BlogHoteis.com

O que fazer em Florianópolis: um guia da Ilha da Magia

Uma cidade com uma vibe incrível e muitas praias maravilhosas. Assim poderíamos, brevemente, definir a Ilha da Magia. É exatamente por ter tantas opções de restaurantes, passeios e lugares para visitar, que elaboramos um guia de o que fazer em Florianópolis (conhecida também por “Floripa”).

Famoso por lugares como a Ilha do Campeche, Jurerê e a Praia Lagoinha do Leste, o destino reserva muitas belezas naturais e dias de descanso e descontração, além de atividades para os amantes de esportes radicais. Versátil, vale lembrar que Florianópolis é perfeita para todo tipo de turista.

Aqui estão algumas dicas do que fazer para conhecer a Ilha da Magia, além de boas sugestões de lugares para se hospedar. Confira!

Veja os itens que fazem parte deste post:

• O que fazer em Florianópolis
Onde comer em Florianópolis
Melhor época para visitar Florianópolis
• Como chegar em Florianópolis
• Melhores hotéis em Florianópolis

O que fazer em Florianópolis: top 7 atrações

O mar é uma parte indissociável do cotidiano de Florianópolis, uma cidade que preza pela qualidade de vida. Por isso, alguns pontos turísticos são imperdíveis e nós vamos te indicar um por um:

  1. Ilha do Campeche

Um dos lugares mais incríveis para se visitar é a Ilha do Campeche. Não à toa, o lugar é um dos principais cartões-postais da cidade. Com um mar azul e uma areia branquinha, a sensação é de estar em pleno Caribe – a única diferença é a temperatura da água, que na versão brasileira é mais geladinha.

o que fazer em Florianópolis
Ilha do Campeche, em Florianópolis

A ilha é perfeita para praticar mergulho, já que fica um pouco distante do centro de Floripa. Para chegar até lá, é preciso ir até a Praia da Armação, pegar uma embarcação de pescadores, em um trajeto que dura cerca de 40 minutos. Mas é claro que o deslocamento é compensado pelo visual incrível.

  1. Praias

Por falar em praias, Florianópolis é um prato cheio para quem gosta de curtir a vida à beira mar. As praias de Floripa são algumas das mais bonitas do Brasil.

Vale muito a pena visitar a Praia da Joaquina. Eclética, ela agrada desde quem busca boas ondas para o surfe, até famílias com crianças pequenas, já que suas ondas ficam mais fortes ou fracas de acordo com o ponto da praia. É na Praia da Joaquina que você vai encontrar ainda as famosas dunas de Floripa.

o que fazer em Florianópolis
Praia da Joaquina, em Florianópolis

Considerada por muitos como a praia mais bonita de Florianópolis, Lagoinha é rústica e quase que deserta. A praia é uma ótima pedida para quem quer relaxar em um cenário selvagem e paradisíaco. Imperdível! Dica: se a sua vibe realmente é a de praias mais desertas, a Praia da Solidão também vale a visita.

Outro lugar interessante para amantes de esportes aquáticos é a Praia Mole, que tem como lema “A vida é dura, mas a Praia é mole”. Por estar em mar aberto, a praia oferece ótimas ondas para o surfe, mas não é muito indicada para pessoas mais velhas ou turistas com crianças. Um dos destaques daqui é a Pedra do Dragão que tem um formato curioso.

  1. Parque da Luz

Pense em uma vista privilegiada. Pensou? Pois o melhor lugar para admirar a Ilha da Magia é o Parque da Luz, que fica bem no centro da cidade. Daqui, você verá um dos pontos turísticos mais conhecidos de Floripa: a Ponte Hercílio Luz. Vale a pena reservar uma tarde inteira do seu roteiro para conferir o lugar de perto e, claro, aproveitar o belíssimo pôr do sol.

o que fazer em Florianópolis
Ponte Hercílio Luz

Além disso, também é possível conferir outras estruturas bem famosas por aqui, as pontes Pedro Ivo Campos e a Colombo Salles, que fazem a ligação entre a ilha e o continente.

