BlogHoteis.com

Guia Paraty, um verão diferente no Rio de Janeiro

Paraty: a união perfeita da história e da natureza

Verão é época de maior contato com as belezas naturais e o Brasil, convenhamos, é repleto delas.

Considerada Patrimônio Histórico Nacional, e conhecida como Veneza Brasileira, Paraty une arquitetura de beleza ímpar e meio ambiente encantador.

Tudo isso regado às pedras das ruas, conhecidas como “pés-de-moleque” que conferem charme único ao local. Estar em Paraty é abrir um livro de história.

Como a cidade começou

Em 1667, a cidade foi fundada nos arredores da Igreja de Nossa Senhora dos Remédios, que inclusive é nomeada a padroeira da cidade.

Em seu início, a cidade teve enorme importância econômica devido aos engenhos de cana-de-açúcar, o que a levou a produzir aguardente de qualidade reconhecida.

guia paraty
A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios é o principal símbolo da cidade

Mais tarde, no século 18, passou a escoar ouros e pedras preciosas que saiam das Minas Gerais para Portugal. Com o tempo, o polo passou a ser no Rio de Janeiro e, por isso, Paraty ficou isolada economicamente.

Mesmo assim, a localização preservou sua história e cultura, oferecendo aos turistas um clima único com as belezas das construções e do meio ambiente.

Cercada de Mata Atlântica, Paraty tem charme, acolhimento e uma pegada de descanso interessante para quem quer misturar diversão e recuperação das forças.

Devido a sua importância, hoje a cidade está concorrendo a se tornar património da UNESCO, incrível não é? E por isso você precisa conhecer!

O que fazer por lá durante o verão

Esse é um período bastante disputado pelos turistas, mas vale lembrar que é alta temporada e, portanto, as ruas bem mais movimentadas.

Se o que procura é agito, o período é simplesmente perfeito!

Muita cultura em Novembro

Em novembro, ainda acontece o Programa Estações Musicais 2018, enchendo as ruas históricas de música intrumental, literatura e trazendo uma vibe mágica para a cidade. A primeira apresentação está marcada para o dia 3/11, as 21 horas, na Igreja Santa Rita, e tem como atração Camerata Valhacouto, com apresentação de música e literatura.

No dia 16/11, na Casa da Cultura, o Java Quarteto fará o lançamento de seu CD, e não poderiam ter escolhido um ambiente melhor para isso!

guia paraty
As ruas histórias da cidade ganham vida com os festivais característicos da cidade

O encerramento do festival é no dia 01/12, no Forte Defensor Perpétuo. Os finalmentes ficam por conta do Grupos da Casa da Cultura e Orquestra de Câmara de Paraty.

As festividades de Dezembro

As comemorações de final de ano em Paraty começam com a Folia de Reis, uma tradição portuguesa onde músicos e artistas visitam as casas dos devotos durante a noite, cantando e narrando o nascimento de Jesus, isso no dia 24 de dezembro.

Já no dia de Natal, a palavra de ordem é confraternização. A cidade ganha vida com luzes e flores para todos os lados e os moradores se reúnem com turistas para festejar a data tão especial.

A recepção ao Ano Novo é feita tradicionalmente na Praia do Pontal, com queima de fogos e shows para animar e realizar todos os desejos da lista.

guia paraty
A Praia do Pontal é o destaque do reveillon em Paraty 2019

Para ter uma ideia de como a união entre as pessoas é importante, os moradores fazem uma enorme fogueira em meio a praia. Lá são trocados votos de felicidades para o novo ano em um clima de amizade e acolhimento, típico das pequenas cidades.

Mas, caso prefira ficar no charmoso centro histórico, é possível se reunir em torno da Igreja de Santa Rita. Ali acontecem alguns fogos e há ceia disponível em vários restaurantes.

A dica é fazer as reservas com antecedência, ok?

Janeiro e fevereiro em Paraty

Em janeiro acontece o clássico Festival de Verão de Paraty. A programação da mega festa itinerante traz os melhores DJ’s e bandas em shows sensacionais ao ar livre e esse clima esquenta ainda mais a cidade no verão.

Em fevereiro, tem carnaval e que festa boa!

Por ser uma cidade pequena, o carnaval é bem raiz. Tudo comemorado de forma descontraída e feliz, como deve ser.

