BlogHoteis.com

Dicas de Bento Gonçalves para as férias

Eu já tive oportunidade de fazer DUAS viagens a passeio para Bento Gonçalves, também conhecida como Capital Brasileira do Vinho. Foram duas viagens completamente diferentes e inesquecíveis, e é por isso que vou dar as melhores dicas de Bento Gonçalves para as suas férias.

Na primeira vez, fui com meu marido para uma viagem gastronômica super romântica, regada a muito vinho. Era meados de junho e o clima estava frio e chuvoso.

Dicas de Bento Gonçalves
A cidade de Bento Gonçalves é conhecida como a Capital Brasileira do Vinho

Já na segunda vez, fui com a família toda, filha, sogro, cunhados e sobrinhos, em pleno janeiro. O clima estava bem quente e não faltou diversão para a família toda.

Baseada nestas duas experiências, vou deixar aqui para vocês as melhores dicas de passeios para curtir Bento Gonçalves.

Onde fica Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade do interior do Rio Grande do Sul, que fica a 109 km da capital Porto Alegre. Uma opção de aeroporto próximo, para quem está vindo de fora do estado, é Caxias do Sul, que fica a apenas 42 km de distância da capital do vinho.

Nas duas viagens, eu optei por chegar pelo aeroporto de Caxias do Sul e de lá mesmo, alugamos um carro para ir a Bento Gonçalves.

Quando ir a Bento Gonçalves

Bento Gonçalves é uma cidade com clima bem definido. Lá, realmente existem as 4 estações do ano.

Na primeira viagem que fiz, como contei anteriormente, era meados de junho e o clima estava bem frio. Mas mesmo estando com a temperatura baixa, a Serra Gaúcha tem uma paisagem encantadora. A sensação de estar na Europatanto pela vegetação quanto pela arquitetura das casas, se acentua.

Dicas de Bento Gonçalves
Nosso passeios pelas parreiras

No inverno, outro grande diferencial é que os parreirais de uva estão dormindo, as plantações de uva ficam sem folhas, mas, ainda assim, possuem grande beleza.

Já na última viagem, era início de janeiro, pleno verão, com temperaturas altas e as parreiras estavam bem verdinhas, lindas e carregadas de uva. Caso você opte por ir a partir da segunda quinzena de janeiro, pode desfrutar do Festival da Vindima, quando algumas vinícolas recriam o ritual da pisa do vinho e você pode participar.

Onde ficar em Bento Gonçalves

No Brasil, há muitos hotéis charmosos, principalmente nas regiões que são muito procuradas no inverno.

Por ser uma cidade turística, a hotelaria em Bento Gonçalves tem muitas opções bacanas para vários perfis de turista. Aqui seguem algumas sugestões:

Dall’Onder Grande Hotel

Em uma estrutura para famílias, o Dall’Onder Grande Hotel possui 257 quartos para não fumantes, 2 restaurantes e 3 piscinas internas, academia, recepção 24 horas, café da manhã (buffet), Wi-Fi e clube infantil.

Dicas de Bento Gonçalves
Quarto superluxo, no Dall’Onder Grande Hotel

Está localizado próximo ao Museu do Imigrante, Praça Achyles Mincarone e Igreja São Bento.

Hotel Vinocap

O Hotel Vinocap possui 3,5 estrelas, e conta com 118 quartos, academia, estacionamento com manobrista, business center, recepção 24 horas, fliperama/sala de jogos, café da manhã (buffet) e Wi-Fi.

Dicas de Bento Gonçalves
Quarto super luxo superior, no Hotel Vinocap

Próximo ao hotel está o Parque Epopéia Italiana, Igreja São Bento e Museu do Imigrante.

Hotel Laghetto Viverone Bento Gonçalves

Em uma estrutura 4 estrelas, o Hotel Laghetto Viverone em São Bento possui 121 quartos, um restaurante e um bar/lounge, sauna seca, estacionamento, recepção 24 horas e Wi-Fi.

Dicas de Bento Gonçalves
Quarto Luxo, no Hotel Laghetto Viverone

O hotel fica perto da Igreja São Bento, Vallontano Vinhos Nobres e  da Vinícola Almaúnica.

O que fazer em Bento Gonçalves

A minha principal indicação para quem gosta de Enoturismo e vai a Bento Gonçalves é, sem dúvida, o Roteiro do Vale do Rio das Antas, principalmente pela sua diversidade de atividades. Aqui, você terá oportunidade conhecer a maior vínicola do Brasil (Vinicola Salton), vinícolas menores, cachaçarias, birrerias e uma gastronomia incrível. É o roteiro mais completo, com certeza.

