BlogHoteis.com

Destinos no Nordeste: 4 praias alternativas e longe do agito

A gente sabe que o Brasil tem pontos turísticos que atraem o público do mundo todo. Os destinos no Nordeste então são os mais procurados. As cidades mais badaladas fervem na alta temporada, concentrando turistas para curtir as praias de areias brancas e mar azul do nosso país.

Agora imagine poder encontrar um lugar tão ou mais belo que essas atrações superconhecidas, mas com um clima de refúgio, longe do agito e muito mais conectado com a natureza?

A Hoteis.com selecionou 4 praias alternativas que vão surpreender pela beleza e pelo clima singular de muita paz e energia. Confira agora esses destinos no Nordeste mais que especiais!

1. Caraíva, na Bahia

Nossa primeira parada é numa vila à beira-mar no litoral Sul da Bahia. Caraíva é um dos destinos no Nordeste que mais parecem um refúgio do que um local turístico. A tranquilidade impera nesse cantinho que fica a pouco mais de uma hora de Trancoso. As ruas de areia não permitem o acesso de carros e a luz elétrica chegou há pouco em Caraíva, o que faz da vila um lugar especialmente sereno, para curtir o céu estrelado na noite ou o nascer e o pôr do sol na maior tranquilidade.

Destinos no Nordeste
As ruas de areia fazem da vila um lugar especialmente sereno

Diferente de todo o luxo e requinte da vizinha Trancoso, Caraíva é um dos destinos no Nordeste que valoriza o contato com a natureza, com pousadinhas bucólicas, que trocam o SPA refinado por um rejuvenescedor banho de rio. Deixe o cheiro de mar e o som do vento nas árvores inebriar o momento e aproveite dias de muito sossego e descanso nessa praia baiana.

Para chegar a Caraíva, é preciso atravessar o rio de canoa, no fim da estrada de Trancoso. As ruas de Caraíva são muito coloridas e pacatas e levam ao rio Caraíva ou às belíssimas praias da redondeza. Mas se a dúvida entre rio ou mar bater, e você não conseguir se decidir, não se preocupe: Em Caraíva você pode tomar um banho de rio apreciando o mar ou então se banhar nas águas doces que se encontram com as salgadas.

A principal atração é a praia da Barra: uma faixa de areia onde o rio se encontra com o mar. Lá, você pode escolher a vista entre rio e mar e desfrutar um visual ímpar. Há barraquinhas e vendedores que oferecem uma cervejinha gelada e peixe frito para se saborear enquanto relaxa nas cadeiras de madeira típicas do lugar.

Já a Praia de Caraíva, a do vilarejo, é um lugar que, com uma caminhada, se chega a uma praia exclusiva. Não há lugar mais tranquilo! Alguns metros a mais e é possível encontrar uma reserva de índios Pataxó, com artesanato local.

Não espere encontrar um mar azul, como a maioria dos destinos no Nordeste. O encontro com a água doce faz com que o mar tenha um tom escuro, mas suas águas são limpas e um convite a um banho revigorante.

Destinos no Nordeste
Praia de Caraíva: não há lugar mais tranquilo!

Mas se o mar azul é imprescindível para você, então a Praia do Satu é o seu lugar. Na maré baixa, formam-se lagoas de águas doces e salgadas, com um cenário encantador entre falésias e coqueiros. Ou então a Praia do Espelho, que liga Caraíva a Trancoso, com belíssimas piscinas naturais, areias brancas e pontos de apoio muito charmosos, com uma ótima estrutura.

Destinos no Nordeste
A Praia do Espelho tem piscinas naturais, areias brancas e ótima estrutura

O meio de transporte mais comum nesse destino alternativo do Nordeste são os chinelos. É caminhando que se desfruta o melhor desse pedacinho incrível da Bahia. Mas se o cansaço bater ou se você quiser conhecer algumas praias mais distantes, algumas praticamente desertas, você pode alugar um buggy – o único meio de transporte que de fato circula na região.

Os sabores de Caraíva são a culinária tradicional baiana, mas você pode se deliciar com os tira-gostos numa barraquinha na beira da praia. À noite, há restaurantes e bares, todos num clima bem rústico, mas não menos saboroso. E terminar o dia num forró é uma das pedidas mais procuradas por quem frequenta o lugar.