Há blocos, brincadeira, desfile de bonecos e muita marchinha. Um carnaval digno para colecionar histórias.

Se você gosta de blocos de rua, o centro histórico é bastante indicado. Participe dos blocos carnavalescos, que atualmente são 7. Eles garantem a folia por todo o feriado.

guia paraty
O centro histórico da cidade vale muito um passeio!

O Arrastão do Jabaquara e os Assombros do Morro confeccionam bonecos gigantes de papel machê. E esses desfiles vêm acompanhado de folia, marchinhas clássicas de carnaval e arte!

Já tomou banho de lama? Então, prepare-se para o tradicional Bloco da Lama, que há mais de 20 anos, na Praia do Jabaquara, envolve foliões na lama medicinal. A melhor parte é que todos vão dançar nas ruas, angariando novas pessoas para o tradicional banho. O desfile começa na Praia do Jabaquara, segue para o centro histórico da cidade e se despede com um revigorante e delicioso banho de mar. Está esperando o que pra correr pra cidade no verão?

E claro, as melhores praias de Paraty

Afinal, Paraty ainda é Rio de Janeiro e também foi contemplada com praias lindíssimas, ainda que mais calmas e tranquilas.

Que tal colocar o pé na areia e ainda conhecer um pouco mais da história da cidade? A Praia de Paraty-Mirim tem muita sombra, águas super verdes e vários casarões antigos para descobrir, e também a Igreja de Nossa Senhora da Conceição. E não precisa se preocupar, a praia tem estrutura de bares!

Praia de Paraty-Mirim

Uma das melhores praias para praticar surf do país, essa é a praia do Cepilho. Envolta de pedras, com areia fofinha e águas transparentes, é super famosa pelas ondas perfeitas e ideais para o esporte. Conta com um bar e até um pequeno riacho, para quem gosta daquele banho de água doce depois do mar.

A Praia da Ponta Negra é a ideal para quem gosta de aventuras e esportes, aqui o snorkel se destaca por conta das águas verde claras e o surf atrai muitos turistas. Além disso, na baixa maré, são formadas piscinas naturais, o que deixa o visual da praia ainda mais lindo.

A Praia do Sono é sem dúvidas uma das mais bonitas da região. A extensão da praia conta com muitas amendoeiras, que fazem sombras incríveis e frescas, e até dispensam o uso do guarda-sol, além de bares simples, mas com tudo o que se precisa para aproveitar o dia na areia. Muito frequentada por surfistas, a paisagem se completa com os barcos dos pescadores e água transparente.

Praia do Sono é sem dúvidas uma das mais bonitas da região

A Praia dos Antigos fica em uma área de preservação ambiental e também é de tirar o folêgo. O mar é calmo e as águas transparentes, que ganham uma harmonia especial proporcionada pela Mata Atlântica ao redor. É possível chegar nessa praia por meio de uma trilha que sai da Praia do Sono, são 45 minutos de caminhada e paisagens lindas.

A Ilha do Pelado é outra praia incrível de se conhecer, já no caminho para Angra dos Reis. É bem menos conhecida, visitada principalmente por moradores da região, mas que oferece estrutura para turistas, com bares espalhados pela orla. Aqui, a atividade mais indicada é o mergulho, as águas são calmas e transparentes.

Os bares e baladas da cidade

No verão a cidade fica mais cheia, logo, os melhores bares e baladas são concorridos, portanto, esse é um período bem favorável para fazer reservas antecipadas e para entender o horário de funcionamento dos estabelecimentos, principalmente nos dias de festa.

Uma dica é o Paraty 33 lembra uma antiga taberna. O local costuma bombar e oferece bandas e jardim externo. O cardápio é variado e agrada a todos os estilos. Uma ótima opção para quem quer ver e ser visto.

O Margarida Café é outra boa escolha. O espaço é eclético, reúne lounge, com bar, pufes e sofás. A música ao vivo mantém a pista de dança sempre animada. Ele oferece refeições tanto para almoço, como para o jantar e o cardápio é bem variado.

guia paraty
O clima dos bares e restaurantes em Paraty é ótimo e bem caseiro

Shows de bossa nova, rock e MPB animam Café Paraty, que está ativo há mais de 20 anos na cidade. No verão, o local fica lotado e por isso o atendimento pode ser mais lento que o normal. Aproveite para ligar o modo férias e relaxar.

