BlogHoteis.com

Top 10 melhores praias do Brasil e um bônus

O litoral é um dos pontos fortes do nosso país, atraindo visitantes nacionais e internacionais durante quase todo o ano. Mas, com tantas opções, quais serão as melhores praias do Brasil?

Se você é amante do sol, do calor, da areia fininha e da água transparente, não pode perder a nossa seleção imperdível – e, claro, incluir esses destinos incríveis na sua próxima viagem. Confira!

Melhores praias do Brasil

1. Baía do Sancho, Fernando de Noronha (PE)

A praia mais “queridinha” de Fernando de Noronha é também a escolha de muitos turistas para os rankings de melhores praias do Brasil.

A praia da Baía do Sancho conta com uma faixa de areia clara e águas cristalinas, de diferentes tonalidades, além de belíssimas falésias recobertas por vegetação.

Outro ponto a favor é que a Baía do Sancho é um local excelente para o mergulho livre, porque possui ótima visibilidade dos bancos de corais e da vida marinha.

melhores praias do Brasil
A praia da Baía do Sancho é a “queridinha” de Fernando de Noronha

Quem quer visitar a baía do Sancho pode ir tanto de barco quanto por conta própria, aproveitando a paisagem com mais calma.

Visitar o local é espetacular durante todo o ano, mas na época de chuva (entre abril e julho) é possível ver as cachoeiras escorrendo como cortinas de água.

Que tal aproveitar os próximos dias de folga para visitar a Baía do Sancho? Encontre os melhores hotéis em Fernando de Noronha.

2. Praia do Forno, Arraial do Cabo (RJ)

Não tem como fazermos uma lista com as melhores praias do Brasil sem citar a Praia do Forno, um dos mais incríveis paraísos de Arraial do Cabo.

Para chegar até lá, é preciso pegar uma trilha no fim da Praia dos Anjos, com uma subidinha que dura cerca de 20 minutos a pé.

Quando terminar de subir, descanse curtindo a vista incrível do mirante que recepciona os turistas, com banquinhos posicionados em pontos estratégicos para curtir a paisagem única.

melhores praias do Brasil
Para chegar até a Praia do Forno, é preciso pegar uma trilha

Se você quiser “evitar a fadiga”, pode acessar a Praia do Forno de barco, em um passeio mais tranquilo que parte também da Praia dos Anjos.

Independentemente da forma como você escolher chegar à Praia do Forno, vale muito a pena a visita. Com quase 500 metros de extensão, você encontrará diversos atrativos no local.

Os que gostam do agito podem ficar na ponta direita da praia, que é repleta de bares e quiosques. Já os que preferem relaxar e curtir a natureza podem caminhar até o fim da faixa de areia e curtir um cantinho mais sossegado, quase sem turistas.

Caso você prefira o mergulho, a Praia do Forno também é uma ótima opção, porque é possível praticar snorkelling e avistar tartarugas, fazenda de ostras e várias formas de vida marinha.

Quer incluir a Praia do Forno na sua próxima viagem ao Rio de Janeiro? Conheça alguns hotéis em Arraial do Cabo ou confira nossa seleção das melhores pousadas!

3. Praia do Patacho, São Miguel dos Milagres (AL)

A Praia do Patacho disputa com Lage como as melhores do município de Porto de Pedras, em Alagoas. Ambas contam com areias e águas claras e coqueiros que emolduram a paisagem. Praticamente desertas, elas são ideais para os turistas que querem relaxar e apreciar a natureza.

A grande vantagem de Patacho é que, quando a maré baixa, ela ganha algumas lindas piscinas naturais. Além disso, conta com vários outros pontos positivos, como a localização privilegiada e o acesso fácil, a baixa quantidade de turistas e, claro, a beleza estonteante.

melhores praias do Brasil
A Praia do Patacho oferece areias claras, águas translúcidas e coqueiros que emolduram a paisagem

Outro dos atrativos imperdíveis são as noites de lua cheia, quando é possível observar a lua nascendo do mar – um espetáculo que merece vários registros fotográficos e que é melhor visualizado na época de maré baixa.

No entanto, a Praia do Patacho não conta com nenhuma estrutura, como quiosques, bares ou restaurantes. Por isso, o turista deve levar guarda-sol, lanches e bebidas para passar o dia sem preocupações.

O sol está presente o ano todo nesse recanto alagoano, mas, entre os meses de maio e junho, costuma chover mais.

A Praia do Patacho está localizada na cidade de Porto de Pedras, a 10 km de São Miguel dos Milagres. O acesso entre municípios é feito por uma estrada pequena que, com chuva, pode ficar intransitável.

Ficou encantado com a Praia do Patacho? Nós separamos opções imperdíveis de hotéis em São Miguel dos Milagres!

