BlogHoteis.com

Meia Maratona Internacional: dicas para aproveitar a corrida e o Rio de Janeiro

Meia Maratona Internacional: dicas para aproveitar a corrida e o Rio de Janeiro

Corredores e maratonistas de todo o mundo tem encontro marcado no próximo dia 19 de agosto, na Cidade Maravilhosa. É a 22ª Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro. O evento é tido como, nada mais, nada menos, a melhor meia maratona do país, possibilitando um percurso rápido e tempos baixos.

Meia Maratona Internacional

No post de hoje, trazemos informações relevantes para quem vai encarar este desafio, além de dicas do que fazer no Rio de Janeiro. Afinal, o lazer também é parte importante deste pacote de viagem, não é mesmo?

Aproveite para reservar seu hotel em terras cariocas pela Hoteis.com, pagando em até 12 vezes sem juros e sem taxas.

Tudo sobre o evento

Para esta edição, a Meia Maratona Internacional promete novidades e fortes emoções. Além da entrega de kits, o evento contará com a EXPO Atleta, na Marina da Glória. O intuito da iniciativa é atender melhor aos atletas, evitando filas e a demora para a retirada dos kits.

A expectativa é que os participantes também possam curtir a área. O espaço do Atleta contará com estandes de produtos, serviços, palestras, área de alimentação e uma estrutura voltada, exclusivamente, para a assessoria esportiva. As atividades da EXPO acontecem, simultaneamente, a entrega dos kits. Tudo o que vai rolar por lá é voltado para temas relacionados ao esporte. Com área total de cerca de 3 mil m²,  tem o ponto positivo de estar ao lado do Aeroporto Santos Dumont, beneficiando o público que vem de outros estados ou países.

Meia Maratona Internacional
A EXPO atleta estará na Marina da Glória

Possibilitando encontrar paisagens incríveis da Cidade Maravilhosa, a meia maratona terá a largada em São Conrado e a linha de chegada no Aterro do Flamengo, totalizando 21 km. Considerada uma das melhores provas do mundo, a Meia Maratona reúne grandes nomes nacionais da corrida, assim como atletas de outros países. Além desta categoria, há ainda o Super 5, prova de 5 km com largada e chegada no Aterro do Flamengo. As inscrições dos maratonistas ainda podem ser efetuadas individualmente ou em grupo, pelo site da iniciativa. O portal também disponibiliza para os corredores o regulamento das competições.

No circuito de 21 km, após o início na Praia de São Conrado, o trajeto passa pela Avenida Niemeyer, Leblon, Ipanema, Rua Francisco Otaviano, Avenida Atlântica, Túnel Copacabana, Túnel Novo, Praia de Botafogo, Morro da Viúva, Aterro do Flamengo (sentido Aeroporto), Monumento aos Pracinhas, Retorno MAM, Aterro do Flamengo (sentido Pão de Açúcar e, depois, para a reta final).

Em sua 22ª edição, a Meia Maratona Internacional do Rio de Janeiro é uma realização da YesCom – Entretenimento, Esportes e Comunicação e da Rede Globo. Conta com o com o copatrocínio da empresa 3 corações.

Dicas para enfrentar a Meia Maratona

Para encarar esta baita corrida, é preciso estar preparado fisicamente. E muito! Com um físico disposto e algumas precauções, é alcançar maior performance durante a prova. Por isso, listamos algumas dicas valiosas do que fazer antes, durante e depois da maratona. Confira abaixo!

1. Esteja descansado para a prova. No final de semana anterior, não treine mais do que a metade do percurso. Não treine na véspera! Também vale diminuir o nível de dificuldade e esforço dos treinos e diminuir a intensidade dos afazeres diários, na semana que antecede à prova;

2. Não deixe de planejar a sua alimentação no dia da prova, o café da manhã é importante. Separe cerca de 2/3 de suas refeições para os carboidratos;

3. Não consuma alimentos ou utilize roupas e calçados que não esteja acostumado;

4. No dia da prova, não saia de casa em cima da hora. Aproveite para fazer um aquecimento de cerca de 10 minutos, antes da maratona;

Meia Maratona Internacional

5. O fato de boa parte do trajeto ser junto ao mar pode trazer belas paisagens, mas uma dificuldade a mais: o vento. Leve isso em consideração!

6. Não deixe de utilizar os famosos géis de carboidratos para reposição de energia. O ideal é utilizá-los a cada 40 minutos. Não deixe de tomar um pouco de água em todos os postos de hidratação;

7. Troque o boné pela viseira;

8. Prepare-se para o descanso durante alguns dias, após a prova. Nada de começar a treinar logo no dia seguinte.

Pontos turísticos e atividades: O que fazer na região central do Rio de Janeiro

Como a Meia Maratona acontece na região central da cidade, próxima ao Aeroporto Santos Dumont, separamos algumas dicas de pontos turísticos e do que fazer no centro do Rio de Janeiro. São passeios rápidos e de poucas horas, mas muito interessantes. Assim, além de se exercitar, é possível curtir algumas das melhores atrações da Cidade Maravilhosa. Veja abaixo nossas sugestões!