Que tal uma esticadinha para as cidades vizinhas?

Primeiro uma volta pelo Litoral Norte de São Paulo

Que tal passar um dos dias de sua viagem em Ubatuba? A apenas 1 hora de carro de Paraty, a cidade também oferece opções incríveis de praias, trilhas, e atividades para todo tipo de turista. Conhecida como “Capital do Surf”, a cidade tem algumas das praias mais famosas, lindas e cheias de aventura da região. Não deixe de conhecer, por exemplo, as praias: do Tenório, da Almada, a Vermelha do Norte, das Toninhas, a do Estaleiro. Outra dica é ir até o charmoso centro da cidade, onde acontece a feirinha de artesanato, tem uma das sedes do Projeto Tamar e onde fica o famoso aquário.

Praia do Estaleiro

E seguir viagem para a vizinha? Caraguatatuba está a 1 hora de Ubatuba e a 2h30 de Paraty. A cidade também tem um circuito de praias de dar inveja, rica gastronomia e pontos turísticos incríveis. No quesito praias, as mais famosas são: Martin de Sá, Mococa, Cocanha e a Prainha, todas com super estrutura para receber turistas. Na cidade ainda se destacam o Museu de Arte e Cultura, a Praça Dr. Cândido Motta e claro, o Circuito das Cachoeiras: trilhas que levam para quedas d’água maravilhosas, como a Pedra Redonda, a do Pau D’alho e a do Rio Claro.

Depois continuamos o rolê no Rio de Janeiro

O bairro mais conhecido da cidade, Trindade é um destino que você não pode deixar de lado. A 30 minutos do centro histórico de Paraty, o que mais chama atenção é a calmaria e tranquilidade do lugar. É possível fazer o circuito de praias em um único dia, com início na Praia do Cepilho e seguindo pela Praia de Fora, Praia dos Ranchos, Praia do Meio e finalizando na Praia do Cachadaço, que tem uma piscina natural e onde fica a famosa Pedra que Engole.

Praia do Cachadaço

Conhecida como “Costa Esmeralda”, Angra dos Reis fica a apenas 1h30 de Paraty, e reserva paisagens espetaculares. O passeio de lancha pela Lagoa Azul é um dos clássicos da cidade, assim como o passeio pelas ilhas Botinas, aqui as atividades de mergulho são as mais pedidas. O centro da cidade é ótimo para se explorar, assim como as praias continentais, como a da Biscaia, que é ótima para ir com crianças.

A temperatura de Paraty

No verão, a temperatura fica em torno de 30°C e esse é um período de chuvas fortes e breves. Então, vá preparado para os aguaceiros da época mais quente do ano.

Como chegar

Se a ideia é pegar avião, o aeroporto mais próximo está localizado no RJ. Ele está a 256 km de distância. Se for de carro, Rio-Santos para quem está no Rio e via Ayrton Senna-Carvalho Pinto (SP-070) para quem está em SP.

De ônibus, partindo de São Paulo, use a Reunidas Paulista. Partindo do Rio, a Costa Verde e a Útil com saída de BH .

Uma observação: É proibido o tráfego de automóveis no Centro Histórico, logo, escolha sapatos confortáveis para andar pelas ruas feitas de pedras.

Que tal uma acolhedora pousada para sua hospedagem?

Pousada Estrela de Paraty

Com café da manhã, estacionamento e Wi-Fi grátis no saguão, a Pousada Estrela de Paraty tem 48 quartos, piscina externa, inclusive infantil, restaurante, bar, jardim, salão de jogos, e assistência com excursões/ingressos: uma excelente opção para famílias!

Os destaques daqui são a localização, no centro de Paraty, o café da manhã saboroso e serviço fantástico!

guia paraty

Veja a opinião deixada por um dos usuários da Hoteis.com:

“Foi tudo perfeito! A localização é excelente, bem no centro de Paraty! Os funcionários, desde a chegada, são muito receptivos e educados. Enquanto o café, muita variedade na mesa. O quarto limpo e organizado , com roupas de cama limpas e cheirosas também! Voltarei com certeza quando puder!” Verônica Aparecida – 11 set 2018.

Apple House Paraty

A pousada Apple House Paraty oferece 15 quartos, piscina, bar, banheiro privativo, arrumação diária dos quartos, canais de TV premium, piscina infantil, Wi-Fi, estacionamento e café da manhã grátis para você curtir a viagem.

