BlogHoteis.com

Lençóis Maranhenses, o que fazer e onde se hospedar no paraíso das lagoas e dunas no Brasil

Se você pretende em 2018 conhecer lugares novos pelo Brasil, precisa viajar para os Lençóis Maranhenses. A paisagem parece uma pintura, sendo difícil de acreditar que um local tão maravilhoso e paradisíaco esteja tão próximo.

Uma ótima notícia é que chegar aos Lençóis Maranhenses vai ficar bem mais fácil a partir dessa temporada pela Rota das Emoções. Isso porque este será o primeiro verão com voos regulares partindo dos terminais de Parnaíba no Piauí e Jericoacoara.

Embora qualquer época seja boa para visitar os Lençóis Maranhenses, o ideal é escolher o período em que as lagoas surgem como verdadeiros oásis entre as dunas. Sobre essas formações, a areia é de perder de vista. Muita areia, mesmo! Por isso prepare-se para andar bastante.

Entre maio e agosto, as lagoas estão cheias, até com a presença de peixinhos! Em setembro, elas começam a secar.

Já na última semana de julho, acontece a Vaquejada, com a realização de shows folclóricos. Agosto costuma ser o mês predileto dos turistas estrangeiros visitarem a região.

Além da mente, o seu corpo também deve estar preparado para a viagem, não esqueça do protetor solar e de levar água para os passeios. Lagoas de água cristalina são os principais atrativos de quem vai aos Lençóis Maranhenses.

Lenços Maranhenses: O que você precisa saber

A extensa área de 155 mil hectares compreende os municípios de Primeira Cruz, Barreirinhas e Santo Amaro. O turismo começou a ganhar força a partir do ano 2000. Do momento até hoje, muitos turistas têm escolhido o destino para passar as férias e a lua de mel.

Embora sejam reconhecidos por sua beleza natural, saiba que a região varia a sua paisagem de acordo com a direção do vento e, assim, as dunas ficam mudando de lugar. A única coisa que impede o excessivo deslocamento de areia para a área urbana é a vegetação de restinga. Dessa forma, visitar os Lençóis Maranhenses não é uma tarefa simples. É preciso fôlego, disposição e muita vontade para conhecer o belo espetáculo natural.

Sobre o fôlego, é recomendável levar protetor solar por perto. Isso porque o trajeto até os Lençóis Maranhenses não conta com árvores, portanto, não há sombras.

Como chegar aos Lençóis Maranhenses?

Após chegar à capital maranhense, São Luís, é preciso se locomover até Barreirinhas. A distância entre a capital maranhense e a cidade é de 452 km com a travessia sendo realizada na Rodovia Estadual MA 402.

A boa notícia é que essa rodovia está em ótimas condições tanto estruturais quanto de sinalização. Mas é bom prestar atenção na estrada cheia de curvas.

Depois de chegar no local, é preciso se locomover mais 17 km para chegar até a entrada que levará as dunas. Embora o percurso pareça curto, leva cerca de uma hora para ser concluído.

Depois de finalmente chegar às dunas, é necessário dar uma boa caminhada

Essa demora é normal e é fruto das condições da trilha de areia. É importante citar que somente veículos 4×4 conseguem fazer a trilha. Outro detalhe importante é prestar atenção nas crianças pois durante as trilhas os carros costumam chacoalhar muito.

Chegamos as dunas, e agora?

Depois de finalmente chegar às dunas, é necessário dar uma boa caminhada. E ela não é fácil. É preciso ter muito fôlego para aguentar os 35 minutos de escalada do paredão de areia. Como a areia é extremamente fofa, parece que o corpo pesa muito mais do que o normal. Mas uma ajuda vem do alto, há uma corda especialmente colocada no local para ajudar na escalada. No entanto, não há como chegar ao topo sem estar esbaforido.

Mesmo que o cansaço insista em tomar conta de quem chega ao topo, certamente a sensação de estar vendo uma das mais lindas paisagens do país vai tocar fundo com você. O cansaço acaba e o que vai ficar é o êxtase de ter sido apresentado a um dos lugares mais incríveis do Brasil.

Entre maio e agosto, as lagoas estão cheias, até com a presença de peixinhos

Se você e sua família gostam de conhecer novas espécies, uma ótima pedida é ir até a lagoa do Peixe. Nela, as pessoas podem nadar ao lado de várias espécies. Mas, se a pessoa quiser somente ver uma linda paisagem, a lagoa Bonita é uma ótima pedida.

