BlogHoteis.com
conhecer no Rio Grande do Sul

Top 7 cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

O Rio Grande do Sul foi o estado brasileiro que mais recebeu famílias de alemães e italianos para formar uma população junto com os portugueses e os índios que habitavam grande parte daquele território. Neste post, você vai descobrir 7 melhores cidades para conhecer no Rio Grande do Sul.

Veja os melhores destinos para curtir nesta região, famosa por ser a mais europeia do Brasil, com as estações mais marcantes e tão cheia de características próprias, a começar pela geografia e pelos habitantes.

Na extremidade do Brasil, o Rio Grande do Sul abriga regiões de muito apelo turístico, como a capital Porto Alegre e suas imediações, a chamada Serra Gaúcha com as cidades mais frias do Brasil, onde pode ocorrer precipitação de neve, a região das missões, onde a história do estado – e do Brasil – ainda é contada nos seus monumentos históricos, o Vale dos Vinhedos e até mesmo algumas cidades litorâneas.

conhecer no Rio Grande do Sul
Os vinhedos são importante para a história da Serra Gaúcha

O tradicional gaúcho, com sua cuia de chimarrão à mão, é personagem folclórico dessa região, com suas vestimentas especiais, explorando os pampas a se perderem no horizonte.

Um estado construído com muita luta, guerras fronteiriças, miscigenação, dentro de um território formado por planícies sem fim, castigadas por temperaturas por vezes menores que zero. Certamente, uma região surpreendente, um destino para quem gosta de se aventurar num Brasil diferente, na cultura, no modo de falar e de viver.

7 Cidades para conhecer no Rio Grande do Sul

Porto Alegre

Banhada pelo rio Guaíba e sede dos clubes rivais Internacional e Grêmio – sempre entre os melhores do Brasil -, a cidade de Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul e também um grande centro comercial e industrial.

conhecer no Rio Grande do Sul
Banhada pelo rio Guaíba, Porto Alegre é a capital do Rio Grande do Sul

Essa é a quinta cidade mais populosa do Brasil e maior centro de toda a região sul. Em 2010, foi considerada pela ONU a melhor metrópole para se viver no Brasil. Mas não é só de bons índices que vive essa cidade tão peculiar, está também cheia de boas surpresas.

Uma delas é o Mercado Municipal, com produtos tradicionais da região, muitas variedades de mate para chimarrão, cuias, roupas tradicionais, chapéus, tralhas para montarias, vinhos regionais, artesanato e tudo mais que um bom mercado possa oferecer.

Além disso, há também restaurantes e lanchonetes, onde são servidos os mais tradicionais quitutes da região, como o arroz carreteiro de charque, ambrosia e sagu.

conhecer no Rio Grande do Sul
Sagu, um tradicional quitute da região gaúcha

À beira do Guaíba é possível visitar muitas atrações, na zona sul da cidade. O passeio inclui uma passagem pelo antigo quarto do escritor Mário Quintana, com sua escrivaninha e sua cama.

Não se pode perder também a chance de saborear um autêntico churrasco gaúcho, em uma das muitas churrascarias espalhadas pela área central.

Veja os melhores hotéis em Porto Alegre.

Gramado

A aproximadamente 120 km da capital Porto Alegre, a cidade de Gramado é um dos principais destinos de inverno no Brasil.

Com infraestrutura bastante adequada ao volume de turistas que recebe, a cidade, que fica na chamada Serra Gaúcha, mais precisamente na Região das Hortênsias, mantém suas raízes europeias, muito visíveis na sua arquitetura e culinária.

O “Lago Negro” é um dos cartões-postais da cidade, com seu passeio florido e suas águas verdes escuras.

conhecer no Rio Grande do Sul
O “Lago Negro” é um dos cartões-postais da cidade, com suas águas verdes escuras

Gramado é também a capital brasileira do cinema, promovendo o mais famoso festival da sétima arte em nossas terras.

Sua beleza natural é tão exuberante quanto seus eventos mais concorridos, o Natal de Luz e a Chocofest.

