BlogHoteis.com

Ilha da Gigóia: um passeio inesquecível na cidade do Rio de Janeiro

A Ilha da Gigóia está localizada no Rio de Janeiro, mais precisamente na Barra da Tijuca. Trata-se de um local pitoresco, composto por vilarejos bonitos com casinhas de várias cores.

A grande quantidade de restaurantes, bares e botecos na ilha faz dela um importante polo gastronômico da região.

Um dos seus principais atrativos é o clima interiorano refletido principalmente nas crianças correndo alegres pelo lugar sem carros, motos ou veículos motorizados. A ilha é um refúgio para muitos cariocas e turistas.

Antigamente, a ilha não era lá muito conhecida, mas com o passar do tempo desenvolveu o seu especial potencial gastronômico e hoje dá um show de variedades em pratos e bebidas. Normalmente, o excêntrico polo participa com vários estabelecimentos no concurso Comida Di Buteco, considerado um dos maiores eventos gastronômicos do Rio de janeiro e do país.

Localizada na Lagoa da Tijuca, a Ilha de Gigóia lembra as cidades do interior do Brasil, com as suas ruas de terra estreitas que abrigam cerca de três mil moradores que é possível atravessar em, no máximo, 20 minutos a pé.

Para conhecer a região é necessário apenas um dia. Mas muitos preferem passar o final de semana por aqui para aproveitar esse visual inesquecível.

A primeira coisa a fazer ao chegar à ilha é descansar. Relaxar em um gostoso happy hour com drinks e música da melhor qualidade. Então, como primeira parada, o ideal é conhecer um dos bares do lugar. O visual paradisíaco, o clima rústico, as bebidas e os petiscos deliciosos conquistam mais fãs a cada dia.

Passeios de barco pela Ilha de Gigóia
Se você pretende passar um dia nesse paraíso, aproveite o day use do 360 Sports, localizado na Ilha da Coroa. O bacana desse lugar é que ele oferece uma série de atividades divertidas na água, tais como bike aquática, kayak e um refrescante banho de piscina. Caso você goste de atividades com mais adrenalina, é possível alugar wakeboard, jet ski e flyboard.

Depois disso, nada melhor do que comer em um dos restaurantes ou bares do local. As opções de cardápio variam, mas as principais especialidades são os frutos do mar. A boa gastronomia é uma das principais atrações da Ilha da Gigóia.

Sem dúvidas, uma das melhores atrações que encantam os turistas são os passeios de barco oferecidos por empresas e particulares. Não é difícil achar um barquinho percorrendo a Barra da Tijuca e apresentado aos turistas (e até mesmo aos cariocas) as diversas maravilhas locais.

Durante os passeios, você vai ficar sabendo de algumas histórias e costumes dos moradores da região. Esse é um jeitinho maravilhoso de conhecer mais informações sobre a ilha e redondezas.

Onde comer bem na Ilha da Gigóia
Sem dúvida, alguns dos principais atrativos desta ilha são os seus bares. Sob diversas temáticas, eles encantam os visitantes por conta da diversidade de seus pratos e pela política de boa vizinhança. Um dos bares mais carismáticos do local é “O Poderoso Buteco”, com decoração inspirada nos filmes da máfia. O ambiente é cordial e de bom gosto.

O prato-chefe do boteco é “O Poderoso Escondidinho”. Essa iguaria é preparada com alcatra ao molho de linhaça e champignon fresco com risoto de quinoa. O Poderoso Buteco está localizado na Alameda Dalton Barreto, 40A.

Outro bar que encanta quem visita a Ilha da Gigóia é o Cais Bar. O seu prato-chefe é o “Canudinho de Camarão Gigóiano”. Esse petisco possui recheio de camarão e tem como acompanhamento uma deliciosa geleia de nozes. O canudinho é frito, o que aguça ainda mais os sabores do prato. Que tal degustar desse petisco delicioso assistindo a um irresistível pôr do sol? Vá até o Cais Bar e desfrute de uma paisagem mágica! O bar está localizado na Alameda dos Ingás, 190.

O Bar Caiçara também oferece uma experiência única e uma combinação perfeita entre cerveja gelada, música boa e comida deliciosa. Uma ótima pedida no restaurante é a “Cananeia”, um prato composto por sardinha cozida temperada com especiarias e cozida na folha de bananeira. Elaborada com azeite de oliva, é servida com um irresistível vinagrete de quinoa e uma porção de pãezinhos frescos.

Paraíso a céu aberto
A Ilha da Gigóia muito mais do que um simples local para visitar, é uma verdadeira escola de como a natureza e o ser humano podem conviver em perfeita harmonia. Uma das atrações que mostram esse equilíbrio são os passeios ecológicos.

