacalar
No balneário ecológico é possível admirar a flora e fauna locais

O Cenote Cocalitos fica a somente cinco minutos da Avenida Costera. Cocalitos é um belíssimo refúgio de águas cristalinas, onde se pode ver e tocar uma série de rochas antigas arredondadas. O nome científico dessas formações rochosas é estromatólito, e é a elas que esse refúgio deve seu nome. Essas estruturas minerais impressionantes são produto de um fenômeno geológico originado da captura de partículas sedimentares por cianobactérias.

O que nós recomendamos (muito!) que você faça

Procure ser sustentável. Assim como os demais destinos de turismo ecológico no México e no mundo todo, este também precisa do nosso zelo. Diminua a produção de lixo descartável: é só reduzir, reusar e reciclar. Ajude a recolher o lixo nos lugares que você visitar. Bacalar só é linda desse jeito porque foi preservada. Com a sua ajuda, ela continuará linda para os visitantes de amanhã, e por muito tempo.

Curta o sol, mas com moderação

Durante o dia, principalmente no verão, é imprescindível passar bastante protetor solar, usar chapéu, óculos de sol e sandálias confortáveis que fiquem bem presas no calcanhar, antes de sair do quarto para algum passeio. E, é claro, leve o que precisar para se hidratar bem!

Há ótimos passeios nas proximidades

Saia um pouco de Bacalar e conheça outros lugares. Pergunte, explore, caminhe até se cansar e confira pessoalmente cada ponto turístico, as dicas e lugares no entorno desse paraíso. Pode ser difícil quebrar o encanto da lagoa mágica, mas garantimos que valerá a pena.

Apenas evite a região na época de furacões, tempestades tropicais ou qualquer intempérie que possa colocar em risco a sua segurança. Em caso de imprevistos, siga as instruções das autoridades locais e de Chetumal. Em situações extremas, procure ficar acompanhado.

Restaurantes deliciosos em Bacalar

Prepare-se para satisfazer os olhos e o paladar em Nao Bacalar, um restaurante japonês cujos belos pratos são obras de arte saborosas que conquistaram os sete mares. Ele fica na Av 1 27, Magisterial, Bacalar.

O Mango y Chile é um restaurante vegano. Quem já foi, aprovou o hummus, os hambúrgueres e as porções generosas. O Mango y Chile fica na Av. 3 Fuerte San Felipe, entre a Calle 22 e Calle 24, no centro de Bacalar.

Outro lugar para comer e se divertir em Bacalar é o Restaurante & Club de Playa Baluartes, um local lindo e com uma vista espetacular onde você pode saborear o melhor da culinária de Quintana Roo com suas inúmeras influências. Ele fica na Av. Costera, entre a Calle 20 e a Calle 22, em Benito Juárez, em Bacalar, Quintana Roo.

Um brinde a Bacalar!

Pra terminar, conheça a vida noturna de Bacalar. O Galeón Pirata é um espaço cultural onde você encontra música, shows, comédia e bons drinques para fechar com chave de ouro sua experiência inesquecível na cidade. Sugerimos que você experimente o mezcal, uma das principais pedidas de moradores e visitantes.

Bacalar: onde fica e como chegar

A cidade fica a apenas 40 km de Chetumal, capital de Quintana Roo. Bacalar é uma cidade pequena, com quase 500 anos de história moderna e um passado pré-colombiano que remonta ao seu antigo esplendor.

A cidade é um centro turístico ao sul de Quintana Roo, onde os caminhos para os sítios arqueológicos e a vida urbana empolgante de Chetumal começam e terminam.

Além de se refrescarem na lagoa, os visitantes da cidade podem ainda aproveitar a infinidade de serviços, comodidades e atrações turísticas que esta cidade oferece.

Bacalar
Lagoa de Bacalar

Hotéis próximos à Lagoa de Bacalar, em Quintana Roo

Se você procura um local para se hospedar próximo à Lagoa das 7 cores, saiba que você pode encontrar os melhores hotéis em Bacalar, além de lindos hotéis econômicos próximos à Lagoa de Bacalar na Hoteis.com.

Desde já, recomendamos a Posada Lulú La Bruja. Esta acomodação especial é um dos hotéis de frente para a lagoa em Bacalar.

Posada Lulú La Bruja conta com vários quartos, dois deles localizados convenientemente na praia de Bacalar. O local oferece comodidades e serviços como restaurante, um belíssimo jardim  e um terraço encantador com redes.

O estabelecimento oferece ainda geladeira nas áreas comuns, serviços de lavagem a seco ou lavanderia e assistência aos turistas para a compra de bilhetes e entradas. O café da manhã e Wi-Fi grátis são outras características interessantes.

Como o horário de funcionamento da recepção é limitado e a região fica lotada durante as férias e a alta temporada, é recomendado que você faça a sua reserva com antecedência. Lembre-se que você pode fazer a sua reserva antecipada em Bacalar e pagar em até 12 vezes sem juros.

Bacalar
Posada Lulú La Bruja é um dos hotéis de frente para a lagoa em Bacalar.

Temos outra ótima opção de hospedagem para você, o Hotel Rancho Encantado. Este hotel aconchegante com 32 quartos é um exemplo perfeito de estabelecimento com vista para a Lagoa de Bacalar.

Esse hotel de 2 estrelas e meia tem piscina, restaurante, spa de serviço completo, lavanderia e cofre próprios. Além disso, a estadia inclui Wi-Fi, estacionamento e café da manhã continental sem custo adicional.

Bacalar
Hotel Rancho Encantado

Lembre-se que a melhor forma de fazer a reserva antecipada do seu hotel em Bacalar é pagando em 12 vezes sem juros, na Hoteis.com.

Reserve já o seu hotel em até 12x sem juros na Hoteis.com!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com