BlogHoteis.com

Conheça Barra Grande, local de belas praias na Península de Maraú, na Bahia

Já parou para pensar em quantas belezas o Brasil possui que não são conhecidas pelo grande público? Se estiver em busca de um destino mais tranquilo e com pouca estrutura, mas que não deixa a desejar em belezas e boa experiência, considere ir para Barra Grande. Essa pequena vila da Bahia conta com atrativos que você nem imagina e pode garantir férias surpreendentes.

Ainda não conhece essa opção? Então, continue lendo e fique por dentro de tudo o que vale a pena saber sobre a cidade.

Aproveite a oportunidade e reserve aqui o seu hotel, pagando parcelado em até 12 vezes sem juros e sem IOF.

História
Barra Grande é uma pequena vila localizada na Península de Maraú, no litoral da Bahia. É tão pequena e pitoresca quanto é linda e cheia de belezas naturais.

Conheça Barra Grande, local de belas praias na Península de Maraú, na Bahia

O local é tão especial e ainda tão rústico que sua vila não é tão famosa. O que se sabe e que os habitantes originais da península formavam uma aldeia conhecida como Mayrahú. O primeiro homem branco chegou no século 18, possivelmente um dos frades italianos.

Alguns anos após, o distrito de Mayrahú foi criado, recebendo a sua primeira capela. Depois de passar mais de uma centena de anos sendo distrito, se transformou em cidade em 1938.

A vila de Barra Grande, por sua vez, desenvolveu-se na ponta voltada para o mar. Formada, quase que exclusivamente por pescadores, sempre foi muito simples e em harmonia com a natureza.

Tanta beleza e tranquilidade passaram a chamar a atenção dos turistas e, nos últimos anos, Barra Grande é um destino desejado por quem busca aproveitar um passeio incrível.

O que fazer em Barra Grande
Não se deixe enganar: não é porque essa vila no litoral sul da Bahia é pequena e rústica que ela é entediante — muito pelo contrário. A localidade conta com passeios que tornarão a sua viagem inesquecível.

Praias e natureza
A Praia de Barra Grande é a mais famosa da região e conta com um visual incrível. Possui uma faixa de areia dourada muito extensa, o que garante tranquilidade mesmo na alta temporada. O mar é calmo e cristalino, com algumas formações rochosas que criam piscinas naturais. Como a visibilidade é excelente, o lugar é ótimo para praticar o snorkeling.

A Praia Ponta do Mutá é composta por uma areia tão clara que chega a ser quase rosa. Também tem ondas tranquilas e perfeitas para a família. Ao seu redor, há uma grande quantidade de palmeiras e árvores nativas, dando um aspecto rústico ao local. Seu grande atrativo é o pôr do sol, com uma vista de impressionar.

A Praia de Algodões conta com uma faixa de areia clara e compacta, embora fique um pouco mais afastada da vila. A água é transparente e tem ondas medianas. Há pouca estrutura, com algumas barraquinhas. Por ser afastada, não fica muito movimentada mesmo na alta temporada, sendo um excelente refúgio para quem busca por sossego.

A Praia de Taipu de Fora é uma das mais famosas e movimentadas da região. Possui águas com tonalidade azul clara, areia dourada e muitos coqueiros. O local conta com uma boa estrutura turística com pousadas, lojas, bares e restaurantes espalhados pela orla. Não deixe de mergulhar de snorkel e aproveitar as piscinas naturais do lugar.

Cultura e entretenimento
A Praça da Tainha é o ponto central da vila. É lá onde tudo acontece, como eventos do Carnaval e festas típicas.
Também há alguns bares e restaurantes típicos, garantindo a diversão noturna.

Como o chão é de terra batida, andar por Barra Grande nem sempre é fácil. Mas é exatamente nesse momento em que entra um passeio cultural e prático: o de jardineira. Nesse veículo adaptado para o transporte, é possível se deslocar pela vila e ainda aproveitar uma das formas mais típicas para andar entre as ruas.

Caso esteja em busca de muita agitação, vá até o Café de La Musique. Nesse ponto, há muita comida boa, gente bonita e música que toca, muitas vezes, até o sol raiar. Apesar de ser bem disputada na virada do ano, a atração também é excelente para quem busca uma opção de diversão durante toda a alta temporada.

Construções históricas
A Igreja Santo Antônio é a principal da vila, construída em homenagem ao seu padroeiro. Sua fachada em azul e branco traz um ar pitoresco ao lugar, que foi fundado em 1852. Fica na Praça das Mangueiras e pode ser visitada durante as missas, como as de domingo, por volta das 8h.