  1. Lagoa da Conceição

Um dos mais famosos pontos turísticos da Ilha da Magia, a Lagoa da Conceição já é ponto de referência para os turistas e locais. Dizem que o lugar fica exatamente no centro da Ilha.

Embora não tenha águas apropriadas para nado, a Lagoa é uma boa opção de passeio para relaxar, praticar kitesurf, caminhar, tomar sol, andar de pedalinho ou, simplesmente, ver a vida passar num ritmo desacelerado.

o que fazer em Florianópolis
Lagoa da Conceição, em Florianópolis

Vale também dar uma esticadinha até a Barra da Lagoa para conferir a Pedra do Frade, maior sítio astronômico de Santa Catarina, que conta com uma vista privilegiada. A região da Lagoa é também conhecida pela vida noturna efervescente, pelas vilas de pescadores e por abrigar centros de artesanato na Avenida das Rendeiras, por exemplo.

  1. Centro Histórico de Florianópolis

Mas nem só de praia vive Floripa. Por isso, reserve um dia para explorar o centro histórico da cidade. Não deixe de conhecer a Catedral Metropolitana de Florianópolis, o Museu Victor Meirelles, a Praça XV de novembro e o Palácio Cruz e Souza. Com muitos prédios importantes para a história local, a boa notícia é que boa parte das construções tem entrada gratuita.

Sobrou tempo? Visite também o Mercado Público de Florianópolis, que tem vários bares e restaurantes interessantes.

  1. Jurerê

Point de gente bonita, Jurerê é uma ótima pedida para quem deseja badalação e curtir algumas das melhores festas de Santa Catarina. Embora não seja uma das praias mais belas de Floripa, Jurerê tem uma excelente infraestrutura para receber os frequentadores.

o que fazer em Florianópolis
Praia de Jurerê

Entre os estabelecimentos que têm beach clubs por aqui, estão o Café de La Musique, o El Divino, o 4X4 e o Taikô. Se durante a noite as festas dominam o lugar, durante o dia é a vez dos clubes oferecerem espreguiçadeiras, apresentações de DJ’s e alguns “bons drinks”, com foco nos momentos de pura curtição.

  1. Projeto Tamar

Aproveite a ida a Florianópolis para prestigiar o trabalho do Projeto Tamar, que busca a preservação das tartarugas marinhas. Afinal, é preciso ter muito respeito à natureza e a à vida marinha, que proporcionam tamanhas belezas.

Trata-se de um passeio que, embora não seja exclusividade deste destino, é bem interessante para crianças, adolescentes e para quem deseja ter um contato mais estreito com a natureza durante a viagem.

Dicas para aproveitar a Ilha da Magia

Para aproveitar bem a cidade, sugerimos uma viagem de 3 a 5 dias, de acordo com a sua disponibilidade.

Um detalhe importante: a época de alta temporada corresponde aos meses de verão, quando a cidade fica tomada por turistas. Se quiser fugir da muvuca e, ainda assim, aproveitar os dias mais quentes, sugerimos os meses de fevereiro e março. Mas fique atento à época do Carnaval!

o que fazer em Florianópolis
A praia dos Ingleses rende fotos incríveis

Embora, à primeira vista, pareça um destino pequeno, Florianópolis é bem grande. Por isso, a melhor maneira para se locomover é de carro, já que facilita o deslocamento entre uma praia e outra.

Se não quiser alugar um carro, os ônibus também são uma boa opção, já que há o bilhete único, que permite uma boa economia. Mas, como toda cidade grande no Brasil, o transporte público nem sempre é pontual.

