BlogHoteis.com

Festival de Inverno 2019: como aproveitar o frio aqui no Brasil

Os amantes do friozinho podem comemorar, a partir do dia 21 de junho, quando começa o inverno 2019, o país tropical, abençoado por Deus, oferece o famoso Festival de Inverno, espalhado por todo o Brasil.

Vale a pena conhecer cada um deles e aproveitar ainda mais os passeios deliciosos que essa época do ano oferece.

Encontre o Festival de Inverno que é a sua cara

Campos do Jordão, em São Paulo

A cidade, que fica a 2h20 da capital paulista, recebe uma enorme quantidade de visitantes no período mais gelado do ano, quando as temperaturas oscilam entre -1°C e 16°C.

Festival de Inverno
O lago do Itapeva é uma opção ótima para um passeio em Campos do Jordão

O Festival de Inverno de Campos do Jordão aconteceu de 30 de junho a 29 de julho em 2018 e promoveu uma intensa programação, com apresentações nos palcos da cidade (Auditório Claudio Santoro, Praça do Capivari, Capela do Palácio Boa Vista e Igreja de Santa Terezinha) e na capital paulista (Sala São Paulo e Sala do Coro).

Maior evento de música clássica do país, o Festival oferece ao público uma série de concertos sinfônicos e de câmara, com a participação de prestigiados artistas nacionais e internacionais. A maior parte dos espetáculos é gratuita.

Confira as melhores opções de hotéis em Campos do Jordão.

Mariana e Ouro Preto, em Minas Gerais

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana é o principal evento de natureza artística e cultural realizado nessas cidades.

O Fórum das Artes é uma realização da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP), que investe na produção, na formação e na ocupação pública de bens culturais.

Festival de Inverno
Aproveite para fazer o passeio de trem entre Ouro Preto e Mariana, a vista é incrível

O objetivo do fórum é estimular o debate e ampliar o alcance das reflexões sobre arte e cultura em seu potencial de transformação da sociedade.

Em 2018, o festival ocorreu entre 6 e 22 de julho e homenageou o Tropicalismo, movimento de cultura popular brasileira, que se deu em 1967 e 1968 com apoio de diversos artistas. A programação de 2019 ainda não foi divulgada.

Confira as melhores opções de hospedagem em Ouro Preto.

Vitória da Conquista, na Bahia

Em 2018, o Festival de Inverno Bahia (FIB) aconteceu nos dias 24, 25 e 26 de agosto e trouxe aos visitantes de Vitória da Conquista, terceira maior cidade da Bahia, muita música e diversão.

Festival de Inverno
A serrana Vitória da Conquista, na Bahia

Com uma estrutura montada no Parque Teopompo de Almeida, o FIB aposta em diversos ambientes repaginados para atrair diferentes públicos. No ano passado, se apresentaram artistas como Capital Inicial, Roupa Nova e o DJ Alok.

São talentos locais e regionais, praça de alimentação com gastronomia variada, bares e food trucks espalhados por todo o parque, um posto médico completo e um esquema de segurança.

A programação de 2019 ainda não foi divulgada, mas com certeza promete agradáveis surpresas.

Confira as melhores opções de hospedagem em Vitória da Conquista.

Monte Verde, em São Paulo

O Festival de Inverno de Monte Verde/Camanducaia promete sempre muitas atrações para a família. São shows, peças de teatro, dança e circo, geralmente nos quatro sábados do mês de julho, na vila conhecida como a “Suíça Brasileira”.

Festival de Inverno
A Serra da Mantiqueira oferece uma vista maravilhosa ao visitante de Monte Verde

Em 2018, o evento completou sua sexta edição, já encabeçando o calendário de festivais culturais do paísprogramação de 2019 ainda não foi divulgada.

Os cortejos ao ar livre integram os participantes antes do evento começar, o que é um grande diferencial. Aproveite e prove o culinária local!

Confira as melhores opções de hotéis em Monte Verde.

Paranapiacaba, em São Paulo

No fim de julho, costuma ocorrer o Festival de Inverno de Paranapiacaba, em Santo André, São Paulo.

A programação é variada e traz oficinas, intervenções de artes cênicas e artes plásticas, mostra de audiovisual, feiras de artesanato e antiguidades, dança, circo, mostra fotográfica, “contação” de histórias e muito mais.

festival de inverno
A programação de Paranapiacaba acontece simultaneamente, em diversos locais

A programação acontece, simultaneamente, em diversos locais, como a Biblioteca de Paranapiacaba, a Casa Fox, o Clube União Lyra Serrano e a Igreja Bom Jesus de Paranapiacaba.

A programação de 2019 ainda não foi divulgada, mas com certeza reservará ótimas experiências.

Confira as melhores opções de hospedagem em Santo André.

Domingos Martins, no Espírito Santo

Em 2018, aconteceu a 25ª edição do Festival de Inverno de Música Erudita e Popular de Domingos Martins, no Espírito Santo.

Os grandes destaques ficam para a alta qualidade das aulas ministradas e as apresentações para o público. Participaram do evento grandes nomes da música brasileira.

festival de inverno
Os grandes destaques ficam para a alta qualidade das aulas ministradas e as apresentações para o público

A cidade recebeu instrumentistas que fazem sucesso em todo o mundo e que ensinaram os alunos participantes. O festival prima pela excelente qualidade, o que faz com que os visitantes fiquem encantados todos os anos.

Confira as melhores opções de hotéis em Domingos Martins.

Bônus: Paraty, no Rio de Janeiro

  • Festa Literária Internacional de Paraty

Você curte um evento destinado ao mundo das palavras? O litoral carioca é palco desta festa que encanta a todos os visitantes, a Festa Literária Internacional de Paraty (FLIP).

Muito mais do que apenas uma feira de livros, a FLIP pode ser considerada uma manifestação cultural. Durante os dias do festival, há um contato estreito com a cultura local, que é cercada pela linda arquitetura da cidade de Paraty.

festival de inverno
As ruas antigas de Paraty ganham um charme especial com a FLIP

Em 2018, a homenageada da FLIP foi a escritora Hilda Hilst. Em 2019, a festa será do dia 10 ao dia 14 de julho e homenageará Euclides da Cunha, jornalista e escritor, autor de “Os Sertões”, entre outras obras.

A programação completa de 2019 ainda não foi divulgada.

  • Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty

Do dia 16 ao dia 19 de agosto de 2018, aconteceu o 36° Festival da Cachaça, Cultura e Sabores de Paraty. O tradicional evento da cidade atrai enorme público todos os anos.

Realizado no Areal do Pontal e com entrada gratuita, a tenda oferece degustação e venda de alambiques tradicionais, como Pedra Branca, Paratiana, Engenho d’Ouro, Coqueiro e Corisco.

O Polo Gastronômico de Paraty coordena os deliciosos quiosques de alimentação. Além das degustações e delícias, há shows que vão do pagode ao rock. Tudo isso embalado pela beleza local.

A programação de 2019 ainda não foi divulgada.

Confira as melhores opções de hospedagem em Paraty.

Deixe nos comentários a sua experiência com festivais de inverno dos anos anteriores!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com