O Farol de Ponta do Mutá fica na parte norte da península, bem perto da entrada da Baía de Camamu. Data de 1783, sendo um dos mais antigos do país, com 11 metros. Oferece uma vista incrível visão do mar que fica à sua frente.

Onde ficar hospedado
Por ser uma vila simples e tradicionalmente isolada, provavelmente você pense que se hospedar nesse lugar é impossível. Entretanto, os hotéis de Barra Grande são bonitos e têm a estrutura ideal para ficar nesse paraíso.

No Dreamland Bungalows você terá uma ótima experiência, com acomodações espaçosas, bem decoradas e muito confortáveis. A localização privilegiada deixa tudo mais especial, assim como a presença do restaurante, bar e do belo jardim.

No Dreamland Bungalows você terá uma ótima experiência em sua viagem a Barra Grande.

A Pousada Taipu de Fora é uma das queridinhas dos turistas por seu atendimento fantástico e proximidade da praia, além de um excelente custo/benefício. Os quartos são espaçosos e acolhedores, gerando uma experiência bem satisfatória.

A Praia de Taipu de Fora é uma das mais famosas e movimentadas da região.

No Barra Trip há um belo café da manhã gratuito, assim como internet e estacionamento grátis. Os quartos são práticos e convenientes. Você ainda poderá relaxar na rede da suíte.

O HTL Tubarão apresenta uma pegada rústica por um preço econômico e localização privilegiada. As acomodações são ideais para descansar e se preparar para um novo dia de sol, praia e lindos visuais.

Já as suítes do HTL Terra Mar Barra Grande têm muito contato com a natureza e uma experiência bem agradável. Para o seu máximo conforto, há piscina externa, sauna a vapor, sala de jogos e jardim.

Para que a sua viagem seja ainda melhor, que tal economizar na hospedagem? Reserve o seu hotel em Barra Grande em até 12 vezes sem juros e sem cobrança de IOF!

Dicas e curiosidades de Barra Grande
Agora que você descobriu as maravilhas dessa vila cheia de personalidade, falta só acertar os últimos detalhes da viagem. Com essas informações, suas férias sairão exatamente do jeito que espera.

Como chegar a Barra Grande
Por ser relativamente isolada, chegar a Barra Grande exige uma boa preparação e algumas horas na estrada. Estando fora do estado da Bahia, o aeroporto mais próximo para chegar é no Aeroporto de Ilhéus – Jorge Amado.
Saindo desse lugar, você pode contratar um transfer ou alugar um carro e seguir ao norte por 130 km. O trajeto é feito pela BR-030 e pela BA-001 e leva pouco mais de três horas.

Também é possível seguir por 120 km, de Ilhéus, até o Porto de Camamu. De lá, basta pegar um transporte marítimo até Barra Grande, em uma opção mais conveniente e cheia de belezas.

Já se não quiser perder tempo, é possível fretar um táxi aéreo. Há uma pequena pista de pouso localizada nos arredores da vila, reduzindo a duração da viagem.

Melhor época do ano para viajar
Assim como acontece em praticamente todo o litoral baiano, o sol é forte ao longo de todo o ano. Porém, a temporada de chuvas pode frustrar os seus planos, então o ideal é evitar o período de maio a julho.

De dezembro ao começo de março ocorre a alta temporada. Os preços ficam mais altos, mas, mesmo assim, pode ser muito conveniente para os seus planos.

Se estiver buscando um lugar diferente para entrar no novo ano, o Réveillon de Barra Grande também chama a atenção.

Onde comer
O Restaurante A Tapera é ideal para quem deseja comer frutos do mar frescos e provar diversos sabores regionais. O ambiente rústico e familiar fica na Rua Dra. Lili, 95. Funciona de quarta a domingo, das 13h às 22h.

No Mucama Bar e Restaurante você também ficará bem perto do mar, uma vez que está localizado na Praia da Ponta do Mutá. O ambiente é descontraído, cheio de elementos naturais e com pratos a preços convidativos. Fica aberto de terça a domingo, das 8h às 18h.

O Bar da Rô é um clássico para quem busca boa comida, bebidas geladas e contato com a natureza. Bem perto do mar, conta com várias opções de pratos e ótimo atendimento. Fica de frente para o Rio Carapitangui. Funciona diariamente, das 8h às 18h.

Com essas informações, fica difícil resistir aos encantos de Barra Grande. Apenas se preocupe com o planejamento bem feito para essa viagem, uma vez que o lugar é mais afastado. Depois, é só curtir as paisagens incríveis e quase intocadas.

Gostou das nossas dicas? Então, não deixe de marcar aquela pessoa especial que vai embarcar com você nesta viagem incrível.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com