BlogHoteis.com

Feriado de Finados 2018 : melhores cidades para viajar em novembro

Que tal algumas atividades diferentes para esse feriado de Finados em 2018? Conheça as melhores cidades para viajar em novembro.

Com a grande quantidade de feriados distribuídos ao longo do ano, já dá para programar umas miniférias para algum destino nacional ou da América Latina. Novembro, em especial, tem o Feriado de Finados, que cai no dia 2, uma sexta-feira, e é uma boa desculpa para reservar uma passagem aérea e curtir um dos destinos da sua wishlist de viagem.

Dentre as atividades que destacamos para quem quer aproveitar a ocasião estão piqueniques, nado em cachoeiras, tours gastronômicos, trilhas e a imersão em uma outra cultura. Confira nossas dicas abaixo!

Aproveite para reservar seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Piqueniques e tranquilidade nas maiores cidades do país

Rio de Janeiro

A cidade maravilhosa é perfeita para curtir em 3 ou mais dias de folga. Com atrações de peso como o Cristo Redentor, a Praia de Copacabana e o Pão de Açúcar, não deixe de curtir um piquenique no Parque Lage. Aos pés do corcovado, o lugar já é um convite para um piquenique em um dia ensolarado. Não deixe de visitar este símbolo do Rio de Janeiro e tirar várias fotos por aqui. E o melhor de tudo: a entrada é gratuita.

feriado de finados
Que tal um piquenique no Parque Lage, aos pés do Corcovado?

Poucos destinos no Brasil são mais fotogênicos do que o Rio de Janeiro. Não deixe de dar uma passadinha no Jardim Botânico, que é um verdadeiro museu vivo, quando assunto é fauna e flora. Aliás, aqui também é um bom lugar para fazer um piquenique com amigos e familiares.

Outro lugar bem recomendado para um piquenique é a Lagoa Rodrigo de Freitas. A área é uma das preferidas dos cariocas para a prática de esportes. Seu trajeto conta com 7 km no total, com uma vista singular. Está com crianças pequenas? Que tal encarar um passeio de pedalinho?

feriado de finados
Um passeio pela lagoa Rodrigo de Freitas também é uma ótima opção

Os Arcos da Lapa também são um ponto turístico famoso da cidade. Também conhecidos como Aqueduto da Carioca, a área conserva resquícios da época colonial. Fãs de história, cultura e arte vão curtir ainda uma visita à Biblioteca Nacional. Criada há 200 anos, ostenta o título de a maior biblioteca da América Latina.

Para finalizar em alto estilo a sua visita às terras cariocas, que tal um mergulho nas águas cristalinas da Praia de Ipanema? Outra boa pedida é a Praia Vermelha. Aproveite para visitar os barzinhos e curtir momentos descontraídos na mureta da Urca. Já, no pôr do sol, o palco do espetáculo fica nas pedras do Arpoador.

Conheça os melhores hotéis do Rio de Janeiro para o feriado!

São Paulo

Já em São Paulo o Parque Ibirapuera é a opção ideal para descansar, relaxar, praticar alguma atividade física e aproveitar um piquenique.

Nos finais de semana ainda recebe feiras, exposições e shows, uma ideia bem legal para quem quer um pouco de cultura, com seus muitos museus, como:  Museu Afro Brasil, Pavilhão das Culturas Brasileiras, o Planetário, Pavilhão Japonês e o Museu de Arte Moderna de São Paulo (MAM).

O Parque Ibirapuera é o queridinho de São Paulo

Já no Burle Marx, o melhor a se fazer é deitar na grama, ler um livro, meditar, fazer um piquenique e apenas descansar com a natureza ao redor. Lá, a temperatura é mais amena, ideal para o clima quente do final de primavera e começo do verão.

Para quem quer algo mais reservado, a opção é o Parque Estadual da Cantareira, o piquenique na Lagoa das Carpas é o básico, e ainda tem 10km de trilha, asfaltada, mas ao meio da natureza, e no final como recompensa vai encontrar o mirante Pedra Grande, com uma vista espetacular dos bairros da Zona Norte e até do Pico do Jaraguá. O parque cobra entrada, R$12 a inteira e R$6 a meia.

Outro parque com ótima localização é o Jardim da Luz, quintal da Pinacoteca. O parque mais antigo da cidade tem alamedas tranquilas e bem cuidadas, jardim com fonte, espelho d’água, gruta com cascata, mirante, bosque de leitura com biblioteca, aparelhos de ginástica e até um aquário subterrâneo!

