BlogHoteis.com

10 Melhores passeios no Guarujá: atrações imperdíveis

Um descanso com o pé na areia

A baixada santista, no sul do litoral paulista, é cheia de lugares especiais e o Guarujá, a “Pérola do Atlântico”, distante 90 km de São Paulo, é considerado um dos destinos mais charmosos da região. São muitos os programas e passeios no Guarujá para ajudar o visitante a descansar.

Imagine a cena: um dia de sol, o olhar perdido do oceano, o sal da maresia no ar e uma boa companhia. Essa é a receita perfeita para o descanso da correria do dia a dia, uma chance de diminuir o estresse e de ficar em contato com a natureza.

passeios no Guarujá
Guarujá é um dos destinos mais charmosos da Baixada Santista

Localizada dentro da “Ilha de Santo Amaro”, a cidade reúne características únicas, que encantam o visitante imediatamente. Cercada de fauna e flora abundante, aos pés da Serra do Mar, o Guarujá possui 27 belíssimas praias, algumas acessíveis apenas por trilhas ou pelo mar.

Soma-se a esses cenários paradisíacos uma vida noturna vibrante e repleta de diversidade, restaurantes familiares, bares da moda, baladas sertanejas ou eletrônicas ou música ao vivo em vários pontos da cidade.

Há sempre ótimas opções para todos os gostos. Por isso, é um destinos mais procurados pelos paulistanos, seja no fim de semana, para recarregar as energias rapidamente, ou em períodos mais prolongados, para passar as férias com a criançada, por exemplo.

Os 10 melhores passeios no Guarujá

1. Praia das Pitangueiras

A Praia de Pitangueiras é a referência no Guarujá, onde tudo acontece. Ela fica na área central da cidade e recebe sempre um maior número de banhistas.

Nas orla da praia, há pessoas caminhando, praticando esportes ou descansando em um dos tantos quiosques espalhados em toda a extensão. Nas águas verdes, os surfistas dominam as ondas fortes que se formam, num espetáculo diário de habilidade.

passeios no Guarujá
Pitangueiras é a praia de referência no Guarujá

Há um movimento sempre frenético de pessoas curtindo o lugar, o que atrai especialmente o público mais jovem. Até porque, com ondas fortes, Pitangueiras não é a praia mais indicada para crianças. Mesmo nos pontos mais rasos, há perigo.

2. Praia da Enseada

Com seus 6 km de areia, a Praia da Enseada também é uma das vedetes do Guarujá. É onde acontecem as grandes baladas noturnas.

Todo passeio no Guarujá passa pela Enseada. Por isso, uma cena comum é ver a galera ainda de manhã caminhando pela areia com calçados nas mãos, bem vestidos, voltando do último bar a fechar as portas.

passeios no Guarujá
A Praia da Enseada também é uma das vedetes do Guarujá

Ao longo da praia, é possível praticar esportes na areia, como futebol, futevôlei, tênis de praia e frescobol. Há ainda um bom número de bares e restaurantes para todos os gostos e bolsos.

Desde os quiosques mais comuns até casas mais requintadas, os estabelecimentos disputam o visitante com porções generosas de camarão e lula, batidinhas e caipirinhas variadas e cerveja gelada. Enseada é, resumidamente, uma praia para passar o dia, sem pressa e sem culpa.

3. Praia das Astúrias

As famílias costumam eleger a Praia das Astúrias como seu ponto de predileção, principalmente se estão com crianças. Essa praia é mais calma do que as duas primeiras e tem uma boa faixa de areia, para que os pequenos possam se divertir e também ótima infraestrutura de bares e restaurantes.

passeios no Guarujá
A Praia das Astúrias é indicada para crianças e família

A Praia das Astúrias é um local apropriado para quem está em busca de um pouco de sossego sem se distanciar muito das áreas centrais da cidade.

Há bons espaços para estacionamento na avenida próxima, sempre com a possibilidade de encontrar os famosos “flanelinhas”, principalmente nos fins de semana. Há também estacionamentos pagos na região.