Não se assuste se ao fazer o passeio avistar um jacaré próximo ao barco. Isso acontece muito e é mais uma das maravilhas proporcionadas pela ilha. É comum que os jacarés e os seus filhotes, assim como as aves e as tartarugas (mais avistadas durante o verão), sejam os principais atrativos do lugar. Depois do passeio, uma alternativa perfeita é se deliciar com a gastronomia local em um dos restaurantes ou bares na beira da lagoa.

Como chegar?
O acesso à ilha é possível unicamente via balsa ou pequenas embarcações, que se chamam chalanas. Para chegar até lá, é preciso acessar uma pequena e estreita rua, que fica entre a Unimed e o Shopping Barra Point. Anota aí: Avenida Lombardi, entre o número 350 e o 400). Quem vem de carro pode estacionar no Barra Point. Você vai encontrar um pequeno deck onde costumam ficar pequenas embarcações para fazer a travessia.

O custo da travessia da ilha para moradores é mais barato. Mas nada que assuste. Os preços dos passeios podem ser combinados na hora. Você também pode pesquisar antes pela internet por empresas que oferecem alguns roteiros de passeios com embarcações mais modernas.

Onde se hospedar?
Se você está pensando em conhecer este local pacato e pitoresco, precisa escolher uma ótima opção de hospedagem.

Você pode se hospedar na Ilha da Gigóia em pousadas e hotéis, como o Recanto Carioca Hostel.

Existem vários locais na ilha da Gigóia para se hospedar, no entanto, a escolha de um ou outro depende das preferências dos visitantes. Visitar a ilha da Gigóia é uma experiência que vale a pena, tanto para quem deseja sossego como para quem gosta de descobrir lugares novos. Entre os melhores lugares para se hospedar na Ilha da Gigóia, estão:

Recanto Carioca Hostel
Esse hostel 2 estrelas é uma opção mais econômica para quem deseja passar alguns dias na ilha. Com apenas sete quartos, conta com café da manhã disponível, bar/lounge, terraço, serviços de arrumação diária e de lavanderia, jardim, churrasqueiras, recepção em horário limitado com equipe multilíngue, TV na área comum, Wi-Fi grátis e assistência a excursões/ingressos.

O Recanto Carioca Hostel fica localizado na Ilha da Gigóia, na Barra da Tijuca.

Pousada do Village
Essa pousada 2,5 estrelas oferece aos hóspedes café da manhã e Wi-Fi grátis. Conta também com seis quartos para não fumantes, translado de ida e volta do aeroporto, ar-condicionado, serviço de arrumação diária, jardim, armazenamento de bagagens, recepção com horário limitado com equipe multilíngue e assistência a excursões/ingressos.

A Pousada do Village oferece aos hóspedes café da manhã e Wi-Fi grátis.

ZEN Rooms Alameda dos Colibris
Essa guesthouse de 2,5 estrelas oferece recepção 24 horas, serviço de arrumação diária, ar-condicionado e Wi-Fi grátis. Os quartos são confortáveis e bem decorados, com TV de tela plana com serviço de canal a cabo, mini bar e banheiro privativo com produtos de toalete grátis.

A ZEN Rooms Alameda dos Colibris, na Ilha da Gigóia, possui quartos confortáveis e bem decorados.

Uma outra boa ideia é ficar em alguma acomodação na Barra da Tijuca. Existem ótimas opções de hostels, hotéis e pousadas no bairro, próximas da Ilha da Gigóia. Uma das principais vantagens de escolher uma acomodação na Barra é a proximidade com a ilha da Gigóia. São apenas 0,3 km até a ilha! Além disso, ficar na Barra possibilita que você e sua família e/ou amigos façam outros passeios e estejam próximos a outros locais encantadores da Cidade Maravilhosa.

Wolo Hostel
Boa pedida para quem não liga em dividir o quarto com outras pessoas. Inclusive, essa é uma ótima maneira de fazer novos amigos. Esse albergue possui uma excelente infraestrutura com café da manhã e Wi-Fi grátis. O hostel possui sete quartos para pessoas não fumantes, bar, recepção e business center 24 horas, equipe multilíngue, ar-condicionado e muitos outros benefícios.

KS Residence
O residencial 3 estrelas é uma ótima alternativa para quem gosta de ter independência. Oferece café da manhã, Wi-Fi e estacionamento gratuito. Em sua estrutura, encontramos dez apartamentos, academia, cafeteria, ar-condicionado, recepção 24 horas, lavanderia, jardim, entre outros atrativos.

Entremares Hotel
O hotel 3 estrelas é o mais próximo da Ilha da Gigóia. Oferece Wi-Fi, café da manhã com buffet e estacionamento gratuitos. Localizado próximo da praia, o hotel conta ainda com bar/lounge, restaurante, business center e recepção 24 horas.

Gostou das nossas dicas sobre a Ilha da Gigóia? Você conhece algum outro refúgio escondido no Rio de Janeiro ou em outro lugar do mundo? Conte para a gente!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com