BlogHoteis.com

Cuba: Havana e Varadero esperam por você

A singularidade de Havana espera por turistas que querem adentrar um verdadeiro livro de história.

Cuba, a ilha que destacou mundialmente Fidel Castro e que hoje é conduzida por seu irmão, Raúl, está repleta de cores e apresenta uma cultura única a ser explorada. Os cubanos são um povo amistoso, pronto para receber quem chega de outras localidades e é impossível passar ileso por tanto ritmo, mojitos e charutos, los famosos “habanos”.

Por fabricar o melhor charuto do mundo, o Monte Cristo, e por permitir o fumo em diversos lugares, é inevitável que o viajante entre em contato com o terceiro produto mais exportado do país, ficando atrás apenas da cana-de-açúcar e do café. Aliás, visitar as fábricas que enrolam o fumo é uma ótima recomendação para quem vai à terra da premiada cantora Célia Cruz.

Como a caipirinha está para o Brasil, o mojito está para Cuba, que usa como base outra iguaria local: o rum. Considerado um dos melhores do mundo, vale degustar a bebida derivada da cana. Para quem não conhece, o mojito leva hortelã fresca, água com gás, açúcar e rum.

Deixe-se levar pela música!

Os cubanos são muito alegres. As conversas são sempre altas, animadas e eles se fazem íntimos dos turistas rapidamente. A salsa, frequente nas ruas, convida viajantes a entender como um povo que tem necessidades ainda tão primárias, consegue oferecer segurança nas ruas. Acredite, o país tem um baixo índice de criminalidade.

cuba
Havana é uma cidade colorida e animada, com um clima de passado com a estrutura das casas e os carros antigos.

O que fazer em Havana

Havana é um lugar incrível para massagear os olhos. Isso porque as vistas que a cidade apresenta para o turista são uma mistura de arquitetura antiga, com praias de cor turquesa e carros que colorem toda a cidade. Uma parada obrigatória é a casa de La Amistad, o interior de mármore, com espelhos e fontes deixa qualquer um de queixo caído.

Outro cenário imperdível está na a avenida da orla, conhecida como El Malecón, por esse caminho é possível ver o mar e o local também é usado para exercícios, romance e para contemplar a vista. Tem sempre uma música embalando o lugar. Vale lembrar que a praia não é frequentável, pois existem muitas rochas, tornando o local apropriado para passeios na orla.

O capitólio, inspirado em Washington, é a maior construção da cidade. A ex-sede do governo cubano é agora a Biblioteca Nacional e a Academia Cubana de Ciências. Ao redor do local estão situadas algumas das fábricas de charuto, logo, pode fazer dois passeios típicos em um único local.

Ah! É bastante comum ver os cubanos jogando dominó pela cidade e eles são feras nessa modalidade! Experimente uma partida com eles!

cuba
Não deixe de visitar El Malecon, fazer uma caminhada e aproveitar a vista para o castelo El Morro

Varadero

Cuba, por ser uma ilha banhada pelo mar caribenho, logo, é esperado encontrar areia fina e águas de coloração azul turquesa. Varadero, situada a aproximadamente duas horas da capital, apresenta 20 km de praia paradisíaca e por isso, muitos resorts all inclusive estão por lá.

Por ser o lugar mais frequentado pelos turistas, existe uma boa infraestrutura para quem quer descansar, aliás, esse é o segredo para recobrar as forças. Os hotéis oferecem uma série de atividades para os frequentadores, entre elas: mergulhos, passeios de barco e nado com golfinhos. Os hotéis costumam oferecer espreguiçadeiras à beira mar, portanto, o litoral é de fato um excelente lugar para recuperar as energias com vista paradisíaca e calor durante todo o ano. Para quem quer ir para roteiros alternativos, conheça a praia de Cayo Largo.

Sobre a política de Cuba

Cuba é uma república socialista e atualmente é comandado pelo irmão mais novo de Fidel Castro, Raúl Castro.