4. Praia do Perequê

Há um certo clima bucólico mantido na Praia do Perequê, apesar do crescimento intenso da cidade do Guarujá. A praia consegue manter um pouco da simplicidade que a cidade oferecia há 40 ou 50 anos.

Talvez seja a presença dos pescadores e seus barcos, de quem é ainda possível comprar pescados frescos para o almoço, talvez seja a presença do “Rio do Peixe”, desaguando no mar.

passeios no Guarujá
Há um certo clima bucólico mantido na praia do Perequê

O fato é que muito visitante ainda prefere dar uma esticada até o Perequê para aproveitar um pouco desse ar bucólico e mais simples de seus poucos mais de 2 km de extensão.

Uma visita a essa praia é um dos passeios no Guarujá mais sossegados. Em tempo, Perequê vem do tupi “pira –ike”, que significa “entrada do peixe para alimentação”. Daí a presença até hoje dos pescadores no local.

5. Praia de Pernambuco

Com atividade comercial restrita e cuidada criteriosamente por uma associação de moradores locais, a Praia de Pernambuco é o lugar mais sofisticado dentro da cidade mais sofisticada da baixada santista.

A praia sempre foi frequentada por alguns artistas famosos que construíram suas residências nessa região. Hoje, há um forte apelo turístico.

passeios no Guarujá
A Praia de Pernambuco é um lugar mais sofisticado

São menos de 2 km de extensão, boa faixa de areia e mar calmo, além de pequenos morros cercando a paisagem.

A praia está localizada no bairro de mesmo nome e engloba também alguns condomínios de luxo, como o Acapulco, e o Shopping Jequiti, além do Guarujá Golf Club.

6. Passeio de barco

Se a ideia é buscar locais mais desertos e praias menos conhecidas, então o melhor a fazer é alugar um barco e se aventurar no mar.

Além do sempre prazeroso sentimento da brisa no rosto, enquanto a embarcação parte o verde das águas em duas camadas de ondas brancas, há ainda a paisagem privilegiada de toda a orla do Guarujá de um ponto de vista muito especial.

passeios no Guarujá
Alugar um barco é uma boa pedida para explorar a região

O passeio permite visita a praias como “Cheira Limão”, “Fortaleza da Barra Grande” e “Armação das Baleias”. Os barqueiros podem indicar ainda outros locais desertos ao redor da Ilha de Santo Amaro.

7. Praia do Éden

A Praia do Éden é uma das joias preciosas do Guarujá, mas a dica principal é escolher bem o dia de visitar o local. Isso porque a praia, apesar de linda e charmosa, é bem pequena.

Durante os fins de semana e feriados, ela costuma ficar lotada, frequentada por jovens ou pessoas que levam seus aparelhos de som. Por isso, o mais recomendado é ir até a Praia do Éden em dias de semana, ou mesmo fora da alta temporada.

8. Acqua Mundo

Considerado um dos mais importantes aquários do planeta, o Acqua Mundo tem por princípios a educação ambiental e a pesquisa ecológica. É um passeio que certamente vai agradar a toda a família, mas, principalmente a criançada.

São aproximadamente 50 recintos, onde o visitante pode conhecer espécies marinhas, terrestres e mesmo de água doce. Estão presentes desde pinguins até jacarés, aves e cobras. São mais de 180 espécies, totalizando um número próximo a 3 mil animais.

passeios no Guarujá
Acqua Mundo é um passeio que agrada a toda a família

A grande atração do aquário é o “Oceano”, um tanque com 800 mil litros de água salgada, especialmente construído para a exposição de grandes cardumes e até mesmo peixes de mar aberto, como os tubarões oceânicos.

9. Vida noturna

Guarujá tem uma vida noturna agitada. Na orla da Praia da Enseada ou na região central, próximo à Praia das Pitangueiras, as luzes e os sons se misturam nos bares e restaurantes que oferecem todo tipo de diversão.

passeios no Guarujá
Uma das melhores opções é escolher um bom restaurante à beira-mar

Há opções para quem gosta de música ao vivo, para quem prefere dançar ou apenas bater um papo com os amigos num quiosque à beira-mar.