Biblioteca Nacional do Rio de Janeiro

Começando pela Biblioteca Nacional, a maior da América Latina. Seu prédio é super imponente em estilo art nouveau e neoclássico. Ele, por si só, já vale a visita. Inaugurado em 1910, o lugar conta com um acervo de 9 milhões de volumes, entre eles várias raridades. Entre elas, documentos trazidos por Dom João VI ao Brasil. A Biblioteca também oferece visitas guiadas para quem quer conhecer ainda mais a fundo sua história.

Rua do Ouvidor

Amantes de literatura vão se lembrar deste lugar. Presente nas obras de Machado de Assis, a Rua do Ouvidor tem ares do Brasil Colonial. A rua, em outra era, serviu como ponto de encontro para a elite e ainda conserva parte de seu charme arquitetônico, por meio de seus sobrados conservados. O trecho entre a Rua do Ouvidor e a Primeiro de Março é repleto de bares legais para petiscos e uma cervejinha gelada. Em alguns dias, o lugar conta com eventos de samba gratuitos.

Mosteiro de São Bento

O Mosteiro de São Bento também é uma das paradas obrigatórias no centro do Rio de Janeiro. Também Patrimônio Histórico, o Mosteiro fica no alto do morro de São Bento, mais precisamente na Rua Dom Geraldo, 40. É possível visitar, em dias comuns, apenas a igreja. Mas, em dias santos, é permitido conhecer também os claustros e outras áreas do complexo.

Meia Maratona Internacional

Paço Imperial

É mergulhar na história do Brasil que você quer? Se sim, sugerimos outro ponto turístico interessante no destino: o Paço Imperial, localizado na Rua Primeiro de Março. Tombado como Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, o prédio é super antigo e carrega muita história. Ele data de 1743 e foi construído como residência dos governadores da Capitania do Rio de Janeiro e usado como sede do Império Brasileiro, após a chegada da família real ao país. Desde 1985, o prédio abriga um Centro Cultural, com mostras de artes, pintura e cinema.

Centro Cultural Banco do Brasil

Referência em termos de cultura no país, o CCBB é um ponto turístico da Rua Primeiro de Março que merece atenção. Não à toa, em 2016, o Centro Cultural figurou entre os museus mais visitados de todo o mundo. Aqui, o visitante pode conferir a exposição permanente, onde estão moedas e cédulas utilizadas em vários momentos do Brasil. Além disso, há exposições temporárias de arte moderna, que integram artistas de vários países.

Melhores hotéis para descansar nos dias de maratona

Selecionamos os melhores hotéis perto na Marina da Glória, de São Conrado e no Aterro do Flamengo, para você escolher em qual parte do percurso prefere se hospedar!

O Diamond Hotel fica a 10 minutos da Marina da Glória. É um 3,5 estrelas que conta com restaurante, sala de jogos, lavanderia, academia, ideal para se preparar para a corrida. Aqui os destaques vão para o café-da-manhã delicioso, a ótima localização e o atendimento fantástico.

Pullman Rio de Janeiro São Conrado fica a 15 minutos de caminhada da praia São Conrado, tempo ideal para o aquecimento antes da prova. Conta com restaurante, bar, café da manhã, piscina, quadra de tênis, ótimo Wi-fi e SPA. Que tal?!

Uma opção mais alternativa é o Para Ti Guest House, também em São Conrado, e a 10 minutos da praia. Mais simples, oferece business center, serviço de lavanderia e wi-fi grátis. O destaque aqui é a localização, na Zona Sul, fica perto do São Conrado Fashion Mall, do Gávea Golf and Country Club e da Praia do Pepino.

Para quem quer ficar próximo do final do percurso, o 55 Rio Hotel oferece estrutura de 3,5 estrelas. São 119 quartos, restaurante, bar/lounge, academia, sala de reunião e café da manhã. O atendimento é o ponto alto do hotel, além de sua localização, a 2 minutos a pé dos Arcos da Lapa e da Escadaria Selarón, da Catedral de São Sebastião do Rio de Janeiro e do Museu de Arte Moderna.

Os Arcos da Lapa são um dos cartões postais do Rio

Também a 5 minutos do Aterro, o Golden Park é a pedida. A 5 minutos de carro do Aterro do Flamengo, o hotel 3 estrelas conta com restaurante, bar/lounge, piscina, academia, lavanderia e café da manhã, que é o maior destaque segundo os usuários da Hoteis.com.

Descubra o Rio de Janeiro. Mais dicas do que fazer no destino estão disponíveis neste post.

Vai correr a meia maratona ou tem mais dicas de passeios legais no Rio de Janeiro? Deixe nos comentários!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com