Conheça os melhores hotéis de São Paulo para o feriado!

Natureza, cachoeiras e um pouco de aventura

Chapada dos Veadeiros

Para nadar em uma cachoeira e recuperar as energias, vale considerar uma viagem até a Chapada dos Veadeiros. A aérea, dividida entre Alto Paraíso do Goiás, Cavalcante e São Jorge, é reconhecida pelas inúmeras cachoeiras que abriga. Algumas delas chegam a 100 metros.

Além disso, a área é repleta de rios com águas cristalinas e vários paredões de pedra. Tudo rodeado pela vegetação do cerrado. Na fauna local, o destaque vai para a ave Seriema, facilmente avistada por aqui. Vale lembrar que o Parque Nacional da Chapada dos Veadeiros é classificado como patrimônio mundial natural pela Unesco.

feriado de finados
Lindas cachoeiras e águas cristalinas te esperam na Chapada dos Veadeiros

Mas é preciso estar disposto para caminhar, muito disposto! Para acessar os pontos de interesse, o turista vai encarar várias trilhas que chegam a 5 km de percurso. Mas, para compensar o esforço, o visitante contemplará paisagens únicas ao final.

Uma das trilhas mais procuradas tem 4 km de trajeto total, saindo do Vale do Rio Macaquinho e passando por cânions, piscinas naturais e cachoeiras. Outra trilha é a do Vale da Lua, que, como o nome sugere, tem solo parecido com o lunar. Com grutas e piscinas naturais pelo caminho, sua trilha é de nível fácil, com apenas 600 metros.

feriado de finados
Se está em dúvida sobre as trilhas, que tal essa vista do Mirante da Janela

Mais da metade da área da Chapada está em Cavalcante. Por serem as cachoeiras mais bonitas da região, a do Prata e as de Santa Bárbara estão entre as preferidas dos visitantes. Esta última fica na comunidade dos Kalungas, descendentes de quilombolas. Para acessa-la, é preciso encarar uma trilha leve, em meio às paisagens do cerrado. Já a Cachoeira do Raizama é boa para salto e tem cânions propícios para praticar rapel. Próximo a ela, há paredões de pedra e piscinas naturais.

Enfim, na Chapada dos Veadeiros, fica fácil aproveitar as maravilhas da natureza.

Conheça os melhores hotéis da Chapada dos Veadeiros para o feriado!

Brotas

Amantes da Ecologia estão muito bem representados na cidade de Brotas, no interior de São Paulo. Aqui, esportes radicais e contato com a mãe natureza não faltam.Não à toa, o lugar carrega o título de Capital do Turismo de Aventura.

Algumas atividades que você vai encontrar por aqui são bóia-cross, rafting, rapel, tirolesa, arvorismo, stand-up paddle e banana boat. A escolha vai depender mesmo do seu gosto e do nível de adrenalina desejado.

O rio Jacaré Pepira, por exemplo, tem vários pontos que são utilizados para o rafting. Alguns lugares para a prática destes esportes radicais: Parque Aventurah!, Viva Brotas Ecoparque e Ecoparque Jacaré.

feriado de finados
Que tal uma atividade mais radical com a galera? Vai de rafting!

Claro que não poderíamos deixar de mencionar as cachoeiras, outro grande destaque do destino. Espalhadas pela região, elas dão vida às piscinas naturais. Basta um bom mergulho para recuperar a saúde física e mental.

Não deixe de visitar algumas das paisagens incríveis de Brotas. Algumas propriedades que abrigam cachoeiras oferecem a comodidade do day-use, com serviços diferenciados entre elas. As cachoeiras do Martello, Escorregador e Astor são cachoeiras famosas por aqui.

O Parque dos Saltos, próximo ao centro da cidade, abriga 3 quedas d´águas e algumas trilhas. O lugar foi construído aproveitando um desnível do rio Jacaré Pepira.

Já o Recanto das Cachoeiras reúne a Cachoeira Santo Antônio (com queda de 15 metros) e a Cachoeira da Roseira (com 55 metros). Aqui, o visitante encontra ainda piscinas naturais e 4 mirantes. Também vale conferir o Ecoparque Cassorova, que tem cachoeira de 60 metros de altura. O Areia que Canta, a Casa da Cachaça, o Museu do Calhambeque e a Fundação Centro de Estudos do Universo garantem passeios diferenciados.

feriado de finados
Brotas também é conhecida por suas cachoeiras incríveis

A hospitalidade dos habitantes de Brotas é outro super ponto positivo para o turismo. A cidade, além da vibe interiorana, tem uma atmosfera acolhedora e cativante. Aqui, é comum as pessoas se cumprimentarem calorosamente e seu cão é sempre muito bem-vindo.