Destinos no Nordeste
Você pode se deliciar com os tira-gostos numa barraquinha na beira da praia

Estando em Caraíva, não há como não se hospedar em umas das pousadas rústicas da região. acolhedoras e charmosas, oferecem uma estadia num clima caseiro, com conforto e muita hospitalidade. O visual das janelas e o minimalismo das acomodações são um chamado ao seu contato com a natureza.

Conheça o charme das melhores pousadas de Caraíva e já faça sua reserva pagando em até 12 vezes sem juros.

2. São Miguel dos Milagres, Alagoas

Você acha Maragogi um lugar absolutamente maravilhoso, mas gostaria de fugir da massa de turistas que descobriu o local? Então você precisa conhecer São Miguel dos Milagres. Distante a apenas 37 km da frequentada Maragogi, São Miguel dos Milagres é um dos destinos no Nordeste que vai cativar pelo charme e pela hospitalidade em meio às belezas naturais.

De altas temperaturas no verão, São Miguel dos Milagres pode receber um pouco mais de turistas entre janeiro e março. O inverno ainda tem a temperatura na casa dos 30ºC, mas as chuvas podem atrapalhar seu passeio. Quem prefere visitar a cidade entre setembro e novembro pode desfrutar de praias quase desertas e bons descontos.

Destinos no Nordeste
São Miguel dos Milagres está situada na Rota Ecológica

Situada na Rota Ecológica, São Miguel dos Milagres tem águas mornas e turquesa, piscinas naturais e areias brancas e macias. Você pode até andar de carro por algumas ruas da cidade, mas se você pretende se desligar, há bicicletas, buggys e mototáxis à disposição.

A Praia do Patacho é uma das mais belas e que tem ares de uma ilha deserta, com suas piscinas naturais e coqueiros espalhados pela orla. A Praia Central tem umas das piscinas naturais mais belas da região, enquanto a do Praia do Riacho tem um visual incrível e alguns pontos de apoio.

A Praia do Toque é endereço das mais charmosas pousadas, e em suas águas é possível ver peixes a olho nu. O pequeno comércio local da Porto da Rua torna essa praia um lugar com um pouco mais de agito, com um mar belíssimo onde atracam os barcos dos pescadores.

Destinos no Nordeste
Na Praia do Toque dá até para ver peixes a olho nu

São Miguel dos Milagres é um dos destinos no Nordeste onde se come frutos do mar de sabores intensos a preços justos. De peixes a camarões e lagostas, pode-se saborear boa gastronomia ou ainda a  simplicidade da culinária caseira e dos petiscos nessa cidadezinha de Alagoas.

Passeios de jangada pelas Galés, observação de peixes-boi marinhos, artesanato de ribeirinhos e indígenas são algumas das atividades para se fazer em São Miguel dos Milagres.

Na hora de repousar, as simpáticas pousadas da cidade oferecem muita hospitalidade. Suítes espaçosas, rústicas, minimalistas, com varanda de frente para o mar e um café da manhã com iguarias locais, garantem momentos de muita tranquilidade e relax.

Descubra os melhores lugares para se hospedar em São Miguel dos Milagres, um dos mais alternativos destinos no Nordeste.

3. Destinos no Nordeste: Conde, Paraíba

A 40 minutos de João Pessoa, nossa querida Jampa, Conde é um destino escondido na Paraíba. As 7 praias dessa costa oferecem águas mornas e muito aconchego.

Permeadas por falésias, as praias de areias douradas possuem mirantes com vistas deslumbrantes da orla, como o Dedo de Deus, um ponto de vista panorâmico que atrai os turistas locais. Além dessa atração, outras reservas ambientais podem ser visitadas, num encontro mágico com a natureza.

Destinos no Nordeste
Tabatinga tem ambiente de praia quase deserta e muita tranquilidade

Com o sol quase o ano inteiro, o período de setembro a fevereiro é ideal para se aproveitar os dias mais longos e a baixa incidência de chuvas na região.

E se é praia o que você deseja, em Conde você encontra o mar como o maior atrativo da cidade que é um dos destinos no Nordeste que fogem da aglomeração dos turistas. A Praia do Coqueirinho é a que possui mais pontos de apoio, bons restaurantes e sombra à vontade feita pelos coqueiros que circundam a praia.

Tabatinga é a melhor opção para quem quer aproveitar um ambiente de praia quase deserta e muita tranquilidade para se conectar à natureza. As belezas naturais de Carapibus enchem os olhos e a alma dos visitantes. O rio que desemboca no mar, as lagoas de água doce e as piscinas de água naturais são o cenário perfeito para quem quer relaxar em águas límpidas num cenário deslumbrante.

