BlogHoteis.com

Destinos brasileiros para o feriado de Corpus Christi

Destinos para curtir o feriado de Corpus Christi

Corpus Christi é um daqueles feriados nacionais mais aguardados pelos turistas e viajantes, por ser um dos mais generosos. Com quatro dias de descanso, é uma bela oportunidade para planejar uma trip para alguma cidade brasileira que esteja no sua wishlist.

No post de hoje, separamos algumas sugestões de cidades para você curtir esse feriadão prolongado em clima religioso. Seja uma viagem com a família, amigos ou casal, estas opções são interessantes para não apenas para quem quer descansar, mas também para aqueles que buscam ver demonstrações de fé e adoração. Tem dúvidas sobre onde ir no feriado de Corpus Christi? Confira as dicas abaixo!

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Melhores destinos brasileiros para viajar durante o Corpus Christi

Vários destinos nacionais que têm como tradição a comemoração de Corpus Christi com tapetes incríveis feitos de serragem, pó de café, flores e sal. Dentre as cidades que comemoram a data e mantém a tradição de decorar suas ruas com os tapetes estão Mariana, Ouro Preto e Paraty. Aqui, é a criatividade dos fiéis que dá vida aos adereços para celebrar a data, que, em 2018, cai em 31 de maio.

Confira nossas dicas destes e outros destinos para aproveitar o feriado!

Paraty, no Rio de Janeiro

Durante a festa de Corpus Christi, os casarões coloniais e as ruelas de paralelepípedo de Paraty, no Rio de Janeiro, dividem as atenções dos turistas com os tapetes religiosos, confeccionados especialmente para a data.

Um dos pontos altos do feriado por aqui é a procissão que percorre as ruas do Centro Histórico, já decoradas com os famosos tapetes que levam imagens de Jesus, do cálice da Eucaristia, entre outros símbolos católicos.

Além disso, acontece na cidade, entre os dias 01 e 03 de junho, o já tradicional Festival do Camarão. No evento, que coincide com o final da proibição da pesca de camarão, o público poderá provar vários pratos preparados com o crustáceo, além de contemplar o artesanato local.

Com uma intensa manifestação cultural, a cidade se destaca também quando assunto é gastronomia, paisagens de tirar o fôlego e turismo histórico. Uma vez em Paraty, não deixe de visitar: o Centro Histórico, o Cais do Porto com sua vista estonteante para a Capela de Nossa Senhora das Dores, a Igreja de Nossa Senhora do Rosário e as exposições da Casa de Cultura.

Corpus Christi
O Cais do Porto com sua vista estonteante para a Capela de Nossa Senhora das Dores

Também conhecida pelas paisagens lindíssimas, vale dar uma esticadinha até a Praia Vermelha, a Praia da Conceição, Ilha Comprida, Ilha da Cotia, Lagoa Azul, Saco da Velha, Saco do Mamanguá, Ilha do Algodão e Praia da Lula. Mas fique atento: a grande maioria só é acessível por água.

Reserve os melhores hotéis em Paraty e confira mais informações da cidade aqui!

Ouro Preto, em Minas Gerais

Outra cidade que segue à risca a tradição de decorar suas ruas para o evento é a mineira Ouro Preto. Missas e a procissão pelas ruas ornamentadas por tapetes, tradição trazida para cá pelos portugueses, marcam o feriado de Corpus Christi na cidade, localizada a 98 km da capital Belo Horizonte.

Em Ouro Preto, as celebrações começam pela manhã, com a missa na Igreja São Francisco de Assis. Depois disso, a procissão percorre as ruas do Centro Histórico e segue até a Igreja Nossa Senhora do Rosário. Com cerca de 3 km, o tapete serve de passagem para o Santíssimo Sacramento.

Um verdadeiro museu à céu aberto, não deixe também de fazer alguns passeios bem clássicos por Ouro Preto, como um dos focos principais são suas belíssimas igrejas e os interiores, uma verdadeira obra prima da arte barroca. Por isso, vale visitar não apenas a Igreja São Francisco de Assis e a Nossa Senhora do Rosário, mas também a Igreja Matriz de Nossa Senhora do Pilar, a Igreja Matriz de Nossa Senhora da Conceição de Antônio Dias e a Igreja de Nossa Senhora do Carmo.

Corpus Christi
Igreja de Nossa Senhora do Carmo

Aproveite para conferir de perto as incríveis obras do artistas Alejadinho, Mestre Ataíde, Manuel Francisco Lisboa e Francisco Xavier de Brito. Já que as igrejas daqui são quase que museus, não precisamos nem mencionar que boa parte da obra deixada por eles está nas paredes e fachadas das próprias igrejas de Ouro Preto.

O Museu da Inconfidência também é um lugar interesse para se aprofundar na história desse período. Para quem busca um contato mais estreito com a natureza, vale a pena assistir ao pôr-do-sol no mirante da UFOP (Universidade Federal de Ouro Preto). Dê uma passadinha ainda na casa de Tomás de Gonzaga, que tem uma arquitetura colonial incrível. Resumindo, OP é uma excelente opção de destino!