Desde 2013, e por intervenção do Papa Francisco, a ilha e os Estados Unidos iniciaram uma conversa sobre a retomada de uma relação amistosa. Isso faz com que hoje, Cuba ofereça mais produtos importados para os turistas com relação ao passado. Itens de higiene ainda são artigos caros para a população, por isso, é bastante comum ser abordado pelos moradores com pedidos.

Outra dica importante, é que, por ter produtos escassos, os museus e passeios não costumam oferecer papel higiênico, então, leve um “kit sobrevivência” para todos os lugares.

Como chegar a Havana, Cuba

Para adentrar Cuba é necessário ter visto. O processo para a retirada do documento é bem mais simples do que o americano. Para obtê-lo, você pode dar entrada na documentação nos consulados, em São Paulo ou Salvador, na Embaixada de Cuba, Brasília; ou em agências de viagens cadastradas. Mas a grande dica é apresentar reserva de passagem e hotel para que as intenções fiquem bem claras.

O seguro saúde para a viagem é obrigatório, bem como a carteira de vacinação internacional. É necessário que a vacina contra febre amarela esteja em dia.

Havana possui o maior aeroporto da ilha, o Aeroporto Internacional José Martí a 18 km do centro da cidade. Lá chegando, é possível ter acesso aos táxis e traslados.

A moeda corrente para moradores é o CUP, mas para os turistas, as negociações são feitas em CUC, uma moeda conversível que tem relação parecida com a do dólar. Outra dica, é levar euros, porque sobre essa moeda não é aplicada taxa de imposto.

Para chegar em Veradero, que está a 130 km de Havana, o visitante pode chegar no aeroporto da capital e seguir para a praia de táxi, carro alugado, ou ônibus. Lembre-se de barganhar os valores antes de iniciar a viagem, pois os táxis costumam cobrar caro e os motoristas costumam fazer-se de desentendidos quanto ao preço combinado.

Hotéis em Cuba

Sercotel Lido – próximo ao Capitólio de Havana, o hotel oferece serviço para todos os tipos de bolso. Os quartos são climatizados, com banheiro próprio e limpeza diária. Vale lembrar que o serviço de Wi-Fi em Cuba é bastante escasso, portanto, é preciso fechar pacote com as operadoras ainda no Brasil.

O Sercotel San Alejandro é outra possibilidade, ele oferece restaurante, sala de reunião,estacionamento. As acomodações contam com ar condicionado e TV.

Uma opção bem próxima do centro é o Sercotel Paseo Habana, ele também oferece restaurante e bar e a sua localização é ótima para quem quer conhecer a cidade. As acomodações são confortáveis e com bom custo/benefício.

Em Varadero os hotéis são resorts all inclusive e é onde os turistas se concentram. Nas praias, as músicas são mais baixas que na cidade de Havana e há serviço de espreguiçadeira e alimentação nas areias que ficam bem perto dos hotéis. O Be Live Experience Veradero está situado a 24 km do aeroporto Juan Gualberto Gómez. O hotel conta com 5 restaurantes e 3 bares, casa noturna e ainda tem praia privada e clube infantil para os menores.

Varadero oferece praias incríveis típicas do Caribe e ótimas para recarregar as energias

O Be Live Experience Turquesa fica na região de Matanzas e sua estrutura oferece 5 restaurantes e 2 bares, serviços de praia, piscinas. As acomodações contam com ar-condicionado, TV, produtos de toilette e geladeira, oferecendo conforto e relaxamento.

Cuba tem a temperatura agradável e um mar quente para banhos. A recomendação é que a viagem aconteça no período seco – novembro a abril. Nas demais meses do ano, há chuvas e possibilidades de furacões.

Quebre as barreiras e conheça a rica cultura do país com hospedagem em até 12 x sem juros! Conhece Cuba? Deixe suas melhores dicas nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com