BlogHoteis.com

Os 6 Melhores pontos turísticos na região Norte do Brasil

Atravessada pela Linha do Equador, a região Norte do Brasil é composta por 7 estados, entre eles aquele que possui uma das maiores reservas de florestas equatoriais em todo mundo, o Amazonas, que também dá nome a um dos principais rios do planeta, responsável ainda pela maior bacia hidrográfica do mundo, com seus mais de mil afluentes. Conheça aqui as nossas principais dicas para aproveitar as belezas e opções turísticas e fique por dentro dos pontos turísticos da região norte, onde ainda há muito o que ser explorado.

pontos turísticos na região Norte
Rio Amazonas é um dos principais rios do planeta, responsável ainda pela maior bacia hidrográfica do mundo

Por suas características muito especiais, e por se tratar de uma região pouco habitada e com ocupação mais tardia que o resto do país, o Norte brasileiro mantém muitas áreas de preservações intactas, propiciando ótimas opções de ecoturismo. Iniciado há poucas décadas, o projeto de economia sustentável já tem colaborado para o crescimento do turismo em toda região, melhorando sensivelmente todas as condições de infraestrutura e acolhimento dos visitantes. A cada dia, os turistas se surpreendem mais com os pontos turísticos na região norte e suas condições de receptividade.

pontos turísticos na região Norte
O Norte brasileiro mantém muitas áreas de preservações intactas, propiciando ótimas opções de ecoturismo

Isso também acontece com o turismo pesqueiro em grande parte das regiões banhadas pelo rio Amazonas e seus milhares de afluentes. Um sem número de hotéis e pousadas surgiram nas últimas décadas nas regiões ribeirinhas, e mesmo hotéis flutuantes, onde os apaixonados pela pesca sequer precisam deixar a embarcação por vários dias. Mas nem só de pesca vive o turismo nessa grande e exuberante região brasileira, onde a natureza ainda apresenta toda sua força e esplendor.

pontos turísticos na região Norte
Hotéis flutuantes, onde os apaixonados pela pesca sequer precisam deixar a embarcação por vários dias

Praias de água doce, turismo de aventura, monumentos históricos, muita cultura regional e folclore, festas tradicionais, uma gastronomia específica – onde, por exemplo, os peixes de água doce, como o tucunaré, são as grandes vedetes – e outros atrativos chamam o visitante para descobertas inesperadas.

Suas maiores e principais cidades são Manaus e Belém, as únicas na macrorregião que possuem população superior a um milhão de habitantes. Porto Velho, Macapá, Palmas, Rio Branco, e Boa Vista são outros importantes centros regionais. Além disso, a região é dominada por um importante ecossistema para o planeta: a Amazônia. Registra-se também, pequenas faixas de mangue no litoral, alguns pontos de cerrado e também alguns pontos de matas secundárias.

6 melhores pontos turísticos na Região Norte do Brasil

Manaus

A capital do estado do Amazonas é também o principal centro econômico de toda região Norte. É também a cidade que mais atrais turistas em toda a região, por questões lógicas. Às margens do Amazonas, a cidade oferece todas as atrações desse rio quase mitológico, cercado de histórias e lendas ancestrais. O turismo pesqueiro é um dos pontos fortes da cidade. Mas logicamente não o único.

pontos turísticos na região Norte
A capital do estado do Amazonas é também o principal centro econômico de toda região Norte

Manaus foi uma das primeiras cidades brasileiras a possuir o AmazonBus, veículo oferecido aos turistas que visitam à cidade aos moldes de veículos turísticos que já operam em cerca de 70 cidades turísticas do exterior. O AmazonBus percorre 40 pontos turísticos manauenses. Dentre os incluídos no roteiro, estão o Theatro Amazonas e a praia da Ponta Negra.

pontos turísticos na região Norte
O Theatro Amazonas está incluído no roteiro do AmazonBus

A cidade também oferece belos parques, e os quatro principais são o Parque Municipal do Mindu, o Parque dos Bilhares, o Jardim Botânico Adolpho Ducke e o Sumaúma. O Parque do Mindu possui 40,8 hectares e abriga uma considerável população de Soim-de-coleira – um pequeno símio existente apenas na região de Manaus – além de um orquidário, um canteiro de ervas com propriedades terapêuticas e aromáticas e trilhas suspensas.

pontos turísticos na região Norte
O Jardim Botânico Adolpho Ducke, situado na zona norte, é caracterizado por mais de 3 quilômetros de trilhas

O Bilhares é um parque de menor tamanho, nem por isso menos exuberante, estando localizado no bairro da Chapada. O Jardim Botânico Adolpho Ducke, situado na zona norte, é caracterizado por mais de 3 quilômetros de trilhas, além de inúmeras espécies de animais em extinção, como araras, tucanos, tatus e onças-pintadas, distribuídas nos seus mais de 100 quilômetros quadrados.