4. Praia de Antunes, Maragogi (AL)

A Praia de Antunes é a atração mais disputada de Maragogi, também em Alagoas, principalmente devido à tranquilidade.

Localizada a 7 km do centro da cidade, a Praia de Antunes é também uma opção imperdível para quem está viajando com crianças.

Na época de maré baixa, é possível ver imensos bancos de areia emergindo do mar. Esse é o momento certo para programar a sua viagem e aproveitar para explorar as piscinas naturais cheias de peixinhos coloridos. As águas cristalinas ficam na altura dos joelhos e o mar é calmo, o que permite nadar com crianças (sempre com a supervisão de adultos, é claro).

melhores praias do Brasil
A Praia de Antunes é a atração mais disputada de Maragogi

Além das piscinas naturais, o turista também pode aproveitar para fazer passeios de vela, de caiaque ou de buggy pelas areias brancas desse paraíso alagoano. A praia, contudo, não conta com uma grande estrutura, por isso é recomendável levar guarda-sol, cadeiras, lanches e bebidas.

Você pode acessar a Praia de Antunes de carro, partindo da AL-101 Norte e cruzando uma propriedade privada aberta a passagem, de lancha, de barco, de buggy ou com uma das vans que partem de Maragogi com destino a Peroba (solicite a parada na Praia de Antunes).

Gostou dessa opção? Veja os melhores hotéis em Maragogi para apreciar a Praia de Antunes!

5. Praia dos Carneiros, Tamandaré (PE)

Essa é considerada uma das praias mais bonitas do litoral pernambucano e que tem sido um dos destinos preferidos dos recém-casados em lua de mel.

Com 5 km de extensão, ela é toda margeada por coqueiros, oferece uma água morninha e uma paisagem impressionante, moldada pelo estuário do rio Formoso e por um paredão de arrecifes.

melhores praias do Brasil
A Praia dos Carneiros é considerada uma das praias mais bonitas do litoral pernambucano

Além de tudo isso, a Praia do Carneiros oferece aos turistas a possibilidade de se banharem nas piscinas naturais ou de apreciarem a vista em um dos seus inúmeros bancos de areia.

Outro ponto que merece a sua visita é a Igreja de São Benedito, construída no século 18 e que fica às margens do rio Formoso.

Quer começar a programar a sua viagem hoje mesmo? Separamos algumas opções de hotéis em Tamandaré!

6. Praia do Rosa, Imbituba (SC)

O litoral catarinense também guarda algumas preciosidades, como é o caso da Praia do Rosa, situada a cerca de 70 km de Florianópolis. Nos anos 70, a praia era reduto dos hippies e surfistas e hoje recebe turistas de todo o mundo.

Apesar de sempre figurar na lista das melhores praias do Brasil, a praia ainda guarda seu tom mais simples, com apreço pela preservação ambiental, o que tem colocado a Praia do Rosa no radar de surfistas e celebridades nacionais e internacionais.

melhores praias do Brasil
A Praia do Rosa é uma das preciosidades do litoral catarinense

Em formato de meia lua, a praia tem quase 3 km de extensão e fica no centro da Região dos Lagos, cercada pela Serra do Tabuleiro.

No lado esquerdo, está a Rosa Norte, que é mais famosa e agitada. No centro, está o lago do meio, com um mar mais calmo e muito apreciado pelas famílias. No canto sul, é onde existe a melhor estrutura, com restaurantes, quiosques e aluguel de guarda-sóis e cadeiras.

Além de apreciar a beleza natural da Praia do Rosa, você também poderá fazer algumas trilhas a pé ou a cavalo e vários esportes, como windsurf e kitesurf.

Ficou interessado? Separamos ótimos hotéis em Imbituba, confira!

7. Praia de Lopes Mendes, Ilha Grande (RJ)

Lopes Mendes está situada em Ilha Grande, no Rio de Janeiro, e conta com quase 3 km de areia branca e fina e um mar transparente, em vários tons de azul. Por isso, essa é uma das praias mais procuradas da região.

O canto direito da praia conta com algumas formações rochosas, além de coqueiros e árvores com muita sombra para os banhistas. Já o canto esquerdo, um pouco mais vazio, conta com águas mais calmas.

melhores praias do Brasil
A Praia de Lopes Mendes conta com quase 3 km de areia branca e fina e um mar transparente

Vale lembrar que Lopes Mendes não oferece muita estrutura aos turistas, com apenas alguns vendedores ambulantes nos fins de semana e na alta temporada. Por isso, lembre-se de levar algo para comer e para beber.

Para chegar à praia, existem algumas opções como: passeio de barco e trilha de quase 1 km, trilha que parte da Vila Abraão (quase 3 horas de caminhada) ou de barco em um roteiro que visita diversas praias na parte sul de Ilha Grande.

Quer conhecer esse paraíso do litoral fluminense? Veja opções de hospedagem em Ilha Grande que separamos!