Se quiser prolongar suas férias, recomendamos alguns passeios, como o Beto Carrero World, parque de diversões ultra famoso e localizado na cidade de Penha. Ou mesmo uma visita à Praia do Rosa, que fica em Imbituba e é uma das mais famosas do litoral catarinense; costuma ser mais vazia e tem como destaque a observação de baleias e os esportes aquáticos.

Onde comer em Florianópolis

A predominância da influência portuguesa na Ilha de Florianópolis deixou fortes traços culturais, religiosos e gastronômicos dos imigrantes. Do jeito de falar aos temperos fortes, Floripa abraçou essa cultura, que também faz parte de sua magia.

pirão de água com linguiça, também conhecido como Pirão de Açorda, é uma das delícias que o viajante pode encontrar nos restaurantes tradicionais portugueses. Prato típico da região dos Açores, que com o tempo se transformou em um quitute sofisticado nas mãos dos chefes de cozinha locais.

Na região da Lagoa da Conceição, mais precisamente na Avenida das Rendeiras, há vários restaurantes que oferecem um dos pratos mais característicos da cidade: a “Sequência de Camarão”. São vários tipos de camarão, em diversas receitas servidas com arroz, legumes e outros acompanhamentos.

Mas bom mesmo é juntar os prazeres: conciliar as belezas naturais, os principais pontos turísticos de Florianópolis e suas delícias gastronômicas. Imagine combinar os cenários paradisíacos da Praia da Joaquina, da Praia Mole, Praia dos Ingleses, Jurerê, Canasvieiras e Pântano do Sul com os sabores dos restaurantes desses locais.

Os restaurantes mais disputados de Florianópolis são: Porto do Contrato (no sul da ilha), Rancho Açoriano (no sul da ilha), Marisqueira Sintra (no norte da ilha), Sabor da Costa (na Lagoa da Conceição) e Vila do Porto (na Lagoa da Conceição).

Melhor época para visitar Florianópolis

 


Qualquer época é digna de visitar a Ilha da Magia, que não perde sua beleza nem por um dia sequer. Mesmo assim, vale colocar na balança quais são as suas prioridades na hora de viajar.

No verão, a cidade fica cheia de turistas, portanto há engarrafamentos por todos os lados, principalmente nas saídas das praias. Inclusive, é nesta época que costuma chover mais na ilha, mas isso não tira o clima de praia, já que as temperaturas se mantém em torno de 24ºC.

Pra quem procura agito, o verão é a melhor época para visitar Floripa, porque é durante as festas de fim de ano e no carnaval que a cidade recebe turistas de várias partes do Brasil e do mundo todo. Mas prepare-se para pagar um pouco mais, já que é alta temporada.

Os meses de junho a setembro não são indicados, já que o clima em Florianópolis está um pouco mais frio, as temperaturas se mantém na faixa dos 17ºC, e você provavelmente não vai conseguir aproveitar as praias, que estarão com as águas bem frias.

Resumidamente, o mês de abril é o mais indicado para quem quer aproveitar, pois já não é mais alta temporada e as praias já não estão mais tão lotadas.

Como chegar em Florianópolis

Para quem vem de carro, do norte ou do sul da capital, o principal acesso é pela BR-101 e, depois, pela Via Expressa, na BR-282, até São José, que fica ao lado de Florianópolis. A via termina na ponte que liga a ilha ao continente.

Se você prefere chegar de ônibus, as empresas Catarinense, Itapemirim, Pluma e Real Expresso têm saídas das principais capitais do país. É pelo Terminal Rodoviário Rita Maria, no centro da cidade, que chegam e saem as linhas principais.

Já de avião, Hercílio Luz é o principal aeroporto de Santa Catarina e recebe voos nacionais e internacionais. Da cidade chegam e partem vários voos diários, especialmente de Guarulhos, Campinas, Rio de Janeiro e Buenos Aires. O aeroporto fica a 12 km do centro da cidade. Para deixar o lugar, você pode utilizar os ônibus convencionais, os ônibus executivos e os táxis. Verifique se o seu hotel oferece serviço de translado ida e volta.