Outro passeio interessante em Gramado é o Parque das Lavandas, com seu jardim sempre bem cuidado.

conhecer no Rio Grande do Sul
Não se pode perder também a experiência gastronômica da cidade.

Outras dicas muito recomendadas são o Dreamland, espaço com bonecos de cera dos ícones da cultura pop, o Hollywood Dreams Car, museu de automóveis fabricados até a década de 60, e Snowland, parque com neve real e shows de patinação no gelo.

Ah! Claro: não se pode perder a experiência gastronômica da cidade.

Confira aqui as melhores dicas de hotéis em Gramado.

Canela

Churrasco, bom chimarrão, fandango, trago… O que o gaúcho gosta, o visitante também vai amar em Canela.

O Parque do Caracol tem a mais alta cascata do Rio Grande do Sul, que leva o mesmo nome do parque.

Vizinha de Gramado, a pequena e bucólica Canela é cercada de muitas flores, matas nativas, morros e vales, onde estão os vinhedos que produzem um dos melhores vinhos da região.

conhecer no Rio Grande do Sul
O Parque do Caracol tem a mais alta cascata do Rio Grande do Sul

Se o desejo do viajante é tranquilidade, então Canela é certamente o melhor destino para conhecer no Rio Grande do Sul.

Os passeios incluem uma passada também no Parque da Ferradura e no parque temático “Mundo a Vapor”, com suas maravilhosas miniaturas e a reconstrução do acidente ferroviário acontecido em Paris, em 1895, já na sua fachada.

conhecer no Rio Grande do Sul
A Catedral Nossa Senhora de Lourdes atrai centenas de turistas todos os dias

Com uma população fortemente ligada às tradições cristãs, a cidade possui uma das mais belas igrejas de todo o estado do Rio Grande do Sul. Trata-se da Catedral Nossa Senhora de Lourdes, que ainda hoje atrai centenas de turistas todos os dias. Vale pela beleza e arquitetura.

Veja aqui as melhores opções de hospedagem em Canela.

Bento Gonçalves

O passeio de Maria Fumaça entre Bento Gonçalves e Garibaldi é uma verdadeira viagem no tempo, com direito a muita história do nascimento do estado do Rio Grande do Sul e desse capítulo do desenvolvimento de um Brasil cercado de tradições e costumes fronteiriços.

 conhecer no Rio Grande do Sul
É imperdível a visita pelo “Vale do Vinhedo”, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Montenegro

Colonizada por italianos, Bento Gonçalves resguarda com zelo toda a tradição, culinária e arquitetura desse país europeu. Suas paisagens chegam a lembrar partes da região da Toscana, um dos destinos mais charmosos e visitados em todo o mundo.

Entre essa paisagem bucólica, descansam os vinhedos e as vinícolas que produzem anualmente vinhos vencedores de degustação internacional. Não é sem motivo que a cidade é conhecida como Capital Nacional do Vinho. É imperdível a visita por todo o “Vale do Vinhedo”, na divisa entre Bento Gonçalves, Garibaldi e Montenegro.

conhecer no Rio Grande do Sul
Para quem gosta de aventura, a descida de rafting pelo rio das Antas é uma ótima pedida

Nos Caminhos de Pedra, no Distrito de São Pedro, o visitante vai se surpreender com a arquitetura das casas dos primeiros imigrantes italianos.

Para quem gosta de um pouco de aventura, a descida de 12 km de rafting no rio das Antas é uma ótima pedida. A aventura dura cerca de 2 horas e vale muito a pena.

Confira as dicas dos melhores hotéis em Bento Gonçalves.

Torres

O pintor, professor e desenhista francês Jean-Baptiste Debret imortalizou em suas telas, no século 19, as praias da cidade de Torres, no pouco falado litoral do estado do Rio Grande do Sul.

As paisagens vistas nas obras desse grande artista continuam praticamente intocadas desde então, dando a oportunidade ao visitante de conhecer as vistas que tanto encantaram o pintor.

 conhecer no Rio Grande do Sul
Pouco se fala sobre as praias do Rio Grande do Sul, mas Torres promete vistas fantásticas

Pouco se fala sobre as praias do Rio Grande do Sul, mas Torres promete vistas fantásticas.