Uma das ótimas opções é escolher um restaurante à beira-mar, preferencialmente com música ao vivo, e juntar uma galera para um bom papo descontraído, enquanto degustam as batidinhas e caipirinhas – ou uma cerveja bem gelada, ou ainda um bom vinho.

10. Trilhas e ecoturismo

Aqui a dica é para os aventureiros que não se conformam em ficar em apenas uma praia, descansando ao sol. O Guarujá está repleto de boas trilhas para fazer a pé ou com veículos 4 x 4.

passeios no Guarujá
Algumas trilhas acabam em praias maravilhosas e desertas

Mas, para descobri-las, é preciso procurar moradores locais ou empresas de ecoturismo instaladas na cidade. Algumas dessas trilhas acabam em praias maravilhosas e desertas, acessadas apenas por esses caminhos mais desafiadores.

Dicas de hotéis e pousadas no Guarujá

Tudo começa com uma boa hospedagem. Um lugar onde o visitante possa descansar após um dia de praia e caminhada ou depois de uma balada bem curtida, na noite pulsante do Guarujá. Aqui estão nossas dicas de melhores hotéis e pousadas na “Pérola do Atlântico”.

Pousada Tortugas

Localizada na Praia da Enseada, a Pousada Tortugas possui 20 quartos com ar-condicionado e oferece arrumação diária. São disponibilizados quartos conjugados e o café da manhã é cortesia.

passeios no Guarujá
Quarto Standard, na Pousada Tortugas

A pousada tem à disposição churrasqueiras, armazenamento para bagagem e assistência para excursões e ingressos para shows. Há ainda uma piscina externa e um jardim. O Wi-Fi gratuito pode ser acessado nas áreas comuns.

Grand Hotel Guarujá

Bem frente à Praia de Pitangueiras, o Grand Hotel Guarujá possui seu próprio restaurante e um bar/lounge. Seus 46 quartos são equipados com ar-condicionado e há Wi-Fi e TV na área comum.

passeios no Guarujá
Quarto Casal Conforto, no Grand Hotel Guaruja

O hotel oferece espaço para conferências e a recepção está disponível 24 horas. Ele está próximo também do mirante do Morro da Campina, a aproximadamente 12 minutos de caminhada.

Ibis Styles Guarujá

O tradicional Ibis Styles Guarujá está a três minutos de caminhada da Praia da Enseada e muito próximo também à feira de artesanato local e ao Acqua Mundo (apenas sete minutos de caminhada).

passeios no Guarujá
Quarto Standard, no Ibis Styles Guarujá

Seus 99 quartos possuem ar-condicionado e arrumação diária. O hotel oferece restaurante próprio e um bar/lounge, além de academia, armazenamento para bagagem e recepção 24 horas. Há estacionamento com manobrista e o café da manhã é gratuito.

Sofitel Guarujá Jequitimar

O requintado Sofitel Guarujá Jequitimar fica na Praia de Pernambuco, muito próximo ao shopping Jequiti e ao Guarujá Golf Club, a apenas 10 minutos de caminhada. Ao todo, são 301 quartos  com Wi-Fi.

passeios no Guarujá
Quarto Clássico, no Sofitel Guaruja Jequitimar

O hotel possui três piscinas externas, cassino, três restaurantes, dois bares/lounge, spa com serviço completo, casa noturna, três quadras de tênis, business center, piscina infantil, clube infantil, parquinho e recreação (cortesia) para as crianças. O café da manhã e o estacionamento são gratuitos.

Charme Hotel Guarujá

Ao lado da Praia da Enseada, o Charme Hotel Guarujá dispõe de 60 quartos com ar-condicionado e Wi-Fi. Os hóspedes contam com serviço de arrumação diária, lavanderia, empréstimo de guarda-sóis, assistência para excursões e ingressos.

passeios no Guarujá
Apartamento Standard, no Charme Hotel Guarujá

O hotel oferece ainda piscina externa, sala de reunião, equipe multilíngue, TV na área comum e produtos de toalete. O estacionamento e o café da manhã são cortesia.

Gostou nas nossas dicas? Aproveite para conhecer nossas ofertas especiais de Hotéis e curta o melhor de Guarujá com a Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com