BlogHoteis.com

Domingo na Paulista: Conheça as atividades incríveis da avenida queridinha de São Paulo

A avenida fica fechada aos domingos: mas para os carros!

E o pessoal vai para a rua curtir o dia

São Paulo é uma cidade que merece ser visitada. Ela está cheia de lugares incríveis e que promovem experiências únicas como: o domingo Paulista.

A avenida mais emblemática da cidade de São Paulo tem muita história! Por ela, é possível acompanhar a metamorfose da cidade mais rica do país.

Os casarões deram espaço aos prédios comerciais e as ruas foram tomadas em comemorações e manifestações. É a Paulista quem abriga a corrida de São Silvestre, outra tradição da cidade e oferece para a população o icônico show da virada do ano.

Em 2015, esse marco paulistano entrou para o Programa Ruas Abertas. Ou seja, aos domingos, a Avenida Paulista fica aberta – das 10h às 18h – para que as pessoas possam curtir as diferentes programações que acontecem em toda a sua extensão.

Passeios gratuitos – caminhar, correr, ou andar de bike

Conversar, exercitar-se ou fazer os dois?

Que tal fazer uma caminhada? Além de observar as manifestações culturais que acontecem por toda avenida, a Paulista conta com 2,8 km de extensão, ou seja, dá para se exercitar e colocar o papo em dia. Para quem gosta de correr, a rua também é uma ótima opção e tem a vantagem de ser plana. É comum cruzar com pessoas que treinam em equipe no local.

Para quem tem criança, vale levar patins, patinete, skate e até mesmo bicicleta. Apesar de um volume alto de pessoas, as crianças conseguem espaço para brincar como nos velhos tempos.

Agora, se o seu negócio é uma “magrela”, além da ciclovia, uma das faixas da Paulista fica isolada para quem anda de bicicleta. Aliás, a avenida oferece um passeio turístico em duas rodas para quem quer conhecer melhor o local e é uma excelente dica.

A Bike Tour SP se concentra no Hotel Ibis, número 2355 da Av. Paulista, e a inscrição pode ser feita aqui. O gratuito passeio oferece 2 monitores para um grupo de 10 pessoas, equipamento e capacete com áudio acoplado que explica os pontos turísticos por onde o tour acontece.

O tour passa pela Casa das Rosas, propriedade tombada que oferece oficinas, cursos, palestras, peças de teatros em uma arquitetura apaixonante. A Escola Estadual Rodrigues Alves faz parte do passeio também. O prédio foi construído em 1909 pelo arquiteto Francisco Ramos de Azevedo. No número 900, os ciclistas conhecerão o Edifício Gazeta, um conglomerado de mídia que abriga uma das maiores faculdades de comunicação do país, além de canais de TV e de rádio.

O Centro Cultural FIESP está incluso no tour. Além do formato triangular do prédio, que faz projeções digitais em seus vidros, o local conta com um calendário amplo de eventos. O que não pode faltar é o incrível prédio do MASP, cartão postal da capital, é uma das paradas obrigatórias. Aos domingos, acontece uma feirinha de antiguidades bem tradicional no vão livre.

Vale também um passeio pelo Parque Trianon, um respiro verde no meio da avenida. Com flora remanescente da Mata Atlântica, o parque conta com aparelhos de ginástica, playgrounds e a “Trilha do Fauno”, que liga a  Avenida Paulista à Alameda Santos. Uma opção bem natural e leve para seu domingo.

domingo na paulista

Calma que ainda tem mais: do outro lado da avenida, os ciclistas conhecerão o Palacete Franco de Mello, que impressiona pela beleza da construção e dá para fazer umas comprinhas, o trajeto passa pelo Conjunto Nacional, que além do comércio, oferece arte e cultura para seus visitantes.

Transformado em um inesperado centro cultural, o Mirante 9 de julho é o lugar ideal para curtir música, arte e claro, cultura. O espaço é um dos pontos de encontro mais procurados da região, e não é para menos. O antigo monumento conta com um espaço de co-working com wi-fi gratuito e cinema ao ar livre além de um restaurante, com um chef convidado diferente por mês, e a cafeteria “Isso é Café”, renomada por seus famosos grãos.