O cartão-postal da cidade é a praia da Guarita, com penhascos em seu território e surfistas disputando suas ondas agitadas. Aproveite também para subir no Parque da Guarita e alcançar o topo da Torre Sul, onde a vista do entorno compensa todo o esforço.

Nos arredores, conheça a reserva ecológica Ilha dos Lobos ou programe uma viagem durante a Páscoa, quando acontece um grande Festival Internacional de Balonismo.

 conhecer no Rio Grande do Sul
Programe uma viagem na Páscoa, quando acontece o grande Festival Internacional de Balonismo

Ou programe-se para setembro, para acompanhar os eventos da Semana Farroupilha, uma das mais tradicionais festas gaúchas de todo o estado.

Para ficar em Torres, confira os melhores hotéis na cidade.

Caxias do Sul

A exemplo de outras cidades do estado, Caxias do Sul também é importante produtora de vinhos e espumantes, reunindo várias cantinas e vinícolas famosas, além de vários locais históricos.

No mês de fevereiro, é realizada a tradicional Festa Nacional da Uva, que coincide com a época da colheita nos vinhedos. Os produtores se reúnem para muita música tradicional, danças típicas e, é claro, degustação.

 conhecer no Rio Grande do Sul
Caxias do Sul também é importante produtora de vinhos e espumantes

Em Caxias do Sul, é obrigatória a visita ao “Château Lacave”, com arquitetura do século 11, levando o visitante a uma viagem no tempo, mais precisamente ao período medieval.

O Château Lacave é o único castelo a abrigar uma vinícola em toda a América Latina. Além da paisagem exótica e fascinante, o visitante vai poder degustar vários dos melhores vinhos fabricados no Brasil.

 conhecer no Rio Grande do Sul
Em Caxias do Sul, é obrigatória a visita ao “Château Lacave”, com sua arquitetura do século 11

Há muitas outras atrações na cidade, como o Museu Ambiência, Casa de Pedra, Monumento Nacional ao Imigrante, Catedral, Panorama da cidade, Estátua da Liberdade na Praça Dante Alighieri, Prédios históricos da Metalúrgica Abramo Eberle e a Casa da Cultura.

Há sempre uma surpresa na segunda cidade mais populosa do Rio Grande do Sul.

Escolha sua melhor hospedagem! Confira os hotéis em Caxias do Sul, com as dicas da Hoteis.com.

Pelotas

Fundada em 1758, a cidade de Pelotas ganhou fama e riqueza por conta das charqueadas, fazendas que produziam carne seca e que hoje são atração turística.

Muitas das arquiteturas dessas propriedades ainda estão em ótimo estado de conservação e proporcionam ao visitante uma boa noção de como era a região nos seus primeiros séculos de vida.

 conhecer no Rio Grande do Sul
A cidade de Pelotas ganhou fama e riqueza por conta das charqueadas

Pelotas também é conhecida como “Princesa do Sul” e “Capital Nacional do Doce”, graças à sua grande produção desses quitutes, especialmente os de origem portuguesa.

Essas maravilhas podem ser saboreadas durante a Feira Nacional do Doce (Fenadoce), a maior do ramo de docerias do país, realizada em datas próximas dos meses de inverno.

 conhecer no Rio Grande do Sul
Pelotas também é conhecida como “Princesa do Sul” e “Capital Nacional do Doce”

Uma das atrações da cidade é o Mercado Público, cuja obra foi iniciada em 1847 e terminada em 1853, embora entre 1911 e 1914 tenha ocorrido uma reforma. Seu projeto foi feito no estilo neoclássico, tendo sido mudado para “art nouveau” após 1970, quando o prédio foi destruído por um incêndio e reconstruído.

Nele, se destacam a torre do relógio e o farol de ferro, importados de Hamburgo, na Alemanha, fazendo uma alusão à Torre Eiffel de Paris.

Confira os melhores hotéis em Pelotas.

Gostou das dicas? Conhece os destinos? Tem mais sugestões?

Fale conosco aqui! Deixe seu comentário, nós adoramos novidades.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com