BlogHoteis.com

Costa do Sauípe: tudo o que o litoral da Bahia tem de bom

Onde fica a Costa do Sauípe : o que fazer e onde se hospedar neste paraíso!

Um dos principais destinos turísticos do Nordeste do Brasil, a Costa do Sauípe está localizada no município de Mata de São João, no estado da Bahia. O grande empreendimento possui uma vasta infraestrutura de hospedagem, lazer e esportes, estendendo-se por 176 hectares. A região é privilegiada por uma maravilhosa orla, uma vastidão de coqueiros e dunas, além de um espetacular mar com águas verdes.

No litoral norte do estado, o complexo turístico hoteleiro fica em Sauípe, onde há poucos moradores, devido ao custo elevado das residências e ainda porque quase toda a região abriga hotéis, pousadas e resorts.

Devido ao seu porte, já recebeu importantes eventos, como o Brasil Open de Tênis em 2011, o Campeonato Mundial de Futebol de Areia de 2001 e o sorteio da Copa do Mundo FIFA de 2014.

Ali bem perto está localizado o Parque Sauípe, que abriga uma incrível biodiversidade do ecossistema formada pela junção de trechos de restinga e de manguezal, circundados pela Mata Atlântica. O ecoturismo é bem forte no parque. Uma das atrações é o mirante de 15 metros de altura que atrai muitos curiosos e fotógrafos.

O que Costa do Sauípe tem para oferecer?

O complexo é composto por cinco hotéis de bandeira internacional, com diárias all-inclusive, e seis pousadas temáticas (boa dica para quem deseja economizar), sendo classificados em três tipos de hospedagem: Sauípe Premium, Sauípe Resorts e Sauípe Pousadas – além de outras instalações, em um espaço com capacidade para abrigar até 3,5 mil pessoas.

Na Praça do Cruzeiro estão localizados muitos barzinhos, restaurantes, lojas de artesanato, joalherias e boutiques.

O lugar por si só já é encantador e oferece ao turista a opção de descansar na rede, curtir a praia, se divertir com serenatas e festas típicas da região ou ainda praticar esportes radicais. Todo o empreendimento construído ali preservou a vegetação original da região: manguezais, coqueirais, restingas, dunas, lagoas, rios e pequenos trechos da Mata Atlântica.

As pousadas ficam na Vila Nova da Praia, uma vila praiana com calçadas de paralelepípedos e muito romantismo em suas construções, especialmente na capela colonial.

Confira os melhores hotéis da região:

Hotel 4 estrelas, de frente para o mar de Entre Rios. Conta com piscina externa, bar ao lado da piscina, restaurante, quadra de tênis descoberta, traslado de ida e volta do aeroporto, creche, biblioteca, além de café da manhã, Wi-Fi e estacionamento gratuitos.

Um verdadeiro paraíso para quem gosta de natureza e de tranquilidade. O Projeto Tamar, que trabalha com a preservação de tartarugas marinhas, fica a 25,6 km de distância.

O nome pertence a uma tribo indígena baiana e, como homenagem, cada bangalô tem o nome e a representação de cada tribo indígena da Bahia: Pataxó Hãhãhã, Kiriri, Pankareré, Atakikúm, entre outras. No espaço há animais silvestres, como micos, pavões e pássaros, que são criados totalmente soltos.

Oferece piscina externa, bar ao lado da piscina, terraço, jardim, além de café da manhã, Wi-Fi no saguão e estacionamento gratuitos

Fica localizada a 150 metros da badalada Vila da Praia do Forte e a apenas 300 metros da praia. A pousada é bem confortável e espaçosa, decorada no estilo rústico e com um projeto arquitetônico belíssimo. Possui uma vasta área verde, uma ampla piscina com espaço infantil e piscina de hidromassagem.

Fica a apenas 100 metros da praia, sendo ideal para famílias com crianças. Aceita animais de estimação. A pousada é simples e confortável. Possui uma área verde, piscina externa, varandas com rede, restaurante, além de café da manhã e estacionamento gratuitos.

Encanta por seu estilo rústico e acolhedor, atraindo viajantes que buscam qualidade de vida e de privacidade. O hotel preserva a harmonia entre o conforto e a natureza, deixando os hóspedes em total contato com as belezas naturais da região.

Conta com piscina externa, restaurante, bar ao lado da piscina, jardim, piscina infantil, além de café da manhã, Wi-Fi no saguão e estacionamento gratuitos.

O que fazer na região?

Uma das dicas mais importantes sobre a Costa do Sauípe é conhecer a região e não ficar só na piscina do hotel, mesmo que isso signifique largar as mordomias por algumas horas. Atividades não vão faltar para fazer pelo complexo da Costa do Sauípe e nos arredores, como pesca oceânica, parasail (um voo planado sob o mar), canoagem e mergulho, que são os passeios mais disputados por quem gosta de aventura.