Após andar, andar e andar, uma boa alternativa é recorrer aos passeios de helicóptero. Aliás, esse é um dos únicos sons que poderão tirar o seu sossego por alguns minutos. Fazer um voo panorâmico é uma excelente opção para quem gosta de apreciar paisagens encantadoras sem ter que caminhar muito para isso.

Bateu fome: onde comer Lençóis Maranhenses?

Depois de tanto esforço para chegar às dunas, a fome começa a apertar. O destino conta com uma alternativa gastronômica deliciosa! Quando a fome falar mais alto, corra para o restaurante Camarão da Luzia. Este estabelecimento está localizado no povoado de Mata a Fome, pequeno vilarejo composto por apenas doze casas.

Sobre o restaurante, ele possui uma decoração extremamente simples com bancos de madeira, telhado de palha, no entanto, os pratos são extremamente gostosos. Eles são preparados pelas mãos dedicadas de D. Luzia. Uma boa dica é pedir o camarão sem casca grelhado com acompanhamento de arroz, feijão, salada e farofa. Outra boa alternativa é pedir a tortilha de camarão acompanhada de arroz, salada e feijão.

Além do restaurante de D. Luzia, há outras opções para se alimentar bem na região. Embora existam alternativas variadas, é quase certo que você seja apresentado ao café da manhã com uma tapioca feita na manteiga com recheio cremoso e ovo mexido. O bolo de macaxeira também é considerado figurinha repetida nos cafés da região.

Para o almoço e o jantar, o peixe frito com acompanhamentos pode ser considerado o prato mais pedido. Não deixe de experimentar ainda as tortas de caranguejo, a galinha caipira, os camarões graúdos e o cabrito feito no leite de coco.

Lençóis Maranhenses: Onde se hospedar?

As atividades realizadas durante o dia deixam o visitante extremamente cansado. Por esta razão, é indispensável buscar acomodações que ofereçam toda a infraestrutura necessária para o merecido descanso. Em Santo Amaro, há poucas opções para quem busca onde se hospedar. É provável que o turista tenha de ficar em casa de família ou acampar.

Porto Preguiças Resort
Certamente, o luxo e essas construções charmosas são raridade nos Lençóis Maranhenses. Sem dúvidas, essa é a melhor alternativa de hospedagem em Barreirinhas. Embora o nome seja um tanto exagerado, os chalés são grandes, completamente equipados com os itens essenciais, áreas sociais lindas e a piscina tem o fundo de areia.

Lençóis Maranhenses
Porto Preguiças Resort

Como especial atrativo destaca-se o rio Preguiças, que passa aos fundos do resort. Atualmente, esse é a hospedagem favorita dos visitantes. O hotel fica próximo da Igreja Matriz Nossa Senhora da Conceição, do Centro de Artesanato e do Cais de Barreirinhas.

Pousada Encantes do Nordeste
Essa bela pousada 2,5 estrelas também é uma boa alternativa para quem procura acomodações simples. A pousada oferece uma deliciosa piscina e uma área na beira do rio.

Lençóis Maranhenses
Pousada Encantes do Nordeste

Gran Lençóis Flat Residence
Essa é uma excelente opção de estada no destino. Embora confortável e com uma série de adicionais específicos para os hóspedes mais exigentes, esse estabelecimento não se trata de uma típica construção da região. O flat possui 200 quartos e dois restaurantes. Além disso, a infraestrutura conta com centro de conferências, recepção 24 horas, sauna seca e ar-condicionado.

Lençóis Maranhenses
Gran Lençóis Flat Residence

Embora seja um hotel, o flat disponibiliza recursos de grande valia para quem gosta de se sentir em casa, como oferecer serviço diário de arrumação do quarto, produtos de toalete gratuitos, piscina infantil e berços grátis.

Hotel Pousada do Buriti
Na região central da região encontra-se o Hotel Pousada do Buruti, que conta com piscina e kids clube. O diferencial do lugar fica por conta do riacho que passa nos fundos. Os quartos são simples, mas aconchegantes.

Lençóis Maranhenses
Hotel Pousada do Buriti

Você vai adorar conhecer os Lençóis Maranhenses. Mesmo que a infraestrutura não seja de luxo, vale a experiência! Se você decidiu fazer essa viagem e está super empolgado com a oportunidade, conte conosco!

Faça a sua reserva na Hoteis.com e surpreenda-se com as facilidades do pagamento em até 12 vezes sem juros.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com