Tem classificação de Excepcional pelos usuários da Hoteis.com, com destaque para a estrutura incrível, as comodidades excelentes e equipe fantástica. Ah, e ainda é PetFriendly!

guia paraty

“Pousada nova, tudo perfeito e funcionando adequadamente. Uma surpresa em Paraty, já que a maioria dos hotéis e pousadas são antigos. Atendimento nota 10 do Adam da recepção, fizemos o check-in rapidamente. O hotel, chamarei de hotel pois enquadra-se… Dispõe de um ótimo café da manhã e restaurante. O fato de aceitar pets é muito legal, apesar de eu não ter levado o meu acabei me arrependendo, já que a infra é ótima. Piscina e sauna sempre limpas. Voltarei com certeza e obrigada pelo mimo do chocolate referente meu aniversário, são detalhes assim que tornam o lugar especial”. Ariane – 3 de abril 2018.

Pousada Corsário Paraty

O delicioso café da manhã e a localização são os maiores benefícios da Pousada Corsário Paraty. São 39 quartos com diversão para adultos e crianças, já que oferece recreação para os pequenos.

O café da manhã aqui é saboroso, o é serviço fantástico e a localização é ótima: a apenas 4 minutos de caminhada da Igreja de Nossa Senhora das Dores, do Teatro de Bonecos e do Centro Histórico.

guia paraty

“Ótima pousada. Tudo super limpo e arrumado. Café da manhã variado e gostoso. Piscina super agradável com uma vista linda. Fica a apenas 5 minutos andando até o centro histórico”. Eduardo – 7 de setembro 2018.

Outras indicações de pousadas são:

Ou então, confira aqui a lista completa das melhores pousadas em Paraty!

Ou que tal um hotel?

Santa Clara Hotel

Perto da praia e no centro da cidade está o Santa Clara Hotel. Ele tem 49 quartos, serviço de toalete grátis bem como o café da manhã, Wi-Fi e estacionamento.

Oferece ainda piscina externa, sauna seca, serviço de lavanderia e sala de reunião. No centro de Paraty, o hotel tem fácil acesso aos melhores pontos da cidade.

guia paraty

“Poucas vezes pude desfrutar de uma combinação tão plena entre comodidade e contato com a natureza. O hotel santa clara oferece ambos e com uma qualidade fantástica. Além da beleza, o hotel oferece um desjejum variado e de qualidade. Funcionários atenciosos, e ao mesmo tempo, bastante discretos, permitindo que os hóspedes desfrutem ao máximo sua estadia nesse belo lugar. Voltarei sem a menor sombra de dúvida.” Um Viajante, em 16 janeiro de 2017.

O Imperatriz Paraty Hotel

Imperatriz Paraty Hotel é um 3 estrelas com um delicioso café da manhã, atendimento fantástico, muito conforto e ótimos quartos.

São 86 quartos, piscina externa, serviço de quarto, jardim, assistência com excursões/ingressos, Wi-Fi grátis no saguão e estacionamento grátis.

guia paraty

“A limpeza e hospitalidade da equipe foram ótimos. O local maravilhoso, perto do mar e da cidade, uma caminhada muito agradável. Se quiser tem uma Van ótima que leva até a cidade e para os passeios de barco. Adoramos o quarto muito limpo e confortável.” Katia, que aproveitou uma viagem romântica de 6 dias.

Se procura por economia, que tal conferir nossa seleção dos melhores hotéis baratos de Paraty?

Outras opções para entrar na sua lista

Agora, se a sua intenção é ficar próximo da Ilha de Araújo, confira essas opções. Quer piscina? Conheça a nossa seleção. Ou então veja nossa lista de hotéis próximos a Praia Saco da Velha.

Vai encarar essa aventura com seu amigo de quatro patas? Confira aqui as opções de hotéis que aceitam animais de estimação em Paraty!

Já, para quem curte o clima de hostel, a indicação é o Carpe Diem Hostel Paraty, a localização é excelente e a piscina é considerada ótima pelos nossos viajantes. São 7 quartos com traslado, equipe multilíngue, churrasqueira e outros mimos mais.

Seu verão em até 12 x sem juros está garantido na Hoteis.com!

Conhece a cidade? Deixe suas dicas!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com