Conde também é conhecida por abrigar uma área de naturismo que é referência no mundo todo. A praia de Tambaba com suas belíssimas formações rochosas é considerada uma das mais belas do Brasil. A primeira parte da praia é aberta ao público, com pontos de apoio para quem desejar desfrutar esse paraíso.

Destinos no Nordeste
A praia de Tambaba é considerada uma das mais belas do Brasil

Passando o muro formado pelas falésias, chega-se à praia de naturismo, em que só se pode adentrar sem roupas. As formações rochosas garantem a privacidade dos mais tímidos. E é nas barracas locais que os adeptos do nudismo reúnem-se num modo de vida natural, baseado na ligação com o meio ambiente e a saúde física e mental.

Na dúvida na hora de escolher sua hospedagem, Conde é um dos destinos no Nordeste com uma variedade grande de hotéis no circuito alternativo. O visitante pode escolher o aconchego de pousadas que reúnem o bem-estar e o minimalismo do local, ou então optar por hotéis com uma infraestrutura mais complexa que garantem conforto e requinte na sua estadia.

Descubra os melhores hotéis de Conde e faça já sua reserva pela Hoteis.com.

4. Destinos no Nordeste: São Miguel do Gostoso, Rio Grande do Norte

Nossa última parada fica no litoral norte do Brasil, no Rio Grande do Norte. O acesso feito pela estrada estadual já dá uma visão geral dessa praia que encanta os turistas. São Miguel do Gostoso tem águas mornas e uma brisa suave, ideal para quem quer fugir da badalação e curtir a tranquilidade numa praia cheia de belezas naturais. Com cerca de 9 mil habitantes, “Gostoso” ainda não recebe uma grande onda de turistas e, por isso, preserva suas construções simples e rústicas, com ares de uma cidadezinha bucólica.

As fachadas coloridas de casas e pousadas tornam a cidade muito alegre. Tudo isso pode ser conferido com um passeio de bicicleta pela orla da praia ou mesmo a pé. O vento constante faz de São Miguel do Gostoso um dos destinos no Nordeste ideais para a prática do kitesurfe e do windsurfe. E se o passeio for um pouco mais distante, você pode optar por um dos bugguies que circulam no local.

Destinos no Nordeste
Kitesurfe e do windsurfe tem as condições ideais em São Miguel do Gostoso

As praias de São Miguel do Gostoso escondem um aconchego ímpar. A Ponta do Santo Cristo, protegida por uma barreira de corais, tem águas claras e calmas. E é lá que os amantes de esportes à vela se encontram. A Praia de Tourinhos é quase deserta. Suas areias são fofas, e a maré alta permite a formação de “suspiros de baleia” – quando os recifes de corais esguicham água. A Praia da Xepa é a mais movimentada. Fica no centro, próxima ao comércio e aos restaurantes. Suas águas são límpidas e com poucas ondas.

A orla de São Miguel do Gostoso é um refúgio, por isso não há pontos de apoio por ali. A conexão com o mar e a natureza é intensa, e essa tranquilidade dá uma sensação de paz inigualável. A orla mais se parece com uma praia deserta só para você.

Nos restaurantes de cidade você pode provar o melhor da culinária potiguar, com base em peixes e frutos do mar, muito frescos e extremamente saborosos. A culinária local é preparada nas cozinhas dos pequenos restaurantes que mais se assemelham à cozinha de uma casa. Conforto e uma comida cheia de alma são os diferenciais de quem deseja experimentar a culinária de São Miguel do Gostoso.

Moqueca de Camarãoho

Em questão de conforto e tranquilidade para se hospedar, Gostoso tem pousadas para todos os bolsos. Há aquelas com um clima bem caseiro, de refúgio, para você ter a sensação de estar hospedado numa vilinha de pescadores, bem charmosinha.

Mas há também pousadas que oferecem um pouco mais de luxo e sofisticação, ainda que preservem o minimalismo e os elementos naturais em sua estrutura. Seja qual for sua escolha, São Miguel do Gostoso é um dos destinos no Nordeste mais cheio de charme e que garante sua tranquilidade em meio a praias quase desertas e de incomparável beleza.

Veja aqui todas as opções de hotéis em São Miguel do Gostoso.

E então, ficou com vontade de conhecer essas praias alternativas no Nordeste?

Ficar bem longe daquela concentração de turistas, mas curtindo lugares incríveis? Aproveite para reservar sua pousada pela Hoteis.com e garantir os melhores valores nas melhores condições.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com