Os amantes do friozinho podem comemorar, a partir do dia 21 de junho, quando começa o inverno 2019, o país tropical, abençoado por Deus, oferece o famoso Festival de Inverno, espalhado por todo o Brasil.
Vale a pena conhecer cada um deles e aproveitar ainda mais os passeios deliciosos que essa época do ano oferece.
Encontre o Festival de Inverno que é a sua cara
1. Campos do Jordão, em São Paulo
A cidade, que fica a 2h20 da capital paulista, recebe uma enorme quantidade de visitantes no período mais gelado do ano, quando as temperaturas oscilam entre -1°C e 16°C.

O Festival de Inverno de Campos do Jordão acontece de 30 de junho a 29 de julho de 2019 e promove uma intensa programação, com apresentações nos palcos da cidade (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha) e na capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro).
Maior evento de música clássica do país, o Festival oferece ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais. A maior parte dos espetáculos é gratuita.
Confira as melhores opções de hotéis em Campos do Jordão.
2. Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais
O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é o principal evento de natureza artística e cultural realizado nessas cidades.
O Fórum das Artes é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que investe na produção, na formação e na ocupação pública de bens culturais.

O objetivo do fórum é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade.
Em 2018, o festival aconteceu entre 6 e 22 de julho e homenageou o Tropicalismo, movimento de cultura popular brasileira, que se deu em 1967 e 1968 com apoio de diversos artistas. As datas e a programação de 2019 ainda não foram divulgadas.
Confira as melhores opções de hospedagem em Ouro Preto.
3. Vitória da Conquista, na Bahia
Em 2018, o Festival de Inverno Bahia (FIB) aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto e trouxe aos visitantes de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, muita música e diversão.

Com uma estrutura montada no Parque Teopompo de Almeida, o FIB aposta em diversos ambientes repaginados para atrair diferentes públicos. No ano passado, se apresentaram artistas como Capital Inicial, Roupa Nova e o DJ Alok.
São talentos locais e regionais, praça de alimentação com gastronomia variada, bares e food trucks espalhados por todo o parque, um posto médico completo e um esquema de segurança.
As datas e a programação de 2019 ainda não foram divulgada, mas com certeza promete agradáveis surpresas.
Confira as melhores opções de hospedagem em Vitória da Conquista.
4. Monte Verde, em São Paulo
O Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia promete sempre muitas atrações para a família. São shows, peças de teatro, dança e circo, geralmente nos quatro sábados do mês de julho, na vila conhecida como a “Suíça Brasileira”.

Em 2018, o evento completou sua sexta edição, já encabeçando o calendário de festivais culturais do país. A programação de 2019 ainda não foi divulgada.
Os cortejos ao ar livre integram os participantes antes do evento começar, o que é um grande diferencial. Aproveite e prove o culinária local!
Confira as melhores opções de hotéis em Monte Verde.
5. Paranapiacaba, em São Paulo
No fim de julho, costuma ocorrer o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, São Paulo.
A programação é variada e traz oficinas, intervenções de artes cênicas e artes plásticas, mostra de audiovisual, feiras de artesanato e antiguidades, dança, circo, mostra fotográfica, “contação” de histórias e muito mais.

A programação acontece, simultaneamente, em diversos locais, como a Biblioteca de Paranapiacaba, a Casa Fox, o Clube União Lyra Serrano e a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba.
A programação de 2019 ainda não foi divulgada, mas com certeza reservará ótimas experiências.
Confira as melhores opções de hospedagem em Santo André.
6. Domingos Martins, no Espírito Santo
Em 2018, aconteceu a 25ª edição do Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, no Espírito Santo.
Os grandes destaques ficam para a alta qualidade das aulas ministradas e as apresentações para o público. Participaram do evento grandes nomes da música brasileira.

A cidade recebeu instrumentistas que fazem sucesso em todo o mundo e que ensinaram os alunos participantes. O festival prima pela excelente qualidade, o que faz com que os visitantes fiquem encantados todos os anos.
Confira as melhores opções de hotéis em Domingos Martins.
Bônus: Paraty, no Rio de Janeiro
-
Festa Literária Internacional de Paraty
Você curte um evento destinado ao mundo das palavras? O litoral carioca é palco desta festa que encanta a todos os visitantes, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).
Muito mais do que apenas uma feira de livros, a FLIP pode ser considerada uma manifestação cultural. Durante os dias do festival, há um contato estreito com a cultura local, que é cercada pela linda arquitetura da cidade de Paraty.

Em 2018, a homenageada da FLIP foi a escritora Hilda Hilst. Em 2019, a festa será do dia 10 ao dia 14 de julho e homenageará Euclides da Cunha, jornalista e escritor, autor de “Os Sertões”, entre outras obras.
A programação completa de 2019 ainda não foi divulgada.
-
Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty
Do dia 16 ao dia 19 de agosto de 2018, aconteceu o 36° Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. O tradicional evento da cidade atrai enorme público todos os anos.
Realizado no Areal do Pontal e com entrada gratuita, a tenda oferece degustação e venda de alambiques tradicionais, como Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco.
O Polo Gastronômico de Paraty coordena os deliciosos quiosques de alimentação. Além das degustações e delícias, há shows que vão do pagode ao rock. Tudo isso embalado pela beleza local.
A programação de 2019 ainda não foi divulgada.
Confira as melhores opções de hospedagem em Paraty.
Adicionar Comentário