O Parque Estadual Sumaúma é a única unidade de conservação de caráter estadual situada na área urbana do município de Manaus. Localiza-se no bairro Cidade Nova e caracteriza-se por ser o menor parque estadual do Amazonas em área, com pouco mais de 52 hectares.

pontos turísticos na região Norte
Estando em Manaus, um dos programas imperdíveis próximos à cidade é o Arquipélago de Anavilhanas

Estando em Manaus, um dos programas imperdíveis próximos à cidade é o Arquipélago de Anavilhanas. A aproximadamente 100 km de distância da capital é um dos maiores conjuntos de ilhas fluviais do mundo. Nele você poderá fazer diversos passeios de barco entre as ilhas e igarapés. Se você for no período de seca, poderá aproveitar a formação de praias na região.

Confira aqui suas opções de hospedagem na belíssima Manaus.

Belém

Belém proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer, e uma das 7 maravilhas do Brasil: o Portal de Entrada da Amazônia. A capital do Pará está classificada como uma das cidades com melhor qualidade de vida do país. Belém não perdeu o ar tradicional das fachadas dos casarões, das igrejas e capelas do período colonial. A cidade conta com importantes monumentos, parques e museus.

pontos turísticos na região Norte
Belém proporciona diversas possibilidades de cultura e lazer

Entre os principais pontos turísticos que precisam ser visitado estão o Teatro da Paz, o Museu Paraense Emílio Goeldi, o mercado do Ver-o-Peso, e o Círio de Nazaré, a bicentenária e maior procissão cristã do planeta. O mercado de Ferro, que completa o Ver-o-Peso, foi todo transportado da Inglaterra e eleito uma das 7 maravilhas do Brasil.

É sempre imperdível uma passada pela Estação das Docas, um complexo de arte, lazer e gastronomia. A “Estação”, como é conhecida, possui um moderno terminal fluvial: o Amazon River.

pontos turísticos na região Norte
É sempre imperdível uma passada pela Estação das Docas, um complexo de arte, lazer e gastronomia

Além dos pontos turísticos mais conhecidos, existem tranquilas e pouco exploradas opções de lazer nas 18 ilhas que cercam a capital, lar de ribeirinhos e de uma natureza ainda preservada, onde pequenas canoas carregam frutos e peixes para a cidade.

pontos turísticos na região Norte
Ao atravessar o rio Guamá em cerca de 20 minutos, a transição entre cidade e natureza é evidente

Ao atravessar o rio Guamá em cerca de 20 minutos, a transição entre cidade e natureza é evidente: os barulhos e luzes da grande cidade vão ficando para trás, dando lugar ao silêncio e aos sons da floresta acompanhados por uma temperatura mais baixa.

Aqui você encontra suas melhores opções de hotéis na capital paraense.

Santarém e Alter do Chão

O distrito de Alter do Chão  pertence à cidade de Santarém, no Pará, e é um destino irresistível. Não é à toa que foi considerada pelo jornal inglês The Guardian como uma das praias de água doce mais bonitas do Brasil e do mundo. O local oferece paisagens inesquecíveis,  com faixas extensas de areia branca, rodeada pelas águas esverdeadas do rio Tapajós.

pontos turísticos na região Norte
O distrito de Alter do Chão  pertence à cidade de Santarém, no Pará, e é um destino irresistível

É um destino bem reservado, ficando a 38 km de Santarém, podendo ser acessível por avião e recebe o nome carinhoso de Caribe Amazônico. É também onde acontece uma das maiores manifestações folclóricas da região, o Sairé, que atrai turistas do mundo todo e, muitos deles, nem voltam para seus países, fixando residência ali mesmo.

pontos turísticos na região Norte
Alter do Chão conta com mais de 100 quilômetros de praias de água doce que mais se parecem com o mar

Alter do Chão, contudo, é uma entre tantas opções da região. São mais de 100 quilômetros de praias de água doce que mais se parecem com o mar, além de cachoeiras, sítios arqueológicos, fauna, florestas, lagos, igarapés, trilhas, ilhas, o espetáculo encontro dos rios Amazonas e Tapajós em frente à cidade, e ainda outras surpresas que certamente vão encantar o viajante.

Confira aqui as melhores opções de hospedagem na região.