8. Praia dos Castelhanos, Ilhabela (SP)

O litoral paulista também possui praias deslumbrantes, como é o caso da Praia dos Castelhanos, em Ilhabela.

Com quase 1,5 km de extensão, a praia conta com areia clara, mar aberto e com ondas e uma coloração azul que impressiona. Tudo isso rodeado pelas belezas incríveis da Mata Atlântica.

Além de apreciar os dias à beira-mar, o visitante também pode fazer algumas trilhas para conhecer praias vizinhas ou passear na cachoeira do Gato, uma das maiores da ilha.

melhores praias do Brasil
A Praia dos Castelhanos conta com areia clara, mar aberto com ondas e uma coloração azul que impressiona

Porém, o acesso a esse paraíso é um pouco mais complicado, já que só é possível chegar com carros 4 x 4, de moto ou de barco. Também é preciso ficar de olho nos horários, pois a praia está dentro do Parque Estadual e tem limite diário de visitantes.

Que tal visitar esse paraíso do litoral paulista? Veja os melhores hotéis em Ilhabela!

9. Praia Itacoatiara, Niterói (RJ)

Pertinho do Rio de Janeiro, em Niterói, está um paraíso perdido: a Praia de Itacoatiara.

Com água azul e cristalina, o local é um reduto de surfistas e bastante procurado por jovens e praticantes de bodyboard.

Cercada pelo Parque da Serra Tiririca, a beleza da Praia de Itacoatiara está na mescla do verde da Mata Atlântica em contraste com a Pedra do Elefante.

melhores praias do Brasil
A Praia de Itacoatiara, com água azul e cristalina, é reduto de surfistas e bastante procurada por jovens

Embora ela seja pequena, não faltam atrativos. Além do mar, os turistas podem se aventurar nos costões de pedra para praticar a escalada, fazer trilhas ou curtir as ondas para um dia de surfe.

Para chegar, é preciso atenção, porque o acesso é limitado, já que vans e ônibus não são permitidos.

Gostou dessa praia? Veja opções de hospedagem em Niterói!

10. Praia do Espelho, Trancoso (BA)

É claro que o litoral baiano não poderia ficar de fora da nossa seleção de melhores praias do Brasil. A poucos quilômetros de Trancoso, está situada a Praia do Espelho, um dos destinos mais desejados do sul da Bahia.

O mar tranquilo conta com tons esverdeados lindíssimos, que combinam super bem com as espreguiçadeiras e gazebos das pousadas da região. O visual cinematográfico fica completo com as falésias brancas e vermelhas.

melhores praias do Brasil
Praia do Espelho, um dos destinos mais desejados do sul da Bahia

A estrutura aos turistas é boa, com vários restaurantes, hotéis, pousadas e quiosques. Porém, o acesso não é um dos melhores, mas pode ser feito de carro, desde que o motorista fique atento às sinalizações.

Como toda praia do nordeste, na região faz sol o ano inteiro, porém entre setembro e outubro as temperaturas são um pouco mais baixas e de março a maio as chuvas são mais intensas.

Quer visitar a Praia do Espelho? Separamos ótimas opções de hospedagem!

Bônus: Baía dos Porcos, Fernando de Noronha (PE)

A Baía dos Porcos é considerada por muitos como a praia mais bonita do Brasil. O cartão-postal de Fernando de Noronha, no entanto, não é grande e possui apenas 100 metros de extensão.

Para acessar esse paraíso, o turista precisa de disposição, pois terá que caminhar 15 minutos em areia e trecho de pedra, partindo da Praia da Cacimba do Padre.

melhores praias do Brasil
A Baía dos Porcos é considerada por muitos como a praia mais bonita do Brasil

O esforço é recompensado com um cenário paradisíaco, uma estreita faixa de areia e pedras vulcânicas pretas. O mar é muito cristalino, com diversas tonalidades de verde e emoldurado pelas piscinas naturais e pelo Morro Dois Irmãos.

Uma das atrações mais buscadas na Baía é o snorkelling, pois você conseguirá avistar arraias, peixes, tartarugas marinhas e corais.

Quer conhecer a Baía dos Porcos? Veja os hotéis em Fernando de Noronha que separamos!

Como você viu, o que não faltam são opções de praias incríveis no litoral brasileiro. E, para cada uma delas, diversos hotéis disponíveis no site da Hoteis.com.

Gostou da nossa seleção das melhores praias do Brasil? Já conhecia algumas dessa lista? Aproveite e compartilhe as nossas dicas com os seus amigos!

Hoteis.com

Adicionar Comentário

Hoteis.com em todo lugar!

Siga a Hoteis.com em todas as redes sociais

Tem um blog e quer fazer uma parceria com a hoteis.com? Escreva pra gente :-)
E-mail: hoteis.com@jeffreygroup.com