Vinícola Salton

Esta é a maior vinícola do Brasil, a única com uma passarela suspensa, onde os visitantes tem uma vista privilegiada da fábrica toda e conseguem compreender o processo de fabricação do vinho desde o descarregamento da uva.

Dicas de Bento Gonçalves
A Vinícola Salton é a maior do Brasil e a única com passarela suspensa

Caso você tenha oportunidade de visitar a Vinícola Salton, eu indico que você faça o Tour Gerações. Este tour deve ser agendado com antecedência pelo site da vinícola ou pelo telefone, e acontece duas vezes ao dia (pela manhã e tarde), exclusivo para 12 pessoas.

Nele, além de conhecer todos os detalhes da história da família que fundou a vinícola, é possível visitar as caves exclusivas e degustar os melhores vinhos.

Dicas de Bento Gonçalves
Faça o Tour Gerações, é possível visitar as caves exclusivas e degustar dos seus melhores vinhos

Para mim, foi um dos melhores passeios que fiz. Fui na primeira viagem com meu marido e, na segunda viagem, fiz questão de voltar com meu sogro e cunhados.

Vinícola Cainelli

Nesta vinícola, é possível saber como funciona uma vinícola de pequeno porte. Aqui, me senti em casa ao ser recebida pela própria família que apresenta o seu museu particular.

Um passeio muito divertido de Wine Tuc para conhecer o Terroir (a plantação de uvas) e um happy hour delicioso regado a deliciosos vinhos feitos na própria vinícola.

Dicas de Bento Gonçalves
Happy hour, na Vinícola Cainelli

Aqui também é possível desfrutar da Vindima, mas infelizmente, nas duas oportunidades em que estive lá, não estava acontecendo. Quero com certeza voltar para ter esta experiência!

Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos

Aqui, além da vinícola, é possível desfrutar de uma experiência gastronômica maravilhosa. Uma das melhores refeições que tivemos ao longo da viagem foi aqui.

Dicas de Bento Gonçalves
Na Cristofoli Vinhedos e Vinhos Finos é possível desfrutar de uma experiência gastronômica maravilhosa

Casa Bucco Cachaçaria

Outra experiência muito diferente é conhecer o processo por meio do qual é feita a cachaça, na Casa Bucco. Sem dúvida saímos de lá com uma visão totalmente nova sobre a bebida, realmente saborosa. E a Casa Bucco ainda conta com uma vista muito linda para a famosa Ponte dos Arcos.

SUD Birreria Artigianale

Para finalizar meu roteiro alcoólico, outro lugar que não poderia faltar é a SUD Birreria Artigianale. Uma cervejaria deliciosa!

Dicas de Bento Gonçalves
SUD Birreria Artigianale, uma cervejaria deliciosa!

Agora, quanto a passeios que incluem a família toda, inclusive as crianças, eu tenho três indicações maravilhosas:

Haras Recanto do Gaúcho

São várias atividades possíveis. Além do delicioso café colonial, a receptividade da família e o passeio a cavalo foram inesquecíveis. Um passeio muito gostoso para fazer, principalmente para quem nunca andou a cavalo, como foi o meu caso. Fiquei encantada e com certeza é um lugar que eu gostaria de voltar.

Dicas de Bento Gonçalves
Haras Recanto do Gaúcho, é um passeio muito gostoso para fazer, principalmente para quem nunca andou a cavalo

Casa da Ovelha

Aqui, é possível interagir com as ovelhas, assistir uma apresentação de Falcoaria e ainda ver como treinam os cães para pastorar. Um passeio muito divertido para a família toda!

Passeio Maria Fumaça

Literalmente uma viagem no tempo. Além das belas paisagens no caminho, aqui acontecem apresentações muito animadas para contar a história da imigração e do povo do Sul. Sem falar da emoção que é andar em uma maria fumaça. Vale muito a pena levar a família toda para este passeio.

Dicas de Bento Gonçalves
O Passeio Maria Fumaça vale muito a pena para família toda

Estas foram apenas algumas dicas desta cidade tão incrível que é Bento Gonçalves, vou deixar aqui o link para o Vlog que eu fiz da viagem também:

Espero que tenham gostado do post e fica o meu convite para você me acompanharem no Instagram. Lá eu posto dicas muito legais sobre viagem, moda e beleza, todos os dias.

Super beijo e até o próximo post!!!

Deusa Constanzi

Influenciadora Digital, Consultora de Imagem e Cool Hunter. Compartilho dicas de moda, beleza e viagens para inspirar mulheres a se sentirem mais confiantes.

Instagram: @deusaconstanzi

1 Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com