Já para os apaixonados por fotos, o lugar que não pode faltar a visita é o Instituto Moreira Salles! Em sua nova sede na Paulista, o visitante vai encontrar atividades de cinema, música e gastronomia, além do foco principal: a fotografia. A programação é toda especial e inclui exposições de arte, videoinstalações, workshops, palestras e até cursos. Ah! E ainda tem uma biblioteca inteirinha dedicada a fotografia, com mais de 6 mil títulos no acervo, são livros, revistas, catálogos e fotolivros muito usados para consulta, pesquisas e para guardar a história de um jeito especial.

Passeios culturais imperdíveis

Várias opções de eventos na Avenida Paulista

Além do MASP e da Casa das Rosas, que já falamos neste post, sugerimos algumas visitas para enriquecer ainda mais a cultura.

A Japan House, por exemplo, foi inaugurada em 2017. Sua estrutura de madeira no início da avenida chama a atenção dos transeuntes. Nela, são promovidas exposições, oficinas e cursos sobre a cultura oriental, além disso, há restaurante e cafeteria para quem quer provar as delícias da culinária japonesa. A entrada é gratuita.

Mostras temporárias, espetáculos de música, teatro e muito mais é o que os visitantes encontram no Itaú Cultural. O prédio conta com diferente programação que pode ser consultada no site do local. Além disso, tem acervo de peças brasileiras em seu interior. Vale a visita, que é gratuita.

A mais recente abertura é o SESC Avenida Paulista, além de uma agenda cultural recheada, o local oferece brincadeiras na rua para crianças, como, por exemplo, um espaço para ensinar a molecada a andar de bicicleta. As atividades do local são gratuitas e podem ser desfrutadas por toda a família.

Como chegar

Para quem quer vir de carro, existem diferentes estacionamentos e as vagas das ruas são rapidamente ocupadas, o que faz com que o proprietário tenha que estacionar distante da Avenida.

Mas para quem quer usufruir do transporte público, tem bastante opção. Só de metrô a Paulista oferece 3 estações: Brigadeiro, a mais próxima da Casa das Rosas e do Shoping Paulista, Trianon Masp, que fica perto do MASP, do Parque Trianon e do Shopping Cidade São Paulo e Consolação, que desce perto do Conjunto Nacional e do Center 3, ambos estão localizados na esquina da Rua Augusta com a Avenida Paulista. As 3 estações fazem parte da linha verde e a Consolação também recebe fluxo da linha Amarela.

O trânsito de ônibus é desviado para as ruas próximas da avenida, como Alameda Santos e São Carlos do Pinhal. Ambas ficam a uma quadra da movimentada rua.

Onde se hospedar na região

Hotel Renaissance

Que tal tomar um dos melhores brunchs de São Paulo? O hotel Renaissance é conhecido por seu requinte. A estrutura do hotel, bem como os serviços oferecidos agradam aos mais exigentes. Pudera, o luxuoso local fica no coração do bairro mais rico da cidade, o Jardins. Além disso, ele está localizado próximo à Avenida Paulista e perto do famoso MASP.

Falando do famoso brunch, não é preciso estar hospedado no Renaissance para usufruir das iguarias servidas no Terraço Jardins. Já super tradicional entre os moradores da região, oferece opções diversas, inclusive para quem não quer sair da dieta, com estação de omelete e tapioca, frutas, iogurte, sucos e mais. O Brunch conta ainda com espumante à vontade para brindar o fim de semana. Aproveite o passeio na Paulista e visite o local aos domingos que oferece o buffet das 11:30h às 14h.

Uma opção saborosa e divertida para o fim de semana é o combo Jantar no restaurante Terraço Jardins + Teatro Renaissance! Junte a família e os amigos e venha provar o melhor da culinária brasileira e descobrir novas peças nos palcos do Renaissance São Paulo Hotel.

O Restaurante Terraço Jardins é o principal do hotel, que oferece gastronomia criativa com influências caipira e caiçara. Funciona de segunda a sábado, das 18h30 às 23h30. Já o Teatro Renaissance – Cultura e entretenimento também faz parte das atrações do Hotel. O teatro tem capacidade para 428 pessoas e é palco de comédias, dramas e musicais com artistas renomados da cidade e de todo o Brasil. (Sextas, sábados e domingos).

domingo na paulista

Além do Terraço Jardins,o restaurante Bytes, foi reformulado e possui um novo conceito de “comida de verdade”, com opções saudáveis, veganas, vegetarianas, sem lactose, sem açúcar, sem glúten, entre outos. Opções deliciosas para comer sem culpa! Funciona diariamente das 7h às 21h.

Não deixe de conhecer também o novo queridinho do hotel, o The Spa at Renaissance. O renovado SPA possui terapias exclusivas, produtos veganos e orgânicos, além de novas instalações dedicadas ao relaxamento e bem-estar.

domingo na paulista

O menu foi cuidadosamente redesenhado com o objetivo de aproximar a natureza da agitada vida urbana, trabalhando corpo, mente e alma de forma conjunta, em busca de equilíbrio e tranquilidade. O andar “welness” conta ainda com piscina climatizada, área de relaxamento com Jacuzzi e saunas, além de um completo e moderno fitness center (um dos maiores da América Latina dentro de hotel). Ótima opção para relaxar e cuidar da saúde no fim de semana.

Hotel Intercontinental

O Intercontinental é um 5 estrelas que oferece excelente acomodação, estrutura e gastronomia para seus hóspedes. Por ficar bem próximo da Avenida Paulista, o hotel disponibiliza bicicletas para seus clientes, o que é uma excelente oportunidade para aproveitar melhor o domingo na paulista.

Transamérica Prime International Plaza

O Transamerica Prime International Plaza está no coração comercial, gastronômico, cultural e de lazer de São Paulo, a uma quadra da Avenida Paulista, próximo também à Casa das Rosas, ao Museu de Arte de São Paulo – Masp, Espaço Itaú de Cinema, Teatro Gazeta, Shopping Pátio Paulista e ao Parque Trianon.

Quer mais uma dica? Que tal um Champagne, deliciosos petiscos e saborosos pratos com um plano de fundo de tirar o fôlego de emoldurado por arranha-céus?

domingo na paulista

Pois é, a atração principal do hotel fica nas alturas! O restaurante The View surpreende com a vista panorâmica da área nobre de São Paulo e a experiência única e requintada que oferece a seus visitantes. Os pratos foram pensados para completar a atmosfera do restaurante, desde entradas como camarões grelhados ou creme de abobóra, pratos principais como filé mignon ao molho poivre ou raviolli de mussarela de búfala até as sobremesas: que tal se deliciar com a pirâmide de chocolate ou uma torta crumble de maça caramelada?

domingo na paulista

Radisson Hotel Paulista

Ao lado da Paulista e pertinho do Parque Ibirapuera, o Radisson Paulista é uma opção inteligente de hospedagem tanto para quem vai turistar quanto à trabalho.

O hotel oferece academia, piscina, sauna e um centro de convenções com capacidade para mais de 500 pessoas, e ainda inclui restaurante internacional, restaurante japonês e um lounge-bar, ideal para aproveitar o clima da avenida mais querida da cidade.

Hotel Transamérica Executive Paulista

Outro hotel pertinho do local é o Transamérica Executive Paulista, antigo Feller. Ele fica a um quarteirão da Avenida Paulista. Além da proximidade, a estrutura do hotel oferece piscina, restaurante, espaço fitness, Wi-Fi e café da manhã inclusos, além de uma vista espetacular do último andar do prédio.

L’Hotel PortoBay

O romance está no ar no L’Hotel PortoBay de São Paulo, que fica a meia quadra da movimentada avenida. O conceito é de boutique e portanto, ele vai além da hospedagem, oferecendo aos hóspedes verdadeiras experiências. Além disso, com um reconhecido spa e ofurô em sua estrutura e as acomodações são no estilo neoclássico com varanda verdejante. É como escapar para a tranquilidade no meio da selva de pedra.

Gostou das dicas de como aproveitar o domingo na Paulista?

Quer se hospedar próximo ao local? Reserve pela Hoteis.com e pague em até 12 x sem juros. Ah! Aproveite para conhecer o nosso programa de relacionamento, ele tem muitas vantagens.

Já conhece a Avenida Paulista aos domingos? Deixe suas dicas em nossos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com