Conheça os melhores hotéis de Brotas para o feriado!

Um tour gastronômico bem diferente

Lima

Se quer embarcar em uma trip gastronômica, a cidade de Lima, no Peru, oferece bons motivos para visitá-la. E não pense que a culinária peruana se resume apenas ao bom e velho ceviche. A capital do Peru é um point interessante não apenas pelos passeios históricos, mas também por conta de sua rica gastronomia.

feriado de finados
Lima é uma linda cidade costeira com culinária marcante

A cidade é reconhecida, atualmente, por ter sido berço para chefs renomados, internacionalmente. Este é o caso de Gastón Acurio, com seus ceviches, ajís e batatas tipicamente peruanas.

Mas, afinal, o que há de tão especial na culinária deste país? A resposta parece estar na mistura cultural, proporcionada pela imigração italiana, chinesa, japonesa e espanhola ao país. Com os italianos, os nativos tiveram contato com o tomate e massas. Já, com os chineses e japoneses vieram o arroz e o shoyo. E, por último mas não menos importante, os espanhóis trouxeram galinhas e limão. Junte tudo isso em um caldeirão e veja a mágica da boa gastronomia acontecer.

Outro fator importante é, justamente, o posicionamento geográfico do país. O Peru abriga 84 ecossistemas diferentes. Obviamente que, com vários ecossistemas, não faltam opções de ingredientes para incrementar os pratos.

feriado de finados
Ceviche é um dos pratos característicos de Lima, mas não pense que é o único

Numa visita à cidade de Lima, vale reservar um tempinho para apreciar alguns dos melhores restaurantes do mundo. Entre eles: o Astrid e Gastón, a cevicheria La Mar, o Rosa Náutica, o Cala, o Bravo Restobar e o El Grifo. Se quiser se aventurar por lugares que misturam a culinárias peruana, chinesa e japonesa, a pedida é o restaurante Wa Lok, que fica na região central.

Conheça os melhores hotéis de Lima para o feriado!

Uma jornada cultural, tradicional e muito animada

Cidade do México

Se quiser investir em um tour ao exterior mais autêntico, a pedida é investir em uma viagem à Cidade do México para conferir de perto toda a tradição e simbolismo do Día de Los Muertos, ou Dias dos Mortos. A data também é comemorada em 2 de novembro. A celebração, um tanto quanto curiosa, é de origem pré hispânica com influências católicas. Trata-se de uma das tradições mais importantes e representativas do México.

A celebração conta com altares, representação bem típica e colorida da data que surgiu como uma forma de celebrar algum ente querido falecido. Eles são totalmente ornamentos com doces, bebidas, flores e cigarros.

feriado de finados
Os altares dos mortos são uma das principais características da data no México

As catrinas também são figuras bem presentes no Día de los Muertos. A caveirinha feminina toda colorida e de chapéu é facilmente encontrada em lojas e altares, além de pessoas que usam o traje durante a comemoração. O Pan de Muerto (ou Pão do Morto) também é comercializado durante os festejos. Claro que a visita aos cemitérios também é uma programação bastante comum nesse feriado.

Alguns pontos turísticos imperdíveis da cidade são as maravilhosas Pirâmides de Teotihuacán, o Zócalo – praça principal da cidade, o Palácio Nacional, a Catedral Metropolitana de la Asunción de Maria (também conhecida como Catedral da Cidade do México), o Museu do Templo Mayor, o Museu Frida Kahlo, o Castelo de Chapultepec, o Palácio Nacional de Bellas Artes, o Xochimilco e o Museu Nacional de Antropologia.

feriado de finados
o Castelo de Chapultepec é um dos pontos turísticos mais visitados da capital do México

Uma vez na Cidade do México, também vale embarcar em um food tour e provar todas as delícias mexicanas que encontrar pelo caminho. Afinal, atrações e motivos para fazer uma imersão na história e cultura mexicana não faltam.

Conheça os melhores hotéis da Cidade do México para o feriado!

Tem mais dicas de destinos para visitar no feriado de Finados? Deixe nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com