BlogHoteis.com

Litoral sul de SP: melhores praias e hospedagens para sua viagem

Nesse post, vamos desbravar os principais destinos para visitar no litoral sul de SP. Além das famosas cidades do Guarujá, Itanhaém, Praia Grande e Santos, vamos falar de outros destinos que também valem a pena conhecer.

Aproveite nossas dicas do que fazer e de se onde se hospedar durante a sua viagem de verão. Reserve seu hotel pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

7 Dicas do litoral sul de SP

1) Guarujá: destino para todo tipo de viajante

Pense em um destino que atende bem a todos os tipos e perfis de viajantes. Assim é o Guarujá. Se a viagem é em família ou com amigos ou a dois, não importa, o Guarujá com certeza tem atividades incríveis, especialmente para você.

A cerca de 85 km de São Paulo, a cidade recebe o apelido carinhoso de “Pérola do Atlântico”. Mesmo um pouco distante da capital, o Guarujá lembra um pouco a terra da garoa, com grandes shoppings e um pouco de movimento. Mas são justamente estas características que fazem dele um queridinho.

Uma das praias mais procuradas pelos turistas e locais é a de Pitangueiras, que tem boa infraestrutura e é repleta de bares, quiosques e ótimos restaurantes.

Litoral Sul de SP
Praia Pitangueiras é uma das mais procuradas por quem vai ao Guarujá

Vale conhecer também a Praia da Enseada, onde fica o Aquário Acqua Mundo, considerado o maior da América do Sul, e a Praia do Éden, com águas esverdeadas e rodeada por uma mata densa. A Praia do Saco do Major e a Praia Preta são outras boas pedidas para os amantes da natureza.

  • Sofitel Guaruja Jequitimar

Já na Praia de Pernambuco, está o melhor resort da costa Paulista, o 4,5 estrelas Sofitel Guarujá Jequitimar.

Este resort de luxo dispõe de cassino, quadras de tênis, casa noturna, spa, 3 restaurantes, bar, terraço, business center, café da manhã grátis, Wi-Fi e estacionamento inclusos. Oferece ambiente perfeito para relaxar.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis no Guarujá ou consulte nosso post com as melhores opções.

2) Ilha Comprida: para quem quer sossego

Mais afastada e menos badalada, Ilha Comprida está a 215 km de São Paulo e é uma boa opção de destino para quem quer ficar mais sossegado.

Com uma orla de 76 km, o lugar conta com praticamente apenas uma praia, que vai mudando de nome de acordo com o trecho. Justamente por isso, o nome de “Ilha Comprida”.

Se você viaja em família ou busca um lugar bacana para praticar ecoturismo, a ilha é perfeita. O território ganhou status de área de preservação ambiental, por isso o cenário é paradisíaco.

Litoral Sul de SP
Ilha Comprida é ideal para alguns dias de descanso e sossego

Na alta temporada, alguns eventos movimentam o destino, como o Ilha Julina, o Festival de Jazz e Blues de Ilha Comprida e a tradicional Corrida da Cerveja de Ilha Comprida.

O trecho norte da ilha conta com melhor infraestrutura do que o trecho sul, que tem praias mais desertas, acessíveis apenas pela areia. No sul, está o ponto de desembarque das balsas que chegam de Cananeia.

Se você busca burburinho e badalação, recomendamos a Praia Boqueirão do Norte, que, além da programação intensa no verão, é point para surfistas.

Não deixe de conferir também as dunas da Ilha Comprida, que podem ser avistadas nos famosos passeios de quadriciclo. Outro passeio bem legal, que une aventura e natureza, é o safari, feito a bordo de um veículo 4X4.

  • Pousada Adriana Beach

Mantendo a aura rústica do destino, a Pousada Adriana Beach garante hospedagem simples e aconchegante. Na praia, a pousada conta com café da manhã incluso, Wi-Fi gratuito, ar-condicionado, jardim, churrasqueiras, piscina e equipe multilíngue.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis em Ilha Comprida.