Ilha de Marajó

A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, localizada no Pará, banhada pelo Oceano Atlântico e pelo Rio Amazonas. Nela se encontra uma infinidade de águas desertas, mangues e igarapés a serem visitados, além de uma encantadora fauna e flora. Pode-se acessar a ilha a partir de Belém, de onde saem os barcos rumo à ilha.

pontos turísticos na região Norte
A Ilha de Marajó é a maior ilha fluviomarinha do mundo, localizada no Pará

Experiências únicas podem ser feitas no lugar, como por exemplo, o inusitado passeio de búfalo (para os mais ousados!). Também é possível praticar ciclismo e fazer trilhas na ilha. Um dos melhores meses para visitar a ilha é no mês de julho, quando o clima está mais propício para os passeios.

Os búfalos são os animais-símbolos da ilha, avistados em grandes manadas nas extensas planícies ou dispersos nas modestas áreas urbanas, onde são usados como táxi e montaria para a polícia.

pontos turísticos na região Norte
Experiências únicas podem ser feitas no lugar como praticar ciclismo e fazer trilhas na ilha

Habitat de grande variedade de peixes e pássaros, o arquipélago oferece muitas atividades em meio à natureza, geralmente realizadas nas fazendas de búfalos que se espalham pela região. Entre elas estão observação de guarás – ave típica de penas vermelhas  – e jacarés, pesca e  passeios de barco pelos igarapés.

Na região da Ilha de Marajó, no Pará, também você encontra as melhores hospedagem.

Palmas

Pense numa cidade charmosa, acolhedora e planejada, em meio à exuberante paisagem do cerrado, com uma notável quantidade de parques urbanos, praças imensas, praias e áreas verdes estrategicamente projetadas. Agora, imagine isso tudo entre uma incrível serra, de um lado, e um imenso lago do outro. É este o cenário com que se apresenta a mais nova capital brasileira, Palmas, a centro de negócios do Tocantins.

pontos turísticos na região Norte
Exuberante paisagem do cerrado em Palmas

É praticamente impossível resistir aos atrativos turísticos, especialmente àqueles que dizem respeito às águas, já que é uma grande oportunidade para se refrescar nas altas temperaturas registradas na região o ano inteiro. Para isso, existe um imenso lago (de 630 quilômetros quadrados) formado pela construção da Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, com 8 Km de largura, no qual podem ser praticados diversos esportes náuticos. Somente na Capital, são 54 km de espelho d’água, com a formação de praias de água doce cheias de charme e opções de bares e restaurantes com muita comida típica. O pescado quase sempre é carro-chefe das receitas e, entre eles, o tucunaré, em suas versões fritas ou assadas.

pontos turísticos na região Norte
A praia da Graciosa conta com infraestrutura e barracas

As praias da Graciosa, do Prata, do Caju, dos Buritis, das Arnos e a Ilha Canela contam com infraestrutura e barracas. Local perfeito para apreciar umas das características mais marcantes da cidade: o pôr do sol incomparável, capaz de derreter o mais duro dos corações. Para quem está procurando um momento de romantismo, esse é local indicado.

É só clicar aqui para conhecer as melhores opções de hospedagem em Palmas, a capital charmosa do Tocantins.

Porto Velho

À margem do rio Madeira, na região norte do Brasil, a capital de Rondônia, Porto Velho, por muito tempo fez parte do estado do Amazonas. Foi somente em 1943 que a cidade enfim se transformou em capital de Rondônia. Hoje é a cidade mais populosa do estado, a 4ª mais populosa da região norte e destaca-se também por ser a capital brasileira com maior área territorial, estendendo-se por pouco mais de 34 mil km.

pontos turísticos na região Norte
Entre as opções turísticas de Porto Velho é possível destacar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré

Porto Velho também é a única capital estadual que faz fronteira com outro país: a Bolívia. A belíssima cachoeira no rio Madeira, marco inicial da cidade, dá ao visitante um sinal de outras surpresas que poderá encontrar pela região. O rio Madeira é o principal afluente na margem direita do Amazonas, e possui forte estrutura pesqueira para o amante desse esporte.

pontos turísticos na região Norte
O rio Madeira é o principal afluente na margem direita do Amazonas

Entre outras opções turísticas de Porto Velho é possível destacar a Estrada de Ferro Madeira-Mamoré (cenário da série de televisão Mad Maria), Catedral do Sagrado Coração de Jesus, o Cemitério da Candelária, a sede da Arquidiocese, o terminal ferroviário, a locomotiva Coronel Church (a primeira máquina vinda para a Amazônia, em 1872), as Caixas D’Água (símbolos da cidade, edificadas pelos ingleses e a igreja de Santo Antônio do rio Madeira, todos eles importantes pontos turísticos da região norte.

Veja aqui as principais hospedagem para curtir Porto Velho.

Se você gostou de nossas dicas sobre as opções turísticas da região Norte do Brasil, deixe aqui seus comentários. E conheça outras dicas de pousadas e hotéis em Hoteis.com.

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com