Todos os hotéis (exceto as pousadas) estão bem próximos da praia e, na maré baixa, o mar forma algumas piscinas naturais, fazendo a alegria da criançada. Mas atenção: quem quiser passear pela praia é importante ficar bem atento, pois em algumas áreas, a água é turva, com pedras em vários trechos. É indicado fazer caminhadas na maré baixa, mas sempre com bastante cuidado.

Observar as baleias jubarte e as tartarugas-marinhas também é o desejo da maioria dos visitantes, mas essas atividades estão restritas a algumas épocas do ano (saiba quais no final do texto).

Na Vila Nova da Praia há muitos barzinhos, restaurantes, lojas de lembrancinhas, artesanato e moda. É um lugar um pouco esquecido por quem está hospedado nos resorts, mas todo mundo que passa pela região deveria dar ao menos uma passadinha por ali.

Também é possível pegar um ônibus ou traslado para ir até a lagoa, fazer tirolesa ou ter uma aula de stand up paddle (atividades pagas à parte). À noite, que tal curtir a programação de shows ao ar livre da Vila Nova da Praia?

Dicas para viajar gastando menos

Quem não estiver hospedado nas acomodações do complexo pode aproveitar a Vila Nova da Praia, os centros esportivos, a praia e o Sauípe SPA (o consumo é pago em cada local). Outra dica é usar as piscinas e os restaurantes dos hotéis, sempre de acordo com as regras específicas de cada estabelecimento, que serão informadas na recepção.

O Day Pass no Costa do Sauípe funciona das 11h às 18h e nesse período o visitante está inserido na modalidade all-inclusive, ou seja, o que for consumido no hotel neste período já estará incluso no valor pago.

Essa é uma ótima opção para conhecer e usufruir das dependências do complexo por um curto período. Essa é uma maneira bem econômica de se divertir sem desembolsar muito dinheiro. Os preços são bem atraentes e mais em conta em relação ao valor da hospedagem.

Como chegar?

Muito bem localizada, a Costa do Sauípe fica a 27 km da Praia do Forte, a 75 km de Salvador e a 181 km de Feira de Santana.

  • De avião

Por ser o mais próximo, o aeroporto de Salvador (a 76 km de distância) é a principal porta de entrada do complexo e recebe voos diários das principais linhas aéreas.

Na maioria das vezes, o próprio hotel oferece a opção de traslado para buscar os hóspedes, mas há outras opções que podem ser contratadas em diversas empresas locais, como táxi especial ou transfer privativo.

Se optar por alugar um carro ao sair do aeroporto de Salvador, será preciso pegar a Estrada do Coco e depois a Linha Verde, e em 75 km (20 km adiante da Praia do Forte), estará no seu destino.

  • De ônibus

Atenção: ônibus comum não entra na Costa do Sauípe. É necessário pegar um ônibus na Rodoviária de Salvador com destino a Sibaúma ou Sítio do Conde e descer a 50 metros da guarita. Outra opção é ir de táxi ou van até a Praia do Forte e de lá pegar outra van para Porto Sauípe, também descendo a 50 metros da guarita.

Os hotéis estão a 4 km da guarita, portanto será preciso completar a viagem com um táxi.

  • De carro

Saindo de Salvador, siga em direção às praias do norte pela Linha Verde (também conhecida como BA-099) até o km 74, no município de Mata de São João.

  • De helicóptero

Saindo do Aeroporto Internacional de Salvador, os voos duram em média 30 minutos, com capacidade para até três ou cinco passageiros (dependendo da quantidade de bagagem). É uma opção de transporte bem mais cara, mas com uma linda paisagem.

Quando dá praia?

As temperaturas na região são bem agradáveis em boa parte do ano: dificilmente os termômetros registram menos de 20 ºC e, no verão, as temperaturas passam facilmente dos 30 ºC.

  • Chove pouco: janeiro, fevereiro, setembro e dezembro.

  • Chove médio: março, julho, agosto, outubro e novembro.

  • Chove muito: abril, maio e junho.

Quem quiser ver as baleias jubarte nadando pela região deve ir entre os meses de julho a outubro. Enquanto isso, a época da eclosão dos ovos das tartarugas-marinhas acontece de novembro a maio.

O mar é calmo, cercado por inúmeras belezas naturais e paisagens deslumbrantes. É o cenário perfeito para uma viagem inesquecível, seja com a família, a dois ou com os amigos.

Gostou do nosso guia para a Costa do Sauípe? Aproveite e reserve seu hotel  em até 12x sem juros e sem IOF.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com