3) Santos: mais do que praias famosas

A cidade de Santos é uma das mais famosas de todo o litoral paulista. Com ótimos restaurantes e atrações culturais e históricas, aqui, você vai encontrar muito mais do que belas praias.

Comece seu passeio pelo Centro Histórico, que pode ser percorrido a pé ou nos clássicos bondinhos. O trajeto começa na Estação Valongo e passa pela Bolsa do Café, o Aquário Municipal e o Memorial das Conquistas do Santos Futebol Clube.

Perca um tempinho observando os traços arquitetônicos do Conjunto do Carmo, do Teatro Coliseu e da Igreja Nossa Senhora do Rosário. Para quem busca badalação, à noite, há várias opções de barzinhos e baladas.

Litoral Sul de SP
A volta pela orla da praia é uma das atividades mais recomendadas

Aproveite o Mirante de Monte Serrat, a 167 metros de altura, para ter uma das melhores vistas de Santos. Aqui também está o Santuário de Nossa Senhora de Monte Serrat.

Quem é fã das belezas do fundo do mar deve visitar também o Parque Estadual Marinho da Laje de Santos, localizado a 45 km da costa e onde é possível avistar até 30 metros de profundidade. O passeio é recheado de corais, tartarugas e peixes, para a alegria das crianças.

Como todo destino praiano, um dos destaques é o calçadão da orla, ótimo para interagir com os locais, caminhar e andar de skate ou bike. Outro super atrativo é o Jardim da Orla, que já recebeu o título de maior do mundo. No total, entre a Praia de José Menino e a Ponta da Praia, são mais de 7 km de ciclovia.

  • Park Inn by Radisson Santos

A 6 minutos de caminhada do Jardim da Orla, o Park Inn by Radisson Santos é uma ótima opção de hospedagem para quem preza por conforto e instalações novas. O hotel possui academia, estacionamento com manobrista, ar-condicionado, armazenamento de bagagem, recepção 24 horas e Wi-Fi.

Quer mais opções? Confira nossas dicas dos melhores hotéis em Santos ou procure opções de hotéis no site da Hoteis.com.

4) Iguape: charmosa e desconhecida

A super charmosa Iguape, a 210 km de São Paulo, ainda é praticamente um território inexplorado quando o assunto é turismo.

Litoral Sul de SP
Iguape é um dos destinos fora do circuito turístico que você precisa conhecer

No caminho entre a Ilha Comprida e a Praia da Jureia, Iguape é uma das cidades mais antigas do Brasil e se orgulha de seu Centro Histórico conservado e considerado patrimônio nacional.

Alguns casarões datam do fim do século 18, período em que a cidade viveu seu auge no Ciclo do Ouro. Aqui, também se destaca o fator cultural: a cidade é berço de tradições caiçaras, como o fandango, ritmo que tem influência portuguesa e indígena.

No centrinho de Iguape, vale visitar a Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape e o coreto da praça. Uma atividade fascinante na cidade é a pesca, já que Iguape é banhada tanto pelo mar quanto pelo rio Ribeira de Iguape.

Além da proximidade com as praias da Jureia e Ilha Comprida, outro destaque é a Praia do Leste, com sua natureza intocável e exuberante.

  • Hotel Dalu

Simples, mas aconchegante, o Hotel Dalu conta com 19 quartos, tem um ambiente familiar e oferece piscina descoberta e um restaurante. O hotel está localizado a apenas 9 minutos de caminhada da Basílica do Senhor Bom Jesus de Iguape.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis em Iguape!

5) Praia Grande: uma das mais procuradas

Um dos destinos de praia mais procurados pelos turistas é a Praia Grande, a 77 km da capital. Não à toa, ela é sinônimo de turismo popular e tem um calçadão bem cuidado, com quiosque e ciclovia.

A grande procura turística também se reflete em infraestrutura, na região do Boqueirão e nas avenidas Presidente Kennedy e Ayrton Senna da Silva.