Uma boa dica: alugue um carro para circular por Florianópolis

Como a cidade possui poucos táxis e as distâncias são muito grandes, uma boa dica é alugar um carro para passear com mais autonomia. Mesmo sem conhecer o lugar, não há dificuldade em sair dirigindo do aeroporto. Basta usar o Google Maps ou o Waze como seu navegador.

Onde se hospedar em Florianópolis

A Ilha da Magia é bem extensa. Há diversas regiões para se hospedar em Florianópolis, mas é importante ter em mente que a localização do seu hotel pode facilitar o seu deslocamento até os pontos de interesse. Por isso, confira abaixo nossas sugestões de hospedagem, de acordo com a área.

Mercure Florianopolis Convention Hotel

O Mercure Florianopolis Convention Hotel é uma opção de hospedagem 3,5 estrelas, próximo às praias da Joaquina e Mole e da Universidade Federal de Santa Catarina.

o que fazer em Florianópolis
Mercure Florianopolis Convention Hotel

Com 175 quartos para não fumantes, o hotel disponibiliza piscina coberta, ar-condicionado, recepção 24 horas, 2 restaurantes, arrumação diária, Wi-Fi grátis, aluguel de carro no local, café da manhã disponível, micro-ondas, canais de tv premium e cofre na recepção. Além da localização, apresenta um ótimo custo-benefício.

Majestic Palace Hotel Florianópolis

Já o Majestic Palace Hotel Florianópolis é excelente para quem deseja ficar na região central da cidade. Pertinho da Praça Getúlio Vargas e com 4 estrelas, o hotel tem restaurante, bar, ar-condicionado, estacionamento com manobrista, arrumação diária, café da manhã gratuito, Wi-Fi, equipe multilíngue, sauna seca e piscina descoberta.

o que fazer em Florianópolis
Majestic Palace Hotel Florianópolis

Sua estrutura é bem nova e moderna, com decoração contemporânea. De acordo com usuários da Hoteis.com, os pontos altos são o café da manhã e a localização.

Florianópolis Palace Hotel

Um pouco mais simples e também no Centro da ilha, o Florianópolis Palace Hotel está classificado com 3 estrelas. Fica a cerca de 5 minutos de de pontos turísticos interessantes, como a Catedral de Florianópolis, a Praça XV de novembro e o Museu Histórico de Santa Catarina.

o que fazer em Florianópolis
Florianópolis Palace Hotel

O hotel dispõe de ar-condicionado, recepção 24 horas, café da manhã gratuito, Wi-Fi, armazenamento de bagagens, equipe multilíngue e arrumação diária.

Iate Hotel Florianópolis

O Plaza Florianópolis Hotel também está localizado na região central de Floripa. Próximo à Assembleia Legislativa e ao Centro de Convenções Centro Sul, fica a cerca de 18 minutos de caminhada da Praça XV de novembro.

o que fazer em Florianópolis
Iate Hotel Florianópolis

Esse 3,5 estrelas conta com Wi-Fi grátis, armazenamento de bagagens, ar-condicionado, business center, academia, restaurante, bar, terraço na cobertura e estacionamento com manobrista. Os destaques daqui são o café da manhã e a localização.

Hotel Intercity Florianópolis

Outra opção na mesma categoria é o Hotel Intercity Florianópolis, que também está localizado no centro. O hotel tem piscina descoberta, academia, estacionamento, ar-condicionado, café da manhã grátis, Wi-Fi, arrumação diária, recepção 24 horas e canais de TV premium.

o que fazer em Florianópolis
Hotel Intercity Florianópolis

Aqui, se destacam o café da manhã, os serviços oferecidos e a localização. Fica a menos de 10 minutos de caminhada do Mercado Público e da Praça da Luz.

Gostou das nossas dicas?

Planeje sua viagem e faça a reserva do hotel em Florianópolis com a ajuda da Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com