Para mais detalhes sobre o destino, acesse nosso guia de viagem, aqui e reserve os melhores hotéis em Ouro Preto!

Mariana, em Minas Gerais

Continuando em território mineiro, Mariana é outro destino que é palco de grandes celebrações de Corpus Christi. O evento já é tradicional no destino, localizado a cerca de 110 km de BH, e remete ao século 18. Ou seja, vale a pena programar uma viagem durante este feriado para Mariana, cidade vizinha de Ouro Preto. Aliás, um detalhe interessante e que justifica o porquê dessa região concentrar boa parte desse tipo de ação é que a primeira cidade a apresentar os tapetes coloridos foi sua irmã mais velha, Ouro Preto.

Aqui, esta data religiosa é celebrada por meio de missas e de procissão pelas ruas super fofas do centro histórico de Mariana. A missa está agendada para às 17 horas, na Praça dos Ferroviários. Depois delas, católicos seguem em procissão pelas ruas Santa Cruz, Getúlio Vargas e Praça da Sé.

Como nos demais lugares, os tapetes são confeccionados durante a manhã do feriado. Aqui, artistas da AMAP (Associação Marianense de Artistas Plásticos) e moradores da cidade se unem para produzir os famosos tapetes que decoram o centro histórico de Mariana para a celebração da eucaristia.

Está em Ouro Preto? Vale dar uma esticadinha até Mariana, cidade que também preserva resquícios do Brasil Colonial. As principais atrações do destino são duas igrejas situadas na Praça de Minas Gerais, lugar que vale a pena conferir pela arquitetura colonial e barroca. A primeira delas é a Igreja de São Francisco, que tem trabalhos de Mestre Ataído e Aleijadinho. A segunda é a Igreja de Nossa Senhora do Carmo, com pinturas por Francisco Xavier Carneiro.

Corpus Christi
Praça de Minas Gerais com as Igrejas de São Francisco e Nossa Senhora do Carmo

A cidade de Mariana é perfeita para um passeio de um dia, em esquema bate-e-volta. Também é legal programar um passeio de trem entre Mariana e Ouro Preto. E Para quem optar por ficar, a cidade oferece ótimas opções de hospedagem.

Matão, em São Paulo

A cidade, localizada no interior de São Paulo, é conhecida pelas celebrações do Corpus Christi. Aqui, a tradição é passada de geração em geração e é comum ver os tapetes sendo confeccionados por famílias inteiras.

A festa de Corpus Christi de Matão, que fica a 300 km de distância da capital, acontece desde 1948. Anualmente, artistas, voluntários, famílias e visitantes se unem para confeccionar os enormes tapetes com motivos religiosos.

Estima-se que, para a realização do evento, sejam necessárias 70 toneladas de materiais, entre flores, vidro, areia, serragem. Aqui, a elaboração dos tapetes tem início às 4 da manhã e só termina às 16 horas, quando a procissão pelas ruas do centro começa.

Corpus Christi

Embora a cidade possa parecer não ter grandes atrativos turísticos, os visitantes podem, durante a festa, conhecer a feira de artesanato, assistir a apresentações musicais e exposição e comercialização de flores, que tem início às 9 da manhã, no feriado.

Quer mergulhar a fundo nas celebrações de Matão? A primeira missa do 31 de maio está programada para as 8 horas, na Igreja Matriz. A Hora, que também acontece por lá, está programada para as 9. Há missas programadas também para as 11 e 16 horas.

Para aproveitar melhor a cidade e as comemorações, reserve um dos aconhegantes hotéis em Matão.

Goiânia, em Goiás

O Corpus Christi em Goiânia, no estado de Goiás, também costumam ser uma belíssima celebração de fé dos fiéis. Inclusive, a cidade é conhecida por mobilizar um grande número de pessoas pertencentes às várias paróquias da cidade.

Em 2017, por exemplo, a festividade mobilizou cerca de 600 pessoas, de 30 paróquias da capital, em torno da montagem dos tapetes religiosos ao redor da Praça Cívica. Esta ação acontece há mais de 15 anos na cidade.

Corpus Christi

A confecção dos tapetes na Praça tem início às 7 da manhã e demanda uma manhã inteira de trabalho. Além da confecção dos tapetes, fazem também a procissão, missa e a adoração ao Santíssimo Sacramento.

Às 14h30 está programada a jornada eucarística, um momento de adoração e reflexão sobre a eucaristia. Já às 17h30 acontece a celebração eucarística, com missa presidida pelo Bispo da Arquidiocese local, seguida da procissão.

Tem tempo de sobra para explorar a cidade? Visite o Memorial do Cerrado, o Centro Cultural Oscar Niemeyer, a Praça Universitária, o Bosque dos Buritis, o Parque Vaca Brava e o Museu de Arte de Goiânia.

Roteiro perfeito para aproveitar um final de semana na capital goiana, certo? Aproveite para reservar já seu hotel em Goiânia!

Conta pra gente, nos comentários, qual desses destinos é o seu favorito para aproveitar o feriado de Corpus Christi.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com