Ao todo, são 22 km de orla, divididas em 8 praias. As queridinhas do destino são Boqueirão, Canto do Forte, Guilhermina e da Aviação. Também merece destaque o calçadão que percorre toda orla, com área emoldurada por coqueiros e quiosques para relaxar.

Litoral Sul de SP
Praia Grande é um destino super procurado, e não é para menos

A Praia Grande também oferece construções bem preservadas do início do século 20, como a Fortaleza de Itapu. O lugar abriga os fortes Duque de Caxias, Jurubatuba e Rego Barros e proporciona vistas deslumbrantes da baía.

Em dezembro, todos os holofotes se voltam para a Praia da Vila Mirim, palco da Festa de Iemanjá.

  • Espaço dos Viajantes

Para hospedagem, o Espaço dos Viajantes é uma opção de pousada simples e pequena, localizada na praia e que oferece café da manhã, Wi-Fi, arrumação diária, serviço de lavanderia, recepção 24 horas, equipe multilíngue e churrasqueiras.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis em Praia Grande!

6) Peruíbe: conservada e paradisíaca

Lugar paradisíaco na Baixada Santista, Peruíbe tem origens indígenas, praias conservadas e resquícios de Mata Atlântica. A Cachoeira do Paraíso, no Parque da Jureia, e a floresta ao seu redor são bons exemplos disso.

Uma das praias mais lindas do litoral paulista, a Barra do Una tem águas tranquilas e muita natureza ao redor. Outro ponto positivo é que a praia não costuma lotar, o que é ótimo para curtir o lugar. Dá para aproveitar também a água doce do Rio Una.

Outra praia praticamente inabitada é a de Caramborê.

Litoral Sul de SP
As praias de Peruíbe são mais tranquilas, com cenários paradisíacos

Praia Guaraú é um pouco mais urbanizada, tem boa infraestrutura e fica próxima ao centro, com opções de restaurantes e bares. Se quiser aproveitar o visual da cidade, vale a pena ir até a Prainha, que tem vista panorâmica de Peruíbe.

Quanto às atrações culturais, vale conferir as Ruínas do Abarebebe, com restos de uma igreja jesuíta do século 19, e o Museu Histórico e Arqueológico, que tem peças do período colonial.

  • Triplex em Condomínio Frente Mar Peruíbe

Para curtir a cidade com conforto, a dica é se hospedar no Triplex em Condomínio Frente Mar Peruíbe, que tem 4 apartamentos perto da praia e das ruínas. Sua infraestrutura conta com churrasqueiras, cozinha, cooktop, micro-ondas, sofá-cama, piscina, restaurante e utensílios domésticos. Perfeito para quem viaja em família.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis em Peruíbe!

7) Itanhaém: turística e badalada

Com a chegada dos feriados e da temporada de verão, Itanhaém é tomada por turistas em busca de sol e mar. A Praia do Sonho é uma das mais badaladas, com gincanas e shows.

Os destaques gastronômicos do lugar são o típico pastel de mariscos e o famoso caranguejo cozido na cerveja, servidos nos quiosques.

Litoral Sul de SP
As praias de Itanhaém viram point no verão

A Praia Cibratel é bastante procurada pelo calçadão. Já a dos Pescadores, é a preferida dos surfistas. Outra atração imperdível é a gruta Nossa Senhora de Lourdes, que fica na Praia das Conchas.

Aproveite para praticar mergulho na Queimada Grande e na Queimada Pequena, ótimos pontos para conhecer a praia de um jeito diferente. Também vale programar um passeio de barco pelos rios Itanhaém e Preto.

  • Hotel Pousada Pantanal

O Hotel Pousada Pantanal é pequeno e aconchegante, tem 35 quartos, jardim, piscina descoberta e sala de reunião. A pousada fica perto da Praia dos Sonhos e da Praia de Pernambuco.

Quer mais opções? Confira mais dicas de hotéis em Itanhaém!

Gostou das dicas sobre o litoral sul de SP? Deixe nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com