BlogHoteis.com

Dicas de São Sebastião, litoral Norte de SP

A Costa da Mata Atlântica abriga um lugar mágico, com mais de 30 praias das mais diversas cores, formações, desafiadoras, amigáveis, badalas ou quase inacessíveis porém com algo em comum, todas lindas. Confira algumas dicas de São Sebastião, que possui 100 km de paraíso de vegetação verde e águas claras.

Uma das dicas de São Sebastião é a vegetação e as águas claras
São Sebastião é um paraíso de vegetação e águas claras

Minha família tem raízes na região de São Sebastião e eu passei boa parte da infância e da adolescência nos arredores de Maresias, Boicucanga, Juquehy, Cambury e outras praias mais próximas. Por isso, falar dessa região e das praias de São Sebastião é, pra mim, um presente. Seguem as dicas!

Dicas de São Sebastião, região encantadora

Maresias é a mais conhecida da região e não tenho dúvida sobre os motivos. Além de ter uma das mais lindas praias, o local hospeda ainda uma casa noturna que está entre as mais famosas de São Paulo.

Uma das dicas de São Sebastião é conhecer Maresias
Maresias tem uma praia das mais lindas da região

Juntamente a isso, há pouco tempo, um garoto jovem conquistou o inédito título de campeão mundial de surf, sempre tão almejado por brasileiros. Esse garoto é Gabriel Medina.

Além de crescer surfando nas praias de Maresias, essa fera, que ganhou uma fama mundial, decidiu continuar vivendo na mesma praia até hoje. Sua casa e arredores vivem cheios de fãs que almejam  alguma chance de encontrar o atleta por ali.

Juquehy, Cambury e Boiçucanga também são lindíssimas e têm águas cristalinas. Boiçucanga abriga ainda a Cachoeira da Pedra Lisa, caso você não esteja tão afim de praia.

Uma das dicas de São Sebastião é a Cachoeira da Pedra Lisa, em Boiçucanga
A Cachoeira da Pedra Lisa, em Boiçucanga, é muito recomendada

Uma praia em especial tem a minha atenção. Ela se chama Santiago e fica localizada a menos de 10 minutos de Maresias, sentido São Sebastião. Essa praia tem uma atmosfera diferente, com muita vegetação, que, inclusive, cobre metade da faixa de areia, dispensando guarda-sol.

A pequena praia tem pouquíssimas casas e mantém a característica tradicional do nosso litoral. Sem dúvida, a visita a essa praia é indispensável.

A propósito, não esqueça o repelente quando visitar as praias do litoral norte de São Paulo.

Onde comer em São Sebastião

A parte gastronômica nessa região é bem representada. Existem diversos restaurantes com diferentes tipologias. Há, porém, um lugar que de fato carrega a bandeira caiçara com maestria e sem meios termos.

O Restaurante Taioba fica localizado no sertão de Cambury (localização atípica para restaurantes) e é comandado por ninguém menos do que o chef Eudes Assis.

Uma das dicas de São Sebastião é o restaurante Taioba
No Taioba, o bolinho de peixe seco no varal é um dos pratos emblemáticos

Super renomado, o chef traz a poesia à sua cozinha, refletindo a história da cultura caiçara, com bolinhos de taioba, bolinho de peixe seco no varal (feito pela própria mãe), entre outros pratos emblemáticos da nossa cultura. Os peixes e frutos do mar são trazidos sempre por pescadores e agricultores da região, o que oferece ainda mais sabor local.

Enfim, impossível descrever tudo o que há nesse litoral maravilhoso, pelo qual eu tenho tanto carinho. Mesmo assim, com certeza essas dicas te ajudarão a ter um bom começo de viagem e, daí para frente, é só explorar o seu destino e se divertir.

Não deixe de consultar ótimos hotéis no litoral Norte de São Paulo, no site da Hoteis.com, ou então confira a seleção de melhores hotéis e pousadas na cidade. Lembre-se de que a hospedagem é parte importante da viagem!

Reserve já o seu hotel em até 12x sem juros na Hoteis.com! A cada 10 noites acumuladas, você ganha 1 noite grátis.

Até a próxima!

Dario Costa

Cozinheiro profissional e dono do restaurante